11.18.2014

Mãe Mãos de Tesoura

Quem frequentou um curso de preparação para o parto deve ter sido confrontado com o dilema das unhas. Como cortar as unhas ao recém nascido? Com uma lima? Normal ou "para bebés"? E a tesoura? Tantas dúvidas... Mas afinal qual a melhor opção?

Cheguei à conclusão que:

#1: Se optarmos por usar limas, podem ser aquelas mais roscoves de papel que se vendem no supermercado;

#2: Mesmo com as limas mais xpto, as unhas dos recém nascidos são tão molinhas que é, na mesma, muito difícil pô-las mais curtas;

#3: A tesoura é uma boa opção, as unhas parecem papel, mas há que ter cuidado com bebés mais irrequietos;

#4: Mesmo com os bebés ditos irrequietos (eu comprei um desses modelos), com algum cuidado é quase impossível cortar-lhes os dedos.

Conclusão: a experiência dir-vos-á o que melhor resulta para cada um dos vossos bebés e seus respectivos pais, dependendo do nível de perícia manual dos mesmos. Ou seja, eram bons a EVT no 5º ano? Então estão safos com a tesoura. Se o cubo que montavam se parecia com um octo-nãoseiquê-edro, então se calhar é melhor optar pela lima.

Mas uma coisa é certa, não deixem de lhes cortar as unhas, se não querem ver a pele deles (e a vossa, já agora) que nem carpaccio de vitela.

7 comentários:

  1. Por cá já experimentámos de tudo... a lima não resultou porque não conseguia fazer diminuir o tamanho da unha nem por um decreto; o corta-unhas de bebé foi deitado ao lixo no dia em que, num movimento repentino da piolha, a ponta do dedo da E substituiu a unha (gritava ele e gritava eu, tadita da piolha...); após a desgraça do corta-unhas, num momento de "Nunca mais lhe corto as unhas!!", passaram a ser usados os dentes da mãe, o que também não era ideal; neste momento as unhas da piolha são cortadas com a tesourinha para bebés da Chicco (sempre é mais fácil e seguro), mas só quando é preciso... é que ainda não me esqueci do corte no dedo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem Mariana, que drama! Por aqui a tesoura da Chicco também foi a eleita :) O problema é que é preciso cortar as unhas duas vezes por semana... Não sei como crescem tão depressa!

      Eliminar
    2. Joana Silva10:51 da tarde

      Mariana tb já me aconteceu isso.. numa tentativa de lhe cortar as unhas acordada.. ela nem chorou muito mas deu-me uma dor tao grande no coração.. tadinha.. agr só corto com ela a dormir! Mas vou tentar a lima..

      Eliminar
  2. Cristina F Ribeiro9:40 da tarde

    Por aqui é mesmo a tesoura a grande aliada. E afinal é super simples cortar as unhas. Basta agarrar bem aquele mini dedinho e tudo se faz.

    ResponderEliminar
  3. Quando o Gabriel nasceu, tentei as limas. Resultado? Nenhum lol. Desde sempre que uso o corta-unhas de bebé daquele pack da babies'r'us. Rápido e prático :) beijinho

    ResponderEliminar
  4. As limas, no way! tentei uma vez, aquilo nao resulta mesmo!!! Usamos a tesourinha da chicco. Mas às vezes fico 3 dias para cortar as unhas duma mão. O que significa que todos os dias, tento cortar as unhas. ggrrrrrrr

    ResponderEliminar
  5. Corta-unhas sempre. Tentei a tesoura e acabei por a aleijar. Um dia uma amiga disse-me que as cortava quando eles estavam a dormir e é esse o truque. A partir do momento em que comecei a cortá-las com eles a dormir nunca mais tive problemas. Ao que tem 4 anos ainda as corto a dormir porque ele nunca quer cortá-las :)

    ResponderEliminar