segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Deixei-me de ser enojadinha: vou usar copo menstrual!

Desde que engravidei da Luísa ainda não tive a menstruação, mas uma coisa já está decidida: assim que o período volte (confettis, alegria, danças, como nos anúncios a tampões - #not), vou experimentar o copo menstrual.

Se há uns anos me fazia confusão esta ideia de ter um copinho dentro de mim a armazenar sangue e depois ter de esvaziá-lo, lavá-lo, etc, agora acho a melhor invenção de sempre e deixei-me de ser enojadinha: é mais ecológico (estima-se que com um copo menstrual se poupe até 12 mil tampões, já que dura até 10 anos), mais prático - dura um dia inteiro, bastantes horas, sem nos preocuparmos com a pouca duração de um penso ou de um tampão; é feito com silicone medicinal; e fácil de colocar e confortável, dizem (está aqui explicado).

Por isso, já cá canta um copo menstrual. Mandei vir este da Ruby Cup do site Amama.pt - e escolhi esta marca essencialmente pela sua vertente social: por cada copo vendido é doado outro a meninas de países desfavorecidos em África que, imaginem, não vão à escola quando estão com o período.  Ideia maravilhosa!

Quem mais usa?



www.instagram.com/joanapaixaobras
a Mãe é que sabe Instagram


 

53 comentários:

  1. Confesso que ainda me faz um bocadinho de confusão e sim fico enojadinha LOL
    Talvez um dia passe, e opte também por isso ;-)
    Sei que é demasiado intimo, mas se der para isso depois partilha a tua opinião :-)

    ResponderEliminar
  2. Uso e adoro :) também era enojadinha, mas sem motivo nenhum. Afinal não mudámos pensos e tampões toda a vida? Pois, é a mesma coisa, nunca se toca no sangue...e também, se acontecer sermos mais desastradas e tocar um bocadito, qual é o mal, não é nosso? A seguir lavam-se as mãos e continua o dia lol sou muito fã. Aguenta o dia todo, não se sente, super ecológico...o meu é me luna e recomendo, escolhi com uma pega em argola que é muito fácil de apanhar (o meu maior medo era não conseguir retirá-lo e não se concretizou).

    ResponderEliminar
  3. Eu, eu, eu!!!! Foi a "melhor coisa" que me aconteceu nesta vidinha!!!!! :p para mim a grande vantagem é o conforto! Meto de manhã, tiro ao deitar, lavo, etc. Meto de novo. Perfeito! Nada de perdas ao longo do dia, nada de preocupações, nada de incomodo causado pelo penso cheio ou tampão a sair por estar cheio ou mal posto! Eu cá recomendo!! SP

    ResponderEliminar
  4. ainda não atinei com a colocação :/ há vezes que corre tudo muito bem, outras em que todo o processo é mesmo incómodo... como estou grávida suspendi o processo mas vou dar mais uma chance, sem dúvida. beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode ser de não estar a usar um que se adeque ao seu colo do útero. Experimente outros formatos ou marcas. :)

      Eliminar
  5. Já uso há uns meses e estou fã! Requer alguma adaptação (mas eu sou esquisita, só conseguia usar tampão com aplicador e nunca me sentia como se não tivesse nada), mas depois é uma maravilha, nem o sinto! E, sinceramente, não mete nojo nenhum, acho bem piores os pensos e tampões.

    Para mim o único senão (mas que é mesmo só um pormenor), é ter que esvaziar uma vez a meio do dia no escritório, para quem tenha a casa-de-banho do trabalho separada do lavatório é mais difícil, pois tem de levar garrafa de água para lavar o copo.

    Mas tudo se faz, e para ir ao ginásio, então, é espectacular!
    Sara

    ResponderEliminar
  6. Eu uso, e é genial. É tudo o que eles dizem e ainda mais! Nada de fios pendurados, zero fugas (faz vácuo), impossível de esquecer de levar para a casa de banho, e é tão confortável que já me esqueci dele por duas vezes (acordei umas horas depois e lembrei-me). Só precisamos de um bocadinho de água para o trocar, nem de um balde do lixo precisamos. O único busílis da questão é apanhar-lhe o jeito a por, mas num período fica feito, e depois não se quer mais nada!

    ResponderEliminar
  7. Que nojo. Ainda bem que houve evolução.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabe o que é que é um grande nojo? O planeta e os seus habitantes terem que levar com a poluição causada pelos seus tampões e pensos higiénicos.

      Eliminar
    2. Nojo é ter ali o sangue num penso higiénico em contacto com a pele e com possíveis fugas para a roupa e ter de passar assim o resto do dia, isso é que é nojo. O copinho é o máximo, confortável, ecológico, prático e mais económico a longo prazo.

      Eliminar
  8. Uso à 3 anos e não me arrependo nada de o ter comprado.
    Nunca mais tive aquele problema de bis a menstruação e não ter pensos ou tampões em casa.
    Aguenta 1 dia de trabalho e uma noite (com 2 pensoa sujava sempre a cama).
    Tiro, lavo e volto a pôr. No final de cada menstruação faço esterilização.

    ResponderEliminar
  9. A todas as que dizem ainda ser "enojadinhas", vejam vários vídeos festa menina de 15 anos e talvez mudem de opinião. :) https://youtu.be/_G87oBd6rOw muito, mas mesmo muito importante é perceberem a altura do vosso colo do útero (há explicações de como perceber isso online), porque eu experimentei um e descobri que o meu colo do útero é alto e foi o cabo dos trabalhos para conseguir tirá-lo depois (comprei um copo de outra marca com muito pouca aderência e também um "agarrador" muito curto). Mas penso só no dinheiro que vão POUPAR!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que o meu colo do útero é mt alto (sempre que tenho de ir ao ginecologista fazer algum exame é sempre chato porque esta mesmo muito alto). Que copo comprou e que funciona bem nestes casos? Obrigada.

      Eliminar
  10. Uso a bastante tempo e foi a melhor coisa que comprei. Prático, higiénico, não deita cheiro ao contrário de um penso higiénico que é tudo menos higiénico. Colocamos de manhã e só tiramos a noite. Sem estarmos preocupadas as vezes o dia de trabalho nem sempre nos permiti ir de imediato à casa de banho.

    ResponderEliminar
  11. Ola Joana!! Obrigada por partilhares isto. Acho que depois desta gravidez, vou experimentar.
    Já agora, podiam falar as duas sobre métodos contraceptivos?? Sem ser a pílula? Vou na minha segunda gravidez e gostava de saber o que acham sobre o DIU. Gosto de ler os comentários, saber o que as outras pessoas partilham sobre os assuntos.

    Beijinhos para as duas Joanas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Joana Gama fez há algum tempo um post sobre o assunto, quando colocou DIU.
      Tente ver se localiza o post em causa.

      Eliminar
    2. Já ouviste falar no Daisy? É fantástico. Um termômetro que mede a temperatura basal e diz te quando podes ou não ter relações. é um bocado caro mas acaba por compensar o investimento tendo em conta que deixas de tomar a pílula por exemplo. O melhor é que é 100 por cento natural e sabes ficas a conhecer com exactidão a tua fertilidade. Pesquisa/ pesquisem :)

      Eliminar
    3. Olá, já pesquisei e não encontrei nada referente ao daisy, pode ajudar? Obrigada

      Eliminar
    4. Também há uma aplicação para telemóvel que usa o mesmo princípio, chama-se Natural Cycles. Já foi até reconhecida como contraceptivo. Custa 53 eur por ano.

      Eliminar
    5. É este o termômetro: https://daysy.me/

      Escrevi mal o nome, sorry. custa 290€ e a aplicação é grátis e opcional.

      Eliminar
    6. Eu uso DIU há mais de 10 anos e sem problema nenhum - é seguro, não tens preocupação se te esqueces de tomar contraceptivo e mais - pelo SNS é gratuita a colocação e remoção
      com um eco anual consegues saber se esta tudo direitinho

      Eliminar
    7. o problema do DIU é que o princípio base da contracepção é baseado numa inflamação que provocou no útero e que evita a gravidez... 😏 Tudo menos natural...

      Eliminar
  12. E como se faz a esterilização? Isso faz-me muita confusão

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como nas tetinas dos biberões, ferve-se em água durante 5 minutos, vem tudo explicado na bula do copo. Esteriliza-se no inicio e no fim da menstruação e lava-se com água e sabão durante a mesma, eu uso sempre um gel íntimo para lavar (não sei se faz diferença).

      Eliminar
    2. É só ferver durante 5 minutos no fim da menstruação e guardar até o mês seguinte. Durante a menstruação é só lavar com água e sabão

      Eliminar
    3. Também precisa de esterilizar tampões antes de os colocar? Não precisa de esterilização nenhuma, a vagina está cheiinha de bactérias, o recomendado é apenas lavar bem o copo com água morna, lavar as mãos normalmente e está pronto a colocar novamente. Nunca se toca no sangue! Não é mesmo nada nojento...

      Eliminar
    4. No fim do período basta ferver uns cinco minutos e guardar até ser preciso ;)

      Eliminar
  13. Também me metia confusão. Li muito sobre o assunto e há cerca de 4 anos que uso. É fantástico! E se pensarmos bem é também mais higiénico! Numa era em que se fala tanto de reciclagem é um disparate ainda se usar tampões e pensos que nada são higiénicos.
    Vai ver que quando começar a usar vai pensar no porquê de não usar há mais tempo!

    ResponderEliminar
  14. e para quem faz muito desporto? Acham que aguenta?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aguenta perfeitamente, é a melhor solução.

      Eliminar
  15. Minhoca... uso o MIRENA. Verifica na net e com a tua ginecologista. Pra mim tem sido imensamente gratificante. Bjinhos

    ResponderEliminar
  16. Adoro, adoro, adoro, foi a prenda que pedi para os 18 anos lol já estava cansada de ouvir os homens da casa dizerem que as mulheres davam demasiada despesa, que ser homem e que é bom. 7 anos depois vem Estou grávida de uma menina e as mesmas teorias chegaram, já disse que a ciência evoluiu. O copo e magico, e a minha mãe e Irma acharam estranho e agora adoram. Principalmente usamos as duas no trabalho calças brancas e estamos super descansadas o que não ocorria com o uso de pensos ou tampões. Joana vais adorar, e para quem está reticente dêem uma oportunidade.

    ResponderEliminar
  17. E odores? Como é sabido, os pensos e tampões tem formas de "reter" os odores, como é com o copo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito melhor, porque forma vácuo para fechar. Pensos e tampões tresandam em comparação com o copo.

      Eliminar
  18. Expliquem-me lá isto como se eu fosse una miúda de 15 anos. Estou farta de pensos e tampões e tenho um fluxo super abundante (que não tinha antes de ter os filhotes); li um folheto da marca Luna mas estou reticente. Aquilo não suja? Não se toca no sangue? Como não? Pra lavar etc.... quero mesmo mudar mas tenho alguns receios...e por acaso hoje estou com o período....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Tem contacto com sangue como tem com os tampões quando o coloca. Quando retira igual. Para lavar basta por debaixo da torneira e depois passar um pouco de sabão e enxaguar. Nada de especial. O período faz parte de nós e não é nojento.

      Eliminar
    2. Olá 😊 obrigada pela resposta! Nem tive tempo de a ler confesso! É daquelas coisas que andava pra comprar e experimentar. Comprei o L com argolinha da Meluna! Foi super fácil de colocar e já estive a pôr e tirar pq tive uma fuga. Nada como manusear. Introduzir foi fácil mas o copo não abriu lá dentro, ficou dobrado. Por enquanto tudo ok. Acho que vou ficar fã! 😃

      Eliminar
    3. Zero nojo. Aliás como dura muito tempo só precisa ser lavado em casa. A minha dúvida inicial era de que numa casa de banho pública acaba por ser um pouco incomodo fazer a operação limpeza à vista de toda a gente. Eu sou descontraída mas não tanto. Fartei-me dos pensos e este post da Joana fez mesmo o clic cá dentro!

      Eliminar
  19. Tenho uma questão: É eficaz em pessoas que tenham muito, muito, muito fluxo sanguíneo?
    Sempre foi uma dúvida que tive e que me fez ter receio de comprar esses copos, uma vez que literalmente, me desfaço em sangue durante os primeiros dias!!! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É eficaz, porque se estiver bem colocado não há possibilidade de haver fugas. Basta trocar mais amiúde :)

      Eliminar
    2. Eu também sou assim, é uma questão de trocar mais vezes e comprar um copo com mais capacidade. Nas primeiras vezes tem sempre de usar um penso para proteger de possíveis fugas, mas assim que se apanha o jeito a colocar, não deixa passar nada.

      Eliminar
    3. E pode seleccionar o copo maior para não ter que trocar tantas vezes. Por outro lado, não é normal perdermos muito sangue. O copo da Rubycup tem medidas para saber-mos quanto sangue estamos a perder. É até benéfico para perceber se podemos ter algum problema de saúde.

      Eliminar
    4. Obrigada, agora sinto-me confiante em arriscar a compra

      Eliminar
  20. Percebo o sentimento de enjoadinha, pois a primeira vez que ouvi falar também me senti assim.
    Entretanto umas amigas usavam e eram grandes defensoras, então decidi dar o benefício da dúvida é experimentar.
    Passaram cerca de 8 anos e nunca mais quis outra coisa! Agora, 3 gravidezes depois já tenho um novo, de tamanho superior, à espera do nosso amigo.

    ResponderEliminar
  21. Muitas mulheres recorrem aos médicos de familia e ginecologistas para obter informações, e nota-se que ainda existe muita falta desta entre o corpo médico. Há muita gente que fica reticente em relação a isso. Perguntei à minha médica (já depois de estar a usar) o que ela achava da alternativa, ao que ela me respondeu que não estava muito informada em relação a isso, foi investigar e depois informou-me que não via qualquer tipo de contra-indicação e que até mesmo ela estava com vontade de experimentar. Para mim é a melhor solução, para além da vertente sustentável, tomamos mais consciência do nosso corpo.

    ResponderEliminar
  22. Eu também quero. Acho higiénico e não me faz confusão nenhuma!
    No outro dia no meu chat de amigas elas diziam que era um nojo, nojo são outras coisas, que parvoice. É uma solução muito melhor parece-me!
    Depois podia contar como foi.

    ResponderEliminar
  23. e o uso com o DIU é compatível?

    ResponderEliminar
  24. Olá!!!
    Já usei e é o melhor método, apesar de não poder deixar de usar penso higiénico na mesma.
    A minha experiência - actualmente tomo uma pílula que não me faz menstruar. Mas na pílula que fiz até há algum tempo, menstruava! E MUITO! E daí que não me sentisse confortável em usar só o copo.
    É de fácil inserção (adaptei-me muito bem) e remoção. Há de vários tamanhos e pegas diferentes.
    A única coisa que não aconselho é a de se tirar/esvaziar/lavar fora de casa... Ou pelo menos a quem tenha fluxo abundante e não aguente o dia todo...
    Isto foi uma grande invenção, pelo menos para mim. Não podia usar tampões, era uma infecção urinária pela certa, que depois da medicação dava-me candidíase... Os pensos eram super desconfortáveis, associados a um mega fluxo...
    Aconselho mesmo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo plenamente! Eu tive vaginose 2 vezes derivada do uso de tampoes. Com o copo é uma maravilha mesmo.

      Eliminar
  25. Depende do Diu, se for hormonal não é esse o funcionamento. Mas não há contracepção natural :) só a abstinência (total ou nos momentos férteis) é que não implica qualquer interferência no processo reprodutivo, de resto os métodos contraceptivos não são naturais

    ResponderEliminar