6.15.2015

Lista de Essenciais para o Bebé (e para nós)

Tenho uma amiga que tem uma amiga que está grávida. (A sério que estás a começar este texto assim?, pergunta o grilinho dentro da minha cabeça.) E essa amiga da amiga, a Carla, pediu-me que a ajudasse com a lista de essenciais para o bebé. "Mas queres a lista para a maternidade ou para ter em casa?" "Tudo, por favor." Vou dar o meu melhor.

Já vos fomos dando algumas dicas, aqui e aqui. Mas cá fica a minha lista:

MALA DE MATERNIDADE DO(A) FILHO(A)

- Três babygrows fáceis de vestir (nada destes para os quais a Joana Gama chamou a atenção aqui que, por sinal, eram do género do primeiro que a Isabel vestiu e tive as enfermeiras em stress a tentarem vestir-lhe aquilo). Acho que, no verão, de algodão serão suficientes.
A primeira roupa da Isabel
- Três bodies de manga comprida, de algodão (compro os interiores e os pijamas todos na Primark)

- Três calças interiores ou collants

- Um casaquinho de malha

- Um gorro (perdem muito calor pela cabeça), mas depende muito do calor do hospital (o meu era uma estufa e só usou na primeira noite).

- Quatro pares de meias

- Fraldas q.b. (alguns hospitais dão as fraldas. E mesmo que sejam precisas mais, há sempre um pai ou um avô para ir buscar mais). Eu comprei Dodot, mas dizem que as Libero para recém-nascido são muito boas.

- Compressas (não usei toalhitas nos primeiros meses), limpava apenas com compressas com água quente

- Fraldas de pano (uma ou duas): no meu caso, fiz uns envelopes com as fraldas de pano para cada uma das mudas de roupa, selados com alfinetes de ama.

- Toalha para o banho

Não é necessário:

- Chucha (para não atrapalhar a amamentação) nem biberon
- Sapatos nem gangas e coisas desconfortáveis

Eu sou betinha, por isso levei uns conjuntos todos mariquinhas - mas práticos - com cueiros, divididos por dias, mas duvido que haja por aqui muita gente com paciência para isso, daí ter simplificado a coisa


MALA DE MATERNIDADE DA MÃE

- Três camisas de dormir (ou aquilo que for mais confortável para vocês, equacionando que têm de  despir para dar mama)

- Chinelos (de banho e de quarto, ou só de banho)

- Kit higiene + cremes 

- Soutiens de amamentação (dois ou três)

- Discos absorventes para pôr no soutien (caso tenham a subida do leite logo lá)

- Purelan, da Medela - pomada para os mamilos - os primeiros tempos da amamentação podem não ser a coisa mais maravilhosa do mundo, porque nem sempre a pega está a ser bem feita, por isso, usar Purelan ajudou-me bastante.

- Carregador telemóvel + máquina fotográfica (com cartão e bateria carregada)

EXTRAS QUE ME SALVARAM A VIDA:

- Elástico para o cabelo (parece ridículo, mas depois esquecem-se e dá tanto jeito!)

- Spray de água termal da Vichy - naquelas longas horas de espera em trabalho de parto em que não se pode comer nem beber, borrifar-me foi o que me safou, palavra! Sentia a cara e os lábios sempre hidratados.

- Tena Pants - Ah, pois é, minhas amigas, também eu pensava que me ia guardar lá para os 70 anos, mas segui o conselho não sei de quem, experimentei e não quis outra coisa (quer dizer, quis, quis outra coisa, mas enfim, teve de ser). Ainda experimentei uma vez um penso numa daquelas cuecas de rede que nos dão no hospital e não tem nada a ver, deslocam-se, saem de sítio e é desconfortável. Com estas cuecas-penso não há risco de nada sair de sítio, ajustam-se bem e estamos sempre confortáveis. Além de que se rasgam para despir, não tendo de fazer grande esforço para nos baixarmos. Recomendo, sem dúvida! 


COISAS QUE ME SALVARAM AS MAMAS EM CASA:

Além do Purelan e do leitinho materno aplicado nos mamilos, as almofadas de hidrogel (que vão ao micro-ondas e ao congelador) e as conchas colectoras foram tão minhas amigas! Andar com as mamas ao ar-livre também. Aconselho, aconselho, aconselho (mesmo que pinguem LOL).



EM CASA:

- Berço para estar coladinho à nossa cama: nos primeiros meses, pelo menos, o lugar do bebé é bem pertinho de nós. Emprestaram-me um antigo, de verga, lindão, mas há já imensa oferta por aí. Gostei deste da Chicco, por exemplo. Se quiserem poupar uns trocos, ou não puderem meter-se em mais despesas, a cama de grades colada à nossa também funciona, claro.

- Cama de grades: comprei a cama no IKEA e adoro. Barata e bonita. O colchão também é do IKEA, mas investi no melhorzinho que lá havia. Vão precisar também de resgardo para a cama, lençóis e uma manta. Ou um saco-cama, como preferirem.


- Trocador: é dispensável, se tiverem um armário de gavetas com uma largura considerável, onde possam pôr um muda-fraldas. Eu comprei o trocador no IKEA (Gulliver), com 3 prateleiras, que além do apoio à higiene (com fraldas e produtos dentro de cestas de vime da Zara Home), tem também, ao nível da Isabel, a biblioteca dela.
Como não apreciei as forras do muda-fraldas do IKEA, comprei uma linda da Blu Home.  Além desta forra de tecido, apercebi-me que teria de ter resguardos descartáveis, que se mudam assim que há alguém que decide mexer-se um bocadinho e “borrar a pintura” durante a muda da fralda. 

- Cadeira/ poltrona para amamentar e dar colinho.
Andei meses à procura de uma poltrona para o quarto dela, mas acabei por comprar uma cadeira de balouço branca que “forrei” com almofadas. Não sabia se seria prática, mas é! Era onde amamentava quando a mudei de quarto e onde lhe conto histórias e onde a embalo, nos dias em que se torna impossível adormecê-la na cama. 

- Tapete: quis o mais simples possível e encontrei na Quadrinhos da Mó um creme, fácil de lavar, que é só pôr na máquina.

- Almofada de amamentação: deu-me um jeitaço nos primeiros meses para a amamentar na minha cama e no sofá da sala

- Banheira: como não tínhamos espaço na casa de banho, pusemos uma banheira à nossa altura (acho fundamental para as nossas costas), que era simultaneamente trocador, no nosso quarto. Comprámos em segunda mão. Quando começou a nadar na banheira, e a molhar o chão todo, mudámos só a banheira (sem a estrutura alta) para o nosso WC, encaixando-a na nossa banheira.

CASA/RUA:

- Ovo para o automóvel: usei o do carrinho da Chicco que me emprestaram, mas nunca fui fã (comprei uma forra também na Blue Home, na imagem acima).
- Carrinho (se fosse agora, teria o que ando sempre a apregoar, porque é leve e prático, da Greentom)
- Espreguiçadeira (para quando precisamos de ir fazer um xixi, comer ou tomar banho e tê-los sempre debaixo de olho)
- Sling/pano/marsúpio: emprestaram-me um sling de argolas e adorei tê-la sempre pertinho de mim, levá-la a passear e até para fazer algumas coisas em casa
- Pano para Swaddle (neste vídeo mostra como fazê-lo: garanto-vos que os acalma muito!)

Não é necessário: esterilizador, biberons, leite adaptado, brinquedos (no primeiro mês não ligam e vão oferecer-vos também).

Mais alguma coisa a acrescentar à lista? O que tirariam da lista? ;)

44 comentários:

  1. Nada...

    Apenas que se procurarem bem nas farmacias vão chegar a conclusao que às Libero (para mim às melhor) são melhor e mais baratas 😉😉

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eram Libero que eu queria escrever e, não sei porquê, pus-me a inventar. Vou corrigir! eheh obrigada!

      Eliminar
    2. O meu filho usou de todo o tipo de fraldas, e de facto as melhores mesmo são as da gama dodot sensitive para os primeiros meses, e agora com 11 meses continua com as activity. Usou as da liberou e de longe eram tão absorventes como as da dodot que mencionei. Também não usei soutien de amamentação, não são nada práticos, preferir usar os de desporto, muito mais cómodos e práticos.

      Eliminar
    3. Nos primeiros meses também usei da Libero, gostei e realmente eram mais baratas que as da Dodot.

      Joana,
      Não foste a única que fez uns conjuntinhos todos bonitos, separados por dia. Vê lá bem no que me meti:
      1 body; 1 calças com pé; 1 babygrow, 1 casaquinho, 1 gorro, 1 fralda descartável, "embrulhei" com a fralda de pano, tudo a fazer pandan, claro, e para terminar atei com 1 fitinha de tecido nos tons da roupinha em causa.

      Para quê, para nada basicamente. Estava um calor de loucos, que praticamente não usou roupa nenhuma. Andou sempre de interiores e chegou perfeitamente, mas foi no Verão, acredito que o Inverno seja um pouco diferente.
      Mas são estas pequenas coisas que deliciam as mães de primeiro embarque (para não dizer viagem LOL).

      Beijinhos.

      Eliminar
    4. Hahaha gostei do "para quê, para nada basicamente". LOL
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Óptima lista (vou já linkar para uma amiga grávida).
    Acrescentaria um berço/alcofa com rodinhas para o bebé poder estar connosco a dormir quando não estamos no quarto (mesmo ao princípio), e um cesto fácil de levar no braço com todo o kit muda fralda para não termos de sair de onde estamos - sala, nosso quarto... - quando é preciso trocá-los (deu MUITO jeito enquanto tive pontos). Gostava de me ter lembrado das tena lady na altura.

    ResponderEliminar
  3. eu gostei muito das fraldas libero para recém-nascido, já com o corte para o cordão umbilical.
    apenas acrescentaria, de acordo com a minha experiência:
    - para a mãe: telemóvel com carregador, máquina fotográfica com cartão e carregador/pilhas, escova e pasta de dentes, escova do cabelo e sim camisa de noite, não só por causa da amamentação mas também para facilitar todas as "espreitadelas" pós-parto.
    - para a criança em casa: uma tesoura de pontas redondas para cortar as unhas (há quem sugira umas luvas ou meias para colocar nas mãos no início para não se arranhar), soro fisiológico, em vez das compressas usei discos de maquilhagem do lidl (gigantes) tal como me recomendaram no curso de preparação para o parto e foram mesmo muito úteis, creme para as assaduras (bepanthene, halibut, eryplast...) e óleo de amêndoas doces que eu adorava aquecer nas mãos para massajar o corpo do fofinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eram mesmo essas fraldas! Enganei-me! Já corrigi!
      Obrigada pelas dicas extra!

      Beijinhos

      Eliminar
  4. Joana, estou na fase de preparar as malas, minha e do Francisco :-) Gostei muito da ideia de aproveitar as fraldas de pano para fazer envelopes para as mudas do bebé! Acho que vou fazer o mesmo.
    Achei este post muito bem conseguido e revejo-me em muitas das escolhas (berço chicco next 2 me, cama de grades ikea, purelan da medela, fraldas Libero...).
    Para além de alguns artigos já sugeridos por outras seguidoras, não convém esquecer da banheira, para ter em casa. No nosso caso a escolha recaiu na banheira Shantala. Vamos ver como corre ;-)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está quase então!
      Ah! Verdade, a banheira! Nem sei como me esqueci! Fiquei sempre curiosa para saber como seria a Shantala. Num próximo também sou capaz de experimentar! Beijinhos e tudo a correr bem!

      Eliminar
    2. Obrigada ;)
      E obrigada por me "acompanharem" desde o início da gravidez. "Leio-vos" assiduamente. Parabéns pelo blog!

      Eliminar
  5. Em relação à banheira: a shantala é ótima para os 2 primeiros meses (dá mais confiança aos pais para darem o banhinho, e para o bebé pois é um espaço mais exíguo, a imitar o ambiente uterino). Mas a partir de uma determinada altura torna-se muito difícil (e desconfortável) dar lá banho em condições!
    Se soubesse o que sei hoje, em vez da shantala teria logo comprado a banheira da chicco com "encaixe" para o bebé, é ótima, permite um banho mais completo do que na shantala e a minha filha adora!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ...e mesmo as ergonómicas têm prazo de duração. o bebé vai crescer e vai deixar de encaixar!
      LÄTTSAM da Ikea por 5,99€: http://www.ikea.com/pt/pt/catalog/products/40248443/ Faz o primeiro ano todo e só não faz mais porque eles depois já ficam em pé e já é outra mobilidade.

      www.adoscoelhos.wordpress.com

      Eliminar
  6. Só a menção que ter um biberão em casa e leite materno guardado (ou LA caso a mae nao tire leite), é uma coisa mt importante em casos extremos...eu por exemplo, um belo dia, no espaço de 1h, fiz uma febre de 40 graus. Uma mastite horrorosa derivada a uma posição menos favorável que tive durante o sono. Eram 3h da manha. Fui logo para o hospital, bebé ficou com os avos, e eu sei um unico biberao ou leite em casa! caso para dizer que ao fim de 1h no hospital ja estava em panico a pensar na bebé e levei uma "rezonda" do enfermeiro por nao ter sido precavida. Por isso sinceramente aconselho a ter pelo menos um biberao e leite para casos de urgencia.

    ResponderEliminar
  7. Acho que falta aí muita coisa pente, tesoura pontas redondas, termómetro, aspirador nasal, linha de produtos para o baby, soro fisiológico, toalhas de banho, lençóis para o berço, mantas, saco de transporte, intercomunicador....

    ResponderEliminar
  8. Acho que falta aí muita coisa pente, tesoura pontas redondas, termómetro, aspirador nasal, linha de produtos para o baby, soro fisiológico, toalhas de banho, lençóis para o berço, mantas, saco de transporte, intercomunicador....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faltam coisas, claro. Roupa, detergente da roupa de bebé, cotonetes, algumas coisinhas mais óbvias.
      Intercomunicador discordo de si, por acaso. Nunca me fez falta nenhuma, ouço-a a 20km ;)

      Eliminar
    2. Para mim o intercomunicador com câmera foi a melhor invenção de sempre!


      Daniela

      Eliminar
    3. detergente próprio para o bebé acho dispensável e que é um produto que não passa de marketing. Também meteria nesta categoria "puro marketing" a almofada de amamentação. Usei emprestadas das duas vezes e concluí sempre que não fazem nada que almofadas normais ajeitadas ao que nos interessa não façam.
      já o intercomunicador, dependendo da aqruitetura da casa, pode ser a melhor invenção depois da roda, sim! :) isso e as tena pants, confirmo!! :)
      (também dependendo da arquitetura da casa será necessário o berço/alcofa ou não: numa casa pequena, se houver só a cama de grades, o bebé poderá dormir as suas sestas sempre lá e nunca estar longe da mãe, que assim poupa umas lecas, como diz a Joana. Mas se a casa tiver dois andares, por ex, ter uma alcofa no andar da sala dá jeito, sim.)
      Cotonetes estão absolutamente desaconselhados pelos pediatras hoje em dia.

      parabéns pelo post, muito útil.

      www.adoscoelhos.wordpress.com

      Eliminar
    4. Epa a minha almofada de amamentação foi emprestada e adorei! Era enorme e ajustava-se mesmo bem ao meu corpo, o que nenhuma outra almofada faz.
      Os cotonetes, se usados para limpar a orelhinha à volta (aquelas dobrinhas mais pequeninas onde mais nada chega) não fazem mal, dito pelo meu otorrino.

      Obrigada, beijinho!

      Eliminar
  9. Amo de paixão o roupeiro! Onde comprou? :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comprei no OLX. Também é a minha coisa preferida do quarto! É um louceiro Queen Ann, pintadinho e com varão. Baratinho e fica um amor! eheh

      Eliminar
  10. Olá Joana, fiquei interessada nas cuecas da Tena Pans,estou de 38 semanas e como optei pelo pijama pois detesto camisa da noite, e com o receio que tenho de andar sempre a sujar o pijama, diz-me, com essas cuecas a protecção é boa? Não suja? Obrigada pela tua atenção. Beijinhos e continuações

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sujei nem uma camisa de dormir e olhe que andei a esvair-me lololol (desculpe a imagem)

      Eliminar
    2. raquel, eu detesto camisas de noite, mas permite-me que recomende porque é mesmo a melhor opção. aliás, comprei para o hospital e não voltei a usá-las, mas durante os 2 dias tive 6 médicos a verem se estava tudo a sarar bem e portanto era um sobe e desce que o pijama não facilita. além disso, se por acaso tiver que ser uma cesariana, ainda se torna mais fácil com a camisa de noite.
      quanto às tena pans, são muito boas sim. escolhe umas do tamanho acima do que vestirias de cuecas normais, pois o corpo está mais inchado e assim facilita o processo. não te esqueças que são cuecas para pessoas que sofrem de incontinência, por isso não há fugas. boa sorte!

      Eliminar
    3. Com pontos tb é difícil levantar a perna para vestir e despir calças :p

      Eliminar
    4. Obrigada pelas respostas e conselhos!!! :P

      Eliminar
    5. isso tudo. mesmo não sendo fã de camisas de noite, acredite que vão ser as suas melhores amigas (se tiver parto natural, pode vir a ter episiotomia e não dá jeito vestir calças; se for cesariana, então... nem levantar perna nem tossir nem espirrar, nem rir, nada, zero força de abdominal!)
      Mas além disto que já disseram aqui em cima, queria só acrescentar a sugestão da Primark: das minhas duas vezes foi lá que me safei com pechinchas bb (bonitas e baratas), vá até lá dar uma olhadela!

      www.adoscoelhos.wordpress.com

      Eliminar
    6. Exacto, as minhas camisas de dormir eram de lá. Em casa só usei nos primeiros tempos, mas foram tão baratas que não me custou muito dar dinheiro por elas.

      Eliminar
  11. Que boas dicas!!! Uma sugestão: Fazerem uma review em video do uso do carrinho da greentom - Aberto, fechado, na bagajeira, arrumações, etc...

    Beijokinhas

    ResponderEliminar
  12. Vou passar este post à minha cunhada! Adoptei muitas das dicas com o meu baby! As conchas foram também ainha salvação, comprei uma banheira com pés em segunda mão, que coloquei dentro do poliban do nosso quarto (que não tem portas), mais pratico não há! Usei o berço de verga fofinho que foi meu e para o hospital optei por babygrows de abrir à frente, excepto a primeira roupa que foi um conjunto de duas peças de malha de algodão com body de golinhas.

    ResponderEliminar
  13. Vou passar este post à minha cunhada! Adoptei muitas das dicas com o meu baby! As conchas foram também ainha salvação, comprei uma banheira com pés em segunda mão, que coloquei dentro do poliban do nosso quarto (que não tem portas), mais pratico não há! Usei o berço de verga fofinho que foi meu e para o hospital optei por babygrows de abrir à frente, excepto a primeira roupa que foi um conjunto de duas peças de malha de algodão com body de golinhas.

    ResponderEliminar
  14. Hidrogel no microondas, é possível? Eu usei tudo isso tb..e salvou me..e durou um mês inteiro ,aquela dor do mamilo super sensível...utilizava o hidrogel para refrescar..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na embalagem dizia que sim! Acho que eram de hidrogel. Acho.

      Eliminar
  15. Para mim o esterilizador fez muita falta, tenho os mamilos rasos e tenho de amamentar com os bicos de silicone, ao início esterilizava o bico sempre que dava de mamar e também dei chucha desde o primeiro dia. Sei que n se deve, mas ela sempre pegou bem na mama. Agora tem 6 meses e continua a mamar!
    E porque não as fraldas do pingo doce? Nunca ninguém usou? Em termos de qualidade preço, são das melhores. Disseram-me no curso de preparação para o parto e realmente são as que prefiro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, a chucha é um risco, daí não ser logo aconselhável (dei à Isabel com 3 semanas, acho eu).

      As do Pingo Doce são as que eu uso hoje em dia (quase sempre) e acho-as muito, muito boas.

      Eliminar
  16. Joana de onde é a cadeira de baloiço??

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Antes de mais parabens pelo seu blog que conheci hoje mas que vou seguir com toda a certeza. Estou gravida de 23 semanas e estou a seguir a lista dos essenciais que aqui colocou. Muito obrigada antes de mais! Acrescento o balde muda fraldas da tommee tipee sangenic. Aparentemente parece caro mas se aproveitarem campanhas especiais como eu acreditem que Vale a pena!!!!

    ResponderEliminar
  18. Filipa Alves4:19 da manhã

    Olá Joana ! O post é antigo mas encontrei numa pesquisa e decidi comentar! A lista está excelente! Estou grávida de 37 semanas e já tenho tudo o que mencionou aqui :) faltam só as tena pants! Já agora, reparei na fotografia do quarto (que LINDO!) onde comprou o papel de parede? Aos meses que ando à procura de um assim mas a maior parte deles são caríssimos :( obrigada e beijinhos!

    ResponderEliminar
  19. Bom dia, adorei o guarda-fatos... Pode dizer-me onde comprou?

    Obrigada

    ResponderEliminar
  20. Olá... Adorei o guarda-fatos do quartinho :)... Pode dizer-me onde comprou?

    Obrigada

    ResponderEliminar
  21. Eu só juntava mesmo a bomba de tirar leite.

    ResponderEliminar
  22. Para mala da maternidade costumo aconselhar levar uns snacks para (a mãe) comer :)
    Umas bolachas, uns sumos, que possam meter na mala que não se estragam. uma garrafa de água.
    Eu pelo menos tinha IMENSA fome de noite!

    uma lima de papel ou tesoura para cortar as unhas do bebé, pq os meus nasceram com as unhas grandes e arranhavam-se bastante na cara!

    Coisas que não dispensaria:
    Almofada de amamentação, ou duas, nos primeiros dias uma para sentar outra para amamentar! E as almofadas normais ajudam mas não é a mesma coisa. É uma coisa que pode ser emprestada entre amigas, depois de a amamentação estar estabilizada já dispensamos, mas nos primeiros tempos até nós e o bebé nos habituarmos acho que vale bem a pena!
    Mudador de fraldas à nossa altura! Se pensarmos nas centenas ou milhares de fraldas que vão ser trocadas e nas nossas costas!
    Salvação das mamas como disseste: Purelan e conchas coletoras (com o truque de tapar o buraco com algodão para o leite nao sair) e mamas ao léu sempre que possivel
    A partir dos 3/4 meses: Mochila ergonómica, sobretudo se for um 2º filho. Atenção a marsúpios, há muitos à venda, de marcas conceituadas, que não são ergonómicos

    ResponderEliminar