6.18.2018

Último dia com 31 anos

Sabem o que acho disto de fazer anos? Adoro! Continuo a adorar. E cada vez mais: sinto-me cada vez melhor, mais calma e serena, menos exigente comigo e com a vida, no geral. Continuo sonhadora mas já não vivo angustiada. Aprendi a apreciar as conquistas dos outros de forma a que não me sentir uma falhada por não conseguir ou não ter. Aprendi a rodear-me de quem me quer bem, a dizer "não" mais vezes, a ter mais confiança em mim. E isso só tenho conseguido com a idade, só ela me tem trazido esta tranquilidade. Eu era muito exigente. Eu era muito ansiosa. Eu queria o MUNDO e parecia que enquanto ele não chegasse eu não estaria completa. Aprendi a sentir-me completa mesmo estando incompleta: tinha demasiadas coisas na minha lista, lista essa que nunca parava de crescer. Insatisfação, sabem? Acho que nem era coisa de menina mimada, era coisa de quem achava que tinha de provar ao mundo e a si mesma que conseguia. Ser, ter, ter, ter, ser. 

Agradeço às minhas filhas por isso. Ainda não me sinto com a plenitude que desejaria, mas estou a caminho. Umas aulas de Yoga, meditação e espero conseguir. Separar o essencial do acessório. Ser e sentir mais do que ter: não ando a comprar nem metade do que comprava, uso roupa de há anos e anos e está tudo bem com isso: prefiro poupar para viajar e para casar. Sim, tudo luxos, mas acreditem que há uns anos eu achava que tinha de conseguir TUDO e TUDO AO MESMO TEMPO. Agora sei estabelecer prioridades. 

Último ano nos 31 e este ano foi um ano em que percebi que não faz mal (voltar a) mudar e que é bom estarmos os 4 juntos, a pouca distância uns dos outros, mesmo que isso implique viver mais a correr e viver num T2 minúsculo e sem elevador na cidade. Que eu posso e consigo trabalhar numa área diferente daquela em que sempre trabalhei (televisão) e que consigo estar bem e realizada. Que não faz mal ter "falhado" mais um ano nas operações bikini/verão/não sei quê: quando começar a dormir durante a noite, logo terei cabeça para me levantar às 6h30 para ir correr. Está tudo bem como está: é o possível e o possível é suficiente.

Venham os 32 anos ainda com mais força e amor, o resto vem!

Foto tão fixe do Pau Storch - lembrem-me só, da próxima vez que me passar pela cabeça usar o macacão com fecho atrás, que é uma péssima ideia, principalmente quando se está naqueles dias... vocês sabem.
Por alguma coisa estava guardado no armário há meses...

Sigam-nos também no Instagram:
E nos nossos pessoais:



5 comentários:

  1. Isso é que é falar....aqui acabei de entrar nos 37 ui!! e por mais cliche que pareça, acho-me mais calma. Mas tenho alguns receios dos 40, tão próximos que estão.....MEDO!!!!
    Felicidades

    ResponderEliminar
  2. Estive de férias recentemente e, num dos dias em que saí à noite, decidi usar um macacão (lindo) que à frente tinha botões até à cintura. Ora, eu sou pessoa que quando bebe álcool, passa a vida com xixi, por isso não foi uma ideia de génio.

    ResponderEliminar
  3. ♥ Que testemunho maravilhoso! estamos no caminho da aprendizagem e com o tempo temos de exigir menos perfeição de nós mesmas e aproximar-nos mais do simples e do essencial!
    que tenhas um dia e ano feliz Joana!! bjos doces

    ResponderEliminar
  4. Parabéns, expressa se maravilhosamente bem.
    Este texto sou eu.
    Tirando a parte das filhas, aprendi sozinha mesmo, com a "dor".
    E gosto muito mais de mim Agora, muito mais.
    Felicidades Joana. 🎂🎁🎊🎉🎊🎉 💖

    ResponderEliminar
  5. Patrícia Fonseca11:52 da tarde

    Parabéns a nós!!
    Parece que nascemos no mesmo dia...19/6/86
    Felicidades

    ResponderEliminar