1.28.2018

Que tipo de mãe são?

Achoooo que cheguei a uma conclusão (som de génio ou som de iniciar do Windows 3.1 quando éramos mais novas - lembram-se?). 

Será que sim? Será que consegui resumir em duas categorias apenas, todos os tipos de mães? "Claro que não, Joana, as generalizações são sempre falaciosas e tal e tal", mas olhem que esta está bem esgalhada (digo eu enquanto me dou umas pancadinhas nas costas), mas... 

Ando a ler um livro muita giro da Edicare (babo-me por esta editora) que se chama ALTAmente e que nos alerta para o nosso diálogo interno pessimista e negativo e consciencializa-nos para as consequências directas inconscientes e conscientes do mesmo: más escolhas, pouco progresso, irritabilidade, pessismo, umbiguismo, etc. 

Fotografia tirada no Restaurante Books no Hotel da Estrela (depois faço um post a contar a experiência - ninguém perguntou nada, bem sei). 


E comecei a aperceber-me da quantidade de coisas que me tenho andado a privar (e à minha filha) por causa do meu pessimismo desenfreado (que leva à ansiedade ou vice-versa, sei lá e já tanto me dá): adormeço-a sempre no escuro (mesmo de tarde), nunca a deixo adormecer normalmente (abano-lhe sempre o rabo para ver se é "mais rápido"), não combino muitas coisas "porque não dá tempo e ela fica birrenta", etc. etc. Ando a treinar-me para, devagarinho, ir pensando o oposto. Porque - não que seja uma escolha, mas é um caminho - temos duas maneiras de olhar para a "vida" (ai, tirem o Gustavo Santos daqui): com gratidão ou com dor e negatividade. 

Se a Irene não dormir a sesta posso ficar enervada com isso porque vai (se é que vai, mas pronto) passar a tarde toda birrenta ou... posso escolher olhar para o lado positivo e que vai dormir mais cedo. Ou posso pensar que não vai estar toda birrenta... É  um processo giro de experimentação. Já que isto da maternidade é muito também por tentativa e erro, não é? 

Ora, neste blog, esta Joana que vos escreve é a mãe extremamente negativa e pessimista mas com uma capacidade grande de auto-motivação. A outra Joana - a das sessões Smash The Cake e que cupcakes com ardósia e aveia - é naturalmente mais optimista. E acho que isso torna o blog altamente descompensado, mas interessante - digo eu (granda moral).  

Posto isto, que tipo de mãe são? 

Ah! Isto vai correr bem! Caso não corra para a próxima já sabemos.

Ou... 

É melhor não arriscar porque vai dar cocó...?

Nota: o Facebook decidiu mudar o seu algoritmo e a partir de agora vai mostrar-vos mais posts dos vossos amigos e menos de páginas onde fizeram like. Querem saber quando publicamos coisas?
👉 Aqui na página de Facebook da Mãe clicam onde diz “A Seguir” e seleccionam "Ver Primeiro"
Sigam-nos também no Instagram:

5 comentários:

  1. Por curiosidade a irene que ja esta no jardim de infância, na escola que frequenta ainda dorme a sesta?
    Porque fica sempre a adormece la?
    A minha mais velha de 3 anos (de agosto de 2014) frequenta o jardim de infância de uma ipss (Santa casa da misericórdia) e ainda dorme a sesta. Lá consideram as crianças que ainda tem necessidade e não pela regra. Ao fds em casa também dorme.
    Mas não fico a adormece la. Tento sempre (na sesta ou a noite) que fique sozinha. Ou combino formas com ela "a mãe vai fazer xixi" "vai fechando os olhinhos que a mae Ja vem" uns dias funciona outros não é tenho que lá ir dar a não. Isso funcionaria com a irene??

    ResponderEliminar
  2. Sou do tipo de mãe 'Joana Gama' 😬... nunca me tinha visto deste ponto de vista.

    ResponderEliminar
  3. Em relação a adormecer no escuro... abanar etc.. faço exactamente o mesmo. Tb stresso se nao estao reunidas as condicoes para a minha filha dormir. Só quem tem filhos com dificuldades em adormecer é que podem entender. As minhas tardes de fim de semana tb estao mt apertadas pk fico sp em casa para ela dormir a sesta...

    ResponderEliminar
  4. Sou absolutamente "Ah! Isto vai correr bem! Caso não corra para a próxima já sabemos." - tenho apanhado alguns barretes com esta forma de ver a vida (e depois sai-me do pêlo repará-los, sobretudo quando envolve o pequeno), mas não levo é arrependimentos nem coisas por fazer, levo das duas uma, uma boa experiência (e estas que resultam do impulso quando são boas são as melhores) ou uma boa aprendizagem. E acho que é uma questão que não divide só os tipos de mães, mas sim os tipos de pessoas em geral, aplica-se a tudo.

    ResponderEliminar
  5. Acho que sou mais do tipo "Isto vai correr bem" (pelo menos gostava, nao sei se consigo!)

    Tenho dois, um com quatro anos e meio e ainda faz sesta no infantário e em casa.
    E outro com quase 2 anos. Ao fim de semana também nao se faz nada de tarde pq eles dormem.
    às vezes quando o pai está por casa, aproveito e vou um bocadinho desopilar sozinha, ver uma montra, beber um café, etc
    Mas acho que tenho alguma sorte, eles adormecem bem sozinhos. A sesta dormem com luz do dia. à noite um dorme no completo escuro, outro prefere porta aberta com luz do corredor
    Ontem fomos almoçar fora e isso atrasou as sestas, o mais novo so adormeceu às 15h30 e depois dormiu até às 19h, pq fui abrir a porta, para ele ouvir barulho em casa e acordar, tb lhe mexi para ele acordar, mas sem o forçar a acordar...
    E à noite não foi dificil de adormecer por volta das 21h30.
    Por aqui as sestas não prejudicam o sono da noite, pelo contrário até!


    Ainda ontem o mais

    ResponderEliminar