7.04.2016

"As tuas filhas são feias". Não, não são.

Para as mães, os filhos nunca são feios (ou são?). Devemos ter um mecanismo qualquer intrínseco, instintivo, de defesa da espécie (nunca li nada sobre o assunto, estou só a "mandar para o ar") que nos faz vê-los como seres lindos, perfeitos, mágicos. Quando a Isabel nasceu, toda amassada, torcida, de quem é tirado a ventosa, fui capaz de dizer um "oh tão linda!". E não, dias mais tarde, olhando para as fotografias do nascimento, ela não era (ou estava) linda. Mas era perfeita, assim mesmo. Era a minha filha, a minha bebé. Sempre muito expressiva, com pestanas enormes, olhos muito abertos, o sorriso mais bonito do mundo. Eu, com perfeita noção de que não era bebé de catálogo de roupa, mas também eu, longe de o desejar. Desejava, e desejo-o agora mais do que nunca, que seja feliz, como eu sou (já o tinha escrito aqui). Nunca fui uma Sara Sampaio, mas sempre fui muito feliz. O meu marido não é o Brad Pitt e vejam lá a família maravilhosa que construímos! "Só se estraga uma casa", dirão as mentes mais maldosas (e escreveram-no já). Que mais casas estejam estragadas como a nossa. :)

"A Luísa é feia, como a irmã". Epa, não. As minhas filhas não são feias. E mesmo que fossem e mesmo que venham a ser (nunca o saberei e ainda bem). Vou ensiná-las a serem confiantes, agradecidas, com sentido de humor, felizes. Os amigos não são escolhidos por uma escala de beleza, os profissionais também não, os namorados, se forem decentes - não queremos cá dos outros - também não. São escolhidos pelo coração que têm. E o da Isabel, garanto-vos, já é enorme. Acho que a captei, por inteiro, nestas fotografias.





















Vestido - Laranjinha


Sigam-nos no instagram @aMaeequesabe
E a mim também;) @JoanaPaixaoBras

61 comentários:

  1. Durante muito tempo ouvir dizer que as criancas sao maldosas com certos comentarios. Hoje tenho a certeza de que se o são é porcausa do que aprendem em casa. Pessoas mesquinhas e infelizes que mandam os outros abaixo para se sentirem superiores. Nao ligues joana, inveja da tua felicidade

    ResponderEliminar
  2. É tão linda, tão perfeitinha!

    ResponderEliminar
  3. Eu penso que são as duas lindas. Lindas mesmo!
    Eu tenho dois meninos com 19 meses de diferença.
    São muito diferentes, até fisicamente.
    Quando o mais velho nasceu pareceu-me o bebé mais lindo do Mundo. Na verdade ele era (e é) mesmo bonito. Todos disseram que nem parecia um rescem nascido. Não estava enrugado, nem inchado...
    O mais novo, quando nasceu, era o bebé mais feio que já vi. Eu pensava: se ele para mim é feio, imagino para os outros :D.
    Também foi consensual, todos o acharam feio. Lá para os 4 meses começou a mudar. Hoje tem 6anos e é lindo!


    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Patrícia H9:42 da tarde

    O dentinho partido que se entrevê na nona foto derrete-me <3

    ResponderEliminar
  5. Não, não é feia e eu não sou a mãe dela! ;)

    ResponderEliminar
  6. Desculpem a sinceridade e o bom português mas esta gente é uma merda! É preciso seres muito amargurado, infeliz, enfim, paupérrimo de espírito para se conseguir achar uma criança feia. Não há crianças feias.. Aliás, não há pessoas feias! A fealdade ou a beleza são conceitos subjectivos, julgados do interior para o exterior. É um reflexo de nós próprios, quase. A Isabel é linda sim!A Isabel tem a maior beleza que existe só pelo facto de ser criança! É um ser puro! É LINDA! E aposto que a Luísa também!
    E vocês suas sopeiras que vem chamar feios às crias dos outros, limpem a placa, ajeitem o avental e limpem o ranho da cara do vosso filho.

    ResponderEliminar
  7. Não, não é feia e eu não sou a mãe dela!
    Acredito que a beleza é secundária e se continuar com a serenidade e transparência que demonstra nas fotos, e com a educação que a acompanha, certamente será (serão) mulheres de garra!

    ResponderEliminar
  8. Oh Joana, nem a isabel nem a Luísa são feias... quem diz uma coisa dessas é parvo.... São lindas. Bjo

    ResponderEliminar
  9. Joana,coragem para comentários sem coração!
    São lindas e suas meninas.Isabel transmite muita felicidade , parabéns :)

    ResponderEliminar
  10. Tens umas filhotas lindas, mesmo! E tenho a certeza que a Luísa quando já tiver expressões mais definidas como a Isabel, também vai continuar a ser linda!

    ResponderEliminar
  11. As suas filhas são um doce. E é fantástico ver o olhar feliz da Isabel, e com certeza q a Luisinha também o terá mesmo pequenina. E aos olhos dos pais somos sempre os mais bonitos, e fofos. E fazem de tudo para o nosso bem, e nos verem felizes. E a sermos boas pessoas por dentro e com bons valores, q acho q é o mais importante como pessoa.

    ResponderEliminar
  12. Feias as suas filhas? Mas alguém lhe disse isso? Não quero acreditar! Se disseram estão a ver mal com toda a certeza. .. são tão bonitas!

    ResponderEliminar
  13. São o que são JG, bonitas para uns, menos bonitas para outros, é o que é. As maldosas nem deviam ter tempo de antena, corta o mal pela raiz e não publiques coments de gente má e invejosa. E já agora, tu és um mulherão!

    ResponderEliminar
  14. Patrícia Fernandes10:10 da tarde

    Joana, as pessoas são más, cruéis e não conseguem mesmo lidar com a felicidade dos outros. Vocês são uma família linda e feliz. As miúdas são lindas! E, como dizes, mesmo que não fossem...so what? Caga para quem diz essas coisas, é nojento que haja gente tão pequenina. Continuem assim tão lindos os 4 :) beijinho

    ResponderEliminar
  15. São girissimas ass duas!E tu também. Tens pinta como se dizia antigamente. Beijos e que sejam sempre felizes.Ângela

    ResponderEliminar
  16. Joana tenho dois pretendentes para as tuas filhas "feias"! :) Eles são feíssimos por isso só se estraga uma casa! Ahaha
    Já agora, achei piada que ao escrever feíssimos, a escrita automática sugere em primeiro lugar a palavra giríssimos :) o telemóvel é que sabe!

    ResponderEliminar
  17. Como é que alguém tem coragem de dizer uma coisas dessas??? Só pode ser gente frustrada e infeliz ;-) São lindos os 4!! Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Nem sou de comentar em blogs, mas desta vez não havia como escapar. Tanto a Isabel como a Luísa (e também a Irene!) vão crescer com algo muito mais importante e que escapa tanto na educação no sexo feminino: auto-confiança e segurança. Algo que falta claramente às pessoas que fazem esse tipo de comentários... O importante é criar miúdas confiantes das suas qualidades e capacidades, que isso já é meio caminho andado para se ser tão bonita. Mais vale ter personalidade do que ser uma caixinha bonita mas vazia ;)
    P.S: elas são giras como tudo, o pack completo!

    ResponderEliminar
  19. Nessa casa ninguém é feio! Eu até os acho todos muito bem parecidos...desde o marido passando pela mãe e acabando nas filhas. Quem disse o contrário ou está habituado a viver com modelos ou não sabe o que é gente feia ou até é só estúpido e mau.

    ResponderEliminar
  20. Não consigo entender porque essas pessoas seguem o vosso blog... E tenho imensa pena delas! Sim pena. Só pessoas que cresceram sem amor é que têm necessidade de magoar deliberadamente as outras pessoas. Ninguém diz coisas dessas sem pensar em magoar. Elas são lindas! E mesmo que não fossem, não se diz isso!
    Mas figuras públicas estão sempre sujeitas a isso... Como diria a Joana Gama (tenho a certeza que disse) "caga nisso" eheheh
    E sim, a vossa familia é linda e transmite muito amor! O que estão a construir é muito raro hoje em dia! Só tens que sentir orgulho JPB! Beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Também nunca comentei, mas desta vez não consigo deixar escapar.
    Não entendo tanta maldade no coração das pessoas. Faz-me confusão, a velhaquice de certas almas.
    São bonitas, sim! E quem não vê isso, é porque tem só escuridão no coração.

    ResponderEliminar
  22. Tenho muita pena, mas mesmo muita pena das pessoas que são capazes de comentários desse tipo. Vejam a infelicidade e o vazio que devem sentir por serem tão maldosas. Vejam quão sós devem ser... Pessoas assim não devem ter quem as ame. Só quem as suporte... Chamam feia a uma criança quer são e sabem disso feias, vazias e com falta de afeto. Só magoa o outro quem está magoado... Por isso tenho pena!!! Muita pena.

    Joana és muito bonita. As tuas filhas são lindas (não sendo de catálogo - como 98% dos bebês portugueses). E o teu marido é jeitoso.

    O problema da vossa família não está na beleza. Está na felicidade. Isso deixa muita gente afetada...

    Bjinhos e tratem-se gente maluca! A vossa vida pode ser melhor!

    ResponderEliminar
  23. A Isabel é gira que se farta (a Luisa também o será) e eu não sou mãe dela! Tenho cá em casa dois pretendentes para elas! Eu também devo ter esse tal mecanismo porque quando os meus nasceram (têm 22 meses de diferença) achei-os (e acho) os mais lindos deste mundo! Beijinhos

    ResponderEliminar
  24. Feias? Sinto o cheiro de gente amargurada a destilar veneno por aí, amanhã devia pombo passar e fazer-lhes um cocó na cabeça para terem com que se ocupar em vez de andarem aí a melgar os outros com comentários azedos! Enfim...

    ResponderEliminar
  25. A Isabel é uma fofa e a Luisinha um docinho ❤️

    ResponderEliminar
  26. Uns amores queridos e as fotografias estão para lá de lindas!

    ResponderEliminar
  27. A beleza do meu filho também pouco me importa. Quero que seja muito feliz e realizado, seja em que beleza for e em que caminho seguir. Digo isto das profundezas do meu coração. Se se tornar numa beleza de homem, espero que isso não intrefira de forma negativa na sua personalidade.

    Pouco importa a beleza da Isabel e Luísa, o mais importante é que elas são felizes e têm uma mãe e pai tão dedicada a elas. Isso já ninguém lhes tira.

    Tenho pena da pessoa que fez esse comentário, deve ser muito infeliz e é concerteza ressabiada. Que pena mesmo.

    By the way, não sendo nada importante, é impossivel acharem estas miúdas feias. São mesmo muito giras, umas bonecas autenticas. E os pais também. :)

    ResponderEliminar
  28. OH n liguem a esses comentários de gente que não tem vida própria!!! Porque so gente que não tem vida própria tem tempo para fazer este tipo de comentários desnecessários e sem fundamento!
    Elas são lindaaaaassssss e principalmente felizes, que isso sim é o mais importante!
    A beleza está nos olhos de quem a vê, o que é bonito para uns é feio para outros, se todos gostássemos de amarelo o mundo seria mt mt mt mt monótono!

    ResponderEliminar
  29. Eu costumo dizer que o meu filho era lindoooooo quando nasceu.. e a minha Joana era bem feinha!!! hahaha as pessoas olham para mim escandalizadas!!
    Mas hoje em dia tenho 2 filhos lindos de morrer.. e sim.. são os mais lindos do mundo e arredores!

    ResponderEliminar
  30. Realmente as pessoas são mesmo estupidas, escondem-se atras de um computador ou de seja o q for para acharem-se no direito de dizerem tudo e mais alguma coisa...
    Feias??Feias são elas principalmente por dentro coitadas, feias e tristes...pois só uma pessoa assim é que faz esses comentários!!Enfim...Beijinhos :)
    Daniela

    ResponderEliminar
  31. Dizer que alguma das crianças deste blog são feias, é só estúpido! E eu não aguento estupidez, por favooor...

    ResponderEliminar
  32. Marido? Querias!!

    ResponderEliminar
  33. continuem felizes, essa é a verdadeira causa de tanta inveja.
    Pessoas mal amadas...

    Bjs

    ResponderEliminar
  34. O meu quando nasceu era mesmo feio! Parecia um Simpson, de cabeça esticada. Mas isso sou eu que posso dizer, os outros devem pensar e ficar caladinhos que ninguém lhe perguntou nada!As tuas filhas não são feias pá

    ResponderEliminar
  35. Adoro a 1a foto Joanita, esta tao expressiva! Beijinho para todos

    ResponderEliminar
  36. Joana Grego12:30 da tarde

    Joana, nunca comentei o vosso blog (e sou assídua há muuuuito tempo) mas este post tocou-me pessoalmente. Vivemos na era da inveja, é uma coisa que me entristece muito. Deixo-te apenas com estas sábias palavras da feminista Ayn Rand https://www.youtube.com/watch?v=gaA_nlho6Kw (gostava de pôr o link logo a funcionar mas não consigo, sou naba nestas coisas)

    ResponderEliminar
  37. A Isabelinha é gira que se farta!! Adoro :) Tem uma expressão maravilhosa, uns olhos lindos! Quanto à mais pequenina, eu própria tenho dificuldade em achar os bebés bonitos, pelo que não me pronuncio. Estou a dias de ser mamã e não sei qual vai ser a minha reacção a uma recém-nascida (sendo que eles são sempre a atirar para o feiote).

    ResponderEliminar
  38. Alexandra2:24 da tarde

    Há pessoas mesmo más... Tente não ligar, Joana. Na minha opinião, pelas fotos que vai mostrando, a Isabel está uma menina cada vez mais bonita. Não sei porquê, mas desde que a Luísa nasceu parece que ainda ficou mais, para além de ter um ar mesmo docinho. Parabéns pela família bonita que tem. Um beijinho

    ResponderEliminar
  39. Oh Joana, são lindas! Isso é maldade de pessoas invejosas isso sim! É ignorar...

    ResponderEliminar
  40. Têm fases em que os acho frios : recém nascido, quando mudam os dentes. .. Mas, Who cares?! ;-)

    ResponderEliminar
  41. "Para as mães, os filhos nunca são feios (ou são?). Devemos ter um mecanismo qualquer intrínseco, instintivo, de defesa da espécie (...) que nos faz vê-los como seres lindos, perfeitos, mágicos." Como diz o velho ditado "Quem feio ama, bonito lhe parece". Com isto não quero dizer que as suas filhas são feias, porque não são! Mas deve ser isto que explica a sua frase
    Confesso que fiquei "chocada" quando vi esse comentário maldoso por altura do nascimento da Luísinha, se não me engano. A inveja é mesmo uma coisa tramada...
    Só para terminar, alguém comentou acima, que os recém-nascidos "são sempre a atirar para o feiote", eu trabalhei na Maternidade Alfredo da Costa, vi muitos recém-nascidos, até bebés pré-termo...(não quero estar com falsas demagogias) mas achava-os, todos, lindos! Não concordo nada que os recém-nascidos são feios, acho que os nossos olhos vêem aquilo queremos ver :)
    Beijinhos Joana (e se este post foi para confirmar que as suas filhas são lindas, são mesmo (!) não duvide!)

    ResponderEliminar
  42. As meninas sao lindas , é uma pena as pessoas pensarem que um bebé bonito tem que ser igual ao da cerelac , loiro , de olhos azuis...! Os bebés "ainda" nao sao feitos por computador :P . Quase que aposto que muitas das pessoas que têm coragem de dizer asneiras dessas nao têm filhos e se calhar sao daquelas que nao se importavam de ter um bebé " feio" , a inveja é lixada :)

    beijinhos :)

    ResponderEliminar
  43. A sério?!?! Quanta inveja pode haver ao ponto de se dizer isso de duas bebés lindas, perfeitas e doces que doi?! Que esses invejosos nunca oiçam tal coisa pois ninguém merece tamanha maldade. Joana, uma coisa é certa, a beleza sempre foi subjectiva e julgada pelos olhos de quem a vê, para mim belo pode ser o que para ti é feio... mas, uma coisa é certa, as tuas filhas são lindas e amanhã serão umas jovens muito felizes! <3

    ResponderEliminar
  44. A Isabel até posso concordar que é feínha (parece-me que sai ao pai), mas a Luísa (para já) e a Joana são bonitas :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acabei de ver a foto do insta da Luísa e mudei de opinião :O parece que tem a cara de um adulto (homem) num corpo de bebé (até pensei que fosse uma montagem em resposta aos comentários deste post)! Que estranho... as últimas fotos mostravam-na deitadinha, de olhos fechados, parecia bonitinha... agora está super estranha.

      Eliminar
    2. Anónimo você devia ir para um psicólogo o mais rápido possível. Essa cabecinha está feita em fanicos.

      Não só não existe qualquer objectivo em dizer que as miúdas são feias (a não ser tentar magoar alguém), como as duas miúdas são realmente giras e queridas.

      Eliminar
    3. Porque é que é legítimo você achá-las "realmente giras e queridas" e não é legítimo eu achar uma delas feia e a outra estranha (com base na foto de hoje)? Também acho a Joana (as duas Joanas, aliás) bem giras e a Irene uma criança bonita. Também devia ir ao psicólogo por isso? Ah não, espere, isso é só quando se diz algo com o qual não concorda.

      Eliminar
    4. é legítimo achá-las feias, pq gostos não se discutem (embora eu discorde totalmente), mas manifestá-lo por escrito mostra maldade, muita, muita, muita. Não se fala assim de crianças. As crianças crescem, a Isabel e a Luísa podem eventualmente lembrar-se de vir ler o blog. Imagine que leem isto numa altura propícia a paranóias, tipo adolescência. Podem acreditar, levar a problemas de autoestima, etc. De qq forma, uma pessoa capaz de dizer a uma mãe que os seus filhos são feios, só pode ser mesmo muito má. Espero que nunca lhe façam o mesmo.

      Eliminar
  45. As meninas são bonitas, como todas as meninas o são.
    Acho que o que acontece é que a Joana é muito bonita, é uma mulher linda e daí que para já, em termos de beleza, a Isabel pareça ficar um pouco aquém.
    Aliás, a Isabel é muito parecida com o pai (não estou a dizer que o seu companheiro não é bonito), apenas que com uma mãe linda é quase inevitável não esperar que a filha também seja o mesmo tipo de beleza.
    E não é, não quer dizer que não venha a ser (porque os miúdos mudam muito), mas para já não é. É uma criança bonita, é uma criança querida, é uma criança fofinha, com um ar muito amoroso, mas não podemos dizer "que é uma miúda tão linda" (como a mãe é).
    E depois, como me disse um dia uma pessoa que muito admiro pelo seu bom senso: "ainda estás naquela fase em que os nossos filhos são os mais lindos e inteligentes do mundo".
    É que é mesmo verdade, nós amamos os nossos filhos para sempre, mais do que qualquer outra coisa, mas até aos 4-5anos achamos sempre que são os mais lindos e inteligentes.
    (eu também fui assim). Depois isso passa.
    Continuamos a amá-los acima de tudo, e damos a vida por eles, mas vamos nos apercebendo que não são os mais inteligentes nem os mais lindos do mundo.

    Beijinhos Joana.

    ResponderEliminar
  46. Acho que é a primeira vez que comento mas não podia deixar de o fazer.
    Se é certo que os nossos olhos podem enviesar o que vemos quando olhamos para os nossos filhos, verdade é que os seus não lhe mentem: a pequena é bem bonita! :)
    Mas como diz, isso não é o mais importante: que seja sempre feliz, saudável e rodeada de pessoas que dêem valor ao que importa verdadeiramente!

    ResponderEliminar
  47. Mandaram-lhe um comentário a dizer que as suas filhas são feias????

    Não há noção do que se diz, do que se escreve. E estar atrás de um computador, parece que estupidifica ainda mais algumas pessoas, que a não terem mais que fazer, espalham amargura para onde se viram!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até aqui nesta caixa de mensagens vai comprovar isso! :) mas a mim já me dá para rir, não se preocupe!

      Eliminar
    2. Ainda bem que já se ri disso, Joana. Acho que é mesmo o melhor a fazer. Continuo incrédula com as pessoas que dizem que a Isabel é feiinha, a sério?! Onde é que as pessoas têm os olhos?! Acho a Isabel uma bebé muito querida e linda! Enfim, Joana...ria, e perdoe, porque as pessoas não sabem o que dizem.

      Eliminar
  48. Eu acho que há um problema para os dois lado.
    Por um lado quem diz que as meninas são feias, ou está a provocar a Joana para a irritar ou é mesmo e apenas um triste, uma pessoa infeliz e ressabiada.
    Por outro lado, há uma série de histéricas que vem logo a correr dizer que as miúdas são lindissimas, girissimas, muito bonitas, etc. Estas são as graxistas, adoram adular as bloggers (devem pensar que isso um dia as vai levar a algum lado), enfim, há sua maneira também são triste e com problemas.
    Nem oito nem oitenta as miúdas não são (nem nunca serão) feias mas tabém não vale a pena o histerismo de protótipos da perfeição.
    São miúdas giras, fofas, queridas e que se vê pelas fotos, felizes e amadas.

    ResponderEliminar
  49. PARA OS QUE ACHAM CRIANÇAS FEIAS
    O meu pai diz muitas vezes: - Agora não há crianças feias, isso era no meu tempo, agora andam sempre tão arranjadinhos, lavadinhos, e cheirosinhos!!!
    E depois ainda há a história do PATINHO FEIO, aquele patinho que se transformou num cisne e o efeito contrário!!!!! Digam lá e os meninos de capa de revista viram adultos e como ficam, lindos na mesma!? A beleza é interior...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso do patinho feio é um conto, tem noção disso? Não é a vida real.

      Eliminar
  50. Tenho! E você tem noção?

    ResponderEliminar
  51. Deixe lá, há de haver sempre pessoas que as vão achar bonitas e outras que as vão achar feias, nem todos gostam de amarelo, isso é completamente irrelevante, o importante é que quando elas crescerem se transformem em mulheres confiantes e seguras e se aceitem como são, e não se deixem afectar por nenhuma critica. Porque ninguém é perfeito e as pessoas são maldosas às vezes.

    ResponderEliminar
  52. Eu também acho que existe esse tal mecanismo que nos faz ver os nossos filhos lindos e para nós serão os mais lindos do mundo. Quando o meu filho nasceu achei que era o bebé mais bonito que já tinha visto, na minha cabeça via mesmo um bebé capa de revista :) e passado uns meses via o mesmo. E agora passado ainda mais meses vejo o mesmo embora já esteja tão diferente. Lá está, é o tal mecanismo que os pais têm. E ainda bem. Os outros não sei como vêm o meu filho, mas o que a mim mais importa é como eu o vejo. E para mim ele é o bebé mais lindo que já conheci. Porque é meu :) e muitas vezes pergunto-me (não sendo eu nem o pai uma beleza rara) como é que fizemos um bebé tão lindo. Não sei. Mas aconteceu :)

    ResponderEliminar