5.14.2015

Vão passar a ter muito mais tempo para vocês!

Os meus títulos não são enganadores. Não são, não. Não, não, não. Este, pelo menos, não é.

Se calhar, as mães já super versadas nisto, aquelas que já têm grande andamento e que já fazem filhos enquanto mudam a fralda a outro e levam o terceiro à escola já conhecem isto, mas só procurei por isto ontem e, quando encontrei, fiquei super feliz.

Vou explicar-vos o que se passa: a Irene anda toda carcomida dos sonos outra vez e, infelizmente, parece que ficou instituída a nova rotina de se deitar depois das 22h (ontem até foi à meia noite e meia - imaginem o desespero). Por causa disso, sucumbi aos vídeos no smartphone e ponho-lhe o Hakuna Matata a tocar. Ela gosta, fica concentrada, para de se mexer, apago as luzes e eventualmente a magia acontece:

- Mami!!! Maminhe!! Mamininhe (às vezes confunde "maminha" com "uma menina", troca-se toda)

- Quer maminha??

- Xi.

- Quer maminha e ó-ó?

- Ó-ó.

- Quer ir ter com o coelhinho?

- [imita um coelho]

Vitória. O bezerro já está na cama. 

Não aconselho isto de lhe darmos vídeos no telefone para as mãos frequentemente por vários motivos. Acho que altera os ritmos circadianos e faz com que os sonos fiquem todos trocados. Além doutros inconvenientes a nível de apego. Porém, como a Irene já está toda lixadinha dos sonos na mesma e apego não nos falta, não consegui. Já não tinha forças para continuar a "brincar calmamente" com ela. 

O problema é que a miúda, enquanto vê o vídeo, entusiasma-se e carrega no visor ou nos botões do telemóvel e isso faz com que saia do youtube e eu tenha que voltar a por a porcaria do vídeo. 'Tadinha. É bom sinal, quer dizer que não fica completamente hipnotizada mas, nestes momentos, adoraria que ficasse. E por isso pensei: deve haver uma aplicação que dê para bloquear os botões todos do telemóvel. 

E há!! Várias!





Procurei por "Touch Blocker" no Android e funcionou perfeitamente. Procurem qualquer coisa como "Touch Blocker" ou "Kids Blocker Smartphone" na App Store ou na GooglePlay ou noutras coisas que não sei o nome. 

Mudou a minha vida. Agora tenho 4 minutos para mim. Para poder ir fazer xixi. Para poder adormecer um bocadinho. Para poder e beber um golo de Tisanas à cozinha sem ela começar a espernear. Para ficar só mais um bocadinho sentada na sanita, mesmo que não esteja a fazer nada.

Fica o conselho. Para momentos de stress, vá. Não é para ser o Pumba com aqueles puns a educar o vosso filhote. 

7 comentários:

  1. Obrigada. É só o que tenho a dizer. Já a caminho da Play Store a procura. Obrigada. Como nunca me lembrei desta cena e até vendo smartphones! Mulher esperta e desenrascada. Saudinha. Obrigada. Beijinhos grandes. Só para SOS.

    ResponderEliminar
  2. Boa!!!!!!!!!!!!!!!
    Que maravilha :D
    Acho que me vai dar jeito é de manhã para o entreter, pois o sacana do puto acorda às 7h00! Mas atenção! Só no fim de semana, pois durante a semana, que temos que o levantar pelas 7h15 está sempre a dormir ferrado!!!
    Obrigada!!!
    Natália antunes

    ResponderEliminar
  3. Vanessa Borges11:48 da manhã

    Não encontro nada para iPhone! Preciso bué disto para não ter que escrever Xana Toc 40 vezes. Alguma sugestão?

    ResponderEliminar
  4. Checka a aplicação Kids Place (só para android). Cria todo um ambiente alternativo onde tu escolhes as aplicações a que eles têm acesso. É maravilhoso!

    ResponderEliminar
  5. Já anotei as vossas sugestoes , nao vá fazer falta no futuro eheh

    ResponderEliminar
  6. Se já se aconselha a adultos para não usarem computadores/tablets/smartphones antes de dormir, mas sim até uma determinada tempo antes de deitar, por causa do brilho dos ecrãs porque pode afectar o sono e o tempo que se demora a adormecer, imagino como irá prejudicar bebés que querem ver bonecos, cores vivas, movimento e músicas. Nada Bom. Mostrar vídeos durante o dia? Sem problema, acho. Antes de dormir? Não me parece boa ideia, porque isso só lhes vai excitar o cérebro para querer ver mais musiquinhas, cores, etc. A não ser que sejam videos mais para ajudar a adormecer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo, anónimo. Eu própria disse isso no texto, sobre os ritmos circadianos. Neste caso ajudou-nos. E acredite que estou a falar de momentos de desespero, mas bom apontamento. Obrigada.

      Eliminar