2.13.2018

A escola das minhas filhas é a melhor!

Parece um daqueles argumentos saídos da boca de uma criança: "a minha escola é melhor que a tua". Mas, perdoem-me a infantilidade, estou mesmo muito contente com a escola em que a Luísa e a Isabel andam.


Primeiro que tudo: as pessoas. 
Na primeira escola da Isabel, não procurei muito. Encontrei, felizmente, uma escola que me enchia as medidas em três assuntos: as pessoas (até hoje tenho uma estima gigantesca pela primeira educadora e auxiliar que lhe calharam, uns amores e pessoas de confiança), a alimentação (era bastante boa, equilibrada e diversificada, com dia vegetariano e seitans e tofus lá pelo meio que a miúda comia na boa, quando em casa era um trinta e um) e o facto de estar relativamente perto do nosso trabalho e de nossa casa. Confesso que não dei uma grande importância ao modelo pedagógico, nem sabia bem o que isso era. Estava preocupada com outras coisas. Fiquei triste quando percebi que, até certa idade não iam à rua com regularidade, porque as fotografias dos miúdos no recreio a tomarem banho de mangueira tinham-me cativado. E chateava-me o facto de não haver horas de sesta mais livres e de acordo com as necessidades deles (com a idade dela, uma sesta depois de almoço era claramente insuficiente). Mas tudo bem. Ela estava a ser amada, acarinhada e estimulada e isso, para mim, era e é o principal. 
Continua a ser a prioridade. Mas, acho, agora e cada vez mais, que as pessoas podem ser melhores se tiverem mais ferramentas, se não tiverem muitos miúdos por sala, se o método / premissas / regras da escola forem também eles melhores, entre outras tantas condições e liberdades...
Gostei de todas as escolas em que a Isabel andou, cada uma com pessoas fantásticas e que a ajudaram a crescer, a ser autónoma, a comer... mas, não desfazendo nenhuma nem sendo injusta (até chorei quando a mudei de escola em Lisboa e em Santarém, por saber o quão especiais eram e o quanto dela gostavam...), mas gosto mais da forma com que lidam com as crianças na escola em que está agora, como lhes falam, o que esperam delas, o que lhes transmitem... não consigo explicar muito melhor do que isto.

Depois: a familiaridade/ participação dos pais.
Ali não há "mãe" para aqui e "pai" para ali. Sabem os nossos nomes. Podemos entrar "por ali fora". Podemos ir à cozinha. Dar pão à Luísa se nos pedir. Entrar nas salas. Sentarmo-nos na roda ou vê-los pintar caixas de ovos ou fazer bolas amachucando folhas de jornal. É bom sentirmo-nos parte e poder acompanhar o que fazem e como fazem, se tivermos essa disponibilidade. 

As actividades.
Gosto de saber que a primeira coisa que fazem na sala da Isabel, por exemplo, é sentarem-se em círculo, a falarem do que lhes apetecer (reunião). Cada um escreve na folha o nome (ou um desenho) caso queira participar e depois, quando chega o momento, fala do que quiser: do que fez, do que vai fazer, do relógio, do boneco, do pai, conta uma história e os outros escutam, fazem perguntas, o que surgir. Gostei de perceber pela conversa da Isabel toda feliz que estiveram a dar os ossos: "mãe, se tocar na minha cara sinto os ossinhos, e aqui nas mãos também". Gosto de saber que depois de uma história, fazem desenho inspirado nessa história. Gostei da forma como trabalharam em grupo, uns foram pintar as caixas, outros fazer as bolas (não há aquela coisa de fazerem todos o mesmo com as mesmas cores, etc, etc). Gosto quando tem de levar um ingrediente para fazerem lá pizza. Ou bolachas. Ou de quando saem para ir ao CCB ver instrumentos. Ou vão ver os cavalos. Ou ao Pavilhão do Conhecimento. Ou ao circo. Gosto do "mapa do tempo" onde desenham se está a chover ou sol. Gosto do jardim da escola. Gosto das histórias que por lá contam e do tempo para brincadeira livre também.

Pormenores que fazem a diferença.
E talvez não sejam pormenores de todo. O período de adaptação. Essencial, a meu ver, e que se verificou na forma rápida como a Luísa se afeiçoou à escola e às pessoas. A Isabel, no primeiro dia, quis logo ficar para a sesta, abençoada filha fácil. Foi o David quem fez o período de adaptação com a Luísa. Foi com elas no primeiro dia, voltou para casa só com a Luísa e voltou a ir buscar a Isabel, que quis logo ficar "o dia todo" no primeiro dia. No segundo dia, a Luísa ficou para almoçar. No terceiro ficou para a sesta, se não me falha a memória e o David ia logo buscar ao lanche. Depois, vimos que corria bem e lá ia ficando mais tempo - acho que na segunda semana já ficava o dia todo. Tudo feito com calma, nem entendo de outra forma, havendo disponibilidade dos pais. Não consigo perceber o que pode correr mal: é porque é injusto para os outros miúdos que estão lá sem pais, que podem ficar com saudades? Interrompe-se a normalidade? Os miúdos habituam-se à presença dos pais? É o quê mesmo, alguém me explica? O que é que justifica o arrancar dos filhos dos braços de uma mãe ou de um pai, que não pode passar da porta para a frente, nem ficar ali a mostrar ao filho que pode confiar naquelas pessoas e que não o está a abandonar com estranhos?
O facto da Isabel me ter vindo dizer que a educadora lhe tinha tido que ela ia ter de resolver o assunto com o J. (uma quezília qualquer que para lá houve, ficando "nas mãos" dos miúdos conversarem sobre o assunto e resolverem. Achei lindo este incutir de responsabilidade neles, sem ir na onda das queixinhas (que fazem parte, bem sei). Conversámos sobre o assunto no carro e percebi que aquilo tinha feito bem à Isabel para perceber que devia pedir desculpa no dia seguinte. Tem 3 anos mas vejo-lhe mais "maturidade" (não queria nada usar este termo) na gestão de conflitos e de sentimentos. Ela adora a educadora, diz que é a "peferida" na escola, logo seguida pela M., uma colega a quem cumprimenta sempre com um abraço quando chega (e que pede para ter 5 anos como ela para não ter de dormir mais a sesta). Isto, para mim, também é um ponto a favor: as turmas mistas. Completamente de acordo.
E, por último, poderem, Isabel e Luísa, estar juntas de manhã e ao final da tarde, numa sala comum. Isto também ajudou muito a adaptação da Luísa, claro. E a Isabel sentia-se muito "irmã mais velha" e fazia-nos o relatório todo, dizia-nos quando a Luísa ia à rua ou quando tinha feito birra ou brincado com ela. 

Estou a esquecer-me de coisas que me fazem gostar muito daquela escola, mas fica para a próxima. Já agora, estão numa escola MEM (Movimento Escola Moderna). :)





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2.11.2018

Não quero dividir a minha filha.



Não tenho muito más lembranças de andar sempre com um saco para a frente e para trás à sexta-feira e ao domingo. Era rápida a fazer a mala para a casa do pai. Eram só dois dias e a roupa que levava não era minimamente relevante. Não naquela idade.

Gostava até de voltar "à casa do pai" e de ver as minhas coisas de lá.

Como se fossem mais privadas, mais secretas. Não tinha a minha roupa, não sentia que me incomodasse levar o saco, mas não queria que a Irene passasse por isso.

Então, tanto eu como o pai dela tentamos minimizar essa gestão. Ela tem roupa na casa da mãe e do pai. A única coisa que vai de um lado para o outro todos os dias de dormida é o coelhinho com que dorme e o boletim de saúde e cartão de cidadão. De resto, claro que há bonecos preferidos que têm de fazer a viagem, daqueles que vão mudando todas as semanas.


casa
Fotografia por 
The Love Project


Por outro lado, não me parece saudável esta divisão tão estanque dos objectos. Lembro-me que sentia que era duas pessoas, mudando até de voz consoante o pai com quem estivesse. Eles são muito diferentes um do outro, também tive que me adaptar muito. 


Queria que a Irene visse as coisas como fluídas. A casa do pai e a casa da mãe são só sítios dela e ela não está dividida. Já vos contei que não falamos mal um do outro, ok, mas como continuar esta filosofia noutras coisas?

A roupa do pai e os pijamas da roupa do pai que vêm para cá, vão devolvidos. A roupa da mãe também. E há brinquedos que não queremos que saiam das nossas coisas senão "fica sem eles". Por isso a solução que temos arranjado é: duplicar quando necessário.

A Irene tem uma viola pequenina (acho que é um ukelele, afinal) que ama na casa do pai e, para não andar com ela para a frente e para trás, comprei-lhe uma também. Tem a azul na casa do pai e a rosa na casa da mãe.

Vamo-nos entendendo aos poucos.

O ukelele chega na terça-feira, vai-se passar. :)

Cabelo por: Nela Cabeleireiros


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Fralda à noite aos 4 anos. Serei eu?

A Irene tem quatro anos e ainda usa fralda à noite... 


Assadura


Não, lá por ser mãe há 4 anos não é por isso que se deixa de ter dúvidas. São de outro tipo, vá. Faz-me pensar sempre que se fala com alguém cujos filhos já tenham passado pela adolescência e que dizem "e o pior vem depois". Se olhar para a minha adolescência, sim, o pior vem mesmo depois, haha. E talvez também seja por isso que ainda dorme de fralda? 


Quem nos lê sabe que sou toda a favor de respeitar o ritmo natural das coisas.


Tentei desligar-me cedo dos "marcos" para o bebé gatinhar, andar, falar, etc, porque morria de insegurança e de medo a pensar nisso. Já a Isabel da Joana Paixão Brás andava a correr pela casa toda e de saltos, ainda andava a Irene a tentar rebolar. Por isso apercebi-me, com o tempo, que ter calma é o melhor para todos. Para mim e para ela. 


À semelhança do outro dia quando fui ao otorrino da Irene e ele me disse (depois de exames e tal) que o melhor era "limpar tudo". Eu estava muito nervosa e ansiosa mas, uma semana depois, já nada me parece tão dramático e calmamente estou a decidir ir a um segundo sem grandes alarmismos. Tem ranho a miúda, pronto, calma. 




O desfralde da Irene não tem sido rápido.


E, por rápido, falo do da Isabel da Joana Paixão Brás que, na minha cabeça, neste momento, associo a ela ter tirado a fralda sozinha, ter ido à sanita sozinha e ainda ter ido buscar o cif a seguir para deixar tudo limpinho, tal o despachanço. Começamos devagarinho, a escola a dar o mote (na escola da Irene não desfraldam todos ao mesmo tempo, vão estando atentos à autonomia de cada um e ritmo) e, quando demos por ela, a Irene já não usava fraldas durante o dia. Para fazer cocó pedia e púnhamos e ia fazendo, tirávamos rápido para não ficar também com nenhuma assadura, já que ela já anunciava e tudo.


Não é fácil mudar de hábitos. Se agora me dissessem que tinha de deixar de fazer o nº2 na sanita e passar a fazer no poliban também iria querer ter o meu tempo de adaptação (ewww, desculpem). 


Agora já faz tudo na sanita. Tranquilamente. Nem por isso quando vai dormir. Na sesta, na escola, já dorme sem fralda. Aqui, já houve várias vezes em que dormiu sem fralda mas com insegurança da parte dela e fazendo-me acreditar que acordava mais cedo (e, por isso, terminava a minha sesta) por não a ter (isto sou eu só a querer aproveitar ao máximo a sesta dela para mim, não sou?) e, por isso, durante a noite não tenho tido coragem e, por isso, segurança para lhe dizer: "amiga, é assim, a mãe não ganha para as activity (sou beta nas fraldas) por isso, queres fazer xixi? Levantas-te comáspessoas e congelas esse rabo ali no coiso da sanita". 



fralda


Eu penso: será que ela se sente insegura relativamente a deixar as fraldas por eu não me sentir segura ou vice-versa? 


Ando a fantasiar com uma boa história para fazer a transição: irmos ao continente e perguntar à malta toda se há fraldas para 4 anos e toda a gente dizer que não. E, pronto. Ela ter que lidar com isso e não ser a mãe que lhe está a tirar a questão. 


Ainda há fraldas acima do tamanho do dela por isso gosto de pensar que há crianças mais velhas que ainda usam fralda durante a noite e que não é visto como sendo "fora de norma", apesar de cada vez mais me aperceber que isto das "normas" tem muito que se lhe diga. Em relação às escolas que impõem aos pais que as crianças que entrem já não possam usar fralda (e, por isso, os pais, no Verão anterior andam com um stress do caraças), ao fim das sestas porque blá blá blá, ... 


As dúvidas não desaparecem, vamos é sabendo conversar melhor os nossos nervos. Digo eu, com os nervos, lá está. 

2.09.2018

Surpresa ! A Irene, neste Carnaval, foi mascarada de...?

A Irene brinca muito às personagens. Gosta muito de fingir que é o Tomás, a coelha Carolina, o Super-Homem e... exacto. Surpresa: é esse o fato de Carnaval que ela está a vestir neste preciso momento na escola.

Há umas semanas, quando lhe perguntei o que queria vestir no Carnaval disse que queria ir de "Super-Homem musculado" e... lidei com isso. :)

Chegamos à escola e houve várias pessoas a dizerem que ela estava linda de super-mulher, mas não. Era o Tomás que estava vestido de Super-Homem.



Estranhar
Fotografia por The Love Project



E estava tão feliz. Tão contente. E eu também!

De manhã pensei em levar a máscara do Tigre que temos lá em casa, mas ela disse que ia ter vergonha e respeitei (ahah). Mas, depois, quando cheguei à escola dela e vi uma colega dela vestida de Masha com o pai vestido de Urso... Caramba, fiquei feliz.

Sei que é só Carnaval, mas este mundo ainda tem coisas boas. Se isto do Carnaval existe muito para dar dinheiro para comprar fatos e tal (quem compre, porque há quem tenha o talento e paciência para fazer), também existe para que os adultos se lembrem que brincar é bom, brincar ao faz de conta.

Saudades de quando gritava de um lado para o outro para a outra pessoa "e agora eu era o Polícia" ou... "e agora tu eras o pai"... "a fingir!!".

O Carnaval é a fingir ou serão todos os outros dias que são a fingir? Sei que parece o final de um livrinho de Gustavo Santos (ainda não li, mas não me vai escapar), mas hoje ao entrar na escola e ver os miúdos mascarados, alguns pais, as auxiliares... achei que hoje estava mais certo que nos outros dias.

Para a semana venho trabalhar vestida de Zorro, todos os dias.

(alta meltdown agora haha)

De que foram mascarados os vossos?


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Não gosto de Carnaval mas por elas...

Não sou pessoa de Carnaval. Já escrevi sobre isso aqui.

Sou uma pessoa alegre, adoro festas, mas o Carnaval não me inspira... associo sempre a frio e chuva.

No entanto,  por elas, tudo. Quer dizer, o básico!


Isabel - Rubble;
Luísa - Joaninha (não sei sequer se têm nariz, mas pediu-me para ficar igual à mana).

Queridas e felizes.
(Felizes, mais ou menos, que a Luísa chorou baba e ranho quando viu a auxiliar mascarada de... Wally. Será do meu team? Eheh)



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2.08.2018

Como funciona a cabeça de uma blogger (como eu).

Ahhh! O título está bem explícito! Se não querem saber os pensamentos mais íntimos de uma blogger no que respeite ao blog, sintam-se livres de fechar esta janelinha e de voltar para outros feeds. Ah, acabou de me aparecer uma notificação aqui do Facebook a dizer que tenho de ir dar os parabéns ao meu primo Francisco, venho já. Dei pelo Facebook, não sou de ligar. Pronto, já está. 

Ok. Então, como funciona a cabeça de uma blogger (como eu)? Ninguém perguntou mas, lá está, já vão perceber porque é que decidi fazer este post.


- PREOCUPAÇÃO CONSTANTE.

Da mesma maneira que, quando se tem um filho, vêm daí as responsabilidades e a presença delas mais ou menos constante na nossa cabeça - estou a comparar um blog a um filho, ai Jesus - também o criar de um blog e levá-lo a este nível, inunda a nossa cabeça de preocupações. A Joana e eu queremos manter o blog com publicações frequentes e, por isso, "hoje tenho de fazer um post", "a ver se escrevo já o de amanhã porque como tenho uma consulta, não vou ter tempo", "aproveitava era o fim-de-semana para escrever já uma semana de posts para tirar umas férias".

- OLHO DE PRODUTOR

Vamos vivendo o dia-a-dia sempre com "um olho no burro e outro no cigano". Tentamos ter 10% da nossa cabeça atenta a possíveis temas que possam servir para escrever aqui. Hoje, por exemplo, a Irene quis levar a viola que os avós e o pai lhe ofereceram para a escola e, desde que a deixei, estou a pensar na vaidade que sinto dela gostar tanto da sua viola e talvez falar da relação da Irene com a música para que outras mães, se quiserem, apanharem algumas ideias. Ou, quando a estou a adormecer, ponho-me a rever o dia, as coisas que correram bem ou menos bem, as coisas pelas quais me sinto grata e, a seguir, naturalmente, é pensar quais delas dariam um bom post (sendo que, para nós, um bom post é um post que interesse a muita gente e que contribua positivamente para a vida de quem lê) e começar a escrevê-lo na minha cabeça. 


- TER UM NEGÓCIO EXTRA

A par de tudo aquilo que geralmente já tenho de resolver na minha vida pessoal (enviar prescrição do exame do sono para o Hospital para validarem a marcação do exame, marcar dentista, ir consultar o regulamento do condomínio do meu prédio, tenho que fazer sopa logo à noite, arrumar a casa...) junto a isso ter que ir "responder a mails" do nosso mail. Tenho como prioridade os assuntos que necessitem de resposta imediata (sejam propostas comerciais ou leitoras que precisem de algo de nós imediatamente como conselhos ou ajuda em que possamos ser úteis), depois as parcerias que possam ser interessantes para nós e, por último, concretizar algumas ideias com parceiros, enviando e-mails proactivamente. 

- TENTAR ENCAIXAR SESSÕES FOTOGRÁFICAS

Apesar de ter a Inês da Yellow Savages e a Joana Sepúlveda Bandeira do The Love Project sempre prontas para nos fotografar, confesso que não faz parte ainda do meu mindset ver a "sessão fotográfica" como algo que me apeteça muito fazer, apesar de adorar o resultado e de colorir o blog e de os posts ficarem ainda mais giros. É também, na minha cabeça, uma conversa frequente comigo própria: "Outra vez uma foto desta sessão? Tens de marcar outra, as pessoas já devem vomitar esta sessão". 

Das minhas sessões preferidas, esta com o The Love Project, da Joana Sepúlveda Bandeira.


- ENCAIXAR REUNIÕES EM TEMPO RECORD

Não sou nada fã de reuniões. Acho que se fazem demasiadas reuniões mas há assuntos que têm mesmo de ser tratados frente a frente, especialmente quando ainda não se conhecem os parceiros. Não consigo ter a disponibilidade que queria para tratar destas coisas com calma e, por isso, tem de ser na minha hora de almoço (porque no restante tempo estou ou a trabalhar ou já com a Irene) e aqui perto do trabalho porque senão só tenho 15 minutos para falar com a pessoa presencialmente. 

- GERIR EXPECTATIVAS E PERFECCIONISMO

A motivação extra (gostamos sempre de escrever aqui, mas nem sempre conseguimos) tem altos e baixos. Quando tem altos, sou louca e penso: "vamos alimentar mais o canal de youtube", "vamos criar um programa de televisão", "vamos lançar mais um livro". Quando tem baixos, penso "não tenho nada que falar... olha, já sei, vou escrever sobre esta minha preocupação ou como funciona a minha cabeça no que toca ao blog". Eheheh. 

- VONTADE DE ACABAR COM TUDO

Ui, meninas. Se soubessem a quantidade de vezes, quando tenho a cabeça mais cheia que penso "epá, mas vou estar a chatear-me com uma coisa que fui "eu" quem criou? Acaba-se já com isto e não tenho mais que pensar no assunto, que chatice! E atenção que 99% da pressão é só criada por mim mesma. 


Associado a tudo isto existe também GRATIDÃO e VAIDADE. Temos a sorte (e trabalho) de, em 3 anos, termos um blog em que sentimos que vocês nos conhecem e que se relacionam connosco. Adoramos receber as vossas mensagens e comentários em que dizem que vos ajudamos a repensar nalguma coisa ou, melhor ainda, que não se sentem tão sozinhas e anormais. Acreditem que nem sempre é fácil mas... que tem valido sempre a pena. 


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2.07.2018

Um pequeno almoço que ela gosta.

Tive esta ideia no outro dia. Tenho andado a perguntar sempre à Irene o que lhe apetece para o pequeno-almoço mas eu, por exemplo, tenho sempre muita dificuldade em saber o que me apetece ou não. Geralmente só me apetece Chocapics, mas não é isso que vou comer (ai, agora tenho de ir comprar). 

Preocupo-me com a forma como ela começa o dia. Quero que ela tenha energia para brincar e que seja saudável mas ainda não estou muito educada e sistematizada relativamente a soluções. E, ainda por cima, coisas que ela queira comer. 

Inventei a história do "pequeno-almoço em tacinhas". Em cada tacinha ponho qualquer coisa que, em princípio ela irá gostar: bagas goji, ovo mexido, papas de aveia, tostinhas integrais com um pouco de queijo fundido ou fiambre de perú, pedacinhos de fruta. Cada coisa na sua taça. Come o que lhe apetecer de cada coisa e, o que não lhe apetecer, a mãe aspira. 

Ela tem gostado disso. De chegar à mesa e de ter tantas coisas para poder escolher. Quando acaba uma taça, puxa outra para ela e hoje puxou a minha que tinha leite de amêndoa e granola com frutos vermelhos (já mole porque deixei o pacote aberto, mas enfim, isto foi só para cortar o tom super blogger de comida) e comeu-a toda. 

Tem funcionado para nós e tenho gostado de fazer, mas confesso que sempre andei muito perdida nos pequenos-almoços dela. Era mais fácil quando só mamava e zunga!

O que tomam os vossos e que idade têm? 

A foto não é minha, claro, nem do nosso pequeno-almoço, mas não me importava que fosse, é desta fotógrafa.

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2.06.2018

E quando a Irene é empurrada na escola?

Não vejo a agressão como rótulo de "boa ou má pessoa". Tenho vindo a tentar construir um raciocínio diferente de que a agressão e a violência são formas primárias e animais de manifestação de sentimentos. E, nas crianças, além de terem a imaturidade que justifica muitos comportamentos, também poderá ser sinal de que algo não está bem. 

A Irene - que é a minha filha (e custou quando aconteceu) - já teve momentos em que foi ela a agressora e eu conheço-a. Por isso, se "até a Irene" poderá ter dessas fases/momentos, os outros miúdos também e não é por serem tiranos ou por terem pais que isto ou aquilo, embora seja essa a primeira (e compreensível) reacção. 

Preocupa-me, porém, não poder controlar tudo e protegê-la de tudo (sei que não seria positivo também, mas de certeza que vocês compreendem esta vontade). E, por isso, não lhe dizendo "quando te baterem, chega-lhes também" e não querendo a imaginar a minha filha a ser "mal tratada" por um colega a nível físico e ela lhes responder verbalmente (como andava eu a ensinar) com "não me faças isso, estás a magoar-me", surgiu aqui outra opção para já.

A minha bff, a Susana, assistiu a uma das nossas conversas em que tentei contextualizar a agressão de uma colega da Irene como estando a amiga com "o menino zangado na cabeça" - aconselho o Divertidamente/Inside Out. E a Susana decidiu partilhar uma solução que descobriu quando era pequena, dizia "Xau, Beijinhos". 

Nunca tinha visto isto como solução: o mero afastamento. Claro que me refiro a estes episódios mais característicos da idade da Irene. 

Infelizmente tenho vindo a tomar conhecimento de outras formas de maus-tratos em escola pelos colegas que me deixam muito preocupada e afilita por não conhecer ferramentas que permitam ajudar a travar o comportamento e a resolver o melhor possível a situação. 

Porém, neste momento a solução parece-me muito interessante e acho que passa a mensagem certa à Irene. Vamos vendo, com o tempo, como responder a cada fase sendo que, no entretanto, se trabalha a empatia e a confiança - o melhor que sei, valendo isso o que vale. 

Quero educá-la a pensar no contexto o máximo possível para que não cresça a pensar que as pessoas se dividem assim. Todos nós somos tudo em momentos diferentes. 

Mas claro, que no meio desta aparente calma, preferia que a minha filha não desse nem levasse tareia... 

O que fazem vocês? 

Fotografia: Yellow Savages  Jumpsuits: Little Jack Baby Clothes


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