7.25.2018

Vou fazer um detox... de internet.

Uma blogger dizer que está a pensar seriamente em fazer um detox de internet deve ser mais ou menos o mesmo que um dono de um restaurante vegan incluir no menu carne de vaca. Já ando com esta ideia a pairar há algum tempo e cheira-me que vai ser desta.

Tenho vontade de aproveitar pelo menos a primeira semana de férias em família tal e qual como os meus pais faziam connosco: sem internet, sem redes sociais, sem telemóveis na mão a mostrar tudo. A Isabel Saldanha dizia uma coisa que me pareceu interessantíssima (como aliás tudo o que ela diz e escreve, sou fã!), que era mais ou menos isto: as crianças já não têm espaços vazios no seu percurso, sem registos, para que possam criar, por elas, as suas próprias memórias. Estamos constantemente a mostrar-lhes como elas eram, o que fizeram, a cada segundo, sem que possam usar a imaginação para recriar esses momentos.

Mais do que isso, eu quero aproveitar estas férias apenas para viver e estar, olhar o mar, olhar para elas e olhar para dentro. Nos momentos em que estou a fazer scroll para ver o que os outros andam a fazer, quero ler uma ou duas revistas (tenho a Tribo para ler, por exemplo), um livro (algum recente que recomendem?) e ainda vou tentar fazer Yoga.

Para isso, vou deixar alguns posts preparados e agendados, mas não planeio vir aprovar e responder a comentários.

Tirarei fotografias às minhas filhas, claro, mas isso já os meus pais faziam há 25 anos e eu adoro fazê-lo. Mas estava a pensar mesmo em desativar os dados. Partilho convosco e volto às redes uma semana depois. Nessa semana off, espero que os amigos e família telefonem se houver uma novidade mais especial e o resto vou sempre a tempo mais tarde, certo?

Para isto correr bem, era fixe que o David também alinhasse para não haver cá grandes tentações e estarmos na mesma onda. Acho que até para as miúdas ia ser muito fixe.

Conseguiriam?


Sigam-nos também no Instagram:
E nos nossos pessoais:

8 comentários:

  1. Em relação ao blog já era o que se andava a verificar há uns tempos. No instagram sim, poderá notar-se diferença.

    Só não concordei com a última parte. Isso é uma escolha tua, não a tentes impor também ao David. Ele lá sabe como se sente bem. :)

    ResponderEliminar
  2. Acho excelente ideia!! penso que todos o devíamos fazer de vez em quando. Cá em casa abolimos smartphones à noite e ao domingo. Inicialmente é estranho, depois é simplesmente óptimo. E nunca mais voltamos a andar tão agarrados como antes. Eu às vezes punha-me a filmar as minhas filhas e olhando para o ecrã para estar sempre no enquadramento certo. Entretanto comecei a tentar filmar mas com o olhar nelas e não no ecrã, e soube-me a algo tão real e palpável que agora raramente filmo o que quer que seja. Estamos a toldar a nossa realidade com um mundo digital completamente oco. Temos urgentemente de sentir novamente! E de viver mais para nós e menos para o exterior e as redes sociais, esse mundo plástico.

    ResponderEliminar
  3. Opahh que difícil 😆 basta vires aqui ao alentejo à minha casa ... Nao há ca internet para ninguem e se quiseres telefonar tens que ir a procura de rede em cima dos serros 😉

    ResponderEliminar
  4. Olha que giro, pensei exactamente no mesmo! A nossa semana de férias vai ser internet free. Não é fácil (sou trabalhadora independente e tenho medo que chegue algum projecto para o resto do mês que eu perca por não responder), mas sinto que preciso de me desligar e de não estar sempre no insta, no face, no email, no whatsapp. Boa sorte!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verifica o email todos os dias à noite, por exemplo, e impõe um tempo limite para o fazeres. Sou também trabalhadora independente e tenho exactamente o mesmo receio que tu, até porque normalmente é sempre nesses dias que cai qualquer coisa interessante. O stress não de não saberes se recebeste algo ou não ou a frustração de depois constatares que perdeste uma boa oportunidade pode ser bem mais contraproducente do que gastar 5 minutos por dia a ver um email.

      Eliminar
  5. Sim!! Eu também vou tentar!! Pelo menos até a noite :D recomendo muuuuuito o livro "Como educar com mindfulness"... o proprio livro é que me esta a fazer o detox de net!!!

    ResponderEliminar
  6. Excelente ideia Joana!! Vou aproveitar as férias no Algarve para fazer o mesmo. Também sinto que preciso de um detox, mas confesso que já é um hábito demasiado entranhado que me assusta um pouco... É o meu único "vício", e não gosto dessa ideia.. 😔 Ai,e essa ideia das memórias que estamos a "roubar" aos nossos filhos fez-me tanto sentido... Vou tirar fotos, sim, mas talvez só em alguns momentos e não vou preocupar-me em publicar aqui ou ali. Vou aproveitar as primeiras férias de praia a 4 e tentar vive-Las ao máximo sem distrações. Obrigada pela reflexão. Aproveita o "time-out" com a tua linda família. Regressaremos mais tarde.. 😉😘

    ResponderEliminar