4.10.2018

A quem achou triste que eu andasse a "pedinchar" para casar...

Não tenho palavras amarguradas para vos dizer. Não fiquei triste, nem sentida, nem zangada, ao contrário do que provavelmente esperavam que me sentisse, quando leio comentários a um post que julguei que fosse despertar só sentimentos positivos.


O casamento era um sonho meu, sim, só meu. Até que começou a ser um plano dos dois. Dele para me agradar (e porque, convenhamos, não iria propriamente para a forca) ou dele porque me ama e me quer ver feliz ou dele porque afinal passou a fazer sentido ou dele porque quer ir de lua de mel (ahah, pensam que eu não sei, o que o sono faz às pessoas...). O que quer que o tenha impulsionado a querer casar, só a ele e a mim pertence. Percebo que achem que nos conhecem porque venho aqui partilhar umas coisas, que quisessem pintar diferentes cenários, que construam novelas mexicanas (em que até me ouviram a chorar desesperada a dizer que ou casava ou lhe punha as malas na rua, enquanto emborcava 30 comprimidos), que sintam que têm de opinar mesmo que corram o risco de poder melindrar ou magoar alguém, porque vos sabe bem ter opinião (e sentem que têm poder e liberdade), quaisquer que sejam os motivos, não vos vou julgar como vocês fizeram. Deixo-vos o texto emocionado que lhe escrevi quando estávamos a caminho de casa, depois de um fim-de-semana maravilhoso em família. E desejo-vos, sem qualquer segundo sentido ou ironia, que caso ainda não tenham tido esta sorte, um dia sejam amadas por alguém como eu me sinto por este homem.



"Casava aqui, meu amor. Com os teus, os meus, os nossos. Com estas cores, estes cheiros, uma cadeira de cada nação, migas nos pratos, flores campestres e miúdas descalças. A bem da verdade, contigo caso em qualquer lado. A bem da verdade, já sou casada contigo há quase 9 anos (mas tenho de dizer isto baixinho, senão tu dizes que tinhas razão). Quero a festa. Quero a celebração. Quero o simbolismo. Quero mais um dia inesquecível ao teu lado e junto dos nossos pais, tios, irmãos e melhores amigos. Nada muito ensaiado, nada muito elaborado, para que nos sintamos em casa. Merecemos. O nosso amor merece vinho, merece dança, merece sorrisos.
Mal posso esperar. Obrigada por alinhares nesse dia comigo, ainda por cima no ano em que tudo acontece e em que temos mais papos nos olhos e cansaço acumulado. Vai valer a pena! (Já está a valer a pena desenhar o dia contigo)."

Nota: o Facebook decidiu mudar o seu algoritmo e a partir de agora vai mostrar-vos mais posts dos vossos amigos e menos de páginas onde fizeram like. Querem saber quando publicamos coisas?
👉 Aqui na página de Facebook da Mãe clicam onde diz “A Seguir” e seleccionam "Ver Primeiro"
Sigam-nos também no Instagram:
E nos nossos pessoais:

17 comentários:

  1. Parabéns 😊 adorei e revi me tanto neste texto e nesta carta 😍😍...também estamos juntos há 14 anos, e sempre tive vontade de casar...umas vezes mais outras menos mas sempre com o príncipe que me ensinou a amar 😍😍 e este vai ser o ano, do vestido gigante (ainda que faça pouco sentido para muitos), da festa enorme com aqueles que nos querem bem, do bailarico toda a noite ou só um bocadinho porque também sabemos bem o que são noites mal dormidas e tudo a que uma noiva tem direito 😊
    Que seja mais um dia feliz e mais uma memória enquanto casal e enquanto família 😊

    ResponderEliminar
  2. Olha, eu cá estava casada pelo civil e não tinha vontadinha nenhuma de fazer a festa. O meu marido insistiu(! sim, ele existe mesmo) e foi o dia mais espetacular de sempre!
    Desejo a toda a gente um dia como o nosso... Inesquecível.
    Tenho a certeza que assim será para ambos, independentemente de quem tenha dado o primeiro passo.
    Beijinhos,
    Manuela

    ResponderEliminar
  3. Joana ...casei com o meu marido depois de 10 anos juntos e dois filhos. (Aos 28)
    Foi o dia mais mágico de todo o sempre.
    Dois anos depois veio o bebé número 3... quem sabe nao estas a escrecer uma história semelhante.
    Muitas felicidades e ouvidos moucos ao que os outros pensam. Vive muito esta fase.
    Ass. INÊS

    ResponderEliminar
  4. Muitos parabéns pelo casamento. Quem vem criticar tem pouco que fazer da vida!

    ResponderEliminar
  5. Disseste tudo Joana! Eu sou uma dessas sortudas, que se sente imensamente amada. Conheci o meu marido tínhamos 20 anos, namorámos e já vivíamos juntos há 10 anos quando decidimos casar. Nem sequer estava nos nossos planos. Mas houve um​ momento, muito nosso, que sentimos que queríamos dar esse passo.​ Algumas pessoas estranharam, acharam esquisito não ter sido ele a pedir (fomos os dois a pedir um ao outro), algumas criticaram ou estranharam o dia do casamento, porque não foi um casamento conforme "o habitual". Mas todo o processo, desde a decisão até ao dia, foi muito bonito, porque foi tal e qual o que nós queríamos.

    ​Muitos parabéns por puderes viver o teu sonho de casar e por viveres essa coisa tão boa do amor ;)​

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui o "estranho" não é não ser conforme ao habitual, é ser forçado a ser conforme ao habitual quando pelos vistos só a mulher queria. Ninguém estava a criticar ser ao fim de X anos juntos e Y filhos depois, é a ideia de ser a mulher a "dar dicas" e a pedinchar o pedido que retira toda a espontaneidade e graça à coisa, na minha opinião.

      E não tem nada a ver com não ser amada. Também casei ao fim de 7 anos com o meu marido, ao fim de muitos pedidos mútuos, sem anéis e com um casamento pouco convencional. Porque ambos quisemos que assim fosse. É-me muito estranha a ideia de andar um a melgar o outro para que esse faça o pedido todo cliché... se não é essa a situação/vontade dos 2 e se isso não surge naturalmente no homem, para quê isso de ser convencional/tradicional e ter de fazer "da mesma forma que os outros"?

      Eliminar
    2. E que tal abrirmos os nossos horizontes e não vermos o mundo só da cor que o pintamos? Que tal perceber que há diferentes relações, dinâmicas e vontades e não querermos que todos se comportem como nós nos comportamos ou de acordo com as nossas expectativas? Se para este casal está a resultar assim e se estão a ser felizes assim e se fizeram da forma que acharam melhor o pedido, o casamento, o que for, porque exigir que se comportem como “achamos normal”. Normal é os outros serem felizes como quiserem, convencional ou não convencional.

      Eliminar
    3. A Anónima das 10:49 conseguiu ler o texto todo deste post e chegar ao fim ainda a pensar que sabe do que está a falar e que conhece estas pessoas. É um feito e tanto, parabéns!

      Eliminar
    4. É que é mesmo! Mesmo depois deste texto as pessoas ainda fazem comentários de que "não entendem", que "estranham", que a Joana não admite isto e aquilo! É a vida dela! Digo isto: quem está bem consigo, quem é feliz não perde tempo com comentários acerca da forma como os outros vivem. A Joana está feliz pelo casamento e expressou-o. É o que importa.

      Eliminar
  6. Nós somos uns bichinhos do mato e não gostamos muito de grandes festas portanto vamos à conservatória e seguimos para um fim de semana bem gostoso algures no centro deste Portugal =) Mas não abdico da lua mel!

    ResponderEliminar
  7. Joana não responda a esses comentários porque senão eles proliferam. São comentários de pessoas cheias de amargura e que gostam de atenção e vocês têm lhes dado muita. Ignorem quem vos segue só para ter material para criticar e façam posts para as seguidoras normais 😂😘 imagine o orgulho dessas pessoas ao ver posts de resposta para elas! Não merecem! E muitos parabéns por esta nova fase!

    ResponderEliminar
  8. Eu não enfiei gola abaixo 30 comprimidos, nem chorei desesperada... mas lá umas indiretas e directas a um pedido de casamento de jeito já o fiz engolir umas quantas vezes. Mas, pronto, ainda não me calhou a sorte. rsrsrsrs
    Parabéns, Joana e respectivo, pelo passo que vão dar. E que o amor seja celebrado sempre.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A diferença entre a sua atitude e a da Joana é que, da sua parte, isso é admitido. Da parte da Joana, ai de quem ouse afirmar que ela mandou várias indiretas.

      Eliminar
    2. Como assim? Claro que mandei indirectas e ainda muitas directas! Onde é que eu disse o contrário? :)

      Eliminar
  9. Que disparate... Não estou lá em casa, mas é evidente que não se trata de ele não querer, apenas provavelmente não liga, não faz questão... Mas parece-me lógico que lhe faça a vontade! E as meninas vão adorar! Felicidades para os quatro

    ResponderEliminar
  10. O meu marido nunca fez questão de casar mas eu sim. Começamos a namorar com 20 anos. Aos 25 juntamo-nos e eu comecei a dar-lhe indirectas ou mais propriamente directas :) Casamo-nos e posso dizer que ele tratou de mais coisas do que eu. Fez pesquisas, pesquisas e pesquisas. Eu preocupei-me com pouco. Eu emagreci com a ansiedade e pasmem-se.... ele também!! Para que não queria casar, envolveu-se mais nos preparativos do que eu. Depois vieram os babies :) Temos dois. Uma menina com quatro anos e um menino com um ano. Felicidades e boas escolhas.

    ResponderEliminar