9.20.2016

Que choque!

Caramba. Sei que é este o propósito deste vídeo: fazer-nos pensar. Desde que a Irene nasceu - aliás, até antes de nascer - que estava preparada para ser mais activa, para passear mais, para ver o mundo com outro grau de pormenor e mais devagar. 

Verdade seja dita que acho que o facto de não ter saído com ela de casa nos primeiros três meses (conselho da pediatra por não ter vacinas - agora não faria isto, claro) acho que contribuiu e muito para que tudo fosse mais difícil neste começo de vida a três. 

Antes de ser mãe não sentia nada disto, não me sentia grata por termos a sorte de ter um país onde podemos aproveitar tanto de um pouco de tudo. 

           
Já viram? Vejam. Sim, foi a Skip que fez este vídeo, mas esta publicidade agrada-me: publicidade com emoções e que não ande à boleia delas. Como é que isto é possível?

Como é possível que os reclusos tenham direito a duas horas de ar livre e as "coisas" estejam organizadas para que não consigamos dar isso aos nossos filhos? Temos de os ir buscar - e isto é ser optimista - ao final da tarde, sermos pais e ainda prepará-los para irem dormir e, pelo meio, onde podemos viver todos juntos a magia de estarmos "lá fora"? 

Há coisas que são menos importantes como escrevi aqui. Podemos não ter duas horas, mas podemos fazer com que aqueles 15 minutos sejam os melhores dos dias de todos. 

Mais importante do que isto: será que conseguimos mudar alguma coisa neste sistema? Será que podemos propor novas actividades, passeios, visitas na escola? 

E nós e os nossos filhos? 

Publicidade desta? Sim. Obrigada, Skip, por nos terem feito chegar este vídeo.

Sigam-me no instagram @JoanaGama
e o @aMaeequesabe também ;)

5 comentários:

  1. O que eu já pensei com esta publicidade...
    Outra coisa que me põe a pensar são os sistemas educacionais... o que há cá e lá fora... e o que podemos fazer/aprender com isso... Para vocês é uma etapa "mais lá para a frente", para mim está mais pertinho... a minha reflexão aqui: http://4e1gato.blogspot.pt/2016/09/sistema-educacional-escola-na-finlandia.html
    Cabe-nos tentar fazer melhor a cada dia...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Uau Joana...
    Quando li (assim meio de lado, o post) percebi perfeitamente o que estás a sentir. Ainda que a Irene seja mais crescida que o meu filho, a tua pequena foi para a escola mais tarde... O meu foi aos 6 meses... É uma revolta ENORME! Estás a sentir a falta dela... a falta de estar com ela... Eu também senti... e sinto... Agora está mais instalado em mim, mas sinto e sim, compreendo-te! O que faço é tentar aproveitar ao máximo cada minuto que tenho com ele... Não há obrigação que me roube 1 minuto que seja dos que estou com ele... Todos os dias saio do trabalho a correr... perguntam-se se aconteceu alguma coisa... Aconteceu... Aconteceu que ainda não vi o meu filho hoje!
    Depois li o post com mais atenção e percebi que estás mesmo revoltada com o "Sistema"! Pois eu também! E se quiseres começar uma luta de mães contra o sistema, conta comigo :D
    Depois vi o video e fiquei revoltada... Não tirando o direito aos reclusos, a verdade é que somos mesmo muito injustos com as nossas crianças... Obrigada pela partilha deste video...

    ResponderEliminar
  3. Acho que o problema é passarmos demasiado tempo enfiados no trabalho, depois no trânsito, responder a mil requisitos (compras, carro na oficina, reuniões das escolas, etc), ter de cozinhar algo nutritivo e saudável, brincar e adormece-los com uma história... O tempo simplesmente não chega para tudo. Nós temos um cão que coitado tem sido um pouco negligenciado desde que tive o segundo filho. Está num terraço e tem algum espaço para correr, eu é que simplesmente não arranjo tempo para o passear pois muitas vezes ao final do dia estou sozinha com 2 miúdos. É mesmo com pena que não aproveito mais o ar livre com os meus filhotes. Mas ao fds tentava compensar sempre :)

    ResponderEliminar
  4. Uma das coisas que mais me arrependo na minha licença de maternidade foi também não ter saído mais. Acho que contribuiu e muito para as minhas inseguranças, para a pouca sanidade mental dos primeiros tempos e das muitas discussões com o marido... Numa próxima também vou tentar aproveitar mais os raios de sol, o barulho dos pássaros e o ar fresco...

    ResponderEliminar
  5. Fogo.... nunca tinha pensado nisto desta forma. Acho que mudei a minha maneira de ver aa coisas nestes minutoa de video e certamente irei levar comigo isto no pensamento até ao meu ultimo dia. Comigo a missão da Skip foi cumprida. Vou partilhar e esperar que toque a tanta gente como tocou a mim

    ResponderEliminar