7.18.2018

4 anos depois, acabaram-se as fraldas!!

Nem acredito! Ontem já fui a um supermercado e pensei: "preciso de fraldas?". Depois é que me lembrei que já não precisamos de fraldas cá em casa e, até eu ficar velhinha, não irei comprar mais fraldas - vá... claro que se entretanto vier um bebé, voltarei a comprar fraldas outra vez, mas ainda falta que ainda me lembro muito bem do que passei nos primeiros 3 anos, ahah. 

A Irene deixou na semana passada de usar fralda. Já não usava fralda durante o dia - a não ser cá em casa na hora da sesta, mas nunca me pareceu a oportunidade certa para o desfralde nocturno. Convidava-a a pensar na equação e sempre se mostrou muito nervosa - não havia motivo para forçar. 

Qual é a nossa pressa?

No entanto, este ano, ver o corpo da Irene, a cabeça dela e a fralda já não me faziam sentido. Ela própria já tirava a fralda, já a punha no lixo... já perguntava se podia fazer xixi na fralda assim que a deitava... Pensei que iria tentar a sério neste Verão. Assim foi! Falaram-me dos resguardos de incontinência e achei uma boa passagem para a Irene (e para mim, visto que tinha medo de andar a acordar 32942 vezes por noite para mudar os lençóis). 






Falei-lhe de "umas fraldas gigantes" que havia no supermercado e que isso deixaria que ela dormisse nua como sempre me pediu. Mas, para isso, não era necessário usar fralda e a ideia é fazer o xixi na sanita. Ela pareceu entusiasmada, mas não dei seguimento propositadamente durante uns dias, simplesmente falava da questão do resguardo com "naturalidade", do género: "tenho de ir ao supermercado comprar azeite, sumos e a ver se me lembro do resguardo". Tanto que depois passou a ser ela a lembrar-me. 


Lá comprei. Fizemos a experiência e têm havido alguns descuidos (já de manhã), mas passa a noite inteira sem fazer xixi. Estava pronta, portanto. 

Está a ser calmo e fico muito contente pela minha miúda estar a crescer, além da pele dela já não estar em contacto com o xixi a noite inteira. Vai fazer-lhe bem :) 

30 comentários:

  1. A minha deixou as fraldas com 2 anos e 4 meses, e mesmo assim fui falada que já não devia ter fralda que eu é que não queria saber bla bla bla. Desde essa altura nem para dormir usava deixou mesmo de vez.
    O engraçado é que quem me criticou os filhos com 5anos ainda usavam fraldas.

    ResponderEliminar
  2. Ainda bem que já largou, mas... 4 anos? Isso é mesmo muito tempo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cada criança tem o seu ritmo e maturidade a vários níveis vem em diferentes idades

      Eliminar
    2. O meu ainda usa à noite, da mesma idade da Irene. Na verdade a fralda está quase sempre sem xixi, uma em casa quatro, cinco noites lá calha. Não está completamente estragado portanto, mas diga-me acho que devo devolvê-lo? É de facto uma vergonha.

      Eliminar
    3. A minha filha faz 4 anos en agosto, desde os 2 que não usa de dia, 2 e meio que não usa na sesta,.mas de noite ainda usa. A maioria das noites a fralda doca seca e ela acorda sozinha para fazer xixi e volta a dormir, mas agora no próximo mês é que vou tentar que ela durma sem fralda de noite.

      Eliminar
    4. É mesmo muito tempo porquê? Em que é que se baseia para fazer essa afirmação?

      Eliminar
    5. Quem é que decidiu isso?? Você?? Com base em quê?! Enfim.

      Eliminar
    6. Mas... muito tempo porquê?
      E o tempo que tiver que ser . Cada criança tem o seu ritmo...o seu timing... pressionar? Pra que Mesmo? Eu gosto de ser respeitada. Portanto respeito a minha filha.... tem 4 anos feitos ha nem 1 mês e ainda usa fralda noturna... E... n estou nada stressada com isso... E quando ela achar que vai ser...
      E.. por acaso n me estou a lembrar assim de repente de nenhum jovem na faculdade com fralda.....

      Eliminar
    7. Pelos tamanhos das fraldas à venda, não me parece ;)

      Eliminar
    8. Eu e a comunidade científica também achamos que já veio tarde (segundo a norma). Mas a Joana e a Irene é que sabem.

      Eliminar
    9. Ahahahahah comunica científica ahahahahah. Espera ahahahahah. Pronto era isto.

      Eliminar
    10. Ainda bem que a ciência a faz rir, anónima. Obviamente que a pedopsiquiatria e as normas pediátricas estão todas erradas.

      Eliminar
    11. Vai mesmo insistir nesse argumento? Coloque aqui por favor o estudo da "comunidade científica" sobre o desfralde aos 4 anos ser coisa patológica". Estou muito curiosa. Obrigada. Ja agora diga-me qual o ramo das ciências que se debruça sobre o assunto. Lamento, mas não é a pediatria ou então teríamos que fazer queixa de muito pediatra na ordem que não estão a considerar esse grande marco do desenvolvimento. Ass. Uma pediatra. Ja agora sabe que uma coisa fora da norma não é patológica, certo? Ou faz parte daquele grupo de pessoas que também acha a homossexualidade uma patologia. E por favor não vá embora, estou de facto a adorar este debate (continuo a rir muito).

      Eliminar
    12. Anónima das 17h58, morri! Sou educadora e realmente essa norma também me chocou! Então e as crianças que aos cinco anos têm um sono tão pesado que não acordam para fazer xixi, estão fora da norma? Realmente há teorias para tudo, já bom senso, é cada vez mais raro!

      Eliminar
  3. O meu filho com 4 anos ainda usa para dormir. E acorda com 5 kgs de xixi na fralda! Só lha vou tirar aos 18 anos ��

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. LOL :)

      Eliminar
    2. Exato, a fralda da noite não tem idade. Tudo depende da criança, se bebe leite antes de dormir ou muita água. Tantas crianças que com 7 e 8 snos ainda fazem xixi na cama. A minha de 3 ainda acorda cheia de xixi, portanto nem penso no desfralde

      Eliminar
    3. Só para dizer que o meu também acordava com a fralda cheia de xixi, às vezes até saia para fora e mudávamos quando nós país nós íamos deitar... mas decidi que aos 3 anos era tempo de deixar a fralda de noite, falei com ele e tirei. Vou com ele à sanita por volta da meia noite. Não houve acidentes até agora...

      Eliminar
  4. A minha bebé tem 2 anos e meio. deixou agora de dia, completamente, sem acidentes!
    Durante a noite, deixará também. . .um dia, ao seu ritmo, e sem pressas!

    ResponderEliminar
  5. Aqui em casa, ele largou tudo com 2 anos e meio, mas confesso que fiquei muito surpreendida com a rapodez com que aconteceu. No entanto tinha tentado um mês antes e não tinha resultado. Desde então e já tem mais um ano só se decuidou 3 vezes. Isto para dizer que é quando eles querem e não quando nós decidimos.

    ResponderEliminar
  6. A minha tem 3, estamos no desfraldo de dia, está dificil, mas acredito que chegamos lá. Não adianta forçar se eles não estiver preparados. Até tremo só de pensar no desfraldo noturno...

    ResponderEliminar
  7. Eu acho que se coloca muita pressão na idade para o desfralde desnecessariamente. Há imensos fatores a ter em conta, quer com a criança, quer com os pais (sobretudo com quem de facto "põe as mãos na massa" a limpar criança e cama...).
    Dito isto, também não acho correto nem saudável protelar esse processo eternamente (assim de repente, conheço de perto quem tenha filhos com 9 anos que ainda usam fralda de noite, e não tem qualquer problema de saúde).

    ResponderEliminar
  8. Acho que fizeste muito bem, não há razão nenhuma para forçar. Cada criança é única e se não estiver pronta não está. A minha filha mais nova só deixou de usar fraldas à noite há cerca de um mês, com 3 anos e meio. Eu estava ansiosa mas não a forcei a conselho do próprio pediatra que me disse que quando ela estivesse preparada eu saberia, depois de eu ter tentado tirar-lhe as fraldas no verão passado. Ela deixou as fraldas de dia há 6 meses e só agora é que deixou de fazer xixi na fralda à noite. Não digo que não houve momentos em que desesperei, fiquei preocupada, mas sem razão porque afinal era só uma questão de tempo, e, aproveitando o calor que já dá para secar a roupa e os lençóis dum dia pro outro, experimentamos tirar a fralda, explicar-lhe e ela aceitou muito contente. Antes assim do que causar ansiedade desnecessária às crianças. Não importa o que os outros dizem ou pensam, são os nossos filhos, e nós é que sabemos melhor do que ninguém o que é melhor para eles. Um beijinho

    ResponderEliminar
  9. Joanas, por favor não deixem os posts no blog para passarem para o Facebook (ultimamente têm feito imensos posts diretamente no Facebook)! Por aqui tem muito mais piada! É o nosso espacinho! :)

    ResponderEliminar
  10. Este é o tipo de partilhas que me pergunto se faz sentido fazer. Daqui a uns 4,5 anos a Irene terá colegas de escola que sabem ler e têm acesso à internet. Será que ela vai gostar que possam ler que ela acordava de manhã e fazia xixi no resguardo? Sendo que não acho nada de mais que o desfralde só se faça aos 4! Mas há um genuíno pudor das crianças e dos adolescentes com certas coisas normais que deve ser respeitado. Também é normal a mestruação e espero que daqui a uns 8 anos não esteja a escrever que lhe comprou os primeiros pensos higiénicos....

    ResponderEliminar
  11. O meu filho mais velho tirou a fralda de dia muito cedo e rápido, sem acidentes. No entanto, à noite ainda fazia muito xixi e já tinha cinco e ainda queria fralda à noite. O mais novo tirou mais tarde, por volta dos dois e meio, com mais acidentes, mas quando deixou de dia, deixou de noite. As crianças são diferentes...

    ResponderEliminar
  12. Fraldas, fraldas e mais fraldas! O meu filho tem 2 anos e meio, estamos no processo do desfralde diário e ainda temos dias que correm menos bem, mas desde os 14 meses que ouço de certas pessoas que devia começar o desfralde!!! Por isso é tema que dá pano para mangas.Na minha opinião cada criança seu ritmo, seu tempo e desenvolvimento... Parabéns à Irene por mais essa conquista.

    ResponderEliminar
  13. Cada criança tem o seu ritmo. A minha filha largou a fralda de dia aos 2anos e 7meses e foi muito fácil, e so agora com 3anos e 5 meses é que deixou a fralda à noite,mas porque só agora achamos que estava preparada. Eles é que sabem quando estão preparados e cabe-nos a nós pais estar atentos a esses sinais.

    ResponderEliminar
  14. A minha tem 5 anos e praí uma vez por mês (as vezes mais, outras fica meses sem fazer) faz chichi na cama à noite. Se comer melancia durante a tarde é pra esquecer. Quase sempre acorda uma vez por noite p fazer chichi, mas às vezes deve ter preguiça e pumba... É a vida 😅

    ResponderEliminar
  15. Olá
    So tenho um filho, agora com 18 anos, mas lembro me que também me olhavam de lado porque com quase três anos ainda usava fralda. No mês que fez os três anos numa semana tirei sem stress a fralda de dia e de noite. Por essa altura ja estava habituado a ir ao bacio. Acho que não a formulas milagrosas, mas encarar as coisas naturalmente e ao ritmo deles é o melhor.

    ResponderEliminar