5.28.2015

A mãe desbronca-se (#12) - A rotina cá de casa.

A Mariana pediu que me desbroncasse. "Desbroncasse" está a dar erro, temos pena, mas está certo. Queriam que escreve-se (lol) "desbronca-se" aqui? A mim não me enganam.

Primeiro que tudo: fada do lar? Hahahaha Hahahaah (respira fundo) Hahaha (não consegui ainda parar de rir). Nem queiras por esse corpinho cá em casa para veres a desorganização que para aqui ia, não fosse a nossa preciosa ajuda, uma vez por semana. Se a minha filha não existisse, estaríamos a comer batido de atum, todos os dias.

Mas vamos ao que interessa. Ora a Isabel, nos dias bons, acorda entre as 07h e as 07h30. Esta noite dormiu a noite todinha, ainda nem quero acreditar, mas talvez fosse por estar adoentada (vomitou ontem). Eu e o David adoramos dormir e, desde que não amamento a Isabel (parou aos 9 meses, infelizmente) vamo-nos revezando. Um dia vai ele dar-lhe os bons dias, no seguinte vou eu. Enquanto um vai, o outro vira-se para o outro lado na cama e dorme mais quarenta minutos. O responsável do dia, troca a fralda, veste-a, dá-lhe o pequeno-almoço, brinca e vai tomar banho (ela fica no carrinho bengala que temos cá em casa a ver o BabyTv no tablet (únicos 10 minutos do dia, não gostamos que veja muita televisão), enquanto tomamos banho.

Depois, o outro acorda com beijinhos e abracinhos da filha e fica com ela na brincadeira, para o "responsável do dia" (inventei este nome horrível agora) se acabar de despachar, tomar o pequeno-almoço, etc. É o que acordou primeiro quem a leva à escola. 

Depois seguimos para o trabalho (cada um em carros diferentes) e nesse dia, de acordo com o trabalho de cada um, definimos quem a vai buscar, às 17h30 - 18h, no máximo. Se estiver sol, passamos pelo parque infantil.

Tirando um ou dois dias por semana, costumamos conseguir estar os dois em casa antes de jantar a brincar com ela, a dar-lhe jantar (que nem sempre é fácil) e a dar-lhe banho (o nosso momento preferido do dia, porque ela adora!). Normalmente depois do banho já não volta à sala, brincamos mais um bocadinho no quarto, já a média luz. Anda de cavalinho, brinca na cozinha, fazemos bolas de sabão e, principalmente, contamos-lhe histórias. Desde os três meses que lhe contamos uma história antes de dormir. Sim, ler-lhe as páginas amarelas nessa altura era igual, mas o que é certo é que começou a folhear os livros muito cedo, a adorar ver os desenhos e ouvir a nossa voz. Ela fica muito atenta e acalma. Vai buscar logo o Zezé (doudou) e isso dá-nos a indicação de que está pronta para dormir. Normalmente, acontece às 20h30.

Dantes, lia-lhe a história no colo, na cadeira de balouço, mas há uns meses voltámos a tentar que adormecesse na cama dela (e não no colo), para que ganhasse uma rotina de sono (se é que isso existe) mais calma e que acordasse menos durante a noite, não precisando de recorrer ao nosso colo. Para isso, tentei que a cama dela fosse um sítio onde gostasse de estar e não a associasse apenas ao sítio onde dormia. Começámos a contar-lhe a história dos Três Porquinhos ou a d'O meu Ursinho de Peluche com ela já na cama e não é que tudo começou a correr muito melhor? Coincidência ou não, connosco resultou. Ontem adormeceu sem precisar sequer das minhas festinhas nas costas (costumo adormecê-la com festinhas) e confesso que fiquei a sentir umas saudades enormes de quando se entregava ao meu colo, confortável, para adormecer. Queremos que cresçam, que o sono melhore, que descansem mais (e nós também), mas depois temos saudades! (Vá entender-se isto?!)

Quando a Isabel adormece, faço o nosso jantar (ainda não temos rotina de refeições à mesa, tirando ao fim-de-semana, em que tentamos que isso aconteça), mas normalmente é o David o chef. Respondo a emails de trabalho, escrevo no blogue, edito fotografias, trabalho, quando assim tem de ser e vejo 5 minutos de uma série (andamos há 3 noites para acabar de ver o Game of Thrones, mas está muito difícil).

Como trabalho em televisão e às vezes tenho reportagens, o meu dia é isto, mas ao contrário. Hoje, por exemplo, vou editar um programa à noite e trata o David dela. Temos de ir gerindo bem os nossos horários um com o outro e, até agora, não tem sido nada difícil. 

Alguém ainda está aí? Só a Mariana, não é? Parabéns pela paciência, Mariana. Só por causa disso, daqui a umas horas  mostro-te um vídeo com as nossas brincadeiras antes de ir dormir.

4 comentários:

  1. Escreveste escreve-se em vez de escrevesse, LOL !! Sei q foi falta de atençao, portanto corrige :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hahaha foi de propósito. Não é o que se diz para fingir que não foi engano? Lol acho que não vou corrigir, tem piada porque é exactamente sobre isso o primeiro parágrafo :)

      Eliminar
    2. Pensei mesmo que tivesse sido de propósito, tendo em conta o contexto!!!!

      Eliminar
  2. Sim, acho que fui só eu que fiquei até ao último ponto ...
    Obrigada pela sua disponibilidade! E esbocei um sorriso enorme ao ver tanta felicidade naquele vídeo! Que coisa tão amorosa! :D
    OBRIGADA, Joana!

    ResponderEliminar