6.14.2015

Post com pilinhas e pipis. Mesmo.

Confesso que a primeira vez que vi isto fiquei chocada. A segunda parti-me a rir. A terceira comecei a sentir que até faz sentido explicar as coisas assim.

É um livro para crianças que explica "de onde vêm os bebés", sem lhes mentir, sem pudores.

Vi aqui.


É de 1975 e chama-se "How a baby is made".





Acho amoroso. Diz que se amam muito mutuamente e que se "ajudaram mutuamente" a ter um bebé. 


Acho bem que se ensine o nome das coisas. Mas não quero depois andar a dizer à Irene depois da natação para limpar bem a vagina à toalha. Algo me parece errado nisto. Até porque não se limpa a vagina a não ser que levemos um daqueles coisos para os biberões. 


A verdade é que é isto que acontece. Não necessariamente nesta posição, claro. Não sei por que há de se parar por aqui e não por umas fotografias de outras posições para também já começar a dar ideias aos mais novos. Estou a brincar, claramente. Não chamem a protecção de menores. 


Acho amoroso que ponham os pais a dar beijinhos depois de fazerem amor e não que o pai e a mãe tenham adormecido. Se são tão realistas em tudo, também deviam ser nesta parte. Ou que a mãe tem de fazer xixi a seguir. +


Também não ficamos à espera que a criança nasça, todos nus. 





O bebé não sai a sorrir. As vezes nem sai por aí.


Muito menos a pedir um abracinho a quem o está a ver de frente. Quanto ao olhar do pai nesta situação acredito que sim. Que seja mais ou menos essa a expressão. 



Vá, vamos fazer uma contagem: quem é a favor e quem está contra? Se houver mercado para isto, eu própria penso em fazer um livro para bebés sobre isto. Prometo.




10 comentários:

  1. Quando tinha 7 ou 8 anos encontrei um livro muito parecido com este lá por casa. Era sobre o funcionamento do corpo humano e as ilustrações eram bastante explícitas. Lembro-me de na altura pensar que finalmente percebia de onde vinham os bebés e de nunca mais me ter preocupado com o assunto. Foi do género "assunto arrumado".
    Mas também não tinha ninguém que me falasse ou explicasse o que quer que fosse sobre o assunto portanto não não sei se isso teria influenciado a minha reação.
    Tenho uma filha de seis meses e meio e neste momento a única certeza que tenho é que quero que seja tudo abordado com naturalidade e sem tabus. Como o conseguir? Imagens destas ajudarão? Não sei....

    ResponderEliminar
  2. Há um livro chamado "A mamã pôs um ovo" que fala do mesmo tema, embora de uma forma mais soft! hehe Ah, mas nesse ensinam diferentes posições possíveis!! :) Contudo acaba por ser uma historia que não choca e ensina ao mesmo tempo. :)

    ResponderEliminar
  3. Vi isso no 9gag e achei genial. Assustador para a época, mas aborda o assunto de uma maneira gráfica sem ser obscena.

    ResponderEliminar
  4. Olá Joana.
    Sempre fui muito aberta e prática no que toca às cenas do sexo e acho que a "culpa " é da minha mãe que me ofereceu um livro sobre sexualidade quando eu tinha 9 anos o que me fez muito bem e me explicou muitas das dúvidas que tinha. Ou seja, nunca houve tabus. Pelo menos na minha cabeça.
    Há uns tempos ofereci um livro muito giro da fnac sobre a vida sexual infantojuvenil e era muito serio é simples sem ser exagerado. Falava sobre os varios tipos de familia, adopcao, fertilizações "in vitro" e até sobre os cuidados a ter com pedófilos.
    Às vezes é bom serem as crianças a descobrir sozinhas certas coisas e quando houver dúvidas, os pais estarem presentes para ajudar!

    ResponderEliminar
  5. Acho o livro bastante educativo sem ser demasiado explicito. Ou melhor, lá explicito é mas de modo natural. Menos a parte de esperar pelo bebé nus! Em determinadas idades mais vale explicar logo tudo em vez de "dar só uma ideia". Sou a favor de fazeres um livro destes!

    ResponderEliminar
  6. Quando éramos pequenas (as minhas irmãs e eu) havia este livro em nossa casa mas em português (Como Nascem os Bebés). Nós adorávamos, somos 5 com idades diferentes e íamos explicando umas às outras como é que tínhamos nascido. Ainda por cima os bonecos são o género dos nossos pais, mãe é loira e o pai tinha cabelo aos caracóis (pensando nisso agora, parece um bocado creepy um livro sobre os nossos pais a fazer amor....). Enfim, sou a favor.

    ResponderEliminar
  7. Eu tive um livro mais ou menos assim..."Como nascem os bebês", em versão brasileira. :)
    A minha mãe ofereceu e eu não fiquei com traumas...lol

    ResponderEliminar
  8. Eu tenho este livro em português! é sem duvida um clássico :)

    ResponderEliminar
  9. Isso é um livro para rir não?! O que já me ri com esse post.
    Acho muito bem que se ensinem essas coisas às crianças, a história da cegonha já é demasiado vintage. No entanto acho que esse livro não será bem o que quero mostrar aos meus filhos. Não é por nada, é mesmo porque é demasiado caricato e cómico. Se calhar vou esperar que escrevas um.

    ResponderEliminar
  10. Ahahha
    vivo em Inglaterra e tenho colegas de trabalho que já haviam mencionado um livro traumatizante. Finalmente descobri que era este...apesar de o livro explicar tim tim por tim tim (a parte do parte é hilariante! ), o problema é que davam isto a crianças de 5/6 anos. Hoje em dia se calhar já não choca tanto mas imaginem há 30 anos, eram muito mais inocentes!!

    ResponderEliminar