7.09.2019

Acho que lhe vou dizer que sim a um cão.

Mas estarei a passar-me da cabeça? O que se passa com esta casa? Tenho dois gatos que, no meio de todo o meu "andar a mil" (odeio esta expressão, acho que nos ajuda a identificar quem é que não está numa boa fase de sanidade mental ou quem não tem praticado muito higiene mental - oooops), nem sei se os trato como gostaria. Não lhes falta nada físico como comida ou a areia sempre limpa, mas acho que devíamos brincar mais com eles ou assim. Escová-los diariamente, não sei. 

Não sei se terá sido por o meu último relacionamento ter acabado... mas, para ser sincera, já durante o relacionamento queria imenso um cão. E sou eu até! A Irene também, mas desvalorizo um bocadinho porque também diz que quer uma tartaruga anã ou cultivar macacos do nariz para ver se ficam gorilas - por acaso não disse isto, mas é pena. 

Os problemas? Os do costume. Porém, antes de nos oferecerem o Nhecs (o peixe) também eu achava que seria impossível ter um peixe cá em casa com dois gatos e... ao que parece... não é. Há aquários com tampas e os meus gatinhos sabem caçar moscas, pedir mimos e abrir portas, mas não sabem abrir portinhas de vidro e caçar o Nhecs - por enquanto, claro. 




Mas e o cão? O cão obriga a toda uma logística muito maior. Ajudem-me aqui com estas questões: 

- Ir passeá-lo à rua - quantas vezes - no mínimo - se deve ir? 

- Há tantas pessoas a passear cães de madrugada, porquê? Também vou ter que passear o meu de madrugada? Isso é logo um não. 

- Quanto tempo demora um passeio de cão? É que a Irene só tem 5 anos e moramos as duas sozinhas. Claro que pode ficar a ver-me da janela, mas se tiver que o passear de madrugada e ela estiver a dormir, pode ser desagradável ela acordar e a mãe não estar em casa (nem a mãe, nem ninguém... só os gatos e o Nhecs, pronto). 

- Imaginando que tenho de ir para fora, que quero andar de avião e tal... Aqueles hotéis são alguma coisa de jeito? 

- Há raças mais porreiras para ter em casa e para crianças que outras, não é? Visto que moro num apartamento quero um cão que não fique ultra-depressivo com isso, embora faça tensões de o passear com frequência até passeios mais longos. 

- Cães e gatos? É possível? Também há tampas para os recipientes dos gatos para poderem conviver todos? É uma piada, calma ASAE dos animais. 

- Claro que antes de "comprar" um cão, irei a um abrigo de animais (tenho uma amiga minha que trabalha muito de perto com um) e espero - à semelhança dos meus gatos - poder salvar um cãozinho e tê-lo cá em casa connosco. 

- Quais os valores médios de gastos mensais com um cão a nível de saúde e alimentação? 

Pronto. Eu é que sou a blogger, mas sou eu quem vos pede conselhos. Está lindo. ;)






18 comentários:

  1. olá Joana! digo-lhe desde já que está doida :):):) um cão é uma companhia optima, tenho um, mas dá muito trabalho e exige muito de nós. aconselho antes de tomar uma decisão pedir ajuda a um treinador de cães que possa aconselhá-la a escolher o melhor cão para a sua família e sobretudo um que se adapte a viver com gatos :) (não sei se é fácil) .
    o meu cão é rafeiro e adoptei-o num abrigo. tem jardim mas vai à rua pelo menos uma vez por dia e nas férias deixo-o numa quinta com muito espaço. Mensalmente não gasto muito, só alimentação mas ele tem sido saudável...

    ResponderEliminar
  2. Bem Joana eu estou grávida do segundo filho e arranjei um cão no início da gravidez.o meu Afonso adorou, mas posso.te dizer que é quase mais um filho, acorda o Afonso quando não deve, tem que se passear o ideal é de manhã bem á noite. A casa no meio do caos que já era ainda piora. Agora vem lá a bebê e vamos ver como corre. Claro que ainda hoje de manhã estava deitada na cama com o meu filho abraçado a mim e o meu cão deitado em cima de nós e é muito bom ��.
    Também depende muito da casa que se tem, se tiver terraço ajuda a aprender a fazer os dizia e cocos.

    ResponderEliminar
  3. Olá Joana.
    Eu tenho uma Yorkshire num apartamento já há 7 anos e uma menina com 2 anos.
    Eu levo-a à rua 3 vezes por dia, de manhã, à hora de almoço e às 19horas depois de vir do trabalho. Mas a minha cadela também faz xixi em casa. Desde bebé ela foi habituada a fazer no resguardo e então é assim que continua. Mantenho lá o resguardo para ela fazer de noite se for preciso e quando eu não conisgo ir a casa na hora de almoço ou se chegar mais tarde ela não fica aflita e vai fazer.
    Relativamente a férias sempre deixei com os meus pais, não sei nada sobre hotéis.
    Alimentação ela come Purina One que custa na volta de €6 3Kgs e por vezes tem promoção no supermercado e dura um mês mas a minha cadela só pesa 3,5kgs e come pouquinho.
    Agora no verão é necessário colocar pipeta todos os meses que custa na volta de €6.
    As vacinas são apenas uma vez por ano e anda na volta dos €35,00.

    ResponderEliminar
  4. Bem Joana, antes de mais quero aplaudi la por colocar a hipótese de adotar um cão e não comprar. Eu fiz o mesmo e acho que com tantos cães na rua e nos canis é de colocar essa hipótese logo no topo.
    Agora se quer mesmo adotar um cão tenha em conta o seguinte:
    -sim eles vão à rua de madrugada (o meu marido vai com o nosso às 5h30)
    - vão à rua de noite
    -quando são bebés passam a vida na rua
    - o meu tem 2 anos e ainda me dá muito trabalho nesse aspeto pq durante a noite não segura o chichi
    - tapetes em casa não há
    - as despesas dependem mto do veterinário que vá. As consultas do meu anuais ficam em 40€
    - depois ha os desparasitantes e afins
    - há a licença da Câmara anual
    - dao mtos mimos e fazem mta companhia, mas sinceramente dão imenso trabalho
    - qto a férias há os hoteis e há a família que possa ficar com eles(é o nosso caso), mas aí prende outras pessoas...
    - honestamente se fosse hj estava quietinha pq com 2 rapazes em casa de 10 e 4 anos e ainda o cão...acho que o cão me da mais trabalho que eles.
    Todos estes pontos são para cão para apartamento, pq se tivesse uma moradia ia buscar mais dois😆

    ResponderEliminar
  5. Como mãe que tem dois gatos e um cão (labrador de 50kg) dentro de um aspartamento posso dizer que a convivência entre as espécies é possível mas podem demorar um pouco a adaptarem-se. Os cães pequenos querem brincar e os gatos querem paz e sossego mas com o tempo todos aprendem qual o seu espaço. Agora não dá para comparar um gato a um cão..os cães são muito mais exigentes. Não basta ter comida e areia limpa, são muito mais carentes, exigem atenção, disciplina e dedicação. Até aprenderem regras fazem muitas asneiras e estragam muitas coisas. Tem de passear, pelo menos, 3x por dia (mas há quem consiga levá-los apenas 2x a rua). Mas depende muito do tipo de cão, existem cães mais ativos que precisam de atividade física outros que não.. Relativamente à hotéis, não conheço essa realidade porque ele acompanha-nos para todo o lado e, quando tal não é possivel, felizmente temos com quem o deixar, mas é uma preocupação porque não queremos sobrecarregar outras pessoas com uma responsabilidade que é nossa. Relativamente aos gastos, a ração fica cerca de 30€ mês, desparasitação interna e externa cerca de 40€ de 3/3meses, quando precisa de veterinario fica caro mas todas as despesas inerentes aos animais prendem-se ao peso logo escolher um cão de raça pequena equivale a menor despesa sempre.

    ResponderEliminar
  6. Há várias coisas a considerar, e aí como primeiro ponto vamos às despesas: caso compre é o valor do cão (por favor, se comprar tenha atenção ao criador! Um cão que seja vendido como 'neto de campeões' não significa absolutamente nada). Vacinas conte com +-30euros cada. No primeiro ano leva três doses da vacina 'anual' e uma vacina da raiva. A partir do segundo ano a vacina da raiva pode ser dada de 3 em 3 anos. Há mais vacinas (caras!!!) que são opcionais como por exemplo a da leishmaniose, as minhas duas cadelas têm. Para deixar em hotel também precisa de ter em dia a vacina da tosse do canil. Tal como os gatos (aqui em casa temos dois cães e um gato e o gato praticamente não dá despesa de veterinário) podem ter vários acidentes que precisam de medicação e eventualmente exames:otites, diarreias, alergias, obstruções de intestino (!). Os cães também devem ter chip e ser registados na junta de freguesia (conte com uns 25e e depois o valor do registo anual varia de junta para junta). Vale ainda uma pipetas para pulgas mensal e desparasitação interna a cada 3 meses. O valor depende do peso do cão. Pessoalmente aconselho um seguro de saúde que cubra parte dessas despesas e de uma ajuda no caso de um imprevisto! Ah, castracao/esterilização também pesa no orçamento e depende do peso do cão.
    O enxoval se quiser básico é tiver sorte é barato. Uma das minhas cadelas roeu muitas coisas então até ter dois anos perdi a conta as camas que lhe comprei. A outra sempre puxou na trela, até encontrar uma solução conveniente para todas que não a esganasse na rua demorou uns 100euros.
    As minhas tiveram aulas para treino de obediência básico (tão mais importante quanto maior for o cão) e de socialização. Há escolas melhores e escolas piores, depende de si e do cão. Neste momento temos um passeio de 'treino descontraído' e organizado com mais alunos aos sábados.
    Em relação aos passeios varia muito. Até o cão ter as vacinas em dia tem que aprender a fazer xixis e cocos num sítio em casa porque não pode ir à rua, depois quando já pode ir a rua... Tem que desaprender a fazer em casa e aprender a fazer na rua. Há várias técnicas para ensinar, cada um faz conforme lhe parece melhor. Aqui em casa vão garantidamente à rua de manhã (+-8),à tarde (+-18) e à noite (+-23). No mínimo dos mínimos 10 minutos cada volta, mas muitas vezes a volta da noite é bem maior! Na maior parte das voltas há sempre uns 'senta', 'deita', 'junto', 'fica'.. Quando posso levo-as a um parque canino (adoramos o do areeiro!). Pessoalmente não me sinto confortável em deixá-las soltas sem trela ao pé de casa porque existem aqui donos e cães... Duvidosos! Um cão cansado é um cão feliz, e garanto que 10 minutos de estímulo mental que possam ser feitos em casa (exercícios de ficar, por exemplo) cansam tanto quanto uma hora a correr na rua.
    Quanto à escolha do cão.. Tenho duas cadelas de raça 'de caça' (3 e 4 anos) que vivem felizes num apartamento com um gato, dois adultos e uma bebé de oito meses. A raça define apenas parte do temperamento.. Ainda assim, de senso comum, quanto maior for o cão mais 'fácil' é, mas no entanto o potencial de destruição em casa é maior. Um cão mais pequeno provavelmente terá pilhas de energia mas o único dano que pode fazer é talvez roer os rodapés.
    Os primeiros dois anos podem ser duros (tanto a nível financeiro como emocional), mas quando entra em velocidade de cruzeiro prometo são só coisas boas!
    Vou acompanhando aqui os comentários, talvez possa ajudar com qualquer dúvida de surja:)

    ResponderEliminar
  7. O que me esqueci do comentário anterior..
    Para habituação com os gatos, talvez seja melhor um cão bebe. Para as idas à rua e logística no geral, talvez seja melhor um adulto. Todas as opções são boas. Um cão adulto pode ter alguns traumas e não os conhecemos bem ao início (vindo de ambiente de canil precisa de aprender a estar calmo em casa com pessoas, obviamente), um cão bebe vai roer coisas (a troca dos dentes dá-se rapidíssimo, é óbvio que precisam de aliviar as dores/comichões tal como os bebés humanos. Cá em casa congela vamos chá de camomila para as ajudar!)
    Não posso deixar de dizer que reparei no fofinho da fotografia.. Um pointer inglês bebe?! Não há cães mais bonitos (e à partida saudáveis, pois são 'feitos' para tal) que os cães de caça!

    ResponderEliminar
  8. Há pessoas que se levantam de madrugada só para passear o cão? :o

    ResponderEliminar
  9. Com toda a doçura possível e sabendo que não é isto que quer ouvir: se nem para o gato sente que está a dedicar tempo suficiente, esqueça o cão!
    Um cão suja, estraga, faz barulho, obriga a mudar rotinas e precisa de tempo - bastante tempo por dia todos os dias - quer para passear quer para brincar e ser estimulado. Quanto mais jovem e ativo mais tempo (e paciencia, se for cachorrinho) necessita.
    Lamento, eu tenho uma rafeirinha que é 5*, mas que também é um sugadoiro de tempo, e que obrigou a uma série de mudanças cá em casa!

    ResponderEliminar
  10. Ora bem, nunca comentei mas tendo em conta o assunto, e sendo eu mãe de um Boris António, 8 anos, Cruzado de Labrador, espero ajudar:

    Ir passeá-lo à rua - quantas vezes - no mínimo - se deve ir? Depende sempre da raça. Se são cães que precisam de mais ou menos desgaste de energia. Aconselhe-se com um veterinário sobre qual o mais adequado a viver em apartamento.

    - Há tantas pessoas a passear cães de madrugada, porquê? Também vou ter que passear o meu de madrugada? Isso é logo um não - Após algum tempo de habituação, basta um xixi ao final da noite e depois fica até de manhã.

    - Quanto tempo demora um passeio de cão? É que a Irene só tem 5 anos e moramos as duas sozinhas. Claro que pode ficar a ver-me da janela, mas se tiver que o passear de madrugada e ela estiver a dormir, pode ser desagradável ela acordar e a mãe não estar em casa (nem a mãe, nem ninguém... só os gatos e o Nhecs, pronto)- A duração do passeio é relativa. Podem fazer passeios maiores ao final do dia (quando chegam a casa depois do trabalho) e basta um curtinho à noite para fazer xixi

    - Imaginando que tenho de ir para fora, que quero andar de avião e tal... Aqueles hotéis são alguma coisa de jeito? Se possível, deixar com algum amigo. É um stress ter que sedar o cão para fazer a viagem no porão do avião. Não é o primeiro que morre por excesso de calor.

    - Há raças mais porreiras para ter em casa e para crianças que outras, não é? Visto que moro num apartamento quero um cão que não fique ultra-depressivo com isso, embora faça tensões de o passear com frequência até passeios mais longos. - aconselhar com vet.

    - Cães e gatos? É possível? Também há tampas para os recipientes dos gatos para poderem conviver todos? É uma piada, calma ASAE dos animais. Sim, é possível. Um cão mais bebé poderá mais facilmente adaptar-se aos gatos, do que um cão adulto

    - Claro que antes de "comprar" um cão, irei a um abrigo de animais (tenho uma amiga minha que trabalha muito de perto com um) e espero - à semelhança dos meus gatos - poder salvar um cãozinho e tê-lo cá em casa connosco - explique que o cão estará em contacto com gatos e crianças- Por vezes têm historiais de algumas fobias, que convém conhecer antes de trazer para casa. Por isso os bebés, apesar de darem mais trabalho na educação, possam ser uma melhor opção.

    - Quais os valores médios de gastos mensais com um cão a nível de saúde e alimentação? O primeiro ano tem algumas vacinas próximas.Depois é uma ou duas por ano. Depende do vet escolhido. A ração depende do cão. Mas nada de muito dispendioso.

    Acima de tudo, pense que levará para casa um amigo, e não um objecto. Esse amigo tem dias bons, e outros menos bons. Precisa de mimo e companhia, muita companhia!!!
    Espero ter ajudado...

    ResponderEliminar
  11. Todas as questões que levantou são relevantes mas queria sublinhar uma que, depois de ter tido dois cães, mudou a minha forma de encarar a escolha de ter um cão: os cães precisam da nossa companhia. Precisam mesmo. Não há varanda nem terraço que valha. Não há outro cão que resolva (a dada altura, tive dois em simultâneo para fazerem companhia um ao outro, não é a mesma coisa). Ter um cão obriga-nos a pensar: estou disposta e tenho disponibilidade para passar boa parte do dia com ele? É claro que um dia em que tem de estar 8 horas fora não é grave. É claro que estar fora 3 horas para fazer gravações, compras, yoga, seja o que for, não é grave. Mas o ponto de partida tem de ser assegurar que está com ele de forma regular e consistente. Um cão não é um gato, uma planta, um peixe. É muito mais próximo de um filho.

    ResponderEliminar
  12. Olá Joana, eu não tenho filhos, sou apenas mãe de uma cadela de 18 meses e 52kg, uma pessoazinha! E adoro! Os cães são incríveis, interagem connosco da forma mais completa possamos imaginar. É contudo, necessária disponibilidade e tempo do nosso dia para eles. A minha só precisa de ir á rua fazer necessidades duas vezes por dia, mas eu e o meu marido temos horários desconectados e ela passa muito pouco tempo sozinha. Para além de passear connosco vai duas vezes por semana ao ATL para cães onde brinca com outros cães de todas as raças, socializa e interioriza regras de convivência. Um cão é um membro da família, com direitos e regalias, que nos primeiros tempos faz xixi nos nossos tapetes, roi as almofadas, rouba as nossas meias novas, mas que com o passar do tempo aprende a ser crescido!
    Ter um cão é óptimo!

    ResponderEliminar
  13. De Joana para Joana: pensa 30vezes mais antes da decisão. Adoro cães e tenho 2 (se pudesse tinha muitos mais) mas sou a primeira a reconhecer que dão muito trabalho e despesas. São as melhores companhias, mas também podemos desesperar nos primeiros tempos principalmente num apartamento. Idas à rua 2/3 vezes dia, mais a educação nos primeiros tempos e todas as traquinices associadas (muitos xixis pela casa, muitas coisas roidas, choro e talvez ladrar).
    Durante 4anos tinha sempre um xixi para limpar ao chegar a casa (morava num apartamento e o pequeno não ganhava rotinas por causa dos meus turnos rotativos no trabalho), deixaram de existir tapetes e passou a haver muitos ambientadores (o cão toma banho ok? Mas tenho sempre ideia da casa cheirar a cão). O príncipe come ração mais cara que a minha alimentação e seguro de saúde, já que é flor de estufa! Mas é o melhor do mundo.
    Quanto a férias, fica em casa dos avós.

    ResponderEliminar
  14. Ana Carneiro6:23 da tarde

    Olá Joana,
    Como sabes apos a morte da minha fiona adotei uma gata a pedido do Vicente, acontece q há exactamente um mês num passeio encontrei uma cadela, veio pra casa e não tinha chip. Como o dono n se pronunciou e vou fazer pelo vet de uma associação, irei pagar 40 euros de chip mais vacina da raiva, aproveito vou chipar a gata para andar mais kkkkk (as xs lembra.se de voar pro RC - já só lhe restam 5 vidas). Depois aconselho boa ração pro pelo. Passear 2 xs ao dia. Ou habituar a areia de gato também e 1 xs passeio. O vi fica sozinho mtas das xs q vou passear.la, a brincar ou ver tv t porta fechada a chave. Um cão não bebe e o q te aconselho. Bjinho nosso

    ResponderEliminar
  15. Having a dog is like having a toddler...forever!

    ResponderEliminar
  16. Por favor nao comparem caes e gatos... passear 1x ao dia?! Pobre cão!minimo 3x uma das quais devera ser solto p poder correr/brincar/explorar/ser cão... sao mto exigemtes a todos os niveis, pense bem.

    ResponderEliminar
  17. Brincar e interagir para um cão é uma necessidade básica. Considere muito bem a disponibilidade de tempo e de energia de que dispõe e com quem poderá contar para ajudar.
    Falando em questões práticas:
    Tenho um golden retriever, agora com 6 anos. Controla totalmente os xixis e cocós desde cerca dos 9 meses (até lá ainda tinha alguns acidentes quando ficava sozinho). Passeia normalmente 3 vezes por dia: logo de manhã, assim que chego do trabalho e antes de me deitar. Normalmente não vai à rua de madrugada, pelo menos a pedido (já aconteceu pedir muito e afinal estava com diarreia portanto tinha razão!). Vai às vezes às 2/3 h da manhã se for a essa hora que chego a casa e vai, muitas vezes às 6h30 porque entro cedo no trabalho. O tempo do passeio é variável mas conte com pelo menos 15 minutos. Normalmente demoro uns 30 minutos em todo o processo (passeá-lo e limpá-lo quando chega a casa) mas às vezes um dos 3 passeios é mais curto.
    Nunca ficou em nenhum hotel, fica sempre com os meus pais, avós ou sogros. Mas tenho uma amiga que deixa os dela numa quinta e tem boa opinião... eu acho que não era capaz mas, felizmente, tenho alternativa.
    Em não tendo nenhum problema de saúde de maior o veterinário anualmente rondará os 50€. Alimentação e desparasitantes internos e externos os valores dependem muito do tamanho. No meu caso a ração dele custa cerca de 60€ por 12kg, deve dar para uns 2 meses porque ele não é muito comilão. Desparasitação interna faz a cada 4 meses... não sei bem o preço mas diria pouco mais de 10€. Desparasitação externa é o mais caro: uma caixa com 4 ampolas é cerca de 20-25€ e deve fazer supostamente a cada 4 semanas (no inverno acabo por deixar passar mais tempo).

    Eu acho que um cão em casa é uma energia imprescindível, para mim é como um filho e amo-o como qualquer outro membro da família, só posso aconselhar a que se deixem contagiar pelo amor incondicional de um cão. Mas não posso deixar de aconselhar muita ponderação nessa decisão que muda para sempre as vossas rotinas e a vossa vida... no fundo terá mais um ser dependente exclusivamente de si. Os primeiros meses são fundamentais portanto assegure-se que tem tempo e condições para lhe dedicar no estabelecimento de rotinas e ensinar alguns comportamentos básicos (eventualmente procurar um treinador ou curso básico de obediência, sobretudo se não tem muita experiência com cães anteriormente).
    Felicidades

    ResponderEliminar