5.22.2015

Atenção à pasta de dentes da Chicco!

Atenção que estes foram os conselhos que ME deram, perguntem aos vossos especialistas de referência, ok?

Sempre li que temos de lhes começar a lavar os dentes assim que lhe aparecer o primeiro dente. Mesmo me sentindo um pouco "ridícula" lá comecei a fazê-lo com uma dedeira (uma coisa de silicone que se põe no dedo e que tem uma espécie de escova) e com a pasta de dentes da Chicco, uma que há praticamente em todas as farmácias. 

A minha pediatra tinha-me dito para lhe lavar os dentes com uma pasta de dentes com flúor mas, quando procurei, não havia nada com flúor para a idade dela. Confesso que pensei: "olhem, a pediatra estava enganada". Às vezes enganam-se, não é? 

Continuei a lavar-lhe os dentes com a da Chicco. Até que, no Facebook, num grupo de mães, uma dentista bastante informada e solícita (e simpática), respondeu a uma mãe em relação a este assunto: que pasta de dentes utilizar. E coincidiu com o conselho que me deram hoje e com a dica da pediatra.



Ora, o que ouvi hoje da minha higienista foi o seguinte: 

Dantes, achava-se que se deveria dar flúor em comprimidos às crianças (lembram-se?), mas veio a ser provado que raramente esse flúor chegava aos dentes e que até, nalguns casos, poderia causar sobredosagem, tendo em conta a composição de algumas águas no nosso país (acho que é mais provável de acontecer nos Açores). Agora acredita-se que a utilização tópica (mesmo no dentes) é a melhor. E, portanto, tem de se usar pasta de dentes com flúor logo que nascem os primeiros dentes. A recomendação da minha higienista, para a Irene, são pastas com flúor, com um sabor agradável para crianças que tenham mais de 1000 ppms (vejam na embalagem, mesmo não sabendo o que isso quer dizer mas acho que quer dizer qualquer coisa como "partes por milhão"). Só vamos encontrar isso nas pastas de dentes para crianças com mais de 7 anos. 

Atenção que a ideia é apenas sujar os pêlos da escova com a pasta de dentes. Nem é por pasta, nem chegamos a apertar o tubo. Põe-se muito pouco porque eles depois não vão lavar a boca com água, pelo que aquilo fica ali a marinar. 

Só mais tarde, quando são mais velhos - do que percebi, por volta dos 5 anos, quando já aprendem a cuspir e isso - é que se deve por uma ervilha de pasta. 

Claro que, para terem mesmo muito menos problemas de dentes, o melhor é evitar hidratos de carbono e açúcares e tal ao máximo, principalmente daqueles que ficam colados aos dentes. 

Ah! E ao contrário do que se diz por aí, dar mama à noite não provoca cáries. ;) Obrigada também a essa Dra. Rita muito simpática e solícita que apanhei num ou dois grupos de mães. 

27 comentários:

  1. Eu encontrei numa loja De borla pasta de dentes Colgate 0-2 anos e é essa que tenho usado, com flúor. Geralmente ponho a chamada "ervilha" de pasta, mas sendo assim vou reduzir drasticamente a dose. O meu miúdo ama "lavar os dentes" pudera, a mãe dá-lhe ali um docinho de morango que é uma delícia! Por acaso não é que já experimentei lavar os dentes com aquilo e é uma porcaria! Nunca usei dedeira, usei sempelre escova (chicco) e ele deixa-me esfregar um pouco antes de começar a chupar a pasta).

    ResponderEliminar
  2. sim a pediatra disse para comprar pasta para mais de 6 anos. e como as irmãs usam dessa... uma pros 3!!!!

    ResponderEliminar
  3. Eu deixei de usar a da Chicco... Lavo c uma dos 12+ mas c a escova é difícil pq ela acha que deve lavar a língua e não os dentes lol se calhar vou experimentar a dedeira...

    ResponderEliminar
  4. Mamãs, vendo Dedeiras na minha página :) https://www.facebook.com/miminhosdealgodao

    ResponderEliminar
  5. Neste momento a pasta da Chicco é a única que tem 1000ppm de flúor e é logo apartir dos 6 meses, por isso parece mesmo a melhor opção para os mais pequenos!! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A pasta de dentes da chicco não tem flúor... É só para higienizar a boca....

      Eliminar
    2. Eu uso a da chicco de 6+ será que não é boa?

      Eliminar
    3. As da chicco 6+, agora já tem flúor , antigamente e que não tinham...

      Eliminar
  6. Nunca usei a pasta dentífrica Chicco.
    Iniciei com ele as visitas ao dentista quando surgiram os primeiros dentes.
    Tenho imensos problemas de dentes, alguns herdados... e tenho paranóia com essas coisas.
    Ela recomendou Fluor Kin Infantil.
    Podem ver a embalagem neste site:
    http://www.lafarmaciadirecta.com/fluor-kin-pasta-dental-infantil-fresa.html

    raramente tem disponível na farmácia, mas encomendo de manhã e chega pela tarde.

    ResponderEliminar
  7. Iris Marta11:45 da manhã

    sou higienista oral e recomendo sempre aos meus pacientes bebecas elgydium com 250ppm de fluor. tem sabor a frutos vermelhos eles adoram é a mais indicada. atençao q devido aos sabores agradaveis eles adoram engolir a pasta e a partir desse momento é como se fosse um comp de fluor passa de fluor topico p sistemico. dai dever se por pouquinha quantidade de pasta e directamente nos dentes. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nos meus filhos usei essa até aprenderem a cuspir, por volta dos 3 anos.

      Eliminar
  8. Existe da marca Aquafresh para dentes de leite 0-6 ou 1-5, não tenho a certeza, de início usava a dedeira de silicone, mesmo sem dentes para massajar a gengiva, posteriormente, dps do 1º dente a escova só com água, segundo indicação da nossa pediatra, e qd já tinha os 12M é q iniciei com essa pasta que tem 500ppm de flúor... Ah e a da Aquafresh é de menta, eu nunca gostei dessas pastas com sabor a frutos nem qd era criança... :P

    ResponderEliminar
  9. O meu A.ja tem quatro anos e já consegue cuspir há mais dum ano. Inicialmente, nos primeiros dentes usei dedeira sem nada... a ideia é habituarem-se aquele ritual e remover resíduos de alimentos para não acumular placa bacteriana e evitar cáries a partir dos 6meses comecei a usar escova com pasta...inicialmente da Chicco e depois dum ano passei para a colgate sem flúor e depois com flúor. .. não tem cáries até hoje ...estou atenta porque Nem o imagino sossegado no cadeirão a tratar de dentes, pelo menos por enquanto. Reparei no freio da irene . .. grosso... esteja atenta... fale disso à dentista. Ainda é cedo mas provavelmente será necessário fazer frenectomia. Bjs

    ResponderEliminar
  10. Engraçado, o nosso pediatra disse para evitar pastas. Antes de lhe perguntar, procurei no hiper e fiquei mais que baralhada. Todas as pastas diziam para evitar a ingestão. Ora, com 18m querem mais é engolir a pasta! Ainda não sabem cuspir/bochechar.
    Dou-lhe a escova e lava "a seco".

    ResponderEliminar
  11. Exactamente as mesmas informações que temos cá em casa, pasta com mais de 1000ppm apartir do 1º dente. No entanto tenho a dizer que de 1 filho para o outro, com 3 anos de diferença, o mesmo pediatra e dentista pediatrico as indicações nesse sentido alteraram-se. O meu filho mais velho agora com 6 anos, ainda tomou fluor em gotas.

    ResponderEliminar
  12. Lá em casa começámos com a Elmex, que comprámos na farmácia. Agora usamos da marca continente, sem sabores, que ela tenta comer na mesma ;)

    ResponderEliminar
  13. Eu utilizo a pasta de dentes da chicco para maiores de 1 ano para a minha filha!pelo que percebi não devo lavar com essa é isso? Uma assistente dentária disse-me que se lhe der a mama à noite os dentes dela n vão ficar lavados...😳

    ResponderEliminar
  14. Já agora alguem tem contacto de dentista com experiência em bebés/crianças na zona de Lisboa/Cascais? Muito obrigada

    ResponderEliminar
  15. A quantidade de pasta de dentes deve ser igual ao tamanho da unha do dedo mindinho da criança.
    Em relação ao leite e cáries, a mama não, mas quando as crianças começam a beber leite de vaca, a escovagem dos dentes deve ser depois do ultimo leite, porque este tem açúcar q fica acumulado nos dentes durante a noite...

    ResponderEliminar
  16. Lavar os dentes desde o 1º, pasta de dentes com fluor sim as tais 1000 ppm, com o meu filho tento evitar sabores porque é mais fácil ele bochechar e não querer comer a pasta. Tem 3 anos e meio e consegue bochechar. A quantidade é como já disseram, deve ser igual ao tamanho da unha do dedo mindinho da criança. São as recomendações da Direcção Geral de Saúde.

    ResponderEliminar
  17. A minha pediatra disse p lavar desde o primeiro, logo c a nossa pasta, desde q tivesse os tais 1000/1500 ppmF. Quantidade unha do dedo mindinho, e deixa-los smp ver cm escovamos/bochechamos/cuspimos, a minha desde os 19m q bochecha e cospe. É incentiva-los a imitar-nos. nao descuidem mm a lavagem dos dentes deles, principalmente bebes q n sao amamentados!

    ResponderEliminar
  18. A pasta de dentes da chicco 12+ tem fluor sim, tem 1000 ppm!

    ResponderEliminar
  19. Já alguém daqui leu alguma coisa sobre o flúor? ... procurem na Internet e ficarão surpreendidas (pela negativa) ... para quê tantos químicos ... São dentes de leite.

    ResponderEliminar
  20. Sao dentes de leite mas se nao sao tratados estragam partem e depois sao dores se dentes mesmo k sejam de leite tambem partem e fazem dores e nao comem porque doem os dentes.. e depois se nao sao tratados os definitivos quando nascem ja vem com as caries dos de leite enfim opinioes e so quem passa por dores de dentes e ver o filho/a cheia de dores e k sabe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabe qual é a melhor prevenção da Cárie? Não comer alimentos açucarados (O açucar mata 30x mais do que o tabaco, diga-se de passagem), e ter uma boa higiene oral, lavando os dentes minuciosa e diariamente após as refeições, incluindo língua, e líquido bocal para bocejar. O fluor é desnecessário e neurotóxico. Emburrece literalmente o Ser Humano. Desculpa-se a toxicidade do fluor, com o facto de se usarem pequenas quantidades, no entanto vamos lá calcular o uso de fluor diáriamente, não só a lavar os dentes, como também a beber a água minada.. O uso contínuo passa a ser tão tóxico e viciante, quanto qualquer veneno. 1000ppm que sejam, a contar diariamente durante anos e anos, façam as contas. As doenças são um negócio, minha gente. Se toda a gente tivesse os cuidados diárias que deveria ter, não haveria necessidade de fármacos e grande parte das "especialidades" de saúde que há.

      Eliminar
  21. Ana Passarinho2:58 da tarde

    Olà. Sou assistente dentária e como tal estou familarizada com todas as pastas e quantidades de fluor que contêm. Recentemente foi alterado os niveis de ppm nas pastas. Crianças ate 3 anos deveriam escovar com pastas com 250 ppm. Mas agora o minimo é de 500pm. Existe da marca ELGYDIUM que só existe nas fármácias e é excelente, e a minha filha adora. A pasta da Chico o mínimo é de 1000 ppm o que se torna excessivo para crianças tão pequenas.

    ResponderEliminar