9.19.2016

Não quero que ela me faça estas perguntas.


- Mãe, porque é que mesmo quando eu não quero ir para a escola, tenho de ir na mesma? 

Não sei filha. Sei que a mãe e o pai têm de ir por causa do dinheiro, mas não entendo porque é que temos de ficar sem ti para ir trabalhar para parte do dinheiro ser para pagar a outras pessoas para cuidarem de ti. Não consigo perceber tudo, filha. Sei que um dia vais gostar muito de ir para a escola e que vou dar tudo de mim para gostares mais e mais e não o oposto. 

- Mãe, porque é que não posso dormir contigo a noite toda?

Filha, quando adormeço contigo sinto o que é felicidade no estado puro. Ouvir-te respirar e o teu corpo com pequenos choques eléctricos... o quentinho das palmas das tuas mãos. Sentir o teu cheiro a cabelo lavado e o cheirinho a pão da fralda que já esteve mais seca. A verdade é que dás mais pontapés que o Marco Borges e o teu pai também precisa de miminhos. Reparas que a mãe, de manhã, às vezes, fica contigo?

O que responderiam? 




Sigam-me no instagram @JoanaGama
e o @aMaeequesabe também ;)

17 comentários:

  1. Marta Branco4:17 da tarde

    Eu durmo com o meu filho loool que tem 2 anos. Mas queria ver se mais perto dos 3 lhe arranjava um quartinho. Do que tenho lido eles próprios com o avançar da idade começam a ter noção da intimidade e são eles que querem o seu espaço. Eu sei que a Irene não dorme com vocês pelo que responderia que o papá tb não gosta de dormir sozinho pelo que tem de ser vez um vez outro :P

    ResponderEliminar
  2. Eu não saberia o que responder a nenhuma das duas perguntas. Até porque eu e o meu namorado não temos convicções semelhantes em relação a qualquer desses assuntos.
    Ele, se pudesse, arranjava um tutor para as miúdas e não as deixava ir à escola. Acha que o que é ensinado nas escolas não faz sentido e só serve para massificar comportamentos de acordo com o que é melhor para o sistema e não para cada um de nós individualmente. Eu ainda não tenho opinião formada sobre isso.

    Em relação à segunda questão a resposta certa seria: Porque o vosso pai não quer. Mas não vou dizer isso. Eu adoro dormir com a minha filha de 2 anos (a outra é muito pequenina para dormir connosco). Sinto-me muito confortada e adormeço num instante agarrada a ela. O meu namorado, pelo contrário, não consegue pregar olho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apesar de ter o meu filho na escola, concordo com o seu namorado. Desde que o meu filho entrou, e mesmo ele adorando a escola, sinto que estou a limita-lo com as obrigações do "sistema". Não há grande volta a dar e todos acabamos no sistema, mas se pudermos de vez em quando sair dele já é muito bom.

      Eliminar
    2. Exactamente isso que sinto e queria dizer. Acho que "isto" está tudo muito mal feito... Sinto-me um hamster numa roda em andamento puxada por todos nós... Não está certo eu trabalhar um mês inteiro para metade do meu ordenado ir para alguém tomar conta dela...

      Eliminar
    3. Pois... não faz sentido mas somos praticamente obrigados a isso. Parece que ganhamos apenas o suficiente para colocarmos os miúdos na escola e sobrar um bocadinho de dinheiro e tempo para alguma diversão. É assim que nos mantém controlados (isto soa a teoria da conspiração). Estamos completamente presos ao sistema mas, não vejo forma de colocar as miúdas em casa com um tutor. Se funcionássemos melhor em comunidade até poderiam formar-se grupos de pais nas cidades ou mesmo bairros, que organizassem um sistema de ensino que permitisse passar mais tempo com os miúdos e ensinar-lhe coisas realmente importante se relevantes. Vou-me contentar a ensinar-lhes filosofia e a pensarem por elas próprias.

      Eliminar
    4. Já existem, felizmente, alguns sistemas educativos alternativos. Sou suspeita, porque se trata do meu irmão, mas ele é professor primário e tem optado, justamente por esses motivos, por ensinar domiciliariamente. Nunca tem mais de 8 a 10 crianças e o que lhes tenta, essencialmente, ensinar são valores de entreajuda em vez de competitividade académica, de livre individualidade em vez de comportamento padronizado, ao mesmo tempo que,a par das letras e números, procura estimular-lhes a criatividade e a curiosidade em explorar o ambiente e actividades diversas. Gostaria de, quando chegar a altura, poder por os meus filhos num ambiente escolar assim e que houvesse mais projectos educativos 'fora da caixa' por onde escolher... Acho importante que os miúdos se desenvolvam em comunidade, uns com os outros, e por isso rejeitaria a ideia de os ter sozinhos em casa com um tutor, mas ao mesmo tempo, o sistema educativo implementado na maioria das escolas já não dá resposta adequada àquilo que considero prioritário...

      Eliminar
    5. Olá Inês, para mim esse seria um método perfeito, desde que encontrasse um professor que partilhasse das minhas ideias acerca da forma como uma criança deve aprender. Se, na cidade onde vivo, existisse essa hipótese e fosse financeiramente viável, sem dúvida que seria a minha opção. :)

      Eliminar
  3. À primeira pergunta responderia com a verdade: que as pessoas no trabalho precisam de mim, e que não quero que ele fique sozinho em casa, porque se acontecer alguma coisa ele tem quem o ajude, e para além disso não é tão aborrecido ter outros meninos para brincar. Ele também precisa de mim, por isso venho logo para casa assim que acabo o trabalho!! Quanto à segunda pergunta, não sei... Ele dorme conosco :) E quando começar a dar pontapés, aumentamos a cama :)

    ResponderEliminar
  4. Para a primeira, respondo porque é esse o vosso trabalho. Os pais saem de casa para trabalhar e o vosso trabalho é ir para a escola, estar com os amigos, brincar, aprender.
    Para a segunda, porque cada um de nós tem uma cama. Porque quando dormes com a mãe mexes muito, dás-me pontapés e a mãe dorme mal e eu também preciso de descansar. Não é a coisa mais simpática de se dizer mas o mais novo (o único que me pergunta isso) tem 4 anos e acho que já tem idade para perceber estas coisas. Mesmo quando me deito com ele (na cama dele ou na nossa) ele sabe perfeitamente que vai acordar sozinho e que não vou ficar ali à noite toda.

    ResponderEliminar
  5. Pois claro que não queres que ela faça essas perguntas :) Essas e outras piores que mais tarde virão.
    Eu não tenho bem a certeza mas quando chegar a altura acho que vou ser sincera, vou dizer a verdade, tal como ela é. Mas para que a Irene não fique triste, porque é que não crias o dia ao contrário?! Um dia em que ela dorme com a mãe a noite toda, (e mandas o pai para o sofá) o dia em que baldam-se ao trabalho e à escola, o dia em que na loucura comem um gelado (partilhado pelas duas para minimizar o estrago)... Chamemos-lhe o dia sem regras... Ah?!?! É uma ideia... Eu acho um máximo... acho que vou fazê-lo eheheh

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha que também gostei muito!! :)

      Eliminar
    2. Já que levas mais de 1 ano de avanço em relação a mim, experimenta e depois diz-nos como é que correu!
      Vais ser o "nosso" projecto piloto :P ahahahaha

      Eliminar
  6. Responderia que as pessoas crescidas gostam de trabalhar, que isso a faz felizes e motivadas, para além de permitir ter dinheiro para as coisas que são necessárias: casa, mimnhos, férias (quando fores grande também vais poder trabalhar)...As crianças, como não têm que trabalhar, vão brincar (porque isso é ser criança ) num local de confiança dos pais, com pessoas que vão ser boas para ti.
    Quanto ao dormir na nossa cama, não foi fácil, mas a cama dos pais é a cama onde dormem os crescidos, que também têm saudades e gostam de dormir juntinhos. No entanto sempre que precisares da mãe/pai basta chamares que nós vamos dar um beijo ou um abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exactamente o que respondo! Trabalhar não é só pelo dinheiro também pelo prazer de ajudar os outros... e a escola para aproveitar para brincar com outras criancas, ter outras ideias, ver outras perspectivas...

      Eliminar
  7. À escola eu respondo que a mãe e o pai tem de ir trabalhar para ter dinheiro para a comida, a roupa e os brinquedos. E qu elá ela tem os amigos para brincar o dia todo. À segunda digo-lhe que cada um tem a sua caminha e que a da mãe e do pai é pequena e não dá para 3 e depois um de nós tem de dormir no sofá e ficamos com dor de costas. Agora quando o irmão conseguir sair da cama dele é que estou para ver!!

    ResponderEliminar
  8. À primeira pergunta responderia (e já respondi, aos meus) algo do género: primeiro, porque a escola é muito gira, vais brincar com os outros meninos, divertir-te, aprender coisas, etc... segundo, começar a ensinar que todos nós "temos que" fazer coisas que não nos apetece (é a vida).

    A segunda pergunta é lixada. O que eu responderia seria: porque o pai e a mãe dormem na sua cama, e tu dormes na tua caminha. Tipo, é assim, é assim. Se viessem mais "mas porquê?", talvez desse o argumento da falta de espaço, ou o pai ressona e tu depois não consegues dormir... uma desculpa assim do género. espero ter dado sugestoes uteis! beijinho

    ResponderEliminar
  9. A escola é um sítio feliz! Cá em casa a escola é vista como um prolongamento da nossa vida familiar e nao um sítio horrível onde despejamos os filhos. Participamos na vida escolar e todos os dias falamos do dia na escola. Elas adoram ir à escola e tem saudades nas férias. Não deixe que a sua ansiedade passe para a Irene !;-)

    ResponderEliminar