7.15.2018

Mãe de dois: vai melhorar, juro!

Mãe de dois,

se ainda não consegues tomar banho de manhã e levas o mais com uma espécie de fato de treino à escola
se ainda não consegues ficar à noite sozinha com os dois sem ter vontade de chorar
se não sabes bem como compensar o mais velho que ainda é bebé e precisa de ti e tem feito mais birras do que o costume
se chegas ao fim do dia a achar que não vais aguentar, que vais pirar

Mãe de dois,
vai melhorar. Juro.

Não melhora sempre nem para sempre. Tudo mudou (e se calhar até vais sentir que muda mais do que com o primeiro filho - eu achei). Vai haver sempre muita energia para gastar, ficam doentes à vez e às vezes ao mesmo tempo, há ciúmes e despiques e lutas, há comparações que tentas não fazer mas são inevitáveis, há sentimentos de culpa que tentas afastar, há desafios ao longo dos meses e dos anos, mas vai ficar mais fácil. Aqueles dias (meses?) iniciais podem ter tanto de incrível como de insano, conseguimos um estado de calma e de certeza ao mesmo tempo que temos ataques de nervos e ansiedade, há um novo bebé para conhecer e há um filho que sempre cá esteve e que quer continuar a estar no centro, sem perceber que podem estar ambos, e esquecemo-nos muitas vezes que também nós temos de estar no centro. Às vezes os outros à nossa volta não percebem o nosso desespero, outras vezes fingimos que não precisamos de nada e que está tudo bem. Às vezes está efectivamente tudo bem, mas neste processo há muitas variáveis, muitos altos e baixos. Mesmo que o nosso coração nunca tenha estado tão cheio, às vezes há duas crianças a chorar ao mesmo tempo e nós estamos muito cansadas. 
Melhora porque aprendemos a relativizar, a perceber que podemos não estar a 100% para cada um mas que estaremos muito e será suficiente, passamos a conhecê-los, a percebê-los melhor, e mais tarde, eles passam a expressar-se e a dizer o que sentem e nós sentimo-nos mais capazes. 

Mães de dois, vai melhorar. Juro.













Sigam-nos também no Instagram:
E nos nossos pessoais:

2 comentários:

  1. Obrigada pela honestidade. Fico só por um, que já não é nada fácil. Melhora sempre.

    ResponderEliminar
  2. Sou recentemente mãe de dois (o mais novo tem 2 meses), e para mim a mudança de um para dois está a ser bem mais dificil do que o primeiro filho. O primeiro filho é tudo espetacular e no meu caso tenho sorte de sermos pai e mae em casa (ambos trabalhamos mas em casa somos dois) e de o meu primeiro filho dormir desde o mês e meio que nem uma pedra.
    Com o segundo estou muito baralhada. É tudo por dias, por horas, ha momentos faceis e outros que so me apetece é ganir. Num dia uma tarde é óptima, no dia seguinte é um caos, e o pequeno ainda tem 2 meses.... Que medo! Não estou arrependida, estou radiante e adoro-os mais que tudo, mas estou mais do que cansada, muito confusa......

    Este post sempre me dá esperança. :)

    ResponderEliminar