9.21.2016

Venha o que vier.

Hoje já chorei. Primeiro desceu em mim uma calma de quem está a racionalizar tudo e a afastar o pensamento do "coitadinho", a calma de quem quer soluções e a esperança de que, no final, vai ficar tudo bem. Mas depois, no quarto, deitada com a Luísa, agarrada a ela, chorei. 

Já andava há duas semanas a achar estranha a posição do pé direito da Luísa quando simulava que a punha a andar. O pé ia todo para dentro, zero planta do pé em contacto com o chão, com a cama, o que fosse. O esquerdo também, mas menos, muito menos. Pensei "deve ser de ser ainda tão pequenina, não sabe o que fazer com os pés". Mas hoje perguntei à enfermeira, no centro de saúde. Ela foi chamar a médica. Ok, afinal não deve ser assim tão comum. O meu coração começou a acelerar mais, mas tentei controlá-lo e racionalizar. Ela está aqui à minha frente, linda, saudável, calma, não é grave, tudo se resolverá. A médica chegou, analisou e disse-me que lhe parecia ser "pé equinovaro". Chinês, claro, mas eu, que costumo ser toda de fazer perguntas, não as fiz, como se nem precisasse de saber mais. Assumi que era pé torto e comecei a imaginá-la com uns sapatos ortopédicos e nada grave. A médica disse-me que ia pedir consulta na ortopedia do hospital para breve e que entrariam em contacto comigo. Depois fiquei à conversa com a enfermeira, sempre atenciosa e disponível. Não me tentou acalmar porque eu estava calma, sempre estive. 

Mas já devia saber que o Google me ia lixar muito a cabeça. Entretanto já liguei a uma amiga cujo filho teve pé boto, que me sossegou. O que quer que seja, terá solução. 

Agora estou a escrever para me mentalizar disso mesmo. Não vale a pena sofrer por antecipação, é esperar pela consulta, pelos exames, pelo tratamento, se assim tiver de ser, e a Luisinha vai ficar boa, não tarda. Às tantas é ligeiro e nem será preciso tudo aquilo que já vi do gesso, dos aparelhometros... Não que isso seja o fim do mundo, mas nenhuma mãe quer que o filho tenha de passar por isso. Queremos tê-los bem, saudáveis, fortes. Queremos protegê-los de todo o mal do mundo, no nosso regaço. E quando algo ameaça essa muralha, quando sentimos que não podemos controlar tudo, parece que estamos a tentar fazer magia com a cartola e o coelho desaparece. Mesmo sem coelho, temos de prosseguir com o espectáculo e fazer magia. Basta coragem. Amor já há que sobre para aguentar tudo. Venha o que vier.

Susana Cabaço, Fotografia
Sigam-me no instagram @JoanaPaixaoBras
e o @aMaeequesabe também ;)

21 comentários:

  1. Dra Graça Lopes do hospital de Sta Maria. da consultas no hospital da luz. Se quiseres uma 2ª opinião. Força.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Péssima médica,por causa de erros cometidos por essa medica durante uma cirurgia ao meu filho este nunca mais conseguiu dobrar o joelho.

      Eliminar
  2. Vai tudo correr bem. Beijinho muito grande e XI coração apertado

    ResponderEliminar
  3. Muita força, pensamentos positivos e amor. Vai tudo correr bem :)

    ResponderEliminar
  4. O meu sobrinho mais velho nasceu com os dois pés completamente virados para dentro. Foi um grande susto. No hospital pintaram um cenário assustador: cirurgias, dificuldade em andar, etc. A minha cunhada levou-o a um centro de quiroprática onde ele foi seguido durante alguns meses. Em pouco tempo os pezinhos ficaram direitinhos e ele nunca teve qualquer problema depois disso ;) vai correr tudo bem! Beijinhos *

    ResponderEliminar
  5. Olá Joana sugiro que complemente também com uma consulta num osteopata. Quem sabe não resolvem de forma tão fácil. A minha filha é da idade da sua Luísa e nasceu com um torcicolo que levou a uma grande plagiocegalia (cabeça meia disforme) que tem vindo a tratar desde que nasceu a já está muito melhor. Recomendo a Dra Madalena Ribeiro na Osteopraxis, especialista em bebés e crianças! Não custa nada e muitas vezes a solução é mais simples do que os médicos sabem. É a primeira vez que aqui deixo um comentário mas é porque acredito mesmo mesmo que possa ajudar!

    ResponderEliminar
  6. Olá Joana. Sugiro que complemente a opinião médica com uma visita a um osteopata. A minha filha é tal e qual da idade da Luísa e nasceu com um torcicolo que lhe valeu uma valente plagiocefalia (formato do crânio não é simétrice) e tem sido acompanhada desde que nasceu. Já está praticamente boa. Recomendo a Dra Madalena Ribeiro na Osteopraxis que é especialista em bebés e crianças. Muitas vezes a solução é mais simples até do que os próprios médicos sabem! É a primeira vez que aqui deixo um comentário mas é por estar mesmo confiante no que estou a dizer. Boa sorte e muita força!

    ResponderEliminar
  7. Vai correr tudo bem.
    E, sei por experiência própria que é muito difícil evitá-lo, mas o google só nos esfrangalha os nervos.
    A Luísa tem uma família maravilhosa e temos médicos fantásticos que, seja o que for (oxalá que não seja nada e não seja preciso nada) e tudo irá correr muito bem.
    Um grande beijinho <3

    ResponderEliminar
  8. Joana, vai ficar tudo bem. Antes de preocupações acho que devia pedir uma segunda opinião. A pouco a Joana publicou um artigo sobre nao ter pediatra e acho que devia arranjar um agora. A minha medica de família disse me que o meu bebe tinha as pernas tortas e arqueadas. Disse com uma frieza horrivel e sem fazer rodeios. Fui logo ao pediatra que disse que a médica era maluca e que o bebe tinha as pernas normais para um bebe de 3meses em tinha passado meses em posição fetal. Por muito bons que sejam os medicos de familia eles não têm a especialidade de pediatria e isso aa vezes faz toda a diferença

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desculpe, mas leu esta parte do texto?

      "A médica disse-me que ia pedir consulta na ortopedia do hospital para breve e que entrariam em contacto comigo."

      Eliminar
    2. Os centros de saúde hoje em dia estão muito bem organizados e há equipas especializadas em saúde materna e do bebé. .. Para além de estarem ligados com os hospitais para onde encaminham quando necessário. .. quando não há nada de grave corre bem em todo o lado a pagar ou não. ..quando há. ... vamos todos parar aos hospitais. ...não nos esqueçamos que os médicos de o privado também estão no público.

      Eliminar
  9. Passei quase pelo mesmo....mas pior!
    A minha princesa nasceu com displasia da anca, teve de usar uma tala que a obrigava a andar com as perninhas abertas a 90 graus durante 12 semanas...tirou ha uma semana, pra agora esta td bem....mas sera vigiada com frequencia pra ver se nao tera de fazer o gesso.. quero acreditar que td ja passou, nao foi facil a primeira semana, semana de adaptacao... felizmente esta entregue a um medico excelente no HSA no porto...muita forca...beijinho

    ResponderEliminar
  10. Olá Joana.Devido à posição que o meu filho adotou na barriga, nasceu tortinho do lado esquerdo e só se notou quando ele se começou a querer sentar e acabava por tombar para aquele lado. Também consultei uma osteposiçõna altura e resultou muito bem. Ela explicou-me ser muito normal devido às posições em que eles se metem e como não são corrigidas logo após o nascimento, depois vão piorando.este tipo de consultas em alguns paises ja fazem parte das primeiras consultas aos recém nascidos. ainda hoje sempre que ele se queixa dum pé ou joelho por exemplo é a ela (osteopata) que recorro sempre primeiro.beijinho :)

    ResponderEliminar
  11. Olá Joana.Devido à posição que o meu filho adotou na barriga, nasceu tortinho do lado esquerdo e só se notou quando ele se começou a querer sentar e acabava por tombar para aquele lado. Também consultei uma osteposiçõna altura e resultou muito bem. Ela explicou-me ser muito normal devido às posições em que eles se metem e como não são corrigidas logo após o nascimento, depois vão piorando.este tipo de consultas em alguns paises ja fazem parte das primeiras consultas aos recém nascidos. ainda hoje sempre que ele se queixa dum pé ou joelho por exemplo é a ela (osteopata) que recorro sempre primeiro.beijinho :)

    ResponderEliminar
  12. Querida há quase 12 meses na noite de nascimento da minha bebé Carolina olho para aquela perfeição e vejo os pés completamente colados À perna, virados para cima e para o lado de fora. Ia morrendo de susto, pensei que algo muito grave se passava. Não imaginava que o bebé ainda no útero pudesse assumir uma posição incorrecta e com isso modificar a anatomia do pézinho. Conclusão, fui logo assistida por uma fisioterapeuta que viu logo que eles tinham elasticidade e era questão de dar uma mãozinha. Passámos estes 12 meses em fisioterapia, primeiro 3 vezes por semana, depois 2, umas pausas pelo meio em que melhorava e a seguir piorava. Um aperto. Finalmente começou a por-se de pé e fortaleceu os musculos, tem os pés quase quase bons e já teve alta do hospital há duas semanas. No caso dela era calcaneo valgus Vai tudo correr bem! Acredita, acredita sempre, se for questão de exercícios em casa para contrariar a posição dá muita atenção e faz sempre que possas. Na hora da maminha é óptimo porque relaxam. Vai ficar tudo bem <3

    ResponderEliminar
  13. Querida Joana... (Fiz o bolo e o e resto do catering do babyshower da Luisa..., para que me identifique melhor) o meu filho Tomás, hoje com 3 anos, nasceu com pé boto bilateral, identificado às 18 semanas de gestação. Foi um choque, nunca tinha ouvido falar disto sequer. Começou a ser seguido no Hospital da Estefânia, aos 7 dias de vida. 7. Sempre usou sapatos normais. A correção foi feita nos primeiros tempos seguindo o método Ponseti. Depois com um aparelho que usou até muito recentemente, durante o grande soninho da noite. Corre e pula como qualquer criança reguila de 3 anos. Força, e para a frente é que é o caminho. Vai correr TUDO bem. Qualquer coisa, falamos em privado 🌟 um beijinho no coração

    ResponderEliminar
  14. Querida Joana força! Vai correr tudo bem! Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  15. Joana... a minha filha, hoje com 4 anos, nasceu com uma luxação da anca bastante acentuada. Ainda não tinha 24h de vida e já tinha um aparelho nas pernas e claro que para nós foi terrivel... Fomos sempre acompanhados no Hospital de Santarém pela Dra. Leonor Paulo que é uma excelente profissional e um amor. A minha filha apenas ficou "livre" com 1 ano... mas hoje não tem qualquer mazela e tem umas pernas lindas!!! :)
    não desespere, não vá ao google e procure a opinião de um pediatra (o Dr. José Miguel Nogueira é excelente) procure uma segunda opinião de um ortopedista infantil e vai ver que tudo vai correr bem.

    Um beijinho :)

    ResponderEliminar
  16. a torcer por vocês, querida. sempre aqui <3

    ResponderEliminar
  17. Força Joaninha, vai passar! E ás vezes mais vale mesmo lutar contra o google e aguardar pelos exames, pela consulta...Senão, sofremos por antecipação e nessas situações, falo por experiência própria de doença da minha filha, mais vale ter menos informação na cabeça, caso contrário ficamos aterrorizadas e não conseguimos viver de forma tranquila. Agir com consciência do problema ou da doença, mas de forma serena.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Olá Joana.
    Sou mãe de primeira viagem de um menino que hoje completa 4 meses.
    Numa das ecografias foi diagnosticado a possibilidade do meu bebé ter pé boto unilateral, uma vez que o pé direito parecia estar torto, depois mostrou-se direito e depois novamente torto.
    Ao longo da gravidez nunca foi possível confirmar essa possibilidade porque o bebé sentou -se, cruzou as pernas e nunca deixava ver se tinha o pé torto ou não.
    Nos primeiros minutos da madrugada de 24 de Maio, o franciscoFrancisco nasceu e constitui-se que tinha realmente o pé direito torto. Usou gesso desde o segundo dia de vida, o qual era mudado sensualmente, fez uma pequena cirurgia ao tendão, teve mais 3 semanas de ggesso e, por fim, sentiriam fase das botas corretivas, as quais deverão ser usadas 23 horas por dia durante um período de 3 a 4 meses e, posteriormente, por 12 horas, durante o período noturno, até completar 4 ou 5 anos. É um processo longo, mas necessário para a boa recuperação de bebés com pé boto (unilateral ou bilateral).

    Quando foi diagnosticado a possibilidade do meu bebé nascer com pé boto, não dei qualquer relevância ao assunto e deixei tudo nas mãos do destino.Não fui à net pesquisar e ainda bem que não o dia ... Aquilo é um antro de dores de cabeça! Se tivesse ido, teria visto pés completamente tortos e teria levado a gravidez num verdadeiro sobressalto. O meu bebé nasceu com o pé ligeiramente torto e está a ter uma boa recuperação.
    Na próxima segunda-feira temos consulta com a ortopedista, para ver se o pé está a evoluir como pretendido e espero, ansiosamente, que ela me diga que está tudo ok e que o nosso menino pode entrar nas 12 horas em breve.
    Eles são tão fortes. Muito mais do que nós e adaptam-se tão bem ao tratamento :-)
    Joana, tudo vai correr bem com a sua menina. Acredite!
    Tenha pensamento positivo e tudo correrá na perfeição.

    Ufa! Soube bem escrever esse depoimento. Tenho um blog, muito parado desde o nascimento do Francisco, e ainda não tive coragem de escrever sobre o assunto. Deve ser para breve, pois sinto que são os testemunhos de quem passa por essas situações que nos dão força para acreditar que os nossos meninos vão recuperar

    ResponderEliminar