6.11.2015

É muito cedo para lhe dar um telemóvel?

É que ela já tem um.



É cedo, claro. Até porque não estou a trabalhar e não teria dinheiro para lhe pagar a conta do telefone. Quer um telefone, tem de ir trabalhar. 

Lembro-me que tive um telemóvel bastante cedo, pelo menos para o que seria desejável para a minha mãe. Os meus pais divorciaram-se quando eu tinha 6 anos, nunca mais se falaram decentemente desde aí e, portanto, o meu pai para evitar intermediários e falar directamente comigo quando me ligasse (ao contrário do que aconteceria se ligasse para o fixo), deu-me um telemóvel. Tive de o esconder. Escondia-o no armário por baixo das almofadas extra. Ainda consegui escondê-lo um bom tempo. Não sei como achamos que iria ser possível que eu falasse ao telefone sem que alguém notasse algo esquisito lá em casa, especialmente porque ainda não se usavam os sms, mas pronto. Houve uma explicação. 

Levava-o para a escola, escondia-o dentro de umas capas enormes que havia tipo ursinho de peluche. Depois continuei a ter telemóvel mas tinha de entregá-lo lá em baixo (vivia num duplex com a minha mãe, padrasto e irmão Pedro) às 21h. Houve um aniversário em que fiz muita questão (ou seja... uma birra enorme ou armei grande discussão) porque queria ver quem se lembraria de mim à meia-noite e a minha mãe não deixou. 

Ainda é cedo para pensar sobre estas coisas, mas lembrei-me disto. Se todas as amigas da Irene já tiverem telemóvel não vou privá-la de ter também. Quero que ela faça parte da cusquice de toda a gente e não tenham que a por a par no dia seguinte sobre o que foi dito na noite anterior. Se ela puder passar imenso tempo a falar com o namorado, melhor. 

O meu problema é que não sei em que idades é que isto acontece. 

Não vejo motivo para a minha filha não ter telemóvel...

Ai, esperem! E a internet?!

Os telemóveis agora têm internet... A primeira frase que me veio à cabeça foi: "só se vê o que se procura". Por isso, se a Irene se puser a procurar coisas malandras, o problema não está na internet, certo? E deve haver boas aplicações para bloquear isso. Senão de certeza que até há telefones todos castradores desse tipo de actividades e "próprios" para crianças, certo?

Eu sofro de ansiedade e só de pensar nisto tudo... caramba! Que decisões difíceis vou ter que enfrentar. 

Vou tentar manter a minha promessa: nunca farei nada que não seja devidamente justificável. Nunca será "porque sim". Isso cria raiva, ódio e distanciamento. É o contrário do que quero para nós. 

O que pensam vocês de tudo isto? 

5 comentários:

  1. Olá Joana.
    A minha Alice (tem quase 24 meses) e também já tem telemóvel. Aliás até tem 2, é muito precoce LOL.
    Nem lhe ponho pilhas para não chatear muito, e para ela é igual, carrega nos botões, "telefona" à avó, aos amigos, e a todos os que se lembra, até serve de telecomando para "ligar" o panda na TV, LOL.

    Agora a sério, não sei o que me espera e não gosto de falar muito, pois como diz o ditado "quem cospe para o ar, mais tarde ou mais cedo, à testa vem parar"...
    No entanto, penso que não terá um telemóvel muito cedo. Não vejo qual a necessidade de ter um telemóvel na primária, por exemplo. Vamos levá-la à escola, vamos buscá-la, se houver actividades extra, fora da escola, também teremos de transportá-la, por isso para que quer ela o telemóvel???!!! Para nos ligar a dizer que fez xixi, que a professora ralhou, que o amigo puxou os cabelos!!! Naaaa, não acho necessário.
    Mas lá está, o tempo passa e secalhar daqui a uns 6 anos, quando ela chorar e implorar porque todos os amigos já têm, até posso pensar de outro modo, sei lá. O tempo dirá...

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. O meu Tb tem um desses lol! A minha atitude quanto a tudo o que é hi-tech tem sido: não proíbo mas não promovo. Tem 9 meses, e praticamente não vê tv por exemplo. Eu fui uma criança super caseira, horas a fio em frente à tv, onde via bonecos mas Tb muita coisa educativa e aprendi muito. Mas acho que deveria ter brincado mais na rua, ter usado mais a minha imaginação, ter sido mais ativa. O pai é viciado em tudo o que são telemóveis, tablets, etc. Mas muito cioso das coisas, por isso Tb não deixa o miúdo mexer :) vou sempre tentar que não seja dependente de nada disso, que eu não precise de nada desses gadgets para o entreter porque já não sou capaz de o aturar (algo me diz que mais cedo ou mais tarde irei ceder, uma pessoa não é de ferro!!). basicamente ele irá viver com tudo isso, como é óbvio, mas vou adiar ao máximo, tal como adio o açúcar, as comidas de porcaria, e outras coisas que fazem parte da vida, mas que não são muito boas ;)

    ResponderEliminar
  3. Olá Joana!
    Eu e o meu irmão do meio recebemos um telemóvel quando fizemos 10 anos, ou seja, estávamos a frequentar o 5º ano. Considero que foi a idade ideal para o ter pois a escola era mais longe de casa (tinhamos de ir de autocarro) e passávamos mais tempo fora de casa, o que não acontecia enquanto frequentámos a escola primária. Também com 10 anos já tinhamos maturidade suficiente para sermos responsáveis pelo telemóvel e pela gestão do saldo.
    Em relação ao nosso irmão mais novo de 6 anos, que já só pensa em ter um telemóvel (influência dos manos mais velhos :p), digo-lhe sempre "quando fizeres 10 anos a mana oferece-te um telemóvel", e ele parece aceitar muito bem a ideia :)
    Beijinhos para as 4 meninas.

    ResponderEliminar
  4. Olá

    O mais velho (tem agora 11 anos) teve telemóvel talvez aos 9 pq oferecemos uns às primas e Ele tb quis.... não o usava pq não precisava dele lol levava o telemóvel com ele quando ia dormir a tia para, se quisesse falar com a mãe ligar...

    Agora está a acabar o 5°ano (passou tão rápido ) e usa especialmente para falar com os amigos ou avisar para o ir buscar mais cedo... e como dá para seguir na internet (xiuuuuu não se conta) sabemos sempre onde ele está😉

    A pequena tem um de brincar lol mas usa a mão aberta para fazer de telemóvel lol

    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Eu tive o meu primeiro telemóvel (era mais uma caçadeira) aos 10 anos, que foi quando entrei para o 5º ano. Na altura as mensagens eram pagas, por isso, não lhe dei muito uso. Antes disso lembro-me dos bippers... A minha irmã teve um e emprestadou-mo quando eu fui para uma colónia de férias para ficar contactável. Quando lhe comecei a dar mesmo uso foi para aí entre o meu 7º e o meu 9º ano, porque às vezes, ia sozinha para a escola, ou com amigas, e vinha sempre sozinha. Mas não acho que um telemóvel seja necessário para eles enquanto forem os pais a irem pô-los e a irem buscá-los à escola. Sou muito protectora e nunca se sabe se os benefícios são maiores do que os problemas. Mas se houver software para controlar o que eles vêem, onde estão e o que falam penso que não tenha problema, na minha opinião. Espero não me vir a tornar uma nazi relativamente a isso e querer andar em cima de tudo o que eles pesquisam ou falam...
    Beijinhos!

    ResponderEliminar