Eu já me tinha apercebido de que é uma condição quase que obrigatória a todos os miúdos que andem na creche. Parece que todos têm de ter ranho. A minha ideia é de que se trata de uma forma do corpo expulsar ou estar a reagir a infecções ou algo do género.
Deixem ler. Já volto.
Obrigada Wikipédia. Não percebi um rabo. Odeio quando a enciclopédia das pessoas se arma em fina. Esperem aí, vou ver se percebo melhor noutro sítio.
Ok. Já percebi.
Aprendi duas coisas:
Só se deve usar o lenço de papel uma vez para nos assoarmos (quando é muco sem ser o aquoso) e devemos sempre lavar as mãos a seguir.
As cores do muco importam muito porque querem dizer coisas diferentes. Isto é o que os médicos lá aprendem nos cursos deles, mas nós mães já podemos saber se nos devemos preocupar mais ou menos com isto. Li neste site que me pareceu fiável.
A minha questão é... a Irene antes NUNCA andava ranhosa, nunca. Agora é uma criança "normal", mas ainda não sei como posso mesmo ajuda-la à noite. Ela fica muito entupida do nariz e eu quero que ela durma melhor. Queria coisas naturais, mezinhas giras antes de partir para o bombardeamento químico.
Não existe uma espécie de truque da cebola, mas para o ranho?
Sniff. Sniff. Infectário... Sniff Sniff.
Sigam-me no instagram @JoanaGama
e o @aMaeequesabe também ;)
*Obrigada pelas correcções à palavra creche, por serem homófonas, confundi :) Não percam fé em mim que juro que sabia escrever!
Lavagem nasal com soro... duas a tres vezes por dia! Beijinho
ResponderEliminarCresce??? Não será creche?
ResponderEliminarAgua do Mar! A rinomer tem uns para crianças muito bons! O hisotónco para limpeza normal e o hipertónico para quando tem aquel ranho mesmo agarrado que não sai por nada! é ótimo, passado 5 minutos o ranho corre que é uma maravilha..a diferença dos 2 é que o hipertónico tem mais percentagem de sal o que ajuda a desobstruir! Eles quando são pequeninos não costumam gostar a a Irene é capaz de já tolerar bem, o meu filho com a idade dela já gostava de ser ele próprio a por! :) O que faço nos dias normais é por mesmo muito soro fisiológico, só uso o spray de agua do mar mesmo quando está muito obstruído! Espero que ajude! Beijinhos e melhoras
ResponderEliminarA serio que eu li isto? Se a garota tem varicela esta mae comete suicidio! Eu gosto de pensar que esta faceta "ai eu sou uma mae burrinha" é so uma personagem porque pesquisar acerca de ranho na net é muito bom.
ResponderEliminarMãe que se preze,principalmente se for mãe de 1a viagem,pesquisa sobre tudo e mais alguma coisa para tentar perceber se há mais alguma coisa a fazer para tornar a vida dos nossos filhos mais fácil,nem que seja em relação á porcaria do ranho.
EliminarInes
Adoro estas mães cheias de moral... talvez eu seja anormal ou assim mas efetivamente um filho cheio de ranho que não consegue respirar normalmente aflige-me muito! Talvez seja burra como sugere o/a anonimo/a de 20 desetembro mas incomoda-me muito ver os meus filhos desconfortáveis sem conseguirem descansar convenientemente durante o dia ou a noite. Mas isto sou eu claro! Haverá certamente mães/pais mais iluminadas/os que eu!
EliminarAh! Welcome to my world. O ranho vai ser o menor dos problemas. Não posso ajudar muito com mezinhas naturais à excepção de muito soro e água do mar!
ResponderEliminarBoa tarde,
ResponderEliminarExperimente as gotas Fesnistil. Uma gota por cada quilo, duas vezes por dia, durante 5 dias. É remédio santo!
Creche é o nome correcto. Cresce é outra coisa
ResponderEliminarmezinhas não sei...fenistil gotas ajuda
ResponderEliminarRinomer, Joana! (ou equivalente) É milagroso, e natural!
ResponderEliminarRhinomer :)
ResponderEliminar*off topic (quer dizer, off do topic ranho) --> ehehe Joana... também já me sairam uma quantas "cresces" de vez em quando :-)
ResponderEliminarQuanto a conselhos sobre ranhos... estou no mesmo barco que tu, e a cachopa - agora com 2 anos - já anda na creche desde os 7 meses!
ResponderEliminarsigo a mãe desse menino da foto, a @choeandbeans. Tem 22 anos e é mãe de 6 :)
ResponderEliminar**@chloeandbeans
ResponderEliminarJoana erro à vista: " andem na cresce". A Irene cresce, quer ande na CRECHE quer não ;-)
ResponderEliminarBeijinhos.
Mesmo a sério! A minha pequenina entrou mais cedo (9 meses) e nunca tinha tido nadinha. Agora é tosse, é ranho e até já foi a virose mãos-pés-boca (ela tem 12 meses). E não há grande coisa a fazer. Eu nem consigo identificar causas, quanto mais os tratamentos. Nem há uma altura específica para que ela tenha esses sintomas...é na primavera, é no verão, creio que vai ser pior no inverno (medo!).
ResponderEliminarParece ser uma condição necessária pelo facto de estar na creche :s. Eu não tenho ideia de ser assim no meu tempo (não sei se será memória selectiva, mas não me recordo mesmo de andar sempre ranhosa).
Fiz um tratamento que a pediatra receitou e não resultou praticamente nada. Acabo por não fazer nada (a pediatra também vai acompanhando a situação, claro!), para não entupi-la de medicamentos, que nem resultam.
Boa sorte com a situação da Irene :)!
Beijinhos
Vânia (primeira vez a comentar ^^)
Soro hipertonico antes de dormir. E paciência.. o meu começou na creche aos 6 meses e no inverno passado andava sempre nisso.. além das porcarias que lá apanhava descobrimos que tem os adenóides demasiado grandes e então facilmente fica todo entupido... é uma chatice!
ResponderEliminarolha para ranho simples água do mar...se vires que a coisa não descola e não sai, sugiro cinesoterapia para bebés. Bye Bye bronquiolites, otites por excesso de ranho, etc, etc
ResponderEliminarLavar o nariz com água do mar. À noite podes levantar um bocadinho o colchão para que não fique completamente na horizontal (um bocadinho, senão de manhã está toda no fundo da cama!!). Se for um corrimento constante e só e exclusivamente transparente podes dar uns grânulos homeopáticos que se chamam "Allium cepa composto" com uma concentração 9CH.
ResponderEliminarPara ajudar à noite eu ponho uma almofada debaixo do colchão, assim a cabeça fica um bocado mais alta e o ranho não acumula tanto no nariz. Resulta!
ResponderEliminarDesde miudas a minha mae fazia uma mistura de folhas de eucalipto em agua fervente e juntava vicks em gotas ou uma colher de cha da pasta. Ajudava bastante. Mais crescidas tomavamos um banho com essa mistura (sem o vicks), cha e cama.
ResponderEliminarMena
Outra sugestão que deixo é o bálsamo peitoral da mustela que se pode aplicar no peito 2 x por dia fazendo uma massagem suave. Ajuda ao deitar... As melhoras!
ResponderEliminarJoana a minha sogra fala maravilhas da pomada transpulmina. Mas esta pomada só se pode utilizar em crianças com idade superior a 30 meses, o que não é o caso do meu filho. Pelo que me foi dito esfrega-se nas costas e acho que alivia bastante!
ResponderEliminarOlá! Por cá iniciamos o 2.º ano na creche. O 1.º (entre os 6 e os 12 meses da pequena) foi um pesadelo no que toca a tudo que acaba em "ose". O ranho passou a fazer parte do nosso quotidiano e vais ver que te habituas... Existem muitas soluções, mezinhas, etc. mas o que sinto que realmente resulta é a lavagem diária com soro fisiológico seguida de aspiração... se fizermos isso regularmente (pelo menos à noite) eles ficam melhores. Algo que ajuda para dormirem é elevar ligeiramente o colchão da cama na zona da cabeça (nada que 2 romances do Nicholas Sparks não resolva... o vapor de água também ajuda (aproveita os banhos e mete a pequena na casa de banho). As melhoras para a Irene, esta semana também fomos brindados com "ranhite aguda"...
ResponderEliminarTal como já foi dito usar muito soro para desobstruir o nariz eu costumo tambem chegar o balsamo da mustela, que é uma espécie de vick mas para a idade dos nossos bebes...depois é ter muita paciência e dar muito mimo...eu também ia com a ideia predefinida que o infantário é o infectario, mas de facto o pior que tem acontecido ao meu principe que já la anda desde os 5 meses é o ranho e alguma tosse de vez em quando mas com estas mudanças de temperatura até nos adultos ressentimos quanto mais as crianças...as melhoras para a irene!
ResponderEliminarSoro e aspirador nasal, principalmente a noite. O aerius também ajuda. Vão aparecer outras coisas piores k o ranho... É triste, mas é verdade. As melhoras😊
ResponderEliminarMinhas Senhoras
ResponderEliminarAerius, fenistil e outros antistaminicos são para dar APENAS por prescrição médica.
Joana se está assim tão aflita com o ranho da Irene, leve-a ao médico ou telefone ao pediatra, para ver o que aconselha.
Vir pedir conselhos médicos para a net é surreal (todas as mãezinhas têm a mania que são médica . Só é pena que quando puderam escolher o curso não o tenham feito... porque será?!).
Sobre saúde procure conselhos de quem sabe, não de mães leitoras de blogs...
Acrescento ainda ao comentário anterior (anónima que critica os conselhos médicos pela net)
ResponderEliminarque soro no nariz, vapores e outros que tal, também devem ser feitos seguindo as indicações dos profissionais de saúde.
Há contra-indicações em tudo. Não vou estar a especificar (i.e., não vou iniciar os meus conselhos de profissional de sáude que não o é), mas soro, vapores etc pode ajudar ou pode ser contraproducente.
Joana, informe-se junto de quem sabe.
Não se preocupe:-) é o corpo da Irene a ganhar defesas. Faz parte do crescimento. Muito soro!
ResponderEliminarA minha bebe tem dois meses e anda assim.. A respiração parece espetoracao mas no nariz não tem nada.. E estou preocupada por ser tão pequenina... As vezes aqueço o quarto por causa do frio será por isso?? Amanhã vou ao médico com ela e o terceiro dia assim chora e só me quer ao pé dela eu dou Mama... Enfim.. Muito preocupada
ResponderEliminar