8.29.2018

Estou a usar um copo menstrual neste momento.

Ahahah. Não vejo posts mais pessoais do que estes em que falo das minhas entranhas. É o que se passa: estou a usar um copo menstrual neste momento. Tenho ouvido falar muito do assunto por colegas minhas no trabalho, vejo anunciado nos sítios onde faço compras ou encomendas (compro muito coisas orgâncias e bio), mas a verdade é que não tinha período! Usava DIU e tal, antes com a frequência com que amamentava a Irene também não tinha período e, por isso... ainda não tinha tido oportunidade. Agora não quero mais hormonas e não preciso do Diu... como escrevi aqui, se quiserem ler. 

É muito tempo a falar da minha vagina, não é? Pronto. Aqui vai mais um bocaidnho.

Então... no outro dia quando estava no Algarve, vi que havia lá no supermercado uns copinhos menstruais e que tinha de comprar o tamanho maior por já ter parido (que desgraça, não queria assumir que tinha um canal de banda larga, hahahaha) e experimentei.



Ora, não é como um tampão. Claro que cada uma tem a sua, mas nunca sofri muito a usar tampões. Até me esquecia que estava com ele. E não, não sou daquele grupo de pessoas para quem se escreveu aquela mítica frase do folheto que diz: "antes de colocar um novo tampão, não se esqueça de tirar o anterior". Mas não dava muito por eles. Sou abençoada por não ter grandes dores de período e, por isso, sempre foi mais ou menos tranquilo para mim...

Portanto, voltado.. à "vagina fria"... Isto sente-se a por. Tem que se dobrar para por. Não é como um anel vaginal (contraceptivo), é mais duro e mais robusto. Calculo que talvez também estivesse um pouco tensa por ser a primeira vez. Lá pus e assim foi. Depois não se sente, tal como idealmente com um tampão. Para tirar faz um bocadinho de vácuo e é preciso fazer força (não convém), então aconselho pressionar-se um pouco com o dedo para sair o vácuo e depois puxar. 

Do que me apercebi até agora, o ideal será fazer as trocas no banho ou na casa de banho em casa. Na casa de banho no trabalho ainda não arranjei uma técnica para estar 100% confortável, mas também escrevo-vos no meu primeiro dia e primeira troca. 

Gosto disto porque é mais ecológico, porque é melhor para o meu corpo e porque é mais barato. Não fazia questão de ver o meu próprio sangue e de o despejar e tal, mas calculo que, de alguma forma, isto fará parte. Terá sido mais uma coisa nossa, enquanto mulheres que "escolhemos" negar por algum motivo, quando isto é natural e faz parte de nós. 

Estou fã. 

Nenhuma marca em particular. Nem reparei. 

Vocês? 



35 comentários:

  1. Já uso há anos. É o melhor que há. Sem cheiros, ao contrário de tampões, e sem lixo, e com a prática ainda se têm menos sangue nas mãos a tirar que um tampão. E o melhor: desde que uso, deixei de ter enxaquecas. Pensei que fosse coincidência mas afinal não sou a única... Best thing ever!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fiquei curiosa em relação a parte das enxaquecas, pois sofro muito com isso durante o período! Tem mais informações sobre o assunto? Obrigada!

      Eliminar
    2. Já foi há algum tempo. Na altura dei com testemunhos de algumas (não muitas) mulheres a quem tinha acontecido a mesma coisa, e que explicavam o fenómeno com o facto de o corpo delas não absorver os químicos que inevitavelmente existem nos pensos e nos tampões. É verdade que eu sou extremamente sensível a esse tipo de coisas, mas não sei até que ponto será essa a explicação... Mas porque não experimenta a usar o copo e vê como corre? Mal não faz e eles já não são assim tão caros. E é super fácil, a sério!

      Eliminar
  2. Também estou a usar um neste momento ahaha é o 3.º mês que uso e adoro, até me esqueço que tenho o período, a melhor invenção de sempre! Como não tenho grande fluxo dura-me para 24h sem tirar, maravilha!

    ResponderEliminar
  3. Tentei mas acho que errei no tamanho... Fui pelas indicações e acho que tenho de experimentar um mais pequeno. É que sinto sempre este e nem sempre faz vácuo, pelo que talvez não consiga abrir totalmente. Chateia um bocado ter de comprar outro e não saber se acerto desta vez mas faz parte. Se alguém tiver alguma dica sobre os tamanhos agradeço muito. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também tive esse problema. Resolvi-o inscrevendo-me num grupo Facebook em que se trocavam ideias exactamente sobre todos os modelos existentes no mercado e características de cada uma de nós para identificar o ideal. Infelizmente era em italiano (na altura vivia em Itália), não sei se conhece a língua - se não conhece imagino que haja grupos similares em português ou inglês

      Eliminar
    2. A mim aconteceu o mesmo... comprei um L, conforme indicado, mas apesar de cortar a pega, ficou a magoar-me e eu estava sempre a senti-lo. Depois comprei outro de outra marca, mas como achei o outro muito grande comprei menor e acabou sendo pequeno demais, não faz vácuo e sai... no próximo mês irei fazer a 3ª tentativa com uma marca diferente, normalmente adapto facilmente a tudo, não vai ser uma coisa que toda gente gosta que me vai bater! ahahah!

      Eliminar
    3. Obrigada pelas respostas.
      É uma boa ideia, vou pesquisar grupos em português ou inglês porque não sei nada de italiano.
      Exactamente o que me aconteceu, também cortei a pega, mas também sentia sempre. Também não conto desistir!

      Eliminar
    4. Aconselham na caixa a cortar a pega se incomodar. Eu também cortei a minha mesmo até ao fim. Para tirar basta empurrar um pouco com o dedo para tirar o vácuo e puxar. Muito simples

      Eliminar
  4. Uso há vários anos e só me chateia não saber da sua existência antes disso! E prático, ecológico e mais barato a longo prazo (visto que o investimento inicial é mais caro). No meu caso demorei um pouco a acertar com a marca e o tamanho certos, mas agora recomendo-o a todas as amigas, ihihih!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso não tem dicas para quem ainda anda a tentar acertar?
      Obrigada.

      Eliminar
    2. Na farmácia onde vivo só existiam dois tamanhos - sem filhos e com filhos

      Eliminar
    3. O investimento inicial foram 20€ no meu caso

      Eliminar
  5. Ando a ganhar coragem para experimentar!!!

    Vamos ver se dá certo!!!

    ResponderEliminar
  6. A Joana Paixão Brás já falou desse copo menstrual no blog.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente que disparate repetir um assunto no seu PROPRIO blog..... -.-

      Eliminar
  7. Uso desde há uns meses para cá e tenho gostado bastante. Experimentei a medo depois de uma sessão de esclarecimentos na Maria Granel (comprei o organicup) e desde aí nunca mais quis outra coisa. O meu período de adaptação foram uns 2 ou 3 ciclos até colocar sempre bem o copo, mas nunca desisti porque me sinto mesmo confortável. Dura-me o dia todo e às vezes um pouco mais (apesar de, se não estou em erro, o aconselhável serem as 12h no máximo) e deixa-me muito à vontade sobretudo na altura de dormir em que nem sempre (com penso) corria bem. Sou a única do meu circulo de pessoas que uso e ainda me sinto meio bicho do mato sobretudo com reações masculinas (bom, femininas por vezes também...) ao assunto, mas... nao deixarei de partilhar e de usar por isso :)

    ResponderEliminar
  8. Tb estou fã!! Comprei um pouco ao calhas, só escolhi a terminação em anel ,pq me pareceu q era mais fácil p puxar ,mas calhou-m um M soft (ou seja mto molinho) entretanto deram-m um M normal ms ja estou tao habituada ao molinho q n consigo usar o q supostamente seria p mim. Aliás cm já tenho um filho p mim devia de ser L.
    E agora que li nos comentarios é que estou a associar realmente as enxaquecas quase q desapareceram!!! Se calhar era disso!! Adoro ainda mais!

    ResponderEliminar
  9. Olá :) com tanta variedade... qual é que recomendam?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na farmácia da minha terra só há uma marca - Sangool

      Eliminar
  10. Olá :)
    Com tanta variedade no mercado... qual é que recomendam?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comprei organicup e recomendo. Só tem dois tamanhos (A para mulheres que nao tiveram parto vaginal, B para mulheres com parto vaginal) o que facilita imenso a escolha. Super rapidos na entrega, o copo não tem corantes nem nada do género, traz um saquinho de algodão biológico... e fazem imensas campanhas promocionais, é questão de estar atenta ao site ou página do facebook. Recomendo mesmo!

      Eliminar
  11. Bom dia a todas! Quando deixei de amamentar em exclusivo parece que andava a sangrar pelos meses todos que fiquei sem período. ahahah por isso a minha pergunta é.... se o copo é feito para aguentar 12h, como sabemos que antes disso é preciso mudar??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pela minha experiência e por mais estranho que pareça, é possível sentir... quase como se estivesse "à solta" lá dentro. Não sei explicar :) Mas se for um fluxo mesmo muito elevado é possível que nao aguente as 12h...

      Eliminar
    2. Depende muito do fluxo. Na pior das hipóteses, começa a deixar passar o sangue, embora, se o vácuo estiver bem feito, nem isso... Eu fiz assim: no início trocava de três em três horas, como eles recomendavam, mas rapidamente vi que aguentava muito mais, e também em que dias do período é que aguentava mais ou menos fluxo. Um dia esqueci-me que o tinha (sim, é confortável a esse ponto) e só o tirei ao fim de dia e meio, e o que aconteceu foi que ele fez "rolha" e o sangue veio todo em catadupa. Mas como costumo trocá-lo na sanita, não foi crítico. E também não aconteceu nada de mais, não fiz nenhuma reacção esquisita, felizmente...

      Eliminar
    3. O copo transborda, tal e qual como se fosse um tampão saturado :) eu uso copo há mais de um ano, e nós primeiros dois dias aguenta cerca de 5-6 horas (com tampões e pensos tinha de mudar quase de hora a hora, por isso estou fã).

      Eliminar
    4. Comigo nao vaza, acontece como o anónimo em cima, faz tipo rolha e jorra, mas nada de traumatizante :P Começo a sentir-me desconfortavel na barriga e já sei que tenho de mudar. Com a prática percebes, e se nao perceberes não morres tambem :P

      Eliminar
    5. Adorei as vossas respostas! Obrigada!
      E obrigada Ana Afonso por me assegurares que não vou morrer!! Ahahah
      Agora é ganhar coragem e comprar!
      Existem em lojas físicas, certo? Já vi online, mas gostava de poder ver o tamanho.... não é que saiba exactamente o tamanho do sitio onde o vou meter! Lol

      Eliminar
    6. Eheheh
      Olha da organicup penso que só consegues encomendar online, mas da MeLuna pdoes comprar nas farmacias e na wells (e assim aproveitares o desconto cartao continente, se tiveres). Aquilo parece enorme (pelo menos tive uma amiga, a quem lhe ofereci o copo, que ficou escandalizada quando o viu :P ) mas lembra-te que a nossa vagina nao tem sensibilidade e que consegue alargar para passar a cabeça de um bebé, que é bem maior. Pessoalmente, achei bem, BEM mais facil de inserir que um tampao, foi só dobrar, começar a inserir, largar e aquilo foi logo lá para cima. O tampão aleijava-me a "subir". Nada como experimentar ;) Boa sorte :)

      Eliminar
  12. É mesmo uma maravilha! Apesar de parecer ser um "investimento" um pouco pesado, pelo receio que temos em poder não dar certo, percebemos que rapidamente fica compensado. Uso o da Lunette, por recomendação de uma amiga, e só lamento não ter experimentado mais cedo :)

    ResponderEliminar
  13. Usei a primeira vez na última menstruação e fiquei fã! Algumas amigas já usavam e falavam-me disso mas só este mês experimentei! comprei na farmácia,custa 20€, só magoa a primeira vez, depois do hábito é sempre a andar. Não aguento as 12 horas que diz na embalagem mas basta ir a uma wc que tenha bidé/lavatório que dê para trancar e despeja-se! Não há odores, não há "bigodes badalhocos" (desculpem a expressão mas quem tem algum pêlo sabe do que falo!). É mais barato, mais económico! Dura a vida toda. Após cada menstruação deve esterilizar-se e depois tem uma bolsa própria para guardar que já vem com o próprio copo. Adorei! Não utilizo durante a noite, aí continuei adepta de penso, para não andar 4 dias com algo metido dentro de mim. Mas mesmo que use 1 penso por dia, poupa-se imenso dinheiro ! Experimentem! Há 2 tamanhos - 1 para quem não foi mãe e 2 após. Ainda bem que têm à vontade para falar destes assuntos íntimos no blog! Faz parte da nossa natureza, essa é a verdade! Um beijinho às 2 Joanas e respectivas meninas

    ResponderEliminar
  14. Bom eu comprei o Organicup e para além de o sentir sempre (mesmo depois de cortar a ponta, mesmo de experimentar os dois tamanhos disponíveis), de noite tudo ok não transborda, mas assim que me levanto de manhã transborda sempre..é super frustrante! :/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Provavelmente o copo nao está a abrir bem, e nao cria vácuo no colo do útero. Com a prática consegues, não desistas! :) Depois nao vais querer outra coisa

      Eliminar