Como em todos os saltos de desenvolvimento, tenho sentido aquele misto de emoções "que crescida!" e "onde está o meu bebé?!". Adorei vê-la a começar a andar, a começar a comer sozinha, a começar a falar (as conversas que vou tendo com ela são absolutamente deliciosas) e fiz uma festa quando fez o primeiro cocó no penico. Mas, lá está, parece que cada etapa, como o corte do cordão umbilical, a leva inevitavelmente para mais longe de mim, do meu colo, da minha protecção. Claro que não vivo ansiosa com nada disto, são pensamentos saudáveis de mãe, mas tenho muitas vezes a sensação de que vou ter saudades. Vou ter saudades do rabo de fraldas da Isabel (zero saudades, porém, de lhe mudar fraldas, de gastar dinheiro e de poluir ainda mais o ambiente), acho que o último grande resquício de que é uma bebé. A minha bebé está a tornar-se numa menina que faz cocó na sanita, que gosta de ler histórias na casa de banho, que se quer limpar sozinha (bleccc hehe). Ainda não começámos o desfralde puro e duro (mais por preguiça nossa, porque ela já não faz cocó na fralda desde janeiro e já vai pedindo para fazer xixi várias vezes), mas está para breve, quando formos de férias.
Algum conselho que as mães mais experientes tenham para nos dar?
Body de gola - Petit Biscuit
Calções - Tsuru
fraldas - usa de tudo, desde continente, a pingo doce, a dodot.
Sigam-nos no instagram @aMaeequesabe
E a mim também;) @JoanaPaixaoBras
O meu deixou as fraldas de dia com 2 anos e 5 meses mais ou menos. Uma semana que esteve em casa comigo, estava com a doença dos pés mãos e boca, e eu disse: filho já chega de fralda, vamos usar cuecas! Já há um mês que íamos tentando aos fins de semana e ele lá ia dizendo, algumas vezes, nem sempre, quando queria fazer xixi. E a partir dessa semana passou a usar sempre cuecas. O número dois demorou mais uma semana a ser controlado, só aí houve acidentes, de resto correu maravilhosamente. Acho que com rapazes é mais simples num aspecto que é eles porem a mão à frente quando sentem vontade, têm mais percepção. Pelo menos com o meu é assim, quando começa ali a mão é ir logo ao WC! Hoje com 2 anos e 7 meses já só usa fralda de noite e nas últimas semanas a fralda vem sempre seca. Vou começar a arriscar noites completas! Na sesta já não usa e nunca houve descuidos.
ResponderEliminarA Laura fez o desfralde em Janeiro. Na creche começaram a pedir-me mais roupa extra, porque ela já não fazia nada na fralda e iam começar a deixá-la só com as cuecas. Correu muito bem. Houve descuidos. Muitos! Mas não todos os dias e agora já não me lembro do ultimo descuido dela...
ResponderEliminarÀ noite ainda lhe coloco a fralda, mas acorda quase todos os dias seca... (Mas ainda não me sinto confortável a tirar de vez...).
Faz 3 anos em Setembro.
Bom dia! O meu não usa desde o ano e meio de dia e de noite e foi em 3 dias que deixou! Tiramos de dia logo! Ou seja um sábado acabaram-se as fraldas e por indicação do pediatra não andamos sempre a perguntar se queria fazer xixi, fazia nas cuecas e nos íamos à casa de banho mostrar que era ali que se fazia! Começou a pedir, mas muitas vezes não chegava a tempo porque não conseguia segurar! Ao terceiro dia já quase não havia descuidos! E passado uma semana deixou de noite, pois acordava sempre com a fralda seca, e eu decidi tirar Tb de noite! Hoje tem 3 anos e meio e fez 1 xixi na cama! Disse que estava a sonhar! Para nós esta fase foi maravilhosa. Não custou nada, mas também depende das crianças.
ResponderEliminarPor aqui foi muito pacífico...
ResponderEliminarCompramos as cuecas de princea eheheh
E no dia em que as usamos a primeira vez, fomos às compras e encontramos um livro maravilhoso "Nono e o bacio". Muito simples e muito real... a mãe da Nono fazia tudo como eu... e ela sempre que ia para o bacio queria ler a história... agora sabe a historia de cor eheheheh
Correu muito muito bem...
Já deixou de noite também ("já não xou bebé") e ao mesmo tempo, como achou que já era crescida, passou para a cama grande...
Cresceu imenso em 2 semanas...
Está a deixar de ser o meu bebé:(
O meu deixou no verão em que fez três anos (aos 2anos achei que não estava preparado), mas desde os 6 meses que fazia o no. 2 no Bacio. Já andávamos a ensaiar ao fds, mas na creche não havia meio porque ele é tímido e não queria pedir à educadora. Então aproveitámos precisamente as férias. Ao fim de 1 semana estava. À noite só retirei quase 8 meses depois porque entretanto nasceu a mana mais nova e a pediatra recomendou que não retirasse logo para não o sobrecarregar com a frustração dos retrocessos. E assim foi :) descuidos há noite? Só 2 😁
ResponderEliminarA minha filha tem 27 meses e ainda não tive coragem de iniciar o desfralde, mas já me aconselharam na creche a fazer este ano. Ainda não consegui um único cocó ou xixi no bacio. Ela senta-se lá mas não faz. Agora com uma irmã de uma semaninha tenho receio de começar o desfralde já, por serem muitas mudanças ao mesmo tempo. Estava a pensar começar logo no inicio de agosto... vamos ver.
ResponderEliminarParabéns pela filhota nr 2!
EliminarEntão devemos começar pela mesma altura, entramos em Agosto de férias também.
O mais velho deixou as fraldas de dia aos 2 anos e de noite passado um mês. O mais novinho ainda tem 9 meses, mas já vai ao bacio, não pretendo fazer o desfralde, mas como faz cocós muito rijos costuma fazer no bacio, porque não consegue na fralda e já temos uma rotina . O facto de fazerem o desfralde nas creches, ajuda bastante ao sucesso.
ResponderEliminarComecei hoje. Ele tem 2 anos e meio, o irmão 1mes. Acho que já se adaptou a presença do irmão por isso avancei. Dois xixis nas cuecas 😩
ResponderEliminarPartilho o meu desespero. Há 1 mês tirei a fralda à minha filha de 31 meses. Os primeiros 4 dias foram desastrosos, mas com a ajuda da creche, tudo ficou bastante controlado, apenas alguns descuidos. Consegui também que logo pela manhã fizesse cocó na sanita, ficando com ela a contar histórias. Começaram as férias e tudo se descontrolou. Já não consigo apanhar o xixi da manhã e recusa-se a fazer cocó na sanita. Estou angustiada, pois não sei como agir. Apesar da vontade de desistir, não o vou fazer...
ResponderEliminaro meu filho (hoje com 3,5anos) sempre quis ser mt autónomo em tudo.
ResponderEliminarUm belo dia chego à creche e avisam-me que ele não tinha feito xixi o dia todo. Como tinha tido 1 infecção urinária há relativamente pouco tempo, corri para as urgências.
Depois de quase 4 horas com um saquinho pendurado na pilinha para recolher urina, resolvi tirar a fralda e lá andou ele só de saco pendurado! Não foram precisos nem mais 10 minutos e o xixi lá estava! Limpo, sem sinais de infecção!
Conclusão?! Nada de nada... o rapaz estava a rejeitar a fralda por vontade própria, aos 12 meses! Era pleno Dezembro, comecei o desfralde em casa, ele fazia o xixi da manhã na sanita, colocava a fralda e assim que a manhã estava orientada na escolinha, elas tiravam novamente.
Houve alguns descuidos, sim! Mas maneira geral correu bem. Até para o cocó deixou logo. Colocavam fralda para a sesta que saia sempre seca, e passado um mês +- tirei de noite tb!
Espero que com a filhota que vem aí corra tão bem ... descuidos de noite houve mt poucos! E acho que todos, depois de ter começado com uma fase horrível de terrores nocturnos, que coincidiu com o ter engravidado (e outros retrocessos nele, que entretanto já estabilizaram)!
Boa sorte!
Por aqui começamos a 2 semanas, ele tem 29 meses. os primeiros dias foram o descalabro, nunca pedia. agora o xixi ta mais controlado, o coco e que ta pior. vamos continuar, com a ajuda da creche. :)
ResponderEliminarMuitas cuequinhas e umas sandálias de plástico! Boa sorte ;)
ResponderEliminar