9.01.2016

Habemus cacum!

Ai que maravilha! Ai que maravilha!

Só quando as coisas "passam" ou começam a acontecer é que me apercebo da pressão que tinha em cima dos ombros. O meu lado mais "tradicional" cedia às bocas alheias (e até à minha própria auto-crítica) da Irene ja dever estar sem fralda (que parvoíce, como se houvesse timings assim) e o meu lado mais informado, mais polidinho, mais seguro e mais crescido dizia "há tempo para tudo, ela dará sinais de que está pronta". 

Como vos contei aqui, associei (sem querer, era só para ela não se assustar quando acontecesse) o início da escola ao desfralde e ela usou a sanita e o penico (há imensa gente a odiar esta palavra, não fazia ideia, eheh) pela primeira vez e voluntariamente. 


Claro que já tinha sugerido algumas vezes cá em casa, já a tinha convidado, já lhe tinha explicado, etc.  Sempre disse que não. Porém, nunca a tinha posto numa prova de fogo, do género "agora estás nua e não podes fazer xixi no chão". Tenho ouvido e lido muitas histórias de desfraldes menos porreiros pelas crianças se sentirem mais pressionadas a não falhar, etc. 

Acredito - grande moral para uma mãe que ainda só viu um cocó na sanita e foi hoje - que tal como todas as outras aptidões, se insistirmos nelas antes deles estarem fisicamente ou psicologicamente preparados que poderemos estar a acentuar frustrações ou mesmo a remar no sentido oposto àquilo que seria desejável que será acompanhar a curiosidade dos bebés em se comportarem como nós ou quando a "necessidade não sei quê o engenho". 

Reparamos e estamos a ter cuidado com o reforço positivo com o cocó na sanita. Não queremos que ela queira fazer cocó quando não tem ou que quando já tenha acabado que faça força para sair mais. Tento por o enfoque dos feitos nela para que ela não tente fazer coisas para nos agradar, mas para cumprir (juro que não me estou a lembrar da palavra em português, não é para me armar em fina) milestones dela, próprias do crescimento. "Amanhã há mais" - disse ela depois do cocó antes de dormir. 

Começamos duas enormes fases ao mesmo tempo - contra tudo o que eu antes acharia desejável porque sempre me disseram para não fazer duas mudanças ao mesmo tempo (escola e desfralde), mas está tudo tranquilo e sinto-a bem. E é isso que importa, não é? 

Não há pressa. 

Amanhã se calhar nem quer ir à sanita e sabem o que vos digo? #caguei ;)


Sigam-me no instagram @JoanaGama
e o @aMaeequesabe também ;)

12 comentários:

  1. Andreia PG10:10 da manhã

    Joana entendo-te muito bem. Acho que também #caguei para isso. Não sinto a minha filha minimamente preparada para o desfralde (fez dois anos em Maio). Tiro-lhe a fralda e ela faz xixi no chão e não fica nada incomodada ou desconfortável. Quando me diz que quer ir à sanita levo-a, dizemos Bye Bye ao cocó e fica toda contente, mas nem sempre quer ir. No início do Verão, comecei a levá-la à sanita e ela fazia os cocós, mas sempre sem ser pressionada para ir. Penso que a avó a pressionou e ela deixou de querer ir. O desfralde sempre foi a fase que mais temi, e tenho medo de passar essa ânsia à Mariana, por isso tento levar as coisas com muita calma, e convencer-me que não andarei a mudar fraldas para sempre ;) Ah, também detesto o penico. Quer a palavra quer todo o processo de ter de despejar para a sanita o que eles lá fazem! Comprei-lhe um daqueles redutores com escadas, para que comece a perceber que pode ser autónoma em todo o processo.

    ResponderEliminar
  2. A necessidade aguça o engenho 😉 you're welcome!

    ResponderEliminar
  3. Es a maior joana! Tenho um filho que fez tres anos em marco e uma bebe que nasceu em marco. Desde que comecou o desfralde na creche que o coco foi sempre um stress, nao fazia nunca o coco na sanita pedia mesmo pra colocar a fralda pra o fazer, houve dias que me chateava com ele havia sempre opinioes alheias contra a minha decisao de lhe colocar a fralda pro coco, certo e que eu cedia sempre, era bem pior as consequencias de se privar de o fazer do que lhe colocar a fralda! Comprei lhe o penico, comprei lhe o redutor de sanita e nada... um dia disse lhe que ele so poderia fazer coco na fralda ate a mana nascer que depois as fraldas eram necesarias pra mana, disse lhe isto uma vez... o certo e que quando vim pra casa da maternidade ele comecou a fazer na sanita e nunca mais pediu a fralda... isto com os miudos nao ha receitas... cada um e como e, cada um tem a sua personalidade e temos de a respeitar. Td acaba por acontecer qd assim tiver de ser. Beijinhjo joana

    ResponderEliminar
  4. Por aqui correu super bem...
    Nas férias houve uns cocós nas "biecas" mas nada de problemático eheheh

    Compramos o livro "Nono e o bacio" sempre que ia ao bacio queria que lhe lê-se a história ehehh já a sabia de cor...

    Agora sempre que faz cocó diz: " a mãe tá feliz a kikaz fez cocó no bacio" eheheh acha graça dizer isto, talvez pela festa que lhe fazia no início quanfo começou a ir ao bacio ehehhe

    Sem fralda de dia desde 06/06/2016, e de noite desde 20/06/2016

    Tudo a correr bem...

    Bjs

    ResponderEliminar
  5. O meu começou o desfralde faz hoje uma semana, tem 23 meses e já toda a gente dizia que já devia ter começado, mas eu #caguei, iamos mudar de casa e queria fazer as coisas com calma e estar preparada para lavar roupa cheia de merda... Começamos quando eu e ele estávamos preparados e sabem que mais no final do primeiro dia já pedia para fazer xixi e cócó.. apenas limpei duas cuecas com cócó e outras duas de xixi.. Correu tudo muito melhor do que aquilo que eu estava à espera.
    Boa sorte, vai correr tudo bem mães que estão a pensar começar, força nisso!!!

    ResponderEliminar
  6. Nós aki no Algarve dizemos "bacio" em vez de "penico" ;) O meu bebé fez 2 anos em Junho e começou o desfralde 1 mês e meio depois,mesmo sem saber falar ou pedir para fazer xixi ou cocó...na creche faz no bacio (embora com alguns descuidos pelo meio),em casa na maior parte das vezes faz na cueca. Tem de se dar tempo ao tempo e nao pressionar demasiado...penso k ainda vou continuar a limpar o xixi do chao durante mais uns meses. Nao sei k fazer,ou páro o desfralde no Outono e tento de novo no próximo verao....nao sei.

    ResponderEliminar
  7. Com o meu foi um pouco uma conversa tipo: Filho acabou a fralda! Já és crescido e fazes na sanita como a mãe e o pai. Tive sorte e correu bem! O cocó foi de facto mais demorado a resolver mas lá se convenceu que as fraldas tinha chegado ao fim. À noite, depois de duas semanas se caldas secas, ele começou a não querer e tirámos. Tinha 2 anos e 5 meses, mas casa caso é um caso e deve esperar-se que eles estejam preparados.

    ResponderEliminar
  8. como se diz na minha terra: caga nisso e mete ao peito !
    A mãe é que sabe!
    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Nem sempre concordo com as opiniões da Joana mas confesso que neste tema não poderia estar mais de acordo. Odeio a ideia de pressionar os miúdos no desfralde só porque chegaram a uma certa idade. Ninguém usa fraldas para sempre e acho que precisam de alguma maturidade para esta fase. Todos os casos que conheço de desfraldes feitos quando os miúdos não estavam preparados (nada a ver com a idade mas com a abertura ao assunto) andam há dois anos a fazer chichi nas cuecas. O meu começou agora a pedir para ir, levo, incentivo mas vejo que o faz mais pela piada do que por estar preparado porquww também faz na fralda sem nem avisar primeiro. Dar tempo ao tempo sem stress

    ResponderEliminar
  10. Nós dizemos "potinho" :)

    ResponderEliminar
  11. Não costumo comentar embora seja assídua aqui. Então é assim isso depende da criança nao stresses. A minha filha so fazia 2 anos em Setembro quando deixou de quer usar fraldas, tinha muito calor( vivemos no Alentejo). Nesse verão não quis fralda, no verão a seguir largou a noite. Neste momento vai fazer 4 anos este mês e já não xuxa usa. Nas sempre foram decisões dela, nunca pressionada. No nosso caso os comentários eram que ela ainda era muito nova...

    ResponderEliminar