7.16.2018

Até que idade pode andar nua na praia?

Já não é a primeira vez que penso nisto... e é muito subjectivo, creio.
Porém, ponho aqui à vossa consideração: até que idade acham aceitável que as crianças andem nuas pela praia?
Se vissem a felicidade da Irene ontem ao andar perfeitamente à vontade e livre pela praia (faz diferença esse pedaço de tecido, sim) e a encher-se de areia (até demasiado, ahah) por todo o lado...
Eu imagino que só me passe a incomodar quando a imagem física dela deixar de ser tão infantil (está a crescer rapidíssimo, entretanto), mas o que pensa a maioria das mães? Estou curiosa :)
Já agora, tenham um final de dia excelente :)




38 comentários:

  1. Nunca deixei os meus ficarem nus...

    ResponderEliminar
  2. Raquel Vale7:35 da tarde

    Os meus nunca andaram. Sempre lhes dissemos que há partes do corpo que são íntimas, sensíveis, que não são para mostrar nem deixar tocar (só os pais e consulta médica) por isso não faria muito sentido ter este discurso e uma prática diferente.
    Mas sim, é subjectivo. Verdade seja dito que quando eram mesmo pequeninos, e esta conversa da exposição não existia, continuavam a andar vestidos porque eu não sou fã de crianças nuas na praia.

    ResponderEliminar
  3. Imagino que para aí até aos 6 anos não haja stress. Depois talvez eles comecem a ter pudor, mas não sei se é assim ou não porque não cheguei lá ainda. A minha filha tem quase 4 e anda só de cueca de banho mas tiramos às vezes, principalmente quando ta com a cueca toda molhada e cheia de areia.
    Abomino meninas super pequeninas de bikini com parte de cima e tudo. Qual é o sentido mesmo?

    ResponderEliminar
  4. Joana, posso estar enganada mas li algures que não é permitido a criança estar nua em praias concessionadas... Não acho que seja por preconceito ou fazer confusão às pessoas mas por uma questão de segurança (pelos predadores sexuais, mirones ou fotos). Um beijinho

    ResponderEliminar
  5. Ola Joana, eu acho que enquanto a criança for criança e não sentir pudor não tem problema, no entanto existe a tal questão da segurança!! Infelizmente nos dias que correm temos que ter cuidado com predadores sexuais.. mais por essa questão importante que fico sempre meio apreensiva em deixar a minha Ester andar nua pela praia, mas ela tem 2 anos e adora!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bonito nome. Vai para a minha lista se voltar a ter uma menina.

      Eliminar
  6. Não acho que devam andar nus em qualquer idade. Os meus filhos nunca andaram.

    ResponderEliminar
  7. Nunca. Claro que pode haver momentos em que ficam sem roupa ao mudar de fato de banho ou a passar por água, mas nunca por mais que uns minutos. Não gosto de ver, acho pouco higiénico principalmente para raparigas e não quero sujeitá-las a uma posição de fragilidade perante pessoas que não conheço/controlo. Dito isso percebo lindamente a questão da liberdade e todos eles adoravam andar despidos no jardim ou na piscina de casa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais higiénico?? Como assim? Num bikini, fralda,etc entra a areia tal igual e ainda coze com agua e calor, assa tambem.. Ou tem 20 bikinis para tar sempre a trocar?? Por favor, até para agente é mais higiênico andar sem.

      Eliminar
  8. Portanto, a Joana mais obcecada com a filha, e mais stressadinha com tudo, é aquela que deixa a Irene andar nua na praia?! É só a mim que me parece um contra-senso?

    Basta estudar um bocadinho de psicologia e de sexualidade, para perceber que é um enorme erro. Ao contrário de muitos que acham que a sexualidade começa na adolescência, com as hormonas saltitantes, não é verdade. Começa muito cedo, e como tal, é desde cedo que se devem preparar os miúdos. Deve ser ensinado desde cedo que o corpo deles não deve ser visto nem tocado por mais ninguém além dos pais (e cuidadores de sempre, como os avós, por exemplo) e dos médicos. A intimidade deve ser ensinada desde cedo. E para isso também serve o exemplo: se a Joana não anda nua, porque deve a Irene andar?

    Já não para não falar de:
    - não sabem que os está a ver, quiçá a fotografar (hoje em dia com os telemóveis.......). e o argumento "ah e tal mas eu estou atenta a quem está à volta"... não sabia que os predadores sexuais andavam com etiquetas na testa. Ou vocês fazem um-dó-li-tá, do género "este tem bom aspecto, deve ser boa pessoa" e "este tem má pinta, deve ser pedófilo"?
    - a brutal falta de higiene. Nomeadamente tratando-se de meninas. Pode originar infecções e fungos vaginais, e infecções urinárias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo em tudo! Desde cedo expliquei ao meu filho que só os pais e os médicos mexem na pilinha, que é algo muito intimo e só dele. Ora perante isto depois deixava que andasse na praia de pila e rabo ao léu. Nunca! Detesto garotos nus na praia e o meu nunca andou, para além de tudo o resto é um crime em termos de higiene, uma menina andar com a vagina em contacto com o local onde andam cães algo que nunca irei perceber. Quando ao " o meu só quer andar nu" adoto a mesma teoria que em muitas outras situações: Os pais querem que andes vestido, porque é mais seguro! Mas eu quero andar nu! Não percebeste? Então os pais querem que andes vestido, ponto final!
      Sandra

      Eliminar
    2. Só pessoas parvinhas por aqui.. Falta de higiene???

      Eliminar
    3. Sempre andei nua nas praias em criança e mesmo assim sempre soube que o corpo é mey. Que estupidez.

      Eliminar
    4. Claro que não têm problema nenhum de higiene, era o que mais faltava! Qual o problema de ter a vagina em contacto direto com xixi de cão? Nada de certeza!
      Sandra

      Eliminar
  9. Tenho 30 anos e desde miúda sempre achei esquisito ver outras crianças nuas na praia. A minha mãe nunca nos expôs assim, quando queria mudar de fato de banho punha uma toalha, não acho bonito mostrar a intimidade das crianças a toda a gente. Além de eu achar de mau tom (mas sou eu que acho) não acho correto por vários motivos (segurança perante predadores, falta de higiene, etc)

    Se pede autorização para mudar a fralda à miúda (ou faz-lhe sentido essa maneira de pensar) que sentido faz achar bem ela andar nua? Além de que ela já não é bebé. Pode andar livre e nua em casa

    ResponderEliminar
  10. Joana, nada contra as crianças andarem nuas na praia... até porque não me incomoda nada :) Mas não deixes a Irene andar nua, diga-se partes intimas, na areia. A minha filha teve uma grave infeção nas partes intimas por causa de uma bactéria que apanhou na areia. Foi bastante complicado e os médicos avisaram logo para se ter muito cuidado com isso. É só um conselho.

    Obrigada e beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Eu também acho que não devem andar nus nunca. A minha filha nunca andou.

    ResponderEliminar
  12. Nunca. Não gosto nada de ver crianças nuas na praia (ou piscinas públicas). (Pior ainda quanto os paizinhos e maezinhas os deixam fazer chichi em qualquer lado, só abrir a perna e pronto. Acho horrível).

    ResponderEliminar
  13. Joana, por segurança: NUNCA!

    É-nos muito difícil conceptualizar mas existem de facto pessoas com problemas psíquicos graves, sem controlo sobre as suas acções e/ou desejos...
    Felizmente, a nossa mente tende a levar-nos para o lado mais bonito da vida, o lado que nos permite ser mais descontraídos mas não podemos perder a noção do perigo, ele existe!

    ResponderEliminar
  14. Não gosto de ver em nenhuma idade.

    ResponderEliminar
  15. Agora questiono: porque é que havia um tarado de ir para a praia tirar fotos se tem livre acesso nos blogs de maternidade a todo o tipo de fotos de crianças? Não faltam fotos de crianças despidas, a tomar banho, na praia, na piscina, em sessões caseiras de biquínis e fatos de banho.

    ResponderEliminar
  16. Não gosto. Não gosto MESMO nada!
    Tenho uma sobrinha da mesma idade da Irene e ainda que aos nossos olhos continue a ser a nossa bebé, já não é assim TÃO bebé. Não me parece bem a exposição. Para nós não tem maldade mas nunca sabemos quem está na toalha ao lado. E depois há a questão já aqui apresentada, a da higiene e de saúde!
    Tenho uma bebé de um ano e não me parece que a vá deixar andar nua pela praia. Eu nunca andei, pelo menos a cueca tinha sempre!

    ResponderEliminar
  17. Não gosto de ver e não vou deixar a minha filha andar nua na praia.

    lili

    ResponderEliminar
  18. Não acho bonito, nem acho que faça sentido. A minha filha nunca andou nua na praia ( ou piscina).
    Pelo que já mais aqui falaram...
    Não expomos isto ou aquilo por aí, e depois deixamos os nossos filhos nus, para quem quiser ver...
    Não acho que faça sentido.

    ResponderEliminar
  19. Por aqui ainda estamos na fase da gestação, mas acredito que quando for altura da criança ir para a praia, será sempre com o fato de banho adequado. E quando for preciso tirar e vestir uma cuequinha, a toalha de praia vai tapar de olhares indiscretos.

    Todo o cuidado é pouco e se nem eu nem o pai andamos descascados na praia, também não me parece correcto a nossa criança andar só porque "é uma criança, não faz mal" 😉

    ResponderEliminar
  20. O meu comentário não foi aprovado por meter o dedo na ferida?

    ResponderEliminar
  21. Acho perfeitamente normal as crianças andarem nuas ns praia até aos 6/7anos. E isso da higiene é uma grande treta, que a areia entra nas cuecas/fraldas/ bikini qualquer das maneiras. A unica questao para mim é a da segurança, mas agente na praia também nao podemos deixar uma criança sair da vista...

    ResponderEliminar
  22. Na verdade a resposta está dada no facto de ter cortado a foto da Irene. Não gostava que fotos dela despida estivessem nas mãos de quem não conhece, pois não?

    ResponderEliminar
  23. Nunca. Criancinhas nuas na praia (sem ser na muda de fralda, do fato de banho ou o banho para limpar a areia antes de ir embora)é sempre péssimo - temos pena.
    E se ainda anda, deve deixar já - quanto mais não seja, começam os putos a gozar, os não tão putos a olhar e sabe-se lá quem anda por lá a ver e tirar fotos...

    ResponderEliminar
  24. Eu costumo por a minha filha a fazer quando me deito. Tem resultado bem, não há descuidos e ela não chega a acordar.

    ResponderEliminar
  25. Joana, na minha opinião, nunca. Se a Joana tem refletido e defendido a ideia de vermos as crianças como pessoas, de igual para igual, concordará também que deixar uma criança andar nua porque a condição de criança assim lho permite é precisamente o contrário desse pensamento. Tal como uma pessoa, deve resguardar a sua intimidade em público e ter direito à sua privacidade. Para além disso, como tantos(as) já disseram, nunca sabemos os olhos que a estão a observar.

    Raquel

    ResponderEliminar
  26. Quando eu era criança, minha deixava eu ficar pelado, mas só quando meu pai não estava em casa.E eu era um menino bem bundudinho desde bem pequeno, e a molecada na época, tanto os meninos quanto as meninas queriam apalpar a minha bunda. Quando eu estava com 7 anos, eu usava aqueles shorts minusculos, que ficavam enfiados na bunda, e o meu pai via e falava: Que é isso menino, põe uma roupa decente. E eu usei esses shortinhos até os 8 anos, foi quando decidi só usar calças compridas.E eu lembro que quando tinha 6 anos, eu abaixava o shorts e mostrava a bunda pra quem passasse na rua enfrente de casa, era bem levado mesmo.Hoje estou com 45 anos e ainda não tenho filhos. Se quando eu tiver, e o meu filho quiser ficar pelado, eu não vou proibi lo, mas vai depender da minha esposa se ela vai aceitar isso ou não.Por mim, o meu filho pode fazer o que quiser.

    ResponderEliminar
  27. Sou mãe de três filhos e uma filha. Os meus filhos têm 16, 12 e 10 anos, e a minha filha tem 14. Nós temos uma piscina em casa e eu sempre deixei os meus filhos tomarem banho e andarem nus no quintal.

    ResponderEliminar
  28. Estefânia dos Santos9:38 da tarde

    Saudações aos irmãos portugueses.
    Moro no Brasil e aqui isso não é tão comum hoje,mas acredito que até uns 6 anos não tem problema nenhum, as minhas de 3 e 5 aninhos adoram ficar peladinhas na praia, mas eu ensinei a não abrir as penas perto de ninguém e em caso de precisar abaixar ou abrir as pernas sempre por a mãozinha tapando a pepeca.

    ResponderEliminar