6.21.2015

Consegui!! Consegui!!

Vocês que nos acompanham já devem estar fartas de saber que eu + Irene + sono nunca dá um resultado agradável. Nunca me entendi bem com pô-la a dormir a horas, lidar com as birras dela, lidar bem com as poucas horas que dorme de seguida durante a noite e tal. 

Ora, na semana passada, fez-se luz! A Verina Fernandes (da Sono de Sonho) perguntou-me como andava a dormir a Irene, lá me queixei e decidimos voltar ao horário de duas sestas. Como já me lembro de ter dito, eles estão na fase de transição entre uma sesta e duas até aos 18 meses, se não estou em erro. Como a Irene andava a acordar para a vida às 11 da noite, achamos que podia ser por estar a dormir uma sesta a mais mas, afinal, não. Andava sempre muito cansada só com uma sesta e muito birrenta. 

Como não sou nada adepta de deixá-los chorar até adormecerem, acho isso uma crueldade e mais um problema da nossa cultura de "se os mimarmos demais, ficam estúpidos", sempre que ia para o quarto com ela e, depois de lhe dar mama, ela ia a chorar para a cama, voltava para a sala com ela. 

Erro.

Os bebés também querem dormir (tal como diz o livro da Constança Ferreira que saiu há pouco tempo e que é um mimo, falei disso aqui) e, quando ela está birrenta, não quer dizer necessariamente que não queira dormir. Quer dizer que já passou o ponto, que está muito cansada para adormecer ou que não se quer separar de nós. Isto já são interpretações minhas, ok?

A Verina disse: "Joana, as mães têm de ser uma espécie de farol para os bebés nestas alturas. Ela precisa de dormir, está desorientada exactamente por isso e, portanto, cabe-te a ti ajudá-la. Não saias do quarto enquanto ela não adormecer."

Claro que me apeteceu dar um murro na boca da Sra. Dona Verina. Especialmente para mim, mãe de mama, não sabia minimamente como por a minha filha na cama sem ir já completamente k.o. com o leite. Achei que não era possível.

Foram três noites. Três noites em que não saí com ela do quarto (depois de um intervalo razoável em que ela tenha estado acordada para garantir que não estava a forçá-la a dormir, não tendo nosso, no caso da Irene, pelos vistos, só começa a ser possível adormecer para ela a partir das 3h30/4 de estar acordada), em que intercalava mama com cantar-lhe 42 músicas, imitava sons de animais, lhe dava o intercomunicador para a mão para brincar... Tudo servia para que ela saísse do estado de birra e voltasse a acalmar-se para uma nova tentativa, sem sair do quarto. 

Consegui na primeira noite (confesso que com dois Valdispert no bucho - eu sou ansiosa, não quer dizer que vocês precisem), consegui na segunda... a terceira também. E sabem que mais? Tornou-se muito mais fácil. A Irene já sabe que não sai do quarto quando é para fazer ó-ó e entrega-se ao sono mais rapidamente. 



O que isto fez? Fez com que conseguisse que ela fizesse duas sestas todos os dias. Em bons horários. De maneira a nunca adormecer depois das 21h. Fez com que já não houvesse nervosismo da minha parte quando se aproximava a hora de a por a dormir, nem do dela.

Ela agora deita-se na cama, acordada depois da mama, enquanto lhe faço festinhas no rabo e canto qualquer coisa. Depois vou eliminando cada coisa gradualmente. E saio de fininho do quarto (como falei aqui). 

Se demora muito tempo? Sim. Demora. Muito menos tempo que dantes quando desistia e voltava para a sala e ficávamos as duas enervadas? Sim. 

Confesso que também demora mais tempo porque começo a tentar adormecê-la um bocadinho antes da hora para ir menos cansada. 

Estou contente com isto. É uma nova fase. Sei que vai mudar para melhor e para pior também um dia destes, mas decidi partilhar convosco e, mais importante ainda, dizer às mães que dão mama que é possível adormecer os bebés na cama também. Nós somos capazes! :)

9 comentários:

  1. Era uma vez uma mãe (eu) que achava que a filha (até aos 4 meses), depois de "jantar", tinha de ficar a fazer companhia aos pais, porque era a altura em que tínhamos mais tempo com ela. Ficava na espreguiçadeira enquanto jantávamos e a coisa ia escalando. Por volta das 23/00, mamava e adormecia na mama. Se não acordava até chegar à cama, maravilha, dormia até ao dia seguinte. Se acordasse, lá saltava a mama novamente, até conseguir pô-la a dormir.

    Um dia contei isto à pediatra. Que a menina ficava super irritadiça naquele bocado de tempo e que era um drama pô-la a dormir. E a pediatra perguntou se eu achava que meia-noite era uma hora ideal para deitar um bebé de quatro meses. Não achava. Mas não sabia como resolver o problema que eu mesma tinha criado. E diz a pediatra: a seguir à mamada das 21, ponha-a na cama e não a tire mais. Não fique lá a fazer-lhe festas nem de mão dada com ela. No primeiro dia é capaz de chorar. Isso vai melhorando e ao terceiro dia ela já percebeu que é hora de dormir.

    Nesse dia, fiz o que a médica mandou. E conforme deito a miúda na cama, ela dá um suspiro e adormece. Assim. Sem chorar, sem nada. Tem quase oito anos e continua a ser fácil pô-la para dormir. Basta que se deite e que se ajeite.

    ResponderEliminar
  2. Aconselho vivamente a leitura do livro "10 dias para ensinar o seu filho a dormir" da Filipa Sommerfeldt Fernandes (Esfera dos Livros). Tem dicas muito boas. Li-o enquanto grávida e desde que a minha filhota nasceu apliquei muitas dessas dicas e tem corrido tudo muito bem ao nível do soninho :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse livro é do pior que existe!é adepto dp metodo crying out!uma autêntica violência!o livro da Constança Cordeiro sim é maravilhoso e vale muito a pena.

      Eliminar
    2. Provavelmente nunca leu o livro da Filipa. Eu já li e é exatamente o contrário ao que refere. O processo baseia-se em acompanhar o bebé na sua própria aprendizagem a dormir.

      Eliminar
  3. espero que corra tudo bem, apesar de estar cheia de inveja ;) as noites da Rita também não são nada pacíficas. é difícil de adormecê-la e ainda acorda 2/3 vezes por noite. já mudámos de rotina duas ou três vezes, para tentar pacificar a hora de dormir, mas depois de alguns dias em que a coisa resulta muita bem, a miúda volta ao mesmo. também usei algumas dicas do livro da Filipa Fernandes que resultaram bem, mas apesar disso, ainda não há noites de 10 horas de sono seguidas... bjks

    ResponderEliminar
  4. a pior coisa que se pode fazer é seguir dicas dos outros para colocar bebés a dormir! o que resulta com alguns, falha com outros e isso gera ondas de frustração. Para muitos pais basta deitar o bebé que ele fica a dormir, para outros só ao colo, para outros na mama, para outros no meio dos pais e por aí fora...o que importa é tentarem encontrar o vosso equilíbrio, seguindo dicas claro... sabemos que devemos deitar os bebés por volta das 20h30-21h, sabemos que quanto mais cansados menos dormem, mas no fundo, o que sabemos é como "funciona" o nosso bebé. deixar um bebé chorar até adormecer é de uma atrocidade...eu acho que deveriam existir leis contra esses maus tratos...sim, porque são maus tratos. O livro da Filipa Sommerfeldt é um atentado, trata os bebés como manipuladores, pede para que lhe sejam retiradas as muletas aka mama e colo da mãe...e deixa bebés a chorar, a dormir no próprio vomitado, um escândalo! Adoro o livro da Constança, aliás, adoro a Constança :) e ajudou-me muito com o meu bebé. Boa sorte no soninho da Irene :) vais conseguir!

    ResponderEliminar
  5. Ola Joana. Ainda bem que esta a conseguir arranjar soluções... Eu se estivesse no teu lugar ja tinha ficado tolinha (um bocado mais do que já sou va...) é que eu preciso de 8 horas e meia de sono para andar nem. A minha Bebe tem a idade da tua e sempre dormiu bem a noite, das 23h as 7da manha. Mas era uma chata do pior das 19h as 23h. Nao conseguia fazer o jantar, tinha que tar sempre no colo e ia passando pelas brasas... Ate que um dia me fartei e foi mais ou menos na altura em que a pus no quaro dela sozinha, deitei-a na cama quando ela ia começar a ficar chata e fiquei com ela ate adormecer.. No primeiro dia chorou e demorou prai 40min a adormecer, no segundo dia nao chorou tanto e demorou menos, no terceiro ja não chorou e so precisou de 15 min.. Neste momento com quase 15 meses dorme mais ou menos das 20h as 8h.. Depende um bocadinho da hora a que acordou na última sesta. Mas é um anjo de menina �� continua a insistir e vais ver que as coisas vao melhorar. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tinha 4 meses quando a mudei para o quarto dela e a pus a adormecer sozinha.

      Eliminar
  6. Olá, Joana!
    Continua a correr bem? Está ultrapassada a dificuldade em adormecer?
    Espero que sim.
    Obrigada.

    ResponderEliminar