7.11.2018

Tenho de esconder o meu whatsapp da Irene, rapidamente!!!





A Irene leu hoje a sua primeira palavra! 😁😁


Chamou-me à sala, onde estava a olhar para o meu ecrã de computador e disse: "BIÓ".



Olhei e realmente vi lá "Bio" escrito (estava a fazer as compras de legumes da semana). Perguntei-lhe como sabia e ela respondeu "juntei as letras B-I-Ó".



Tenho uns cartões de letras "montessori" que permitem que ela toque nelas e que passe o dedo pela textura, mas é a Irene quem as traz para as brincadeiras, sendo que estão sempre à disposição na prateleira mais acessível da estante.



Não quero estimular o desenvolvimento da minha filha com vontade que ela seja um génio, não quero que ela seja mais avançada que os outros, não faço questão nenhuma - antes pelo contrário - que entre para a primária já a saber ler (acho que as crianças têm tempo para isso e timings de maturidade também). Vou acompanhando as curiosidades dela, apenas... Tenho uma amiga cujo filho é sobredotado e aprendeu a ler e escrever com 3/4 anos "sozinho" (és tu, Marta, sim ;))- são casos diferentes em que os pais terão de ter muita força para encarar todos os desafios que lhes irão ser propostos ao longo do tempo. 💪



Mas hoje fiquei radiante e orgulhosa. Porque a Irene juntou três letras e leu-as. A primeira palavra lida da minha filha foi BIO 🤣



(tenho de esconder o whatsapp da bicha, começa a ficar perigoso!)


4 comentários:

  1. Fantastico! Mas ja agora que cartas são essas? beijinho

    ResponderEliminar
  2. Ajaha Oh Joana mas o que é que tu escreves no teu whatsapp?! No meu é só combinações de festas de anos ou então coisas chatas de trabalho...

    ResponderEliminar
  3. As crianças são fantásticas! A minha filha mais velha também tenta fazer o mesmo com as letras que conhece, mas também nunca fiz questão que ela entrasse na Primária a saber ler, pelo contrário, sou Professora Primária e quando as crianças estão no 1º ano a aprender as letrinhas, as que já sabem ler ficam bastante distraídas e aborrecidas, e com razão claro, porque já sabem! Por isso, quero que ela descubra as coisas no timing certo delas, ainda pode esperar um bocadinho :) até lá vamos explorando as letras como diversão e ela adora!

    ResponderEliminar
  4. Joana, podia por favor dizer onde comprou esses cartões? Eu mudei-me há pouco tempo para Portugal e não sei onde encontrar materiais Montessori. Obrigada

    ResponderEliminar