7.23.2018

Um ano depois disse adeus ao DIU!

Foi assim tão rápido! Se há coisa que tenho aprendido com a idade é que a vida dá mesmo muitas voltas. Há um ano (em Fevereiro), quando fui por o DIU pensei que me ia livrar de para aí uns 5 anos a tomar a pílula porque tinha a certeza que não queria ter mais filhos e que também não queria estar a encharcar-me de hormonas diariamente (o meu DIU libertava hormonas, mas a dosagem era extremamente baixa por ser localizada - como a ginástica, sim haha). 

Lembro-me que estava encantada com a ideia. Até podem ler aqui. Fazia todo o sentido para mim na altura. Estava com o pai da Irene, sabia que não iria querer ter mais filhos e, por isso, para quê? Entretanto divorciei-me e tal ;). 

Agora é diferente. Agora não preciso de todo de ter o DIU. E, aliás, tenho agora a oportunidade de viver a minha vida completamente sem estar a tomar hormonas extra e vou aproveitar. Além de que, aqui entre nós, apesar de não encontrar grandes apoios científicos para isto, tenho quase a certeza que aumentei de peso por causa do DIU (e também de todas as mil vezes que no meu trabalho fui à vending machine e havia Chips Ahoy!).

Fui tirar o DIU e doeu-me quase nada. Nem percebi que a Dra. Marcela já tinha tirado (adoro-a). Tinha-me doído a pôr porque tenho o meu útero em itálico (ahah). 

Uns dias antes já sonhava com fertilidade e andava super entusiasmada por recuperar a naturalidade do meu corpo (me aguardem que daqui a um ano, se continuar assim, vão ver posts meus sem depilar as axilas e a defender que as mulheres se querem ao natural). Além de que, mesmo sem saber explicar bem, ter o período (que não tinha para aí há uns 6 anos) dá-me uma sensação de detox físico e espiritual qualquer. Claro que me posso dar a este luxo porque não tenho dores enormes como algumas pessoas que conheço. Há mulheres que sofrem mesmo muito com o período e... só posso dizer que lamento muito e que ouvi dizer que poderá melhorar se dois dias antes tomarem anti-inflamatório de 12h em 12h horas, algo que devem falar com a vossa GO e depende de caso para caso, claro. 

Estou feliz porque me sinto inteira. Mesmo que já esteja a dar uso aos tampões que tinha a apanhar pó desde antes de ter engravidado. Acho que até tinha saudades de comprar tampões, vejam lá. Que parvoíce. 

Mais alguém que tenha sentido aumento de peso com o DIU?

Alguém que tenha tirado e que sinta tudo isto? 

Ou... estou só muito feliz no geral e, por isso, mesmo que tivesse ido fazer só as sobrancelhas vinha com este feeling de que a vida é a melhor coisa do mundo? 

Posto isto, estou a adorar as minhas férias. :) Podem acompanhar-nos no meu instagram aqui :) 



Sigam-nos também no Instagram:
E nos nossos pessoais:
                                                  www.instagram.com/joanapaixaobras

32 comentários:

  1. Joana, és linda. Identifco-me contigo em muitas e tantas coisas.. os meus tampões também têm criado pó, por falta de período. Sinto a mesma liberdade que sentes agora.. a diferença é que eu coloquei faz umas três semanas o meu diu (de cobre, sem libertação de hormonas). Por isso sim, o nosso caminho é de dar liberdade ao nosso corpo e deixar que recupere o tempo perdido! ❤

    ResponderEliminar
  2. Joana tem de experimentar o copo menstrual e deixar os tampões a ganhar pó!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tbm queria mas acho que não acertei com o tamanho ou com a marca... Mas teoricamente é excelente. Ainda vou fazer mais uma tentativa e comprar um mais pequeno.

      Eliminar
  3. Eu coloquei o Mirena há quase 2 anos e estou bastante satisfeita. Para além de ser super irregular, tinha dores horríveis com o período. Tenho problemas de fertilidade e depois de ter a minha filha voltei a tomar a pílula, não tanto para evitar uma nova gravidez mas para regular os períodos e diminuir as dores. Quando a minha médica me aconselhou o Mirena, pois a estava constantemente com tensão arterial elevada e dores de cabeça, achei uma boa opção. Ela avisou-me que poderia aumentar de peso... e aumentei! Mas desde novembro que tenho tido bastante cuidado com a alimentação e já emagreci bastante. Por isso, é verdade que o DIU pode provocar aumento de peso, mas com controlo e cuidado isso pode ser combatido.
    O importante é estares feliz com as opções que tomas! Beijinhos!

    ResponderEliminar
  4. Agora esquece também os tampões e diz olá ao copinho! Life changing!! :)

    ResponderEliminar
  5. Eu tenho o DIU hormonal há 2 anos e sinto-me bem. Tirando uma tensão mamária dos diabos, não tenho mais nenhum sintoma chato. Não engordei nada, até estou mais magra (mas estou no ginásio e c uma alimentação mais saudável, é disso. Lol) Cada mulher deve ser livre de fazer as suas escolhas! Para nós fez-nos sentido esta, não estou a planear ter mais filhos para já! Agora q tirou o DIU vai emagrecer... E o pilates e tal vão ajudar! Se se sente feliz, óptimo! Boas férias!

    ResponderEliminar
  6. Eu tenho andado a pensar colocar pois estou farta de pílula, tenho as pernas uma miséria cheias de derrames. Não quero mais filhotes pois sinto-me completa. Só não quero engordar.da primeira pílula que tomei engordei 10kg e nunca mais consegui voltar ao normal Tenho alterado o tipo de pílula mas sinto que não me faz nada bem e tenho de tomar conta de mim pois estou a 3 dos 40 �� que medo �� .

    ResponderEliminar
  7. A minha experiência com o DIU com hormonas...perdeu o romantismo no dia em que o coloquei. Fui cheia de confiança, uma vez que já tinha perguntado a 300 mil mulheres como funcionava o bicho, eu queria ficar livre da pilula e do esquecimento permanente de a tomar. Achava que ia ser uma solução bastante prática. Todas já me tinha dito que pode ser doloroso ao colocar mas la está, depende de mulher para mulher, do médico, da sensibilidade enfim... O meu médico foi super cuidadoso e sempre me explicou todo o procedimento durante a coloção do "anzol". Quando finalmente senti um choque, pensei...Já esta, ufa..pensava pior...apesar de ter sentido que ia cair da cadeira/marquesa abaixo, o medico explicou me que era normal e durante alguns minutos elevou a cadeira, para que eu pudesse colocar as pernas pra cima e passar aquela sensação de tontura.O médico antes de eu sair perguntou me se eu tinha algum anti inflamatório para as dores, caso tivesse. Eu pensei para mim, que disparate...dores?! Então o pior já passou...Ah ah ah não passou não..que idiota me senti...cheguei a casa e parece que tinha acabado de sentir contrações...sim aquelas pequena ( grandes) que nos avisam que é hora de pegar na trouxa e ir para a maternidade..Possa passei um bocado...ora deitada ou sentada, ora no chão com os pés em cima do braço do sofá...eu não sabia onde e como havia de estar.Um desconforto terrivel...durante toda a noite..cheia de vontade de pedir epidural��. De manha a coisa acalmou..sim só acalmou...continuava a sentir aquelas moínhas como se fosse aqueles dias antes do periodo. É obvio que nesta altura ja tinha efectuado mais chamadas para as minhas amigas/tias/primas/vizinhas do Diu, do que o callcenter da Me* recebe quando falha a net 30 min e pessoal liga para pedir o reembolso ����. Nisto parecia ser eu o unico ser humano diuzado com estes sintomas estrambolicos...Passou.... Aleluia...Na consulta para ver se o bicho ja tinha feito casúlo, acho que até o vi a acenar �� disse ao médico que aquele pós Diu tinha sido uma experincia altamente horrivel...ele responde...E a primeira pessoa que me diz isso ���� Eu nao sou muito "dorida"...mas aquela doeu... Agora passados.7 meses...estou a pensar em talvez tirar..eu nao notei aumemto de peso..mas muito inchaço sobretudo nas pernas...ha alturas em que o perido nao vem, como é suposto mas ha alturas que sim..nos primeiros meses doia me imenso as ancas/ perna ...é estranho mas e verdade..acho que coincidia com a altura, ou da ovulaçao ou do perido e vinha no seguimento da zona pelvica. Alguem aqui ja passou pelo mesmo no inicio? Ha um periodo de adaptaçao? Com a Joana foi tranquilo ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, eu tive exatamente o mesmo problema. Foi horrível a pôr, estava a ver que não chegava a casa, passei uma noite horrível. Pus em novembro, e desde aí já engordei 8kg,o meu acne piorou e sinto que fico com um mau humor dos diabos. Resumindo estou à espera da consulta para a médica tirar isto.

      Eliminar
    2. No início também senti muitas dores...então qdo o puseram trepei pelas paredes e nas semanas seguintes foi dificil. Tinha dores tipo menstruais, todos os meses sinto tensão mamária e depois passado uns dias tenho uma ligeira moinha como se estivesse para ficar menstruada. Durante 1 ano mais ou menos doeu mais do que o que dói agora e tinha perdas ligeiras de sangue que duravam mais q 1 semana. Mas agora estabilizou...sim, tenho há 2 anos e só agora é que sinto que estou adaptada. Por isso muita paciência! Vai acabar por passar!

      Eliminar
    3. Eu ate estava tentada a colocar o DIU sem hormonas...mas na altura em conjunto com medico decidimos assim porque tinha tido anemia durante a gravidez e durante o 1 ano apos a gravidez tambem. Entretanto estabilizou e o nivel de ferro voltou ao normal, tinha feito analises 1 dia ou 2 antes de por o DIU e recebi o resultado no dia a seguir...se nao acho que nao teria colocado com hormonas. Voces ponderam por o DIU sem hormonas ? E que eu esqueço de tomar a pilula...

      Eliminar
    4. Eu coloquei o DIU de cobre e senti exatamente o mesmo... dores infinitas praticamente assim que desci da marquesa, tive que ir a "correr" para casa e o resto do dia e noite passei enroladinha no sofá, tomei analgésicos até dizer basta, mas no meu caso, andei assim durante uns 4 ou 5 meses, não era todos os dias mas uns 2 a 3 dias antes de aparecer o período era simplesmente horrível, tive que chegar a faltar ao trabalho por isso mesmo! Fez agora 5anos e ainda não o tirei justamente porque não encontro alternativa idêntica ( não hormonal) e só de imaginar que ao tirar este e colocar outro posso vir a passar o mesmo até me dá cólicas...

      Eliminar
  8. agora que falas nisso... as tantas tb ganhei algum peso... ou as tantas foi de deixar de fumar... ou as tantas foi só de comer que nem uma alarve!! tenho o meu diu e nao posso prescindir das hormonas senao morro de hemorragias! já não deve faltar tudo para a menopausa tb!

    ResponderEliminar
  9. Possas, coitadas... Realmente nenhuma amiga que tinha posto fala bem do DIU...
    Já agora, já que falamos de métodos Coise, pus o implante no braço. Ao contrário do que me venderam, tenho periodos durante semanas de seguida sem parar... Isto acontece com mais alguém?
    Contudo, nao engravido com o implante, daí o não o ter tirado. Tenho tres filhos e não queria nem laqueação nem DIU!
    Obrigada!

    ResponderEliminar
  10. Eu também tirei o DIU (Mirena) um ano depois de ter colocado. Nunca me dei bem com pílulas e, pelos vistos, nem com qualquer método que tenha hormonas, mesmo que sejam em doses minimas.
    Tive que tirar porque emocionalmente estava a ficar de rastos. Parecia que andava sempre com TPM. Também tive queda de cabelo e umas manchas na cara mas a principal razão foi mesmo emocional. O facto é que conheço muitas pessoas que se dão lindamente com o Mirena e não têm qualquer razão de queixa. Também conheço algumas que tiveram que tirar. Comigo não deu certo. Conto a minha experiência aqui: http://www.vinilepurpurina.com/a-minha-experiencia-com-o-diu-mirena-290735

    ResponderEliminar
  11. Eu ha quase dois anos que uso uma app Natural Cycles! Basta medir a temperatura assim que acordo! Adoro, nunca me dei bem com metodos hormonais, e isto mudou a minha vida! Atencao que nao é para todas, a eficacia ronda os 93/96% quando usado correctamente

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso acho que a eficácia é de 98%/99% *quando usado correctamente* :) claro que leva algum tempo a aprendizagem, porque não é só temperaturas, também se tem de ver outros factores e indicadores... Mas é do melhor e mais respeitador para o nosso corpo!

      Eliminar
    2. Tem de medir a temperatura todos os dias?

      Eliminar
  12. Eu nao usei o DIU, mas usei 5 anos o implante no braço. Vou ser muito sincera, é super prático, não há esquecimentos, andava super tranquila, mas nos ultimos tempos provocava me muita tensão mamária e muitas alterações de humor e além disso tive sempre muitas hemorragias esquisitas e perdi bastante o apetite sexual. Agora nao tomo nada.
    Retirei o no mês de janeiro e tal como tu sinto me livre de tóxicos.
    Já me lembrei de experimentar os pensos contraceptivos, mas não sei...
    De momentos usamos o preservativo e temos aproveitado mais.
    Na minha modesta opinião os contracetidos são bons para não engravidar mas os efeitos secundários são bem maiores que os aspetos positivos.

    ResponderEliminar
  13. Pesquisem um bocadinho sobre este aparelhómetro https://daysy.me/

    ResponderEliminar
  14. Alguém que também tenha perdido a vontade de fazer o amor com a pílula? Estou nisto há meses, acho que vou parar para ver se volto a ser eu mesma!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já somos duas!

      Eliminar
    2. Sim. Isso aconteceu comigo. Parei de tomar quando quis engravidar e a minha libido mudou completamente. Só aí é que eu percebi que a falta de libido se devia à pílula. Nunca mais tomei qualquer contracetivo hormonal (já lá vão 12 anos) mas sinto que não há muito incentivo por parte dos ginecologistas (pelo menos da minha) a outros métodos contracetivos mais naturais e é difícil arranjar informação fidedigna. Neste momento continuo sem hormonas e feliz com a minha opção.

      Lia

      Eliminar
    3. Também deixei todos os métodos. De vez em quando preservativos, mas é raro. E digo-vos, nada melhor!

      Eliminar
  15. Tantos comentarios e ninguem fala da principal razao da joana estar a falar disto?? Nao deve faltar muito para nos falar do novo namorado! :-D

    ResponderEliminar
  16. Bem, uma experiência como a minha aposto que ninguém teve:
    Coloquei o Mirena, tive muitas dores durante o processo, que se mantiveram quando fui para casa e nos dias que se seguiram.
    As dores passaram a ser menos intensas, mas continuei com desconforto durante cerca de 2-3 meses. Durante este período de tempo tive um fluxo sanguíneo (umas vezes mais outra vezes menos abundante, mas constante) e pensei que seria o meu organismo a adaptar-se a este corpo estranho e ao novo estímulo hormonal.
    Uns meses mais tarde, tal como tinha ficado combinado com o médico aquando da aplicação do Mirena, fui ver se estava tudo OK, se havia necessidade de reposicionar o DIU, etc...
    O médico faz a ecografia (muito demorada, por sinal), volta a fazer, mostra um ar muito intrigado e diz-me:
    - Não o consigo encontrar. Ele não está cá!
    Em resumo: o meu corpo rejeitou o DIU e expulsei-o!!!! Ou então perfurou as paredes do útero e vive alojado algures entre o meu útero e a bexiga... espero que não...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso ate há �� Só que no meu caso, fiz rx (a medica lá o passou após 1 mês, dizia que era só para tirar os macaquinhos da minha cabeça, que todas as semanas ligava com sintomas que não me pareciam normais, prisão de ventre, cólicas, tudo aos olhos dela tinham explicação, mas algo me dizia que não o tinha expulso, fiz a eco de controlo na semana seguinte a colocação e não o tinha visto sair) e afinal estava numa trompa, que na eco não se viu (mas viu-se um quisto funcional que nunca tinha tido) para tirar teve de ser por laparoscopia e como aquela trompa já devia ficar danificada, aproveitei o facto de ter uma intervenção cirúrgica em nada diferente da necessária laqueação e já ficou feito! Eu não conseguia ficar descansada sem saber, nem sem tirar, pois por poucas hormonas que o mirena tinha, tinha sintomas relacionados com elas e não podia sobrepor outra pilula, nem 100% descansada no que dizia respeito a contracepção. Não quero assustar ninguém, mas sim acontece ��

      Eliminar
  17. Com o DIU não se tem o período?

    ResponderEliminar
  18. Cuidado que os tampões tem validade! Eu tinha lá uns esquecidos que achei por bem deitar fora!

    ResponderEliminar