5.01.2019

Não tenho saudades de amamentar

É uma das coisas por que eu não esperava. Se tenho saudades de estar grávida, se tenho saudades de ter um bebé pequenino, talvez fosse expectável que tivesse saudades de amamentar. Eu que gostei tanto de o fazer, principalmente na segunda leva. Mas não. Nenhumas. Tenho saudades de ter um bebé coladinho a mim só a fazer aqueles esgares e com aquele cheirinho e aquela pele de seda, mas de amamentar propriamente não.

É como se tivesse tido a sua fase, que foi boa para ambas mas que no fim já me estava a começar a causar uma certa... (como dizer isto sem parecer brusco mas sem falinhas mansas?) aversão. É isto mesmo, vou chamar os bois pelos nomes. Assim que comecei a sentir que aquilo já não estava a ser bom para mim, assim que me começou a causar repulsa, eu que ADORAVA dar de mamar, decidi começar a deixar de fazê-lo, quando ela tinha dois anos e picos: primeiro fiz o desmame nocturno; depois aproveitei uns dias de férias só com o pai para tentar o desmame completo - e assim foi. Contei-vos aqui a minha intenção e aqui o resultado. Assim contado parece que foi algo brusco, mas foi feito com cabeça tronco e membros, com muito coração e calma. Tive sorte. Ela estava preparada e foi muito pacífico e até emocionante, para mim. 

Por isso, ficou tudo muito bem resolvido: para ela e para mim. Foi um percurso muito importante, já que com a primeira filha foi tudo muito atribulado. Teve momentos terríveis até. Outros foram lindos. Aos 9 meses, acabou-se e ficou uma sensação agridoce a pairar. 

Da segunda, teve um princípio um bocadinho difícil, ainda com algumas dores, mas lá demos a volta: Como sobrevivi ao primeiro mês de amamentação ajudou algumas mães e ainda bem.

Agora, se vejo um bebé e se o pego ao colo fico cheia de saudades de ter um ou de voltar a ter as minhas assim pequeninas - nem sei bem - mas não de amamentar. Foi bonito enquanto durou, mas não sinto falta. Está lá. Faz parte da nossa história.


4 comentários:

  1. Sinto exactamente o mesmo e confesso que fico aliviada por não ser a única...amamentei a minha filha durante três anos e no meu caso foi bastante tranquilo, nunca tive problemas de maior. Adorava dar-lhe a maminha, mas a dada altura também desenvolvi uma certa aversão e senti-me a pior pessoa do mundo por isso! Foi um percurso lindo, mas para mim foi um alívio quando chegou ao fim. Recordo tudo com um amor imenso, mas também não tenho saudades nenhumas de amamentar.

    ResponderEliminar
  2. Como me revejo nas vossas experiências 😁
    Eu ainda dou de manhã mas já estou a ficar cansada. O desmame nocturno foi bastante pacifico e de um dia para o outro; o da tarde foi acontecendo. O de manhã é que já me transtorna mas ainda não consegui acabar com a coisa. Mas entretanto as férias vão chegar e vai estar uns dias ocupado sem mim e acho que aí a coisa se vai dar.... Mas tudo com calma....
    No meu caso a primeira foi mais moderada e também terminou cedo. Este segundo é mais açambarcador e já com 2 anos e ainda cá vem.

    ResponderEliminar
  3. Solidária. Mentalizei-me para amamentar durante 1 ano mas o tempo foi passando e acabou por passar por 2 anos. O 2.º ano foi uma verdadeira tortura. Quando estava comigo pedia a mama constantemente e eu tinha momentos de verdadeiro desespero. Fui-me sacrificando, ela não tinha culpa e não queria que o desmame fosse traumatizaste. Lá descobri uma receita que funcionou connosco e numa semana o desmame foi feito sem qualquer drama.

    ResponderEliminar
  4. Pois olha eu nunca gostei mas como nos adaptamos bem e convenhamos é super prático e barato foi até aos 10meses e meio e já fiquei muito feliz, por ter acabado e por ter corrido bem, sem borboletas e anjos a cantar mas bem :D

    ResponderEliminar