5.23.2015

Querem stressar quando for para os por a dormir?

É capaz de ser a coisa mais simples de sempre. Stressar com algo que não controlamos é-nos quase inato. Stressar com algo que não controlamos e que, ainda para mais, não percebemos o porquê das coisas não acontecerem como nós queremos, ainda pior. 

Pô-los a dormir (falo de bebés até à idade da Irene que o resto não sei) pode ser das coisas mais enervantes de sempre. 

Piora se forem daquelas mães que têm de acordar muitas vezes durante a noite. Piora se forem daquelas que, quando não dormem, ficam as maiores cabras de todo o tamanho, apesar de terem consciência disso. Olá, sou a Joana. 

Querem stressar quando for para os pôr a dormir? Sim senhora. Isto é o que têm a fazer: 


1) Não ter nenhum critério para o momento em que os põem na cama. 

Interessa se o miúdo tem sono ou não? Interessa se já está acordado há 23 horas ou se acordou apenas há duas? Claro que não. Têm de dormir quando nós queremos, tenham eles sono ou estejam eléctricos por terem muito sono ou não tenham eles sono nenhum. Isto funciona com tudo o resto, não é? Nós queremos que eles comam e comem, nós queremos que eles comecem a andar e andam. 

2) Não ter nenhum tipo de rotina para os adormecer ou acalmar para os adormecer.

O melhor é apanhar os miúdos de surpresa. Estão a divertir-se a brincar com aquele brinquedo irritante que não dá para baixar o som e tungas! Sem avisar sequer, é enfiá-los na cama e dar de frosques. Por que é que hão de chorar? Não são pessoas nem nada. Só por estarem na cama, devia ser mágico e adormecer. Não é o que acontece connosco? Não.

3) Ter pressa.

Já ouvi várias vezes "quando eu mais quero que ele adormeça, é quando ele não adormece". E porquê? Porque não estamos calmas (eles sentem) e porque, geralmente, isso faz com que nos esqueçamos dos outros dois passos em cima. Por isso, se querem stressar quando for para os por a dormir é ter imensa pressa e imensa coisa planeada para quando os puserem a dormir.



4) Fazer birra.

Somos nós as adultas, mas achamos perfeitamente normal sermos nós a fazer birra. Não dorme? Ai vais ver se não dormes. Volta para a cama. Já. Deita-te. DEITA-TE. Por que é que não ficas deitado? Toma a chucha! Toma a chucha! Dorme! Dorme! Não dorme. Lidemos com isso. Não façamos birra a não ser que queiramos stressar quando for para os por a dormir, claro. 

5) Ter muito sono.

Quando temos sono, temos ainda maior probabilidade de fazermos tudo o que escrevi nos passos anteriores. Aproveitar todos os momentos de descanso deles é fulcral para mantermos a nossa sanidade mental e, se for caso disso, o nosso casamento. Querem stressar quando for para os por a dormir? Estejam cheias de sono. Ninguém é mais esperto quando não está bem dormido, se não estiver sob o efeito de nada. 

6) Ir com ódio.

Sim, o melhor é irmos já a pensar que vai tudo correr mal. Que vai ser mais uma oportunidade falhada. Que o raio do bicho parece que está a gozar connosco. Não está. Não estão é a ser feitas as coisas como é susposto para o bicho querer dormir. Se é para stressar, é para irmos logo super pessimistas e com vontade de esganar o bicho (não esse, que nojo, não era isso que queria dizer, ainda estava a falar do bebé, que horror)



Pronto. Isto é tudo o que faço quando as coisas correm mal. Parece que, às vezes, até faço de propósito. 

8 comentários:

  1. Tudo tão verdade! E é mesmo quando temos mil coisas para fazer depois de os deitar é que eles teimam em não dormir!

    ResponderEliminar
  2. Tudo tão verdade! E é mesmo quando temos mil coisas para fazer depois de os deitar é que eles teimam em não dormir!

    ResponderEliminar
  3. percebo isso tudo bem de mais. li muita coisa sobre o sono dos bebés, e houve algumas dicas que implementei e que ajudaram a que as noites fossem mais pacíficas. mas não houve milagres e a fedelha apesar de dormir melhor ainda não dorme a noite toda e ainda dá luta para adormecer. nem sei como sobrevivi até aqui,com tanta falta de sono...

    playmoblog.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  4. MEDO! É isso e a parte de nao quererem comer ... e ja nao posso ouvir a minha mae dizer «se for como tu eras...» ... pois eu so rezo para que nao seja como eu «era» , daqui a 3 semanas ja vou saber! Pessimista como sou , vai ser bonito lol

    ResponderEliminar
  5. Há partes deste texto que, sem dúvida, sou eu. Não poderia ter escrito melhor. :-)

    ResponderEliminar
  6. A minha agora gosta de ficar a olhar para nós, literalmente a olhar para nós! Não adormece ao colo, nunca foi muito fã, adormece sempre na cama dela (tem 22 meses), mas fica ali deitada a olhar para nós, para ter a certeza que não está sozinha no quarto, e depois quando se lembra lá adormece.
    Às vezes quem vai a passar à porta do quarto ouve qualquer coisa como "Carolina faz óó! Se não fazes óó a maºe vai embora!"...já é a mãe desesperada com 1500 para fazer...
    Respirar fundo é o nosso lema, tenho vindo a aprender isso mesmo :)

    ResponderEliminar
  7. posso ser aquilo a que consideram sortuda, ou não, mas tenho dois filhos, uma sempre dormiu toda a noite, o outro só nos primeiros 15 dias acordava uma vez, hoje, um tem 1 ano e outra 7 e uma coisa é certa, a hora de dormir é sempre tranquila, porque são "bichinhos de rotina", sempre foi. Para mim esse é o truque e sempre funcionou, a rotina, o mesmo sitio, a mesma hora, os mesmos movimentos e é trigo limpo 5min depois estão a dormir ;) para n se ficar demasiado preso, o q faço é, ao fim de semana por exemplo, sei q no sábado vou querer dormir mais (eles acordam as 8), logo, no pequeno, altero ligeiiiramente as sestas para o fazer deitar mais tarde e pronto, feito :) domingo reverte-se o sistema novamente e funciona, pelo menos comigo ;)

    ResponderEliminar
  8. Acabo de ler o post e sinto-me horrivel!!! Porque é tão verdade, meu pobre menino!!!

    ResponderEliminar