1.05.2018

Até cair de sono!

Temos as leitoras mais fixes. Até me custa dizer leitoras, porque sinto que são mais do que isso. Sinto que são mais em cada comentário feito com tanta empatia, como que a devolver algo de bom que lhes possa ter também dado. Sinto que são tão mais do que isso quando me abordam na rua... Amor gera amor, não duvido nem um bocadinho disso. 

Somos mais de 72 mil. É normal que haja diferentes tipos de pessoas a visitar-nos. É normal que umas se identifiquem mais com uma do que com outra. É normal que algumas não se identifiquem com nenhuma, mas não resistam vir cá ver que parvoíces andamos a dizer. É normal até que alguém goste normalmente do que lê e achar que um post, uma opinião e até uma escolha de vida, não façam sentido, para os seus parâmetros, gostos, opiniões. Aceito que precisem de comentar. Às vezes acho piada, outras vezes não acho, na maior parte das vezes aceito, mas caso sinta que há ali ofensas gratuitas ou que não haja ali nada de construtivo nem engraçado, não publico - esta é a minha casa, não deixo toda a gente entrar, paciência. Aqui há moderação de comentários, q.b., sim. Quem perde tempo a escrever 1691826 caracteres sem um pingo de utilidade, pode criar o seu blogue, desabafar, falar do que quiser, no seu espaço.
Também é normal que, num blogue tão pessoal, haja quem sinta que:

1) partilhamos tudo o que vamos vivendo e sentindo, sem reservas;
2) nos conhece por inteiro;
3) nos pomos a jeito para ouvirmos tudo o que alguém quiser dizer sobre nós ou sobre a nossa família.

Compreendo, no entanto, nem a 1) e a 2) são inteiramente verdade, na medida em que nunca saberão efectivamente tudo sobre nós, não partilhamos tudo o que sentimos nem tudo o que somos - não parece, pela falta de filtro e descontracção, mas até nós temos limites). E, quanto à 3), discordo. Por isso, filtramos comentários. Para nós há limites e quando acharmos que alguém, qualquer que seja a intenção, aos ultrapassar, fica do nosso lado essa escolha. Já lhe chamaram falta de humildade, já me disseram que isto me subiu à cabeça. Como quer que queiram interpretar, reservo-me o direito de gerir a caixa de comentários e só aceito os que acho que vão contribuir para o debate, fazer-me/nos pensar, alertar para algo importante, discordar de mim, mas com classe e sem ofensas (dizerem que uma de nós podia ter lavado o cabelo não é uma ofensa, lá está ele). Quando são as leitoras a trocarem "galhardetes" de forma acesa, já me é mais difícil filtrar.

Mas bem, tudo isto para dizer que foi importante para mim responder às questões da SÁBADO desta semana para perceber onde estamos e para onde queremos ir. Um muito obrigada às jornalistas, mas principalmente a minha companheira (bem fazemos um lindo casal) por não me deixar desistir quando estou mais desalentada ou cansada ou preguiçosa. Temos aqui um projecto do caraças. Graças também a vocês! Se a Rita Ferro Alvim tem as suas "fofinhas", nós também as temos, sem dúvida. Sinto que temos gente boa desse lado, que gosta de nós e que acompanha desde sempre o crescimento das nossas filhas (e nosso), gente divertida, com sentido de humor, atenta e informada, que faz com que não baixemos os patamares e queiramos dar tudo.





Isto sou eu claramente a cair de sono, por uma boa causa (e porque a Luísa está doentinha, snif).

OBRIGADA, seguidoras queridas!


O meu instagram e o d'a Mãe é que sabe :

a Mãe é que sabe Instagram


17 comentários:

  1. Bom dia,

    Em relação ao que foi escrito neste post... Eu gostava de saber se alguma das leitoras que por vezes utiliza este espaço para simplesmente libertar as suas frustrações fala com as suas amigas como fala com as duas mães deste blogue. Quantas vezes vemos alguém nosso amigo ou conhecido a ter uma atitude com a qual não concordamos e nos calamos para comentar sobre o assunto mais tarde e na ausência do visado?? É o conforto do ecrã que vos permite falar sem limites e sem filtros para estas duas mães? Estas duas senhoras criaram o seu blogue ao qual só acede quem quer. Eu não me interesso por todos os posts e por todos os temas que aqui são apresentados mas não é isso que me dá o direito de criticar sem dó nem piedade... Normalmente quando são posts sobre roupas eu leio muito na diagonal simplesmente porque o assunto não me interessa muito. Mas há-de com certeza interessar a muitas outas leitoras. Este blogue não foi feito só para mim.

    Permitam-me acrescentar ao texto da Joana P.B. que:

    1) Já sabem que há alguma publicidade neste blogue (e ainda bem para as Joanas e para quem possa beneficiar do conhecimento dos produtos divulgados). Deixem de fazer comentários que tresandam a ressabiamento quando o post é mais publicitário! Fica-vos tão mal! Sim já se sabe que é publicidade! Então aqueles comentários a dizer que nos blogues y, x e z também falaram do mesmo assunto são a razão do meu existir! Por acaso alguém liga para as estações de tv ou rádio quando nas novelas ou noutros programas há publicidade inserida?! Não há um post "publicitário" que não tenha os comentários da praxe... Aguardo ansiosa pelo próximo para ver se alguma coisa muda...

    2) Deixem as opções de vida das Joanas em paz. É raro o post da Joana G., seja sobre que tema for, que não tenha alguém a comentar coisas do género: se a Joana tem uma infiltração na casa de banho é porque se divorciou, se a Joana hoje esteve o dia todo sem net é por causa do divórcio, se a Joana hoje ia na rua e tropeçou é porque está divorciada. O ex-marido anda na rua e não tropeça...
    E o que foi aquela palhaçada quando a Joana P.B. e família foram viver para Lisboa? Mas anda tudo doido?!? As acérrimas comentadoras vivem/trabalham no mesmo sítio desde sempre? Não há mudanças nas vossas vidas???? Todas sempre trabalharam?? Não há ninguém que tenha ficado uma temporada em casa e depois tenha começado a trabalhar? Não há ninguém que tenha mudado os filhos de escola?

    3) Outro tema "quente" neste blogue: amamentação... Também é raro o post que não tenha comentários inúteis e ressabiados. As Joanas não se estão a exibir; a meu ver estão a prestar um serviço que é o serviço à vida. Raro é o post em que logo no título não está escarrapachado que é sobre amamentação. Pessoal que faz aqueles comentários horríveis: saltem o post, não leiam! Sim as fotos de sempre: epá também olho para elas na diagonal, faço scroll mais rápido. Não querem ver as fotos mas dão-se ao trabalho de ir comentar... Fantástico.
    Ainda mais "fantástico" (e aqui fantástico é para ser lido de forma irónica pois no seu lugar deveria estar ESCABROSO) é quando num post sobre alguma doença de uma das lindas meninas há uma alminha muito, muito triste e mal amada que se dá ao trabalho de escrever comentários desta natureza: "É bom saber que a sua filha mama e afinal adoece como todas as outras crianças...". É de facto algo de muito construtivo para se dizer a alguém que tem o filho doente... Não quer ir ali para o hospital da Estefânia espalhar essa alegria contagiante???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tragam a taça de melhor comentário para esta pessoa! Tudo dito. Em português e com muito nível :)

      Eliminar
    2. "se a Joana tem uma infiltração na casa de banho é porque se divorciou, se a Joana hoje esteve o dia todo sem net é por causa do divórcio, se a Joana hoje ia na rua e tropeçou é porque está divorciada. O ex-marido anda na rua e não tropeça... "

      AHAHAHAHA muito bom


      Anónima Catarina

      Eliminar
    3. Palmas, palmas, palmas para a All Star.
      Nem é preciso acrescentar mais nada :-)

      Eliminar
    4. All Star... You are a Star :))))))
      Suse Sousa

      Eliminar
    5. Excelente resposta ;) Fica tudo (muito bem) dito. Joanas é mais do que merecido o vosso sucesso. Eu vou seguindo o vosso blog, também não me revejo em tudo o que dizem. Faz parte. Cada um vive à sua maneira. Mas com respeitinho e abertura há espaço para tudo e para todos. Continuem a escrever da mesma forma, tão aberta, honesta e carinhosa.

      Eliminar
    6. All star ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️

      Eliminar
    7. Bravo!!!!! Não poderia ter escrito melhor!

      Eliminar
    8. Amei!Parabens!E de longe a pessoa com mais "pinta" que aqui li!!

      Eliminar
  2. aqui está um bom comentário.

    ResponderEliminar
  3. Eu digo coisas destas aos meus amigos na cara (ainda hoje perguntei a uma se acordou tarde e não tinha tido tempo de lavar o cabelo). Outras vezes não digo. Basicamente é o mesmo que faço aqui no blog. Umas vezes comento, outras não. Umas vezes são comentários positivos, outras não. Mas o que me choca mesmo neste comentário é haver pessoas que genuinamente defendem que se viva numa bolha cor-de-rosa e que todos os que têm algo de contrário a dizer e opinar, se devam calar. Acho uma tremenda falta de mundo e de vontade de crescer. Vivam rodeados de quem só vos bajula, mas não esperam serem cada vez melhores seres humanos assim. Eu tenho a certeza que já fiz comentários que não foram tão simpáticos (e não me estou obviamente a referir a ofensas), e aceito que umas vezes não tenham qualquer efeito (nem têm que ter), mas acredito que outras vezes ajudem quem escreve a ter uma outra perspectiva das coisas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora aqui está o belo do "eu sou assim, sou frontal!" Quando na realidade são é mal educadas e probres de espírito! Não vivo numa bolha cor-de-rosa ainda que adore a cor e se possível com brilhantes! Vivo antes de bem com a minha vida respeitando todos os que me rodeiam! A vida é muito curta e uma bênção e tenho muita pena de quem ainda não tenha percebido isso. Podemos efectivamente não concordar com tudo mas não é a nossa vida é a vida das Joanas! Não é o nosso cabelo é o cabelo das Joanas! Não é a nossa casa é a casa das Joanas! Nâo são as nossas filhas são as filhas das Joanas! Não é o nosso blog é o blog das Joanas! Por isso seja feliz senhora e comece por gostar daquilo que vê ao espelho de manhã e sorria para a vida. Olhe que recebe tudo aquilo que dá, a vida encarrega-se disso ;-)!

      Eliminar
    2. Não disse (nem hoje nem nunca by the way) “sou assim sou frontal”, aliás acho essa frase uma pobreza de espírito e uma boa desculpa de quem quer ser mal educado), não percebo portanto as aspas. Não saber distinguir falta de educação / comentários ressabiados de genuínas trocas de ideias (e é a estas que me refiro) daquelas que os poneizinhos ficam logo eriçados, vindo exactamente com argumento desses “... é a/o ____ das Joanas” é uma limitação sua, não minha. Atente a essas projeções (e isto não é uma ofensa e um contributo para a forma de pensar). Sou feliz, a vida tem sido boa comigo, estou rodeada de gente que me faz crescer e me diz coisas boas e más. E que se eu disser que não lavei o cabelo e for evidente (atente que fui eu que disse) vão confirmar e saber que não me caem os parentes na lama por isso. E já agora acrescento que tenho sérias dúvidas que a JG tenha ficado ofendida com esses comentários, pelo menos tanto quanto os poneizinhos que vieram em socorro.

      Eliminar
    3. Bom dia,

      Antes de mais agradeço o feedback completamente inesperado que tive ao meu comentário inicial.
      Queria apenas esclarecer o seguinte: em momento algum eu defendi que este blogue deve ser tratado como uma bolhinha cor de rosa em que não se pode tecer comentários menos positivos. A origem do meu comentário esteve no facto de ter percebido através do post da Joana P.B. que para além de muitos comentários inúteis, agressivos, ressabiados e que não trazem nada de bom para os fóruns há muitos outros alegadamente muito piores que nem sequer são publicados pois como a Joana disse e bem: a casa é dela e na casa dela só entra quem ela quer. E de facto assusta-me que haja pior do que o que por vezes as Joanas permitem que seja publicado.
      Numa nota final, não querendo alimentar a discussão do: "eu sou muito directa e muito frontal e não tenho filtros" eu digo apenas: Quem diz aquilo que quer, ouve o que não quer.

      Beijos e abraços a todas! um Feliz 2018!

      Eliminar
    4. Concordamos :) sendo que ouvir o que não se quer, não é necessariamente ouvir o que não se precisa. That's my point. Eu continuarei a preferir ouvir às vezes o que não quero, mas me faz ser melhor depois. Continuarei a achar estranho quem prefere ouvir só amens. E continuaremos todas contentes com as nossas escolhas.

      Eliminar
  4. Obrigada nós por existirem e partilharem pedaços de vós.

    ResponderEliminar
  5. Há muito que sigo o blog e divirto-me bastante com ele!! Continuem a escrever de forma leve e bem disposta! Beijinhos às Joanas!!

    ResponderEliminar