11.13.2014

Antes e depois dos miúdos (#01)

ANTES

O despertador toca às 8h. Desligamo-lo e deixamos que toque novamente às 08h10 e no limite às 08h20. Damos um beijinho de bons dias e reclamamos do hálito. Levantamo-nos, vamos à casa de banho ler as notícias no telemóvel ou no tablet, tomamos um banho revigorante.

Na cozinha, sentamo-nos para comer uns flocos ou umas torradas com um bom café, ao som da Radar. Ao lavar os dentes reparamos que as sobrancelhas ficaram impecáveis. Damos conta das olheiras (quem nos mandou ficar a ver séries até às tantas?), mas nada que um corrector não resolva. Penteamos o cabelo, com umas madeixas louras mesmo naturais, e deixamo-lo solto.

Vemo-nos uma última vez ao espelho e levantamos um pé super confiantes, com uns sapatos de salto giríssimos que ficam a matar com as calças brancas imaculadas.
A camisa é discreta mas deixa perceber umas mamas firmes e protuberantes.

Antes de sair de casa é só pôr perfume, pegar nas chaves, pôr o telemóvel na mala da moda e agarrar no chapéu de chuva. 



DEPOIS

O bebé acorda-nos às 7h, nos dias bons. Dizemos "vai lá tu!" mas depois percebemos que temos de lhe ir dar mama. Levantamo-nos a correr e mesmo quase a fazer xixi pelas pernas abaixo, temos de aguentar (e às vezes não é fácil controlar, à conta do períneo...). Tomamos um duche a correr e, com sorte, não nos esquecemos de pôr champô.

Na cozinha, comemos em pé algo prático e rápido, enquanto cantamos, entre colheradas, o "Balão do João". Descafeínado toma-se no trabalho. Ao lavar os dentes, vemos, na única vez que nos olhamos ao espelho, que já temos uma monocelha. Pode ser que ninguém note o buço. Reparamos nas olheiras (raça do miúdo que acordou 3 vezes durante a noite) e lembramo-nos que adormecemos nos primeiros dez minutos da série. O cabelo, para não variar, vai em rabo de cavalo e com raiz de Shakira, com uns oito centímetros de cabelo preto.

Pomos um bocado de base à pressa - e só nos apercebemos do ar de índia tribal com a base mal espalhada no espelho retrovisor do carro, cheias de manchas cor-de-laranja, com um blush ridiculamente carregado e uns lábios de Joker, com o baton todo fora do sítio. Calçamos uns ténis ou uns sapatos quaisquer (com sorte são os dois iguais) e vestimos as calças de ganga 42, que já usámos quatro dias seguidos.
A camisola, embora por passar (deu-se só um jeitinho com as mãos a esticá-la ao máximo), estava lavada, mas em menos de 10 minutos ficou a cheirar a uma mistura de leite coalhado e creme de bebé. As mamas, nem um soutien daqueles XPTO da Intimissimi as segura.

Antes de sair de casa, a chucha cai, lavar a chucha, por o bebé no ovo, levar o ovo, uma mala qualquer desde que leve telemóvel e carteira (oh, não! a mala tem manchas de sopa do jantar da criança! Que se lixe, ninguém nota), levar a mala da bebé, o chapéu de chuva, as chaves e o saco do lixo, que tem mesmo de ser despejado de manhã porque tem fraldas. Tudo, nas duas mãos. Por sorte, não enfiamos o ovo no contentor e o lixo no carro.

27 comentários:

  1. É mesmo assim! Nunca te aconteceu estares para sair,sentires um cheiro estranho,largar tudo à porta,ir mudar a fralda,tentares ser rápida ,a princesa só a querer fugir da fralda e brincar e quando vez já estás atrasada... Passamos o tempo a correr, mal olhamos para nós em condições,mas as nossas bonecas essas nem um fio de cabelo vai fora do sítio!Mas isto somos nós,somos Mães!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tal e qual! Elas estão sempre impecáveis! Já nós... Hahaha

      Eliminar
    2. Falem põe vocês! A Irene parece uma mulher na menopausa. ;)

      Eliminar
    3. Ahhahahahahahah no outro dia vi uma amiga no campo pequeno e perguntei-lhe "Como consegues manter a roupa da tua filha tão imaculada?????" A minha fica arrumadinho e limpinha uns minutos looool

      Eliminar
    4. Ahhahahahahahah no outro dia vi uma amiga no campo pequeno e perguntei-lhe "Como consegues manter a roupa da tua filha tão imaculada?????" A minha fica arrumadinho e limpinha uns minutos looool

      Eliminar
  2. Mas é que é mesmo assim... tal e qual!!! Há dias em que nem me vejo ao espelho antes de sair de casa... E só tenho 2 filhos... Imagino mães de 3 ou mais!!! Uffa!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se calhar é melhor mesmo nem nos olharmos ao espelho para não termos um susto. Isto, no fundo, está tudo muito bem feito. ;)

      Eliminar
    2. Carla Paiva12:28 da tarde

      O que me salva às vezes é o espelho do elevador! Não que volte para trás para arranjar alguma coisa (só se for mesmo muito grave, tipo vir de pantufas ou assim), mas sempre dá para dau um jeitinho no cabelo, ou limpar qualquer coisa estranha na roupa ou cara com uma toalhita... :)

      Eliminar
    3. com 4 é obra (e a mais velha só tem 7, repare-se) mas acabamos por entrar num sistema :) sistema do qual faz parte acordar hora e meia mais cedo do q se acordava ha dois filhos atras, por exemplo. A ter de se gerir mais um rol de temperamentos proprios após entendermos q o método 'auxiliar-de-colegio-relaxada' q se pauta por "deixe-os resolver as crspacoes sozinhos faz parte de crescerem, nao mais se espelha que em cabelos arrancados, arranhões e muito muito grito pegado. Os miúdos precisam do nosso fio condutor. Em tudo temos de ser e estar. No fim a fronha já nao se reconhece ao espelho, mas ainda são oito e meia da manhã, parece um dia volvido quando no fundo ainda esta no começo (todavia já atrasadas, bruxo!).

      Eliminar
  3. O que eu adoro e revejo-me nestes textos!! Que boa risada logo pela manhã! ;)
    A raíz do cabelo, o buço, a sobrancelha, a carteira (que é mudada duas vezes por ano!)... tão bom! :)

    ResponderEliminar
  4. Cristina F Ribeiro9:16 da manhã

    É tudo tãoooo verdade. Arranjar sobrancelhas? Ui..ja aconteceu andar so com uma arranjada. Pintar unhas dos pes? Esquece, se possuem cor, é uns restos do vernis colocado no verão. Usar o cabelo solto? Sim, sim, tentem segurar num bebe ao colo com o cabelo solto. Esqueçam a franja bem esticada e o cabelo com canudos. Quando forem a dar por isso têm uma bela madeixa de cabelo cheio de baba e com sorte o bebe puxou com carinho e so arrancos uns 10 fios de cabelo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A do verniz está óptima! É mesmo assim. Mas lá arranjei 1min e resolvi tirar definitivamente os restos! hehe

      Eliminar
  5. ahahahah opaaa amei ;) revi me a 100% despachar os 3 de manhã é uma maratona. está espetacular

    ResponderEliminar
  6. Só peço que acorde depois do meu despertador. Hoje nao foi o caso!!!!
    E chegar tarde ao trabalho é o pão nosso de cada dia...

    ResponderEliminar
  7. Fartei-me de rir!!! lol
    Tive de optar por por o despertador para as 6h30! É verdade... 6h30, hora que nunca imagina algum dia vir a acordar.
    Assim deixo a Inês a dormir, tomo banho e visto-me com calma, arranjo-me e tomo um bom pequeno-almoço. Depois lá vou eu para a minha Inês, pelas 7h30. Como no dia anterior deixo a roupa toda pronta na mesinha cabeceira, visto-a e brinco com ela. Dou a maminha (ela é limpinha, vá lá, raramente me e se suja) e continua a brincar se tempo deixar. Depois, lá vai para o ovo e vamos animadas para o infantário!!! Tem sido calmo, felizmente!
    Se acordar antes do programado, o papá ajuda ;)

    ResponderEliminar
  8. Ana Carneiro12:24 da tarde

    Tão verdade!!!! E o paramos de manhã a olhar para o armário e mudar de roupa 3 xs já n acontece ha mts meses loool E a minha sorte é q meto o Vi dentro do fato de astronauta e bora a avó dps veste-o.

    ResponderEliminar
  9. Ahahahahahah verdade, verdadeira!
    Então a questão do olhar para o espelho e reparar na monosobrancelha já me aocnteceu :)
    Agora não tanto, mas foram uns tempinhos tramados, mas bons!

    ResponderEliminar
  10. Método 'cousin It' ladies, quando notamos que já passaram dez (ou vinte, por aí) meses desde a última vez q cortamos o cabelo, é um modo de nos imperbealizarmos aos mirones, ostentando apenas o belo do 'rancho- infantil-jardineira-e-fofos-da-moda' q nos roga toda a elevação q precisamos p justificar os 3 dias em trabalho de parto q já somamos :)

    ResponderEliminar
  11. Se disser que por aqui são precisas 2h para sair de casa, acreditem que não estou a exagerar!
    Ela (a bebé) sempre impecável, o mano impecável dentro daquilo que um piolho de 9 anos deixa, o papá arranjado e perfumado... e a mamã lá consegue colocar uma corzita na cara e sair de casa com uma roupinha lavada (vitória!). :)

    ResponderEliminar
  12. Ah há ah.... Adorei Joana!

    ResponderEliminar
  13. E no meio desta correria toda, vamos a descer as escadas e reparamos que ainda estamos de chinelos, volta a traz calçar as botas... Chega-se ao carro, faltam as chaves do carro... volta-se atraz a ir buscar, com a miúda sempre ao colo e mãos carregadas de sacos... Chega-se ao trabalho, vai-se tirar o cartão para abrir a porta... Ups, a mala ficou em casa...

    ResponderEliminar
  14. A ultima foi um colega tirar-me os oculos...sacar do seu paninho e limpá-los junto com um comentario: O Manel nao te deixa tempo para nada!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem os meus supostamente para usar no computador estão sempre tão sujos que não sei de vejo melhor com ou sem eles loool

      Eliminar
  15. Já nem me lembro de como era o antes. :) Em relação ao meu aspeto creio que não mudou grande coisa, nunca tive as sobrancelhas impecáveis mas, se quisesse ter, realmente tinha essa possibilidade. Agora é com muito mais jeito. Ou menos jeito. :P

    ResponderEliminar
  16. Adorei! Já me fartei de rir mas revi-me em cada palavra, tão igual por aqui!
    Ainda no outro dia tava no trabalho e uma colega aponta pra minha camisola no ombro e diz:"tá suja" e respondo eu: "deve ter sido a miúda k bolsou o leite ao arrotar" e eu nem tinha visto! E lá fui eu assim pra uma auditoria... lol só a mim :)

    ResponderEliminar
  17. Consigo sempre rever-me nos teus textos, não mudava uma vírgula no depois. E muita das vezes não e só despachar as duas crianças mas também o maridão que se não o apressar ainda se esqueça e fica no sofá de boxers a ver TV😂

    ResponderEliminar