9.29.2016

Conheciam isto?!

Se houve coisa que me conquistou na creche que escolhi para a Isabel foi a área de recreio, as actividades ao ar livre, as possibilidades de brincadeiras para apanhar ar puro. Mais do que os planos pedagógicos, de aprender os números e as cores, mais do que a aprendizagem das regras e das boas maneiras, o que eu quero é que ela brinque, corra, dê gargalhadas com os amigos, aprenda a contar as pedrinhas do chão e as pétalas de uma flor. 

Um dia, veio a correr contar-me, triste, que tinha perdido o chapéu. A educadora logo me explicou que o chapéu tinha voado com o vento para o lago (nessa noite, ela até teve um pesadelo, coitadinha). Mas eu até fiquei contente. E porquê? Porque era bom sinal. Assim como será bom sinal sempre que me aparecer com umas calças rasgadas, uns sapatos sujos com lama, umas unhas sujas de terra. Adorei quando me pediram toalha, fato de banho e protectores, porque iriam ter todas as semanas, no verão, jogos de água e um dia de piscina (numa piscina improvisada lá fora). Hipoteticamente, adoraria que tivesse esta possibilidade pela vida fora.


Ainda me lembro quando o professor de Ciências do 5º ano nos levou a ter uma aula no exterior. Foi tão, mas tão marcante para mim, que ainda consigo ver o meu cabelo a dançar ao vento e ainda ouço o meu coração a bater (e eu a suspirar de amores por aquele professor). Paixonetas à parte, acho que iniciativas destas fazem a diferença. Por isso, fiquei muito contente com o Dia de Aulas ao Ar Livre, dia 6 de outubro, que já propus ao colégio da Isabel. Conheciam? Nem que seja apenas uma aula, já era fantástico, não era? O mais curioso é que há escolas pelo mundo inteiro a aderir (vejam no mapa, no site), por isso, nesse dia sabemos que até na Austrália ou no Chile os miúdos vão estar a ter aulas ao ar livre, como os nossos filhos. 

Partilhem a iniciativa Skip. Vai valer muito a pena, tenho a certeza!




Sigam-me no instagram @JoanaPaixaoBras
e o @aMaeequesabe também ;)

8 comentários:

  1. Claudia Nunes9:18 da tarde

    Olá Joana! Os nossos filhos andam na mesma escola, já vi a Isabelinha várias vezes por lá. Se há coisa que me deixa contente naquela instituição é as brincadeiras que têm disponíveis tanto no interior como no exterior: a "floresta", o lago, a horta vão ser sem dúvida marcantes para o desenvolvimento deles, para que possam correr, brincar, e sobretudo crescer em liberdade! Espero que um dia nos encontremos por lá :)

    ResponderEliminar
  2. Sou educadora e por mim fazia mais destas actividades mas há pais que, infelizmente, não percebem as vantagens das mesma a todos os níveis e não querem roupa suja nem que apanhem frio ou que podem ficar doentes... Enfim... Mas adorei a ideia das aulas ao ar livre.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cada vez mais, infelizmente...🙁

      Eliminar
  3. O jardim de infância do meu filho eata

    ResponderEliminar
  4. O jardim de infância do meu filho está inserido no campus do externato onde onde andei do 5° ao 12° e também tem de tudo, lago, pilhal, quinta pedagógica, e diversos campos para desportos e das melhores coisas que o ouvir dizer foi ontem antes do banho, ao lhe tirar os sapatos e ver as meias com lixo e lhe perguntar o que era aquilo ele me responder "foi de brincar no pilhal com os amigos"

    ResponderEliminar
  5. Obrigada pela partilha! Desconhecia "este dia"!

    ResponderEliminar
  6. Bom dia mães, posso perguntar qual é a escolinha? ***

    ResponderEliminar
  7. No infantário que o meu filho frequenta, na lista de material a entregar no inicio do ano lectivo são umas galochas, porque vão dar ds comer aos animais ( existem pavões, cabras,coelhos etc) regar a horta, plantar legumes etc etc têm uma casa da lama ele adora só lhes faz bem, no infantário existe muito espaço exterior no verão fazem piqueniques, lancham debaixo de uma arvore, fazem aulas ao ar livre. Ele adora e são experiências que vai guardar pra sempre

    ResponderEliminar