7.08.2016

Vou ter saudades deste rabo de fraldas


Como em todos os saltos de desenvolvimento, tenho sentido aquele misto de emoções "que crescida!" e "onde está o meu bebé?!". Adorei vê-la a começar a andar, a começar a comer sozinha, a começar a falar (as conversas que vou tendo com ela são absolutamente deliciosas) e fiz uma festa quando fez o primeiro cocó no penico. Mas, lá está, parece que cada etapa, como o corte do cordão umbilical, a leva inevitavelmente para mais longe de mim, do meu colo, da minha protecção. Claro que não vivo ansiosa com nada disto, são pensamentos saudáveis de mãe, mas tenho muitas vezes a sensação de que vou ter saudades. Vou ter saudades do rabo de fraldas da Isabel (zero saudades, porém, de lhe mudar fraldas, de gastar dinheiro e de poluir ainda mais o ambiente), acho que o último grande resquício de que é uma bebé. A minha bebé está a tornar-se numa menina que faz cocó na sanita, que gosta de ler histórias na casa de banho, que se quer limpar sozinha (bleccc hehe). Ainda não começámos o desfralde puro e duro (mais por preguiça nossa, porque ela já não faz cocó na fralda desde janeiro e já vai pedindo para fazer xixi várias vezes), mas está para breve, quando formos de férias. 

Algum conselho que as mães mais experientes tenham para nos dar?



Body de gola - Petit Biscuit
Calções - Tsuru
fraldas - usa de tudo, desde continente, a pingo doce, a dodot.


Sigam-nos no instagram @aMaeequesabe
E a mim também;) @JoanaPaixaoBras

13 comentários:

  1. O meu deixou as fraldas de dia com 2 anos e 5 meses mais ou menos. Uma semana que esteve em casa comigo, estava com a doença dos pés mãos e boca, e eu disse: filho já chega de fralda, vamos usar cuecas! Já há um mês que íamos tentando aos fins de semana e ele lá ia dizendo, algumas vezes, nem sempre, quando queria fazer xixi. E a partir dessa semana passou a usar sempre cuecas. O número dois demorou mais uma semana a ser controlado, só aí houve acidentes, de resto correu maravilhosamente. Acho que com rapazes é mais simples num aspecto que é eles porem a mão à frente quando sentem vontade, têm mais percepção. Pelo menos com o meu é assim, quando começa ali a mão é ir logo ao WC! Hoje com 2 anos e 7 meses já só usa fralda de noite e nas últimas semanas a fralda vem sempre seca. Vou começar a arriscar noites completas! Na sesta já não usa e nunca houve descuidos.

    ResponderEliminar
  2. A Laura fez o desfralde em Janeiro. Na creche começaram a pedir-me mais roupa extra, porque ela já não fazia nada na fralda e iam começar a deixá-la só com as cuecas. Correu muito bem. Houve descuidos. Muitos! Mas não todos os dias e agora já não me lembro do ultimo descuido dela...
    À noite ainda lhe coloco a fralda, mas acorda quase todos os dias seca... (Mas ainda não me sinto confortável a tirar de vez...).
    Faz 3 anos em Setembro.

    ResponderEliminar
  3. Bom dia! O meu não usa desde o ano e meio de dia e de noite e foi em 3 dias que deixou! Tiramos de dia logo! Ou seja um sábado acabaram-se as fraldas e por indicação do pediatra não andamos sempre a perguntar se queria fazer xixi, fazia nas cuecas e nos íamos à casa de banho mostrar que era ali que se fazia! Começou a pedir, mas muitas vezes não chegava a tempo porque não conseguia segurar! Ao terceiro dia já quase não havia descuidos! E passado uma semana deixou de noite, pois acordava sempre com a fralda seca, e eu decidi tirar Tb de noite! Hoje tem 3 anos e meio e fez 1 xixi na cama! Disse que estava a sonhar! Para nós esta fase foi maravilhosa. Não custou nada, mas também depende das crianças.

    ResponderEliminar
  4. Por aqui foi muito pacífico...

    Compramos as cuecas de princea eheheh

    E no dia em que as usamos a primeira vez, fomos às compras e encontramos um livro maravilhoso "Nono e o bacio". Muito simples e muito real... a mãe da Nono fazia tudo como eu... e ela sempre que ia para o bacio queria ler a história... agora sabe a historia de cor eheheheh

    Correu muito muito bem...
    Já deixou de noite também ("já não xou bebé") e ao mesmo tempo, como achou que já era crescida, passou para a cama grande...

    Cresceu imenso em 2 semanas...

    Está a deixar de ser o meu bebé:(

    ResponderEliminar
  5. O meu deixou no verão em que fez três anos (aos 2anos achei que não estava preparado), mas desde os 6 meses que fazia o no. 2 no Bacio. Já andávamos a ensaiar ao fds, mas na creche não havia meio porque ele é tímido e não queria pedir à educadora. Então aproveitámos precisamente as férias. Ao fim de 1 semana estava. À noite só retirei quase 8 meses depois porque entretanto nasceu a mana mais nova e a pediatra recomendou que não retirasse logo para não o sobrecarregar com a frustração dos retrocessos. E assim foi :) descuidos há noite? Só 2 😁

    ResponderEliminar
  6. A minha filha tem 27 meses e ainda não tive coragem de iniciar o desfralde, mas já me aconselharam na creche a fazer este ano. Ainda não consegui um único cocó ou xixi no bacio. Ela senta-se lá mas não faz. Agora com uma irmã de uma semaninha tenho receio de começar o desfralde já, por serem muitas mudanças ao mesmo tempo. Estava a pensar começar logo no inicio de agosto... vamos ver.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parabéns pela filhota nr 2!
      Então devemos começar pela mesma altura, entramos em Agosto de férias também.

      Eliminar
  7. O mais velho deixou as fraldas de dia aos 2 anos e de noite passado um mês. O mais novinho ainda tem 9 meses, mas já vai ao bacio, não pretendo fazer o desfralde, mas como faz cocós muito rijos costuma fazer no bacio, porque não consegue na fralda e já temos uma rotina . O facto de fazerem o desfralde nas creches, ajuda bastante ao sucesso.

    ResponderEliminar
  8. Comecei hoje. Ele tem 2 anos e meio, o irmão 1mes. Acho que já se adaptou a presença do irmão por isso avancei. Dois xixis nas cuecas 😩

    ResponderEliminar
  9. Partilho o meu desespero. Há 1 mês tirei a fralda à minha filha de 31 meses. Os primeiros 4 dias foram desastrosos, mas com a ajuda da creche, tudo ficou bastante controlado, apenas alguns descuidos. Consegui também que logo pela manhã fizesse cocó na sanita, ficando com ela a contar histórias. Começaram as férias e tudo se descontrolou. Já não consigo apanhar o xixi da manhã e recusa-se a fazer cocó na sanita. Estou angustiada, pois não sei como agir. Apesar da vontade de desistir, não o vou fazer...

    ResponderEliminar
  10. o meu filho (hoje com 3,5anos) sempre quis ser mt autónomo em tudo.
    Um belo dia chego à creche e avisam-me que ele não tinha feito xixi o dia todo. Como tinha tido 1 infecção urinária há relativamente pouco tempo, corri para as urgências.
    Depois de quase 4 horas com um saquinho pendurado na pilinha para recolher urina, resolvi tirar a fralda e lá andou ele só de saco pendurado! Não foram precisos nem mais 10 minutos e o xixi lá estava! Limpo, sem sinais de infecção!

    Conclusão?! Nada de nada... o rapaz estava a rejeitar a fralda por vontade própria, aos 12 meses! Era pleno Dezembro, comecei o desfralde em casa, ele fazia o xixi da manhã na sanita, colocava a fralda e assim que a manhã estava orientada na escolinha, elas tiravam novamente.
    Houve alguns descuidos, sim! Mas maneira geral correu bem. Até para o cocó deixou logo. Colocavam fralda para a sesta que saia sempre seca, e passado um mês +- tirei de noite tb!
    Espero que com a filhota que vem aí corra tão bem ... descuidos de noite houve mt poucos! E acho que todos, depois de ter começado com uma fase horrível de terrores nocturnos, que coincidiu com o ter engravidado (e outros retrocessos nele, que entretanto já estabilizaram)!

    Boa sorte!

    ResponderEliminar
  11. Por aqui começamos a 2 semanas, ele tem 29 meses. os primeiros dias foram o descalabro, nunca pedia. agora o xixi ta mais controlado, o coco e que ta pior. vamos continuar, com a ajuda da creche. :)

    ResponderEliminar
  12. Muitas cuequinhas e umas sandálias de plástico! Boa sorte ;)

    ResponderEliminar