9.06.2015

A ti, que estás grávida pela primeira vez.

Isto é o que te quero dizer. A ti, que estás grávida. Grávida pela primeira vez.


Estás linda. Com mais 9 ou mais 18 quilos. Com barriga pequena ou grande. Empinada ou redonda. Com pés inchados e um rabo que não acaba nunca, ninguém quer saber. A beleza do que significa estares grávida é o que todos vêem.

Chora. Deixa-te levar por essa lamechice que não te larga, chora tanto com um anúncio parvo como com o maior romance. Deixa-te descontrolar por essas hormonas. Tu podes.

Dorme. Enquanto conseguires. Deixa-te levar pelo sono, sonha muito, dorme de manhã, à tarde e à noite, sempre que o desejares e sempre que puderes. Lá para as 30 semanas já não vais conseguir dormir grande coisa. Nem depois das 40. Pelos melhores motivos.

Ama. Ama cada mudança no teu corpo, cada pontapé, cada pormenor. Vais ter saudades.

Faz o ninho. Muito provavelmente vais gostar de passar a roupa pela primeira vez. Cheira os babygrows acabados de lavar, alinha as roupinhas por tamanhos, arruma os primeiros livros e os primeiros peluches.

Cuida de ti. Toma um banho mais demorado de espuma, acaricia a tua barriga com cremes, delicia-te com o teu reflexo no espelho.

Aproveita todos os minutos. Essa luz que ilumina cada poro da tua pele, que se sente a léguas, essa luz é única.

Faz promessas de amor eterno. Conversa com o teu bebé, ele ouve-te. Canta para ele. Conta-lhe como vão ser felizes.

Apaixona-te todos os dias pelo pai do teu filho. Espreita-o a dormir, segreda-lhe ao ouvido. Promete-te que nunca te vais esquecer de que, antes de serem três, eram dois.

Lê, vê, escuta. Prepara-te da forma que achares que precisas para te sentires confiante. O saber não ocupa espaço. Mas, acima de tudo, relaxa. Vais ser a melhor das mães. Basta ouvires o teu coração.

Não tenhas medo. Vai tudo correr bem. Mesmo que não corra como esperas. Mesmo que não seja fácil. Mesmo que te sintas desprotegida, frágil, insegura. Vai passar. Vai acabar por correr bem. Vais dar conta de tudo. De tudo o que é realmente importante.

Prepara-te. Vais ser Mãe.
Não te prepares. Não vale a pena. Esse Amor não se aprende nem se prevê. Apanha-te completamente desprevenida. Deixa-te paralisada ao mesmo tempo que te faz estremecer. É um Amor arrebatador, maior do que TU, maior do que os homens.

28 comentários:

  1. Adorei o texto!! E terça feira ira fazer um mês que me tornei mae pela primeira vez! É cansativo acordar ao meio da noite para dar de mamar, mas é algo que amo fazer e todo o sono vai se embora quando vejo aquela cara bem alimentada! É taoooooo bom ser mae!!!! E por alguns momentos senti saudaded da minha enorme barrigaaa com este texto!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tão bom! Também já ando cheia cheia de saudades! ;)

      Eliminar
  2. Maravilhoso Joana:) faz hoje 9 semanas que deixei de estar grávida, mas tudo isto ainda me faz tanto sentido! Amo o pai da minha filha todos os dias mais e mais (por ser como é e por ser o pai que é! ) e amo-a a ela incondicionalmente um milhão de vezes mais todas as vezes em que olho para ela ♥

    ResponderEliminar
  3. Que bela forma de emocionar uma não grávida pela primeira vez! Eu não diria melhor :)

    ResponderEliminar
  4. Um texto mt bonito... Vou ser mãe pela primeira vez se Deus quiser, mas já é segundo gravidez...
    Mas td é maravilhoso e mágico como se fosse 1...
    Todas as dores se esquecem ao sentir o nosso bebé mexer na barriga:)
    Beijo e obrigada :*

    ResponderEliminar
  5. É a minha primeira vez, mesmo com 36 semanas é sempre bom ler estas coisas. Revi-me em tudo o que escreveu e adoro esta sensação de estar grávida e saber que muito em breve vou ser mãe.

    ResponderEliminar
  6. Parabéns joana. Para se conseguir construir um texto destes é preciso ser alguém especial, que se rege pelo amor e pela conquista de cada desafio. Este é daqueles textos que eu espero que a tua filha possa ler um dia, se possível quando estiver grávida (espero é neste segundo que tu tentas imaginar a tua filha tão crescida e independente e não consegues rsrsr).
    Um beijinho, é um prazer conseguir ler os teus textos. Obrigada pelo blogue.

    ResponderEliminar
  7. Lindo e maravilhoso texto... E eu que recebi o meu positivo neste fim de semana, até fico com o coração apertadinho!

    ResponderEliminar
  8. Até me arrepiei toda, as lágrimas não demoraram a cair, ainda não sei o que é estar grávida, ando a tentar há dois anos... Mas sei que um dia vou conseguir senti-lo <3 pé no chão e fé no coração <3 Obrigado pelo lindo texto, fez-me sonhar :) :*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu agora fiquei comovida foi com o seu comentário. Espero que tenha em breve o que mais deseja. Muita calma, acredite, e vai ver que vai conseguir! Desejo-lhe toda a sorte do mundo! Beijinhos

      Eliminar
  9. Adorei! Até me vieram as lágrimas aos olhos, culpa das hormonas, com certeza! ;)

    ResponderEliminar
  10. Que lindo texto, amei!!! Sou mae de uma linda menina de 4 anos e de um menino de 4 meses e meio. :)
    claudiapersi.blogspot.ca

    ResponderEliminar
  11. Tão verdadeiro! Estou grávida pela segunda vez e é mesmo isto...

    ResponderEliminar
  12. Quase a fazer 5 meses de ser mamã de uma menina linda, este texto fez-me ficar com saudades da minha gravidez... Não há nada no mundo melhor do que ser mãe e vocês fazem questão de o relembrar todos os dias com os vossos posts! Beijinhos e obrigado por este blog maravilhoso ☺

    ResponderEliminar
  13. Como futura mamã de 39 semanas, tanto eu como o meu marido, mal vemos o dia de nos deslumbrarmos com a nossa filhota ;)

    ResponderEliminar
  14. Nao podia estar melhor escrito. Nao podia ser mais verdadeiro e autentico. Nem podia ser mais directo e explicito. Adorei o texto e vou te lo sempre em mente. Aproveito para dizer que amo estar gravida pela primeira vez (ta mm quase), amo o meu marido, amo qdo eramos dois e amo qdo agra somos 3.

    M.

    ResponderEliminar
  15. Como sempre muito bem escrito, cheio de amor e emoções... Como me revejo no que escreve...

    ResponderEliminar
  16. E pronto... como tenho direito a chorar... chorei! Adorei o texto, obrigada =)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  17. A chegar às 35 semanas nada me podia fazer mais sentido! Muito obrigada pelo que escrevem. Tenho acompanhado o vosso blog atentamente e tenho noção do quão vocês me ajudam com tudo o que partilham! Obrigada!

    ResponderEliminar
  18. A chegar às 35 semanas nada me podia fazer mais sentido! Muito obrigada pelo que escrevem. Tenho acompanhado o vosso blog atentamente e tenho noção do quão vocês me ajudam com tudo o que partilham! Obrigada!

    ResponderEliminar
  19. 20 semanas hoje ...e agradeco este texto ....amei ....

    ResponderEliminar
  20. Lindo e verdadeiro!
    Faz 10 meses no próximo sábado. É mágico e maravilhoso ser mãe.
    Não correu como planeado.
    Não consegui preparar tudo antes (nem a mala!).
    Só dormi, mais ou menos, até às 19 semanas.
    Mas adorei estar grávida, apesar de não me sentir bem.
    Nasceu prematuro, às 31, mas correu bem. Já passou o susto.
    Mesmo saindo tudo ao contrário, nasceu em Maio, no mês do nosso casamento.
    Hei-de reler este post na minha próxima gravidez 😉
    Obrigada Joana!
    Filipa

    ResponderEliminar
  21. Adorei �� Estou grávida de 37 semanas, e ando exausta! Mas acredito que tudo vai valer tão a pena! Este texto acalmou o desespero com que ando... �� Noites sem dormir, insonias, mau estar, e medo! Fez-me sentir melhor �� Obrigada ��

    ResponderEliminar
  22. De 5 meses aqui e lágrima a correr pela face... é mesmo isto! Obrigada! Paty

    ResponderEliminar