1.24.2018

A minha amiga/ irmã / cunhada está grávida. O que posso oferecer-lhe?

Gravidez. Primeiro filho.
A alegria, o segredo, as expectativas, as dúvidas. Será que vai correr bem? Vou dar conta? Vou adormecer em frente ao computador no trabalho mais quantas vezes? Vou continuar a vomitar nos próximos 8 meses? Como assim enjoar peixe? Vou engordar muito? Isabel ou Maria? O que preciso de comprar? O que preciso de saber? Que livros ler? Que livros ler sem adormecer? :)
Parece que já foi há uma eternidade, mas lembro-me bem deste rebuliço. Trabalhei até às últimas e trabalhava muito, por isso, não tive o tempo todo do mundo para fazer o ninho e para ler tudo o que tinha a palavra "bebé" na capa, mas primeiro filho já se sabe: há um enxoval para ir fazendo e tudo parece ser muito importante. Pomos muito amor em tudo. Começamos a usar "inho" em tudo. É uma fase mesmo, mesmo, mesmo boa. Eu cá gostei. E gostei muito também de me sentir apaparicada. Não tive grandes desejos (laranjas conta?) nem grandes exigências, mas recebi mimos e palavras muito bonitas. Gostei de receber alguns presentes também e que me tivessem emprestado umas quantas coisas. 

(Não posso ver imagens destas que fico logo com o relógio todo descontroladinho)

Agora estou na fase de ser eu a emprestar, a oferecer e a aconselhar às minhas amigas (tive filhos mais cedo que a grande maioria delas). Uma delas já me pediu que lhe fizesse uma lista do que é mesmo, mesmo necessário e irei fazer, prometo. Por agora. uma mais curtinha de:  
o que oferecer a uma amiga, irmã, colega, cunhada que está grávida ou que teve o bebé há pouco tempo?
Roupa para o bebé é uma boa prenda, mas provavelmente não vai ser muito original (além de que podemos enganar-nos no número, calcular mal a altura em que vai nascer se comprado com antecedência, etc, etc). Roupa para a mãe também pode ser fixe, mas é preferível que seja ela a experimentar e estraga-se o factor surpresa. Cremes para estrias tem de ser MESMO a mãe a escolher porque, se forem como eu, vão enjoar cheiros muito fortes.

Deixo-vos as minhas sugestões, nas várias áreas.

DECORAÇÃO e OUTROS DETALHES

Álbum de Bebé "Olá, Mundo!"


Depois de ter comprado um fofinho para oferecer ao David, comprei este para oferecer a uma amiga nossa, quando a bebé dela nasceu. É um álbum para registar todos os momentos do primeiro ano do bebé, cheio de autocolantes queridos e espaços para personalizar.

Bandeirinha ; Moldura Mr Wonderful ; Luz de Presença Unicórnio

Uma luz de presença fofinha, uma bandeirola para decorar o quarto com uma mensagem querida, uma moldura, atentem bem no que se segue. Adoro esta marca!



Um do li tá: difícil vai ser escolher.



LIVROS para a mãe (e para o pai)


Os Bebés também querem Dormir, da Constança Ferreira

A Constança é das primeiras pessoas que nos deve ser apresentadas assim que engravidamos. Ajuda a quebrar aqueles mitos que a nossa sogra ou vizinha do quarto esquerdo já fizeram questão de nos tentar passar: tem de se deixar chorar, que precisam de adormecer logo sozinhos, porque caso contrário ganham manhas e outras coisas que tal. É importante conhecermos as necessidades biológicas de um bebé para que aprendamos desde cedo a relacionarmo-nos com ele e a perceber as suas exigências. Primeiro livro a ler, mesmo antes de todos os outros, este.

Educar com Mindfulness, Mikaela Övén

Não sei se conhecem a Mia, mas é uma lufada de ar fresco no meu feed do Facebook. Fiz um workshop uma vez com ela, pela internet, e fiquei ainda mais fã. Sim, acho muito importante estarmos na nossa melhor versão quando temos à nossa frente o maior dos desafios. Mindfulness faz falta neste mundo em que tudo corre depressa e em que nem sempre temos paciência e calma para apreciar e resolver o que nos incomoda.

Mãe, quero mais, da Leonor Cício

Um livro com receitas para os miúdos dá muito, muito jeito. Neste há sugestões a partir dos 6 meses para sopas, papas caseiras sem açúcar (mas deliciosas) e pratos apetitosos e fáceis de fazer (e tem também uma pequena parte dedicada ao Baby Led Weaning, que fiz com a Luísa, que é bom para iniciantes). 

Um que não conheço, mas vou ver se trato disso é este: Pais à Maneira Dinamarquesa. "O que sabem as pessoas mais felizes do mundo sobre como educar crianças confiantes e capazes", com tópicos práticos. Gostei. 
Agora até recomendava o nosso livro, mas não o vou fazer. Está aqui o link, só por acaso, mas não vos quero influenciar. :)


LIVROS e BRINQUEDOS para o BEBÉ
Já insisti aqui que livros são das melhores coisas que se pode oferecer a uma criança. Comecei a fazer a biblioteca da Isabel tinha ela dias (oferecia um todos os meses) e ainda é das coisas que peço, quando me perguntam o que as miúdas querem. Brinquedos didácticos e apropriados aos primeiros tempos são também uma boa aposta.

 

As Cores do Elmer 

O Elmer é uma personagem muito querida cá em casa. Com páginas duras (imprescindível para as mãos sapudinhas e destruidoras da Luísa) e cores vibrantes, cativa a atenção desde logo.

 Guizo Zebra Tuc Tuc 
Bebé tem de ter uma roca, um guizo. Nos primeiros meses, eles não ligam patavina a bonecada (falo pelas minhas) mas assim que descobrem o poder de agarrar em objectos, gostam de chocalhar. Um peluche macio com guizo é sempre uma boa aposta.


 Ginásio Sons da Natureza

De acordo com o vosso orçamento para o presente ou grau de proximidade com a grávida, deixei para último um presente que é muito útil e didáctico. A Isabel passava imenso tempo a brincar no ginásio e foi lá que começou a arrastar-se e a rebolar e tudo.


SÓ mais um: O meu primeiro puzzle com animais de estimação é também uma boa ideia: Lego é sempre uma boa ideia e tudo o que diga "o meu primeiro" é fofinho e vale logo pelo simbolismo. Se for um puzzle, é dinheiro bem investido, mesmo que demorem a saber completá-lo, manuseiam, aprendem as formas, os objectos e animais.

Espero que tenham gostado! Tive de usar, a muito custo, o meu (fraco) poder de síntese para não escarrapachar aqui com 40 opções e deixar-vos na mesma, cheia de dúvidas.

A FNAC está com descontos até 40%, passem por lá e espreitem! [E agora com Tuc Tuc no catálogo também].





Nota: o Facebook decidiu mudar o seu algoritmo e a partir de agora vai mostrar-vos mais posts dos vossos amigos e menos de páginas onde fizeram like. Querem saber quando publicamos coisas?
👉 Aqui na página de Facebook da Mãe clicam onde diz “A Seguir” e seleccionam "Ver Primeiro"
Sigam-nos também no Instagram:

7 comentários:

  1. Oferece um porta bebés.
    Um pano ou mochila e tb podes oferecer um workshop para aprender a usar.
    Foi a melhor compra que fiz do segundo filho!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Siiiiiimmmmm!! É o que ofereço sempre! Normalmente um slings de argolas; se for um pano, com um workshop a acompanhar. Ainda hoje é o joker quando o puto está cansado, e ele já tem quase dois anos e meio!

      Eliminar
  2. Estou a ler o Pais á Maneira Dinamarquesa, recomendo muitooo!
    Os livros da Mia e da Leonor também gosto muito. O da Constança não conheço, tenho que comprar quando tiver o segundo.
    Recomendo também "comer bem, crescer saúdavel".
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  3. A minha irma está grávida, de uma menina, e neste momento também estou a emprestar tudo o que dá, considerando que tive dois meninos em dezembro e ela vai ter em maio! Também vou aconselhando naquilo que posso e ela me pergunta! Felizmente o meu relógio está tranquilo e sossegado! 😝
    Deixo mais 3 sugestões:
    - babete, fralda ou chambre bordado com o ano de nascimento do bebé da Teresa Alecrim; recebi tudo isto dos meus dois filhos e acho lindo. São peças para guardar!
    - Almofada da Zara Home bordada com ano de nascimento também; comprei de ambos e decora a cama deles. São ambas em linho branco e mais uma vez são uma coisa a guardar!
    - Girafa Sophie; trabalho numa empresa francesa e vou lá com regularidade. Descobri que o boneco lá custa metade do preço de cá! Os meus filhos não tiveram, mas a minha sobrinha já tem uma à espera!

    Tenho o álbum do Olá bebé (obrigada cunhada!) e é a coisa mais fofa!


    ResponderEliminar
  4. Eu costumo oferecer sempre roupa!

    ResponderEliminar
  5. Vouchers - com prazo longo!, para: refeições caseiras, trabalhos domésticos, babysitting enquanto a mãe toma um duche ou dorme umas horas, babysitting dos irmãos mais velhos...

    ResponderEliminar
  6. Não obstante os presentes físicos extremamente úteis, ofereçam o vosso silêncio quando ninguém tiver pedido nenhuma opinião ou bitaite, ofereçam solidariedade ao invés de estranheza perante um bebé que faz coisas normalíssimas como chorar ou mexer as pernas (não, não são sempre cólicas e dores... Gostava de saber se quem tem bebés que não sofrem de cólicas tem bebés que não mexem as pernas...). Não critiquem só porque não concordam, guardem esses comentários para depois. Ou não comentem de todo porque não faz falta, só desestabiliza e não traz nada de bom. Não mintam a dizer que os vossos filhos nunca fizeram birras e nunca vos deram más noites ou o que for, não espezinhem para se sentirem superiores, não comparem, não compitam, não apresentem o currículo dos vossos filhos que são superdotados porque andaram aos 11 meses e 29 dias (antes de 1 ano!!!! Nunca se viu!!! Para além disso ninguém vos perguntou nada) não comecem frases por "Tens de...", perguntem aos pais se precisam de ajuda uma única vez e aceitem o que vos for respondido, não comecem conversas a falar do negativo - noites, doenças... Quando não souberem o que fazer junto de uns pais com um bebé, quer esteja quieto ou a mexer-se, quer esteja a rir-se ou a chorar, calem-se... simplesmente calem-se. Esse é o melhor presente e é gratuito! Uma dica tão boa para tempos de crise.

    ResponderEliminar