5.21.2015

Um tapinha não dói?

A propósito do post de ontem As palavras que nunca te direi, que está a ser bastante partilhado (fico mesmo contente por terem gostado e se terem identificado), venho deitar mais achas na fogueira para reflectirmos juntos.


Um tapinha dói ou não dói? 
Eu acho que dói, principalmente na alma. De quem dá e de quem leva.

Deixo-vos uma história, com a ressalva de que o meu pai é mesmo o melhor pai do mundo. Errou, apercebeu-se do erro, pediu desculpas.

Não me lembro de apanhar. Duas vezes talvez. Não era hábito. O meu irmão talvez tivesse levado mais vezes, não sei, apaguei da memória. Mas lembro-me do meu irmão, muito pequenino, fazer asneiras e ir ter com a minha mãe, com as mãos esticadas, e dizer "bate, bate, bate" e da minha mãe se desmanchar a rir e não bater.

Os meus pais eram pacientes (tinham de ser mesmo muito, com dois irmãos que não se davam lá grande coisa, andavam sempre a brigar, mas que se adoravam, não é Frederico?) e resolviam a coisa quase sempre na base do diálogo. De vez em quando uns berros, que ninguém é de ferro.

Mas houve um episódio que me marcou. Digo que me marcou porque até hoje está bem presente na minha memória. Não que tenha ficado uma mágoa ou algum ressentimento, mas se me lembro de tudo de forma muito clara é porque foi impactante na altura.
Eu estava na sanita. O meu irmão conseguiu, não sei como, enfiar a carteira do meu pai na sanita. Deve ter ido dizer ao meu pai que tinha sido eu, porque só me lembro do meu pai vir ter comigo e me dar uma valente palmada no rabo. Chorei, chorei muito. Ele chorou mais ainda, quando se apercebeu que me causara dor. E, ainda por cima, por se ter apercebido que não tinha sido eu. Errou duplamente. Tenho essa imagem guardada. O meu pai ajoelhado à minha frente, na casa de banho, a chorar e a pedir-me desculpa. Só de me lembrar disto, fico com os olhos cheios de lágrimas, a pensar na culpa do meu pai.

Um tapinha dói. Dói a todos. E deixa memórias que não se apagam. 

Eu amo o meu pai, desculpo-o, desculpei-o logo na altura. Errou, como todos erramos. Mas não acho que as palmadas que levei tenham feito de mim a mulher que sou hoje. O que fez de mim quem sou hoje foram os ataques de cócegas, as festinhas a ver filmes deitada com a cabeça no colo dele, a paciência a explicar-me as equações, as boleias que apanhávamos nas ondas, as conversas à mesa da cozinha, a presença dele nos campeonatos de ginástica, a segurança que me passava, a motivação que ele me dava, o exemplo de esforço, de trabalho, a abnegação pelos filhos, as piadas secas, o humor (e o mau humor às vezes), a forma de dançar que me envergonhava, os conselhos, os abraços, os passeios, as manhãs de sábado passadas na cama, os quatro, a rir.

Bater não resolve nada. Nem sequer gosto de limpar o pó, por isso não deverá ser na minha filha que o farei. Para mim, um tapinha dói.

6 comentários:

  1. Revejo-me completamente neste post! Comigo foi assim, acho que se levei duas palmadas foi muito, e apenas me lembro de uma... Bater não é educar!

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Também não quero educar na base da palmada. Quanto muito um enxota moscas na mão para quando está mais teimoso! O meu pai tb fez uma semelhante a essa! O meu irmão era bebé e estava de pé encostado à cama onde eu e a minha irmã estávamos deitadas a ver livros (estávamos numa casa de férias). Ele puxou-lhe os cabelos e ela gritou histérica. Como eu e ela andávamos sempre pegadas à estalada o meu pai nem foi de meias medidas. Começou pela mais velha! Eu!!! Assim que percebeu o erro também se agarrou a mim a pedir desculpas! Enfim, são coisas que não deixam magoa porque há tantas outras milhentas coisas boas: o humor, gosto por historia, viagens, trabalho, etc etc!

    Gostei muito Joana :)

    ResponderEliminar
  4. O meu pai pedir desculpa, nao pedia, mas assim que dava (e que foram 2 ou 3 vezes tb) era ve-lo a ele a comecar a chorar, literalmente!!

    ResponderEliminar
  5. Depende muito da situação, infelizmente já tive que dar algumas palmadas. Mas também conversamos sobre o assunto e as desculpas são trocadas pelos dois...
    Agora, uma palmadinha, uma palmadinha levesinha então se forem varias de seguida?! Não doi.. Causam a gargalhada... Aqui em casa até a nós ele já faz :-)
    A Isabel usa fralda, mas quando deixar de usar, vais continuar a dar esse tal tapinha e vais ver que é uma delícia ouvir as gargalhadas junto ao peito... E então quando te quiser dar a ti e tu gritas não, a gargalhada ainda é maior...
    :-) beijinhos

    ResponderEliminar