9.29.2015

Vão estar mulheres a amamentar durante uma semana no Oeiras Parque!

(vão mesmo, esperem!)

A amamentação é dos assuntos mais polémicos da maternidade, acho que não pelas evidências, mas por toda a questão emocional que traz agarrada. 

Não só pela mulher estar numa das fases mais frágeis da sua vida, mas também por ser algo que deixou de ser tão fácil para nós, que deixou de ser "inato". 

Parece que temos de voltar a reintroduzir a amamentação na realidade da maternidade e, quando for normal, não haverá tantos problemas, sejam eles induzidos por inseguranças e receios ou por haver falta de informação/interesse das pessoas que deveriam prestar-nos mais apoio e que fariam maior diferença. 

A Semana do Aleitamento Materno servirá para essa missão, para aquela palavra que já estamos tão acostumados ouvir: "sensibilização". 

Começa neste sábado e vai até dia 11 de Outubro (parece ser mais do que uma semana, mas não estou para fazer contas).

O convite chegou-me por e-mail e consiste numa Exposição Fotográfica (no Oeiras Parque) de mulheres a amamentar (pela fotógrafa Raquel Lopes), inaugurada no primeiro dia desta semana e culmina numa palestra sobre os benefícios do aleitamento materno prolongado, a preparação do regresso ao trabalho da mãe lactante e o testemunho duma mãe trabalhadora. Palestra essa que será, então, dia 11, pelas 15h30 na FNAC, também no Oeiras Parque (vão estar mães a amamentar expostas no meio do Oeiras Parque, que giro!).

Ficam aqui os flyers do evento que são melhores que eu  passar informação de forma sintética ;)

Quero só dizer que acho uma óptima iniciativa e muito incisiva nos pontos mais cruciais.

Espero  que um dia, também possamos começar em dar apoio às mães que tentaram amamentar e que não conseguiram, seja por que motivo tenha sido. Cada vez mais encontro mães que não conseguem estar em paz com isso, mesmo depois de anos e anos. O nosso foco deverá estar igualmente distribuído pela saúde do bebé e da mãe, pelos direitos do bebé e pelos direitos da mãe/mulher (que, para mim, não há separação, por não achar que se é mãe nuns momentos e mulher noutros).

Espalhem a palavra desta iniciativa!



9 comentários:

  1. Excelente iniciativa!

    ResponderEliminar
  2. Muito bem! Iniciativa fantástica! :D Se não estivesse em Ponta Delgada estava lá batida com certeza. :)

    ResponderEliminar
  3. Joanas? Ainda amamentam? :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Joana Gama, sim.
      A Joana Paixão Brás, não. :) beijinhos

      Eliminar
  4. A sensibilização para a amamentação não passa, na minha opinião, por este tipo de campanhas onde uma série de mães se põem a amamentar para a fotografia. Lá por ser inato, saudável, natural, perfeito, não significa que deve ser partilhado e exposto sem dó nem piedade. Concorda comigo em como existe pelo menos uma dezena de actos inatos, naturais e saudáveis que não fazemos em grupo, género comício. Daqui a nada veremos mães a andar de metro com as mamas ao ar, porque faz bem às gretas. Menos, muito menos. O apoio para a amamentação existe em (quase) todos os locais de saúde onde uma mulher vai durante toda a gravidez. Quem não tem apoio é porque não quer. E temos de respeitar isso também. Muitas pessoas falam nas dificuldades, nas dores, etc, como desculpa para o facto de não quererem amamentar. E sentem-se obrigadas a esses subterfúgios precisamente por causa da pressão que todos em seu redor fazem em prol da amamentação. Perfeito, é mamar ao peito, sem sombra de dúvida mas sem exibicionismos, sem espectáculos de rua, por favor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Permita-me discordar quando afirma que «Quem não tem apoio é porque não quer.». Nos hospitais/maternidades, cada vez mais, existem menos enfermeiros disponíveis para prestar apoio a todas as recentes mães, que são deixadas, muitas vezes, desamparadas nos quartos de hospital, e frequentemente só com apoio dos companheiros/família nas escassas horas da visita! Mesmo quando são chamadas as/os enfermeiras/os, estes têm pouco tempo, por vezes, pouca empatia, por vezes, até pouca formação na àrea para informar e sobretudo apoiar neste momento da forma mais adequada! Nos hospitais privados, é comum ouvirmos as mães a tecerem críticas ao apoio da equipa de enfermagem: ora porque cada um dos enfermeiros diz uma coisa diferente, ora porque vêm logo com o suplemento....

      Não generalize uma situação que não é de todo generalizável.

      Há mães que não querem amamentar. Há mães que querem e conseguem amamentar, E há mães que querem mas não conseguem amamentar (pelos mais diversos motivos, onde se pode incluir a falta de apoio!)

      Eliminar
  5. Concordo! Isto faz lembrar as paradas e manifestaçoes gays... a serio que é mesmo preciso? Nao é uma coisa natural? Nao querem que seja visto como algo normal? Entao.porquê tanta coisa a volta disto e tanta exposiçao?? Também acho que isto ja esta a fugir um bocadinho para o exibicionismo e para o exagero. E atençao a minha opiniao é 100% a favor da amamentaçao.

    ResponderEliminar
  6. Perguntei pois a minha Clara tem 17m e ainda mama só é chato é à noite pois acorda a pedir mama

    ResponderEliminar
  7. Perguntei pois a minha Clara tem 17meses e ainda mama só é chato é durante a noite que ela leva a pedir mama . Ela nuncausou chupa então faz da mama chupa. Mas se tiver quedar mama na rua dou em qualquer lado

    ResponderEliminar