8.07.2015

Todos os recém-nascidos gostam disto!



Não estava a falar de dormir (isso gostamos nós, pobres mães Hehe).

Estava a falar do Swaddle, ou do Swaddling, que é basicamente enrolá-los bem num pano/ manta fininha/ fralda de pano maior. Passaram 9 meses bem aconchegados e protegidos na nossa barriga, sem grande liberdade de movimento e, de repente, o facto de terem demasiado espaço à volta pode ser assustador. É uma óptima forma de os acalmarmos e/ou ajudarmos a adormecer e se a isto juntarmos o ruído branco (white noise) como o Shhhhhhhh, embalando-os no nosso colo é, normalmente, tiro e queda.


Com a Isabel nem sempre resultava, mas chegou a resultar várias vezes. Deixo-vos também um vídeo com explicações e que demonstra como fazê-lo (método, segurança, cuidados): aqui


Algumas notas:

- Há várias formas de enrolar os bebés, deixando as mãos perto da cara ou com mãos totalmente presas ao longo do corpo (no vídeo acima ensinam pelo menos três formas).

- Atenção que nem todas as mantas dão para isto, há que ter cuidado com o peso da mesma e com o possível sobre-aquecimento do bebé (eu, por exemplo, usava uma fralda de algodão XXL).

- Cuidado para não deixar pontas soltas do tecido perto da cara, para não correr nenhum riscos de asfixia.

- Se o bebé se demonstrar desagradado com a técnica, não insistir nesse momento.

- Não aplicar o swaddling muito tempo por dia (eles também precisam de ter liberdade de movimento).



Tive a Isabel em março, por isso assaltou-me agora uma dúvida. Será que os recém-nascidos de verão também se darão bem com o swaddling?


* Imagens We heart it

2 comentários:

  1. O Tiago também é de março e foi embrulhado até já ser verão. Só o embrulhávamos de noite para ele perceber que era altura de dormir. Durante o dia deixavamo-lo livre. Para as noites mais quentes compramos uma musselina xxl no toys'r'us (tenho sempre dúvidas como se escreve lol).
    Depois houve um dia que ele teve febre e deixamo-lo solto para não sobreaquecer. Como ele dormiu a noite toda na mesma acabamos por desistir do embrulho eheh.
    Mas, tendo um primo recém nascido agora em agosto, confirmo que os bebés de verão também gostam de ficar embrulhadinhos ;)

    ResponderEliminar
  2. Eu atesto! Não o embrulhei tanto como ele se calhar gostaria, pois só descobri a técnica já ele tinha dois ou três meses. Mas funciona e ele adorou!

    ResponderEliminar