6.11.2018

Estamos a fazer o desmame noturno!

Tenho algum receio de que estes post possa incentivar-vos a que tentem também o desmame sem que estejam preparadas (vocês e eles). Aconselho-vos, primeiro, a tentarem perceber o vosso bebé, a lerem, pesquisarem, a falarem com Conselheiras de Aleitamento Materno, de forma a que o façam da forma mais delicada e menos abrupta possível para todos. 

Conto-vos a minha história. Estou muito contente com a forma como está a correr o desmame noturno, agora que a Luísa já fez 2 anos. Foi fácil, muito mais do que eu imaginei. Se calhar também só foi fácil porque ela já está preparada, não sei. 

Já há algum tempo que, durante a noite, não me apetecia dar-lhe mama e tentava dizer-lhe que tinha de fazer óó, pegava-a ao colo ou dava-lhe festinhas, pedia ao David ou dizia-lhe que as maminhas estavam a dormir. Normalmente, ela zangava-se e eu raramente levava aquilo até ao fim, até porque não gostava de vê-la sofrer nem queria que a casa fosse abaixo, acordasse a irmã ou o prédio todo. Desisti.

Na semana passada, depois de falar com a Patrícia Paiva (quem me tem ajudado com a amamentação, desde sempre, enchi-me de coragem e calma, e que é CAM na Amamenta Setúbal), fez-se luz: precisava de reforçar outros momentos de conexão com ela durante o dia - e só com ela, em exclusivo. Assim o fiz, dei-lhe banho, sozinhas as duas, li-lhe uma história na cama e, quando ela me pediu maminha (o nosso ritual antes de dormir), eu disse-lhe apenas que à noite as maminhas têm de fazer óó e que já estavam a dormir. Expliquei que estavam cansadas e que precisavam de descansar. Choramingou (mas eu esperava todo um berreiro, que não chegou a acontecer). Disse-lhe que a mãe estava ali e que íamos dormir agarradinhas. De manhã, com a luz do sol, as maminhas acordariam e já podia. E não é que ela entendeu? Adormeceu relativamente rápido para o que eu estava à espera e dormiu melhor que o costume.

Segundo dia igual e desta vez tive de a adormecer ao mesmo tempo que a Isabel. Isto tudo já no quarto delas (desde que pede para dormir no chão que temos tentado mudá-la e está a correr bem). Demoraram mais um bocadinho (quando são as duas põem-se a falar e a brincar), mas a noite depois foi muito melhor. E já vamos no quinto dia, ou quinta noite. Demoram mais a adormecer e a Luísa acorda às 6h, é verdade, mas tem dormido a noite toda, o que, para mim, e dadas as mudanças, é um autêntico milagre. [Atenção que o desmame não significa que eles acordem menos vezes (até sei de um caso que piorou bastante. No nosso caso, não sei se ainda irá regredir e voltar a acordar - já não alimento grandes expectativas quanto a este assunto ;) ].

Parece-me estar óptima durante o dia. Faz conversa, lá com o português dela, sobre o facto de durante a noite não haver maminha mas de forma tranquila, parece-me. De manhã, é ouvi-la rir-se muito de felicidade por poder mamar.

Ainda não a sinto preparada para o desmame total (ela adora mamar) e quero fazer tudo com muita calma, não tenho pressa nenhuma. Durante o dia, não me incomoda mesmo nada, até gosto. Não ofereço e só dou quando ela pede, sendo que às vezes tento adiar e que perceba que, às vezes, tem de esperar. Durante a semana, só acontece de manhã e, às vezes, depois da escola. Durante o fim-de-semana, pede mais uma ou duas vezes.

Tudo certo.




P.S. Tentem não gogglar muito sobre este assunto, que já encontrei por aí umas supostas "estratégias de desmame" que têm suposta informação a sustentá-las muito pouco científica...
Este artigo, porém, é muito fixe.


Sigam-nos também no Instagram:
E nos nossos pessoais:

8 comentários:

  1. Ainda não tentei, está com 19 meses. Só mama de manhã e à noite antes de dormir...antes de dormir até é rápido mas de manhã demora imenso tempo.

    ResponderEliminar
  2. A minha tem 21 meses, eu andava já com esta ideia de a desmamar de noite na cabeça, a pensar como ia fazer e ela antecipou-se. Ultimamente são mais as noites em que não acorda do que aquelas em que acorda. Mama antes de dormir e depois normalmente acorda por volta das 6h da manhã. Esta é a parte menos boa, porque se acordar de noite e pedir para mamar (que noto que às vezes acorda e está ali a tentar adormecer sozinha e só passado um pedaço de não conseguir é que costuma pedir para mamar), normalmente dorme até às 8h ou assim. Mas foi assim, eu não fiz nada... e mesmo a questão de mamar antes de dormir, já aconteceu ter que adormecer sem eu estar em casa e é tranquilo, nem pede. E acordar, igual, se eu não estiver em casa, ela não pede. Durante o dia nem pede, já tem na cabeça dela que mama quando acorda e antes de dormir e pronto.
    Tinha definido que até aos dois anos a desmamava completamente e agora, olha, já não sei nada. ela adora a "miminha"... e eu adoro aquele mimo com ela. portanto vamos indo e vendo. é uma coisa engraçada esta das "certezas e decisões" que vão caindo...

    ResponderEliminar
  3. És tão normal.... quer com esta questão quer com a da lua-de mel. Fico mesmo aliviada!
    Nunca dei de mamar durante a noite. Tirando aquele primeiro mês em que ainda era de noite quando mamavam a primeira vez (4/5h), os meus cinco filhos passaram sempre toda a noite sem comer, porque não precisavam (eram bem constituídos, não eram bebes prematuros) e porque lá está, eu fazia muita conexão com eles durante o dia. De noite só faço conexão com o meu marido...
    Quando vejo (leio) pessoas darem cabo das suas vidas por chocarem e chocarem os filhos noite e dia... só posso ter pena! Delas e dos miúdos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que é normal para si? É ter a mesma linha de pensamento que a sua?

      Eliminar
    2. Comentário infeliz este.... Ainda bem para si que os seus filhos nunca (!!!) acordaram de noite, à maioria dos comuns mortais que conheço isso não acontece e sim, os bebés acordam para mamar/beber biberão/medo... Felizes os que optam por "chocar" os filhos todo o tempo, é para isso que eles são pequeninos, para poderem ser "chocados".. 😒

      Eliminar
    3. Sente pena ou é apenas dor de cotovelo?

      Eliminar
    4. Anónimo inicial, diz que se identifica com a Joana (pessoa que deu de mamar à noite até a filha ter mais de 2 anos) e depois diz que não entende os pais que fazem isso mesmo? Quanta incoerência!!

      Eliminar
  4. Muito bom Joana Faria, não poderia responder melhor. Cá em casa eu choco as minhas filhas a noite toda 😍😍😍 e o marido ajuda a chocar também. É duro... mas o tempo passa tão rápido... por isto aproveitamos cada minuto ao lado das princesas....

    ResponderEliminar