joana gama




Joana Gama. A mãe que queimou as pestanas de tanto ler livros mas também porque apagou uma vela demasiado perto. A mãe que acha bimbas as coisas queridas, mas por não ter jeito nenhum para combinar roupas. A mãe que demorou meia hora para perceber que o frasco se abria no sentido contrário (é burrinha, sim), talvez tenha sido por parte do cérebro ter ido no parto e a outra ter sido queimada por estar um ano e meio em casa com a Irene. Para já não quer mais filhos porque está a gostar de ter tempo para ir ao ginásio e daqueles 10 minutos no sofá à noite antes de começar a babar aquilo tudo. 

Mais diferentes, só se uma de nós fosse um pinguim.

Ler todos os posts desta Joana aqui.




Após a sua licenciatura em Comunicação Social e Cultural Variante Digital na Universidade Católica Portuguesa de Lisboa em 2007, Joana Gama tornou-se radialista no Grupo R/com (Renascença). Chegou, inclusivé a co-apresentar e co-produzir o programa Café da Manhã da RFM. Desde outubro de 2012 até à sua gravidez que co-apresentou e co-produziu o ProGama da Joana (programa da manhã da rádio Mega Hits). Além de apresentadora e produtora foi também sempre responsável por criação e adaptação de acções especiais publicitárias para rádio e copywriter.

A par desta sua profissão, tem colaborado com a SIC Radical no registo de apresentadora e repórter, foi comediante de stand-up, também experimentou a comédia de improviso ao longo de um ano no Teatro da Comuna.

Agora, como já deu para perceber, é co-autora do blog a Mãe é que sabe com Joana Paixão Brás.

     
                                         LinkdIn Canal do YoutubePágina de Facebook


Autora de: 



Estou toda grávida - Crónicas de uma vida anunciada" é a perspectiva de uma outsider sobre algo que está a acontecer inside her. A maria-rapaz lá da escola que nunca quis ter filhos está agora ansiosa por ter um e está a ver a sua barriga a crescer. É o crescendo de uma mentalização, o derreter de um cubo de gelo e um escorregar emocional no que é a maternidade. Isto, pela miúda que usava um boné da Nike quando queria estar bonita para ir para as aulas.

"Irrita-me a forma como falam com as grávidas no sites e nos livros. Tratam-nos como se fossemos uma espécie de Carris metal: somos úteis para transportarmos pessoas, mas suspeita-se sempre de um atraso." 

"Na última consulta, a Dra. tinha dito que era uma menina, mas que só tinha 80% de certeza. Agora vimos o pipi! Não da Dra., claro."

"Estou a adorar estar grávida! A ver se não me afeiçoo muito a este estado de graça, senão depois passo os dias a ver se consigo voltar a pôr o miúdo ao pé das minhas trompas."




Falem os avós, falem as mães dos outros, falem os médicos, os livros de médicos, os livros das mães dos outros. a Mãe é que sabe 
a Mãe é que sabe porque temos o caldo entornado se o pai achar que sabe e errar.
a Mãe é que sabe mesmo quando não sabe grande espingarda.
a Mãe quando não sabe, finge que sabe para ganhar tempo. 
a Mãe procura, pensa, erra, chora, ri, acerta, tenta de novo e tudo durante uma sesta.
Se a Mãe não sabe, passa a saber.



a Mãe é que sabe.

7 comentários:

  1. Olá Joana,
    Estou a escrever-lhe porque não encontrei outra maneira, ainda bem que é a Joana para eu poder agradecer!
    Hoje estávamos as duas no mesmo sítio de manhã, eu tinha o António ao colo e com o pé aberto. Não faz ideia como me ajudou naquele momento... Aquelas lágrimas que deixei cair ajudaram-me a ficar mais calma, senti um ombro Amigo e mesmo sem me conhecer deu-me imensa força. Aproveito para lhe dizer que o António está bem e nem sequer levou pontos!
    Obrigada mesmo
    Beijinhos
    Sara Blanco

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sara!!! Só agora vi este comentário e nem vai acreditar o quanto me deixou feliz!! Vê-la marcou-me imenso e fiquei mesmo com o meu coração ali, consigo. Não sei se encontrou o blog por acaso, se me reconheceu ou se leu o post que escrevi sobre si, mas fico mesmo muito muito contente. Principalmente pelo António estar bem. Tão bom. Vou tentar procurá-la no FB ;)

      Eliminar
  2. Olá, Joana.
    Sem saber qual a melhor maneira de lhe colocar uma questão vim aqui (sou tímida à séria, até para mandar mensagens pelo facebook fico envergonhada...). Queria saber quais são as bolachas que dá à Irene... aquelas que compra no celeiro.

    Obrigada

    ResponderEliminar
  3. Ola caros todos ;=P

    Um sr. Bébé com 2 meses deve dormir no quarto dos pais ou devemos coloca-lo já no seu quartinho para se ir habituado a dormir sozinho?

    O meu pequenote não veio com o respectivo manual de instruções. :()

    ResponderEliminar
  4. Olá Joana, encontrei o teu pai e perguntei por ti. Estivemos em Maputo em 1999 quando tu eras uma miúda com pelo na venta e estavas longe de sonhar em ser mãe. Os meus parabéns pelo que és hoje. António.

    ResponderEliminar
  5. Hummm, o resto não sei, sei é que tens o ar divirtidissimo de quem está morta por rir e se divertir e é esse sorriso essa contenção que quase não consegue conter uma gargalhada.

    ResponderEliminar