6.22.2015

Quis drogar a minha filha!

(a quem não lhe apetecer ler este bacalhau de texto, vá para o que "interessa" que é o que está a bold)

Sou o Correio da Manhã dos títulos dos posts, eu sei. A verdade é que tratei deste assunto exactamente como se estivesse a drogá-la. Acho que temos de ter muito cuidado, nunca se sabe. Mesmo com a questão dos produtos naturais... nem tudo o que é natural, é bom? Há coisas naturais que eu não quereria que a minha filha fumasse ou assim. Acho que já me fiz entender! 

Posto isto, reatei uma amizade antiga. A Renata foi minha colega há muitos anos num campo de férias (APCC no Mosteiro de Vairão - na altura foi muito giro, se se mantiverem como estavam ou melhor, recomendo muito) e ficamos "manas". Éramos as melhores amigas, inseparáveis até que nos separámos e não faço a mínima ideia porquê. Não andávamos na mesma escola e isso era complicado, provavelmente foi isso. 

No outro dia, à saída do jardim, encontrei a Renata, espetei-lhe logo dois beijos na focinheira e e não é que também já se tinha casado e era mãe? Fiquei tão contente! Começamos a meter a conversa em dia pela net e, eis senão quando, chegamos à brilhante conclusão de que somos vizinhas. Sim, no mesmo empreendimento. Claro que ficámos histéricas (não sei por que é que estou a falar por ela... eu, pelo menos, fiquei). Ah! Esqueci-me de dizer que ela também vai estar até Setembro/Outubro como eu a tomar conta do filho o dia inteiro. Só ficámos tristes de não termos sabido disto antes porque teríamos feito muita companhia uma à outra. Que amorosa que eu estou, não é?

Pronto. A Renata sempre foi um pouco pseudo natural. Usava daquelas roupas hippies e fitas que se compram naquelas bancas ao pé das praias. Tinha uma amiga igual a ela também toda... agora não me lembro do nome que dávamos às pessoas como ela... ah! Freak! Comecei a imitá-la, comprei umas saias para usar por cima das calças e tal... Pronto, agora ela já se veste normalmente, até porque tem uma profissão de gente séria, mas continua com a mania das coisas naturais e biológicas (principalmente por causa do miúdo). No outro dia, ela foi ao supermercado biológico de Benfica (eu sabia lá que existia tal coisa) e a senhora lá da loja (já vos falo mais dela) recomendou-lhe abóbora patisson para que o miúdo dormisse a noite inteira.



A Renata deu isso ao filho e ele que só costumava fazer sestas de 45 minutos, passou a fazer de duas horas e, nessa noite, dormiu das 21 às 8h só tendo acordado uma vez. Claro que fiquei cheia de piquinhos no pipi (perdoem-me a expressão, mas era mesmo esta que queria usar) e lá fui investigar sobre isto da abóbora patisson. 

Ao que parece (até depois de ter falado com o meu pai, que é químico), não tem problema nenhum usá-la. Por isso: CLARO QUE VOU ENCHARCAR A IRENE DISSO.

O que diz a net da patisson (aqui)? Vejam lá se quase não dá vontade de abraçar a porcaria da abóbora: 

"Esta abóbora, por ser branquinha, é baixa em oxalatos, o que faz dela um legume de excelência para dar a crianças, jovens e adultos hiperactivos, com comportamentos do espectro do autismo, epilepsia, perturbações do foro neurológico ou com dificuldade em dormir à noite."

Pronto. Vai daí fui ao STEVIA (que eu até já sabia que é o correspondente do açúcar para pessoas magras e felizes e saudáveis), que é o tal mercado biológico de Benfica e fui a babar-me até à patisson. Tinha mesmo de experimentar naquela noite, queria dormir uma noite em paz. Lá meti conversa, como não podia deixar de ser, com os donos daquilo e apaixonei-me pela Sra. Isabel. É daquelas senhoras que só dão vontade de dar beijinhos. Tem daquela pele que parece acabadinha de passar com o pano do pó, sabem? Fresquinha, lavadinha, como nova, coisa que normalmente as dermatologistas têm. Super amorosa a mostrar-me todos os produtos entusiasmadíssima, mesmo depois de eu ter dito que não faço parte desta religião das coisas biológicas e saudáveis. Não me tentou converter, mas mostrou-me um mel biológico da Guarda (da zona de Pinhel, tenho família de lá) e sal dos Himalaias que não resisti trazer. Eles têm facebook e a senhora é mesmo, mesmo amorosa. Como estão agora a começar, estive lá perto de meia hora a dar-lhes ideias para refrescarem o negócio. Fica aqui o Facebook deles. 

Bom. Trouxe a abóbora para casa. Cozemos aquilo e juntámos à sopa. Infelizmente o Frederico não fez o que lhe pedi e juntou ao tachão enorme de sopa que já tinhamos feito e a concentração da patisson não foi tão grande como eu gostaria. Queria mesmo que ela ficasse K.O. 

Demos-lhe a Patisson e...

Será que resultou? ;)

Venham daí esses bitaites.



Nota: Apesar de estar a tecer milhares de elogios aos senhores, não há aqui nenhum género de parceria, ninguém me ofereceu nada, nem sabiam que eu ia escrever isto.  Têm mesmo que os visitar se forem da zona.

20 comentários:

  1. Só para dizer que também fiz campos em Vairão (cheguei mesmo a voltar lá como animadora uns anos depois) e se algum dia tiver filhos e aquilo continuar a existir, hão-de ir para lá, com certeza :)

    ResponderEliminar
  2. Espero bem que tenha resultado! É que a privação de sono é do caraças pá! Já tenho dó! Só me dá vontade de ir aí buscar a miúda para vocês terem uma noite de sono, só uma...que a gente dá, mas nem tanto, pronto!
    Mas pelo entusiasmo do post, acho que resultou... :))
    AND

    ResponderEliminar
  3. Conta, conta!! Vá lá!
    E se a resposta for um sim, como adquiro isso aqui no minho??

    ResponderEliminar
  4. Epa, se resultar quero quilos dessa abóbora!!! É que há quase 3 anos que é raro dormir a noite inteira... Conta tudo. Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Abóbora nunca experimentei, o que dou ao meu rapazinho é uma colher de cafe de água de flor de laranjeira miaturada no biberão antes de ir para a cama. Desde então tem um sono mais tranquilo e dorme das 21h às 6h.. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Anónimo.
      Como é que se faz isso da flor da laranjeira? é tipo chá?
      É que se a abobóra da JG não tiver resultado, eu quero saber pormenores disto ;-)
      obrigada.

      Eliminar
    2. Existe também o cha da alivit bons sonhos (qualquer coisa assim) que tem flor de laranjeira, cidreira e mais uma erva mas com a minha princesa n resultou e ainda lhe deixou o rabinho numa lastimável de dar dó!! :( mas têm resultados diferentes em crianças diferentes... E n é muito caro 4,90€ na farmácia e é muito bom (sim provei!! Eheh)

      Eliminar
  6. Espero que tenha dado resultado, mas tenho as minhas dúvidas. Eu não preciso dessa abobora milagrosa, a minha Bebe dorme toda a noite :) eheheh

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai pah ca nérves que estas pessoas me fazem pah! Nunca percebi porque é que as pessoas gostam de dizer que os seus bebés dormem a noite toda ou que comem tudinho até ao fim, ou que não fazem birrinhas nenhumas e são perfeitos... quando ninguém lhes perguntou nada!

      Quando o meu pimpolho era bebé (tem 3 anos agora) e comentávamos as horas de sono em falta que tínhamos, havia sempre estes comentários! Não era melhor compadecerem-se, compreenderem e calarem-se!? xiça!

      O que eu sei é que quando temos fragilidades grandes na nossa vida tendemos a tapá-las e a exagerar os comportamentos contrários, de forma a que os outros nos vejam como nós queremos que nos vejam.

      Se há uma necessidade tão grande de, num post em que se diz que um bebé dorme pouco, enaltecer o nosso que dorme bem, fazendo uma espécie de pirraça na cara do outro, algo me diz que alguma coisa está mal com esta mãe... o quê não sei, mas aconselho psicoterapia!

      Eliminar
    2. Alexandra3:14 da tarde

      A minha filha dorme toda a noite e come tudo ate ao fim tbm ja que fala nisso... Pelos vistos o seu deve ter sido o oposto para se dar ao trabalho de fazer um texto de meio metro para me responder. Gosto deste blog e gosto de responder aos posts nao posso? Inclusivamente ja respondi ao outro post de ontem da JG sobre o sono da Isabel que estava a melhorar, e expliquei como é que fiz para a minha filha dormir toda a noite, ela tbm nao nasceu ensinada mas graças a mim começou a dormir lindamente... Ja ouviu falar em inveja positiva? Eu tenho em relação a maes que teem facilidades com os filhos que eu não tenho. Mas a diferença entre eu e você é que eu não fico com raiva das pessoas, fico feliz por elas. As crianças são todas diferentes mais fáceis numas coisas e mais difíceis noutras... Mas sim, pra mim a minha filha é perfeita tal como é e a melhor do mundo. Acredito que o seu tbm será assim pra si.

      Eliminar
    3. Alexandra3:22 da tarde

      Desculpa JG a tua filha chama-se Irene :)

      Eliminar
    4. Algumas correções:

      Ponto 1. Pelos vistos o meu filho deve ter sido o oposto e por isso escrevi um texto de meio metro? Eu disse especificamente que o meu foi o oposto sim e não foi por isso que escrevi o texto de meio metro. Por sua vez, a Alexandra também se justificou com um texto de metro e meio, mas sem parágrafos o que o torna mais curto, mas mais confuso!

      Ponto 2: "mas graças a mim começou a dormir lindamente": apetecia-me escrever outro meio metro de texto sobre isto... que diz tanto sobre si... mas não tenho tempo!

      Ponto 3: Nunca ouvi falar em inveja positiva... e não percebi este raciocínio: "Mas a diferença entre eu e você é que eu não fico com raiva das pessoas, fico feliz por elas!" Eu nunca disse que tinha raiva das pessoas... a diferença entre nós não é essa Alexandra. A diferença é que não me ouviu vangloriar nada do meu filho num post em que se fala precisamente do contrário. É a mesma coisa de alguém escrever sobre o facto de o filho ser estrábico e estar a pensar usar uns óculos xpto... eu nunca iria fazer um comentário do género: "não sei se isso irá resultar... eu não preciso desses óculos milagrosos, o meu filho não é estrábico ahahah"...

      Percebe!? Eu penso assim, não sei.

      Ponto 4: Em relação à sua última frase. Claro que os nosso filhos são perfeitos aos nossos olhos e ainda bem que assim é! O meu é, claro! Mas não posso/devo andar por aí compará-lo com os outros seja por que motivo for!

      Felicidades!

      Eliminar
    5. alexandra7:31 da tarde

      Eu não falei com o objetivo de me gabar.. E tbm leio comentários com os quais nao me identifico/ nao gosto e não é por isso que vou dizer que a pessoa precisa de psicoterapia. Nao é através de um comentário que conhecemos a pessoa. Ate porque quando escrevemos as pessoas que leem podem achar que estamos a ser ofensivas quando nao estamos, as interpretaçoes podem ser diferentes. Mas pronto cada qual com a sua opinião.

      Eliminar
    6. Discussões à parte, a minha bebe tambem não dorme... E como estou disposta a experimentar tudo... Ou quase tudo! O que é que a Alexandra fez então pra que a sua bebe dormisse a noite toda? Quer partilhar?

      Eliminar
  7. EU PRECISO DISSO EM ALBUFEIRA! ALGUÉM SABE ONDE ARRANJO ISSO! Socorro desculpem o esterismo mas fiquei no estado :"must have"... 7meses... eu preciso de umas horas de sono.

    ResponderEliminar
  8. Então e que tal? A abóbora resultou ou não?
    É que se tem mesmo resultados, também estou interessada :-)

    ResponderEliminar
  9. e eu que tinha pena de não ter nenhum mercado ou supermercado biológico na minha zona... Obrigada pela dica. Vou lá espreitar.

    ResponderEliminar
  10. pés para a porta, duas sestas por dia, pô-la a dormir antes de estar exausta e agora a magia da patisson. assim é impossível falhar! :) foi desta que encontraram a receita secreta? Espero que sim. A mim resta-me continuar a tentar eh eh eh bjks

    ResponderEliminar
  11. O meu dormia a noite toda até aos 3 meses. Depois de passar um pico de crescimento, ganhou o vício da maminha e agora acorda 3 ou 4 vezes por noite e só se cala com a mama... Também estou a precisar de um milagre ;)

    ResponderEliminar
  12. Aii, se essa abóbora fizer esse milagre também quero. Já não sei o que é dormir uma noite seguida há anos e tomo todos os chás e infusões de noites tranquilas e sono dos anjos que encontro. E não tenho filhos!
    (Acho que é a primeira vez que comento, mas apesar de não ser mãe este é dos meus blogs preferidos)

    ResponderEliminar