7.12.2018

Fui mal educada?

Confesso que ainda não estou muito familiarizada com o tema festas de anos de colegas da escola. Acho até que vai ser a primeira festa a que uma das minhas filhas vai, sem ser de familiares ou filhos de amigos. 
No outro dia uma mãe mega simpática (não vou dizer nomes, mas ficam a saber que não adoro que nos chamemos "mães" lol) cruzou-se comigo na escola e convidou a Isabel para a festa de anos da amiga, na escola. E eu, na maior das inocências, pensei que num sábado era fixe se a Luísa também pudesse ir. Perguntei, porque me saiu logo na hora, se ela também poderia ir. A mãe da amiga disse que sim. Não consegui analisar se foi um sim, sim, claro ou se foi um sim porque não teria coragem de dizer que não (eu não teria). Mas nem dois minutos depois fiquei a pensar se eu teria sido mal educada, precipitada e se não deveria ter ficado caladinha. Afinal de contas, imaginem que todos os colegas da Isabel levavam os irmãos...? Não sei como funcionam as festas na escola, mas talvez não faça lá grande sentido, tem de se contar com mais pessoas, mais comida, mais tudo. 

Posto isto, expliquem-me lá como funciona a etiqueta das festas de anos, please, para avaliar se apareço lá com a mais nova ou não ou se falo com a mãe eheh

Obrigada!

Festa dos 4 anos da Isabel e da Alice - My Little Love

Sigam-nos também no Instagram:
E nos nossos pessoais:

31 comentários:

  1. se o convite foi para a Isabel a Luísa devia ficar em casa. Até porque devem ser crianças mais velhas.

    ResponderEliminar
  2. A mim não me aborrece nada, pelo contrário, que os irmãos vão à festa. O que me aborrece é que os pais fiquem. Eu sempre esperei no carro por exemplo ou noutro local caso fosse longe de casa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha filha pede-me sempre para ficar e sinceramente não vejo qual o mal nisso. Aliás, faz-me mais confusão os pais que deixam os filhos e vão à sua vida. Crianças de 3/4 anos não são totalmente autónomas, às vezes precisam de ajuda na casa de banho e não se sentem à vontade de pedir a alguém estranho que as acompanhe.

      Eliminar
    2. E é a única que fica ou vê mais pais a fazer o mesmo? Curiosidade de quem ainda não entrou nestas andanças.

      Eliminar
    3. Eu fico sempre. A minha filha tem 4 anos e não consigo ainda deixá-la sozinha nestes eventos. E até já tive pais de aniversariantes a agradecer porque consideram uma enorme responsabilidade ficarem sozinhos a tomar conta de tantas crianças.

      Eliminar
  3. Na escola não deve fazer grande diferença, se for num sítio pago, tipo feijão verde aí pagam por criança por isso não acho adequado.
    Outra coisa tem a ver com quem vai tomar conta dela. Não percebi se a convidada foi a mais nova ou a mais velha.
    Sorry sou uma seguidora recente e aínda não decorei os nomes delas.
    Mas se for mais nova que as outras crianças tb não devem estar a contar tomar conta duma criança pequena

    ResponderEliminar
  4. Só não foste mal educada porque disseste sem pensar ! :)
    Não leves a irmã. Não a leves por 2 motivos: primeiro porque não foi convidada e, provavelmente, as coisas foram preparadas sem pensar nela (número certo de lembranças por exemplo). Segundo (e mais importante) elas têm o direito de irem sozinhas à festa das amigas sem levar irmão ou irmã atrás.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Patrícia Januário10:04 da manhã

      Totalmente de acordo com a visão desta "anónima"!

      Eliminar
    2. também concordo! que seria se todos os putos levassem os irmãos...my god

      Eliminar
    3. Completamente de acordo...acho que a Isabel deve ter direito a ir à festa de anos sem ter que ter que levar a irmã...afinal nem foi ela quem pediu para tal...

      Eliminar
  5. Acho que só deveria levar a Isabel à festa por vários motivos:
    O convite é feito à Isabel;
    Os amigos da Isabel podem não ser os mesmos amigos da Luísa;
    É importante para a irmã mais velha ter os seus momentos juntos dos seus amigos sem que a irmã mais nova partilhe desses momentos, é bom para a construção da sua identidade enquanto pessoa;
    Por fim, acho que não é correto porque as festas podem ser em locais em que se paga por “cabeça” e isso pode trazer constrangimentos para a família organizadora.

    Eu sou mais de duas meninas e só vai à festa a menina convidada.

    Fica aqui a minha sincera opinião.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  6. A minha filha teve várias festas este ano e alguns pais levavam os irmãos mais novos. Sempre os mesmos dois ou três, o que tanto pode querer dizer que os outros não têm irmãos, como que têm e não os levam. Eu levei algumas vezes a mais nova mas é um bebé e não conta para efeitos de comes e bebes. Se já fosse mais crescida e contasse como "mais um", acho que não levaria. Exactamente porque se todos o fizessem, deixava de ser um lanche para os dez ou vinte coleguinhas e passava a ser uma romaria de quarenta ou cinquenta crianças. em todo o caso, não me parece que tenha sido mal educada essa pergunta :)

    ResponderEliminar
  7. O mais velho vai as festas dos amigos deles, mas não levamos a irmã. Ela irá as festas dos amigos dela, a irem os 2 só em caso de amigos de família ou família mesmo.

    Façam um programa só com a pequena enquanto a grande se diverte.

    ResponderEliminar
  8. Não leves a Luísa. Primeiro porque o convite foi para a Isabel e é bom para ela perceber que pode ir à vontade sem a irmã ir. Além disso, não têm que ir juntas a todo o lado. É saudável para as duas, saberem que tanto podem ir juntas, como separadas. É importante a Isabel ter os planos e os amigos só dela. Se o convite for para as duas e a outra mãe insistir, leva as duas

    ResponderEliminar
  9. Os meus às vezes vão às festas uns dos outros, por vezes são os pais que convidam. Mas já aconteceu um deles pedir ao aniversariante para o outro ir, por ex. Não é regra irem sempre, fazemos isso com os pais com quem temos mais confiança.
    Mas os meus são mais velhos (7 e 6), vão ao wc sozinhos, não usam fralda, pedem água ou outra coisa qualquer que precisem. Uma criança da idade da Luísa (2 anos?) pede muito mais atenção e alguém que esteja sempre de olho, o que é complicado numa festa dessas. Já para não falar no que já comentaram de ser mais uma criança pagante se for num sítio de festas.
    Resumindo, não sou contra irem às festas uns dos outros mas com esta idade não a levaria.

    ResponderEliminar
  10. Quando são as festas em locais públicos como parques de insufláveis ou semelhantes levo sempre os 2 filhotes, eles têm só 2 anos de diferença e andam na mesma escola pelo que conhecem os amiguinhos uns dos outros. Faço sempre questão de pagar a actividade do filho "extra" que levo... Se for uma festa mais em casa uma coisa mais privada vai só o filhote convidado e por norma deixo lá no início da festa e peço que me liguem para depois o ir buscar quando acabar. .. É vou passear com o outro filhote

    ResponderEliminar
  11. Muito sinceramente acho que a Isabel deve ir sozinha por tudo que já foi dito e porque pode parecer que estão a enviar a Luísa num sábado para ficarem sem filhas por um bom bocado. Não queiram ser mal interpretados tu joana e o pai. Por certo que o que disseste foi sem intenção mas podem ser vistos de outra forma.

    ResponderEliminar
  12. Eu tinha uma amiga cuja mãe e irmã vinham sempre às minhas festas e eu lembro-me de achar isso super estranho porque não tinha ligação nenhuma com a irmã e a mãe delas não tinha amizade com a minha mãe. E acho que acabávamos por ignorar a irmã mais nova que ficava a maior parte do tempo junto à mãe dela. A nan ser que haja uma ligação entre as 3 crianças, acho que aconselhava a só ir a Isabel.

    ResponderEliminar
  13. Também sou da opinião que a Luísa não deveria ir.

    ResponderEliminar
  14. Bem.. eu nunca pergunto se o outro pode ir! O que acontece naturalmente é quando vou levar à festa por norma os Pais convidam sempre o outro a ficar.. se tal não acontecer.. vimos embora na boa!
    O certo é que vou no caminho todo a dizer :"..ninguém pede para ficar OK.. se convidarem sim.. mas se ninguém falar no assunto ninguém pede" hahaha

    ResponderEliminar
  15. Nao levas a luisa! Ela ainda é pequenina, nao tem autonomia suficiente e tambem brinca de certeza diferente das criancas com o dobro da idade. E acho sim um pouco mal educado, nao só pela outra mae mas tambem para a isabel, que tem que levar a irma atras (mas acho bem serem tao cumplices, nao me percebas mal!)

    ResponderEliminar
  16. São irmãs, não são siamesas. Tenho uma irmã com menos dois anos e agora tenho duas filhas também com essa diferença de idade e acho essencial garantir que ambas têm as suas atividades, amigos e espaço. Para além disso acho francamente desagradável fazer um convite a uma criança e receber duas. Pode fazer diferença financeiramente e uma criança de 2 anos não tem a autonomia de uma de 4 e vai exigir aos anfitriões uma atenção extra.

    ResponderEliminar
  17. Os meus têm a mesma idade das tuas e levo sempre os dois. Actualmente ainda não vivo perto dos meus pais e não tenho com quem o deixar. Depois porque na sala do mais velho, que é quem já têm muita vida social, conhecemos os pais e já sabemos que os irmãos mais pequenos costumam ir. Verdade seja dita, o mais pequeno come meia dúzia de batatas e um croquete e está lanchado, dou eu mais prejuízo que ele! :D Quando faço a festa dos meus (em conjunto), já conto com pais, irmãos, miúdos da escola e os outros pais igual. Só pergunto quando são festas em sítios pagos à cabeça porque ai sim é caro e quem paga não tem de "levar" com os irmãos. Quando o mais novo for mais crescido começam cada um a ir às suas festas. O mais velho não se chateia nada que o irmão vai, muito pelo contrário, fica muito feliz que ele esteja lá, toma conta dele e gosta de saber onde ele anda!

    ResponderEliminar
  18. Ah e em complemento, vários colegas do mais velho têm irmãos mais novos da idade do meu pelo que o mais pequeno tem amiguinhos para brincar nessas festas sempre.

    ResponderEliminar
  19. Quando foi o aniversário do G. eu não convidei os colegas todos da escolinha, até porque só filhos de amigos já eram muitos. só convidei os colegas com quem ele tinha mais afinidade e o convite era extensivo à família. Mãe, Pai e irmãos.

    ResponderEliminar
  20. Olá :) estou de acordo com a maioria. Tenho 2 filhas e quando há convites de aniversário para a mais velha, vai comigo ou o pai, mas sozinha. A mana não vai. Acho importante que tenham tempo entre os amiguinhos de cada uma. Além disso como mae que tb organiza aniversários, se cada amigo levasse o irmão ou irmãos iria ser complicado porque não teria sido planeado. Não por má vontade, mas por logística. Elas merecem ter cada uma o seu espaço. Beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Agora tens tantas opinioes e nao dizes nada acerca, joana??

    ResponderEliminar
  22. Sim, bastante ate

    ResponderEliminar
  23. Olá

    E se todos os convidados levassem os irmãos? Provavelmente ter-se-ia de não convidar os amigos para em favor dos irmãos.

    Na festa de anos de "grandes" não se pergunta se podemos levar o irmão,certo? Sendo um exemplo tonto provavelmente dá para perceber quer não é boa ideia.

    Quando são pequenos, julgo, e falo como mãe de dois pequenos (3 anos e 1 ano), que os pais podem ficar.

    ResponderEliminar