5.28.2019

As 5 coisas que mais odiei na gravidez

Eu sou das que ADORA estar grávida. Mas só porque tive sorte, claro. Apesar dos enjoos que duraram quatro longos meses, os restantes foram óptimos e trabalhei até ao fim (parei uma semana e uns dias antes). Da segunda gravidez, só enjoei uma vez (com o cheiro da gasolina) e tive umas chatices mais para o fim (nem me recordo bem o quê, mas umas dores nos ossos talvez ou um episódio de ciática que me levou ao hospital - não sei), mas nada digno de nota. Não tive grandes fomes, grandes desejos, não estive de cama. E passou a correr, até porque tinha uma filha de dois anos a quem dar atenção. Não me posso queixar. 

Ou será que posso? Posso. Houve coisas que apagava, sim, sim. 

1- O teste do cotonete

Contei-vos aqui a experiência terrível que tive, da primeira vez. Só quando desabafei sobre isso, percebi que não era normal doer tanto, pelos vossos comentários. E, de facto, quando me fizeram o teste Estreptococus B na segunda gravidez nem senti. Que bruta que deve ter sido a primeira enfermeira, credo. Tanto que ainda me lembro da dor, que ficou pelo menos mais um dia.

2 - O teste da glicose

Ai senhoras, o esforço que eu fiz das duas vezes para não vomitar. Troquei de sabor, mas mesmo assim foi do piorio. Sim, fresquinho. Um enjoo sem explicação. Era bom que inventassem outra técnica qualquer, não era? Era.

3 - Os enjoos nos primeiros quatro meses

Óptimos para não ganhar muito peso (ahah), péssimos para quem está a trabalhar e a ter de fazer corredores até à casa de banho. Uma vez não consegui lá chegar. Viagens de carro então, esqueçam. Era trigo limpo farinha amparo. Fiz sprints até à casa de banho vezes sem conta e nem os nausefes aliviavam grande coisa. Nunca descobri a fórmula para não enjoar e experimentei tudo: comer logo, comer mais tarde, não comer, comer pouco, comer coisas secas. Nada resultou.

4 - O sono doentio no primeiro trimestre

O descontrolo total. E eu sempre fui uma "sornas", sempre adorei dormir. Mas nada, nada se comparava àquele estado doentio em que nem palitos nos olhos os segurariam. Aconteceu-me estar a trabalhar em frente ao computador e estar a dar cabeçadas, tal era a soneira. Tudo muito bonito se se estiver em casa, tudo péssimo quando se tem coisas para produzir e depois não convém andar a beber litradas de café.

5 - Dormir mal e porcamente no último trimestre

Quando nos dizem "dorme agora porque depois..." deviam era estar caladinhos. Dorme agora, como assim? Na primeira gravidez, já não tinha posição e levantava-me, à vontade, 5 vezes por noite para ir fazer xixi. Acordava cedíssimo. Da segunda gravidez, não tinha muito xixi, mas tinha uma filha de dois anos acabados de fazer, que dormia muito mal e que me chamava a mim durante a noite. A segunda filha foi feita na primeira semana em que a Isabel dormiu lindamente, mas aquilo foi um engano, que voltou a ter pesadelos e a acordar quatrocentas vezes por noite. Credo. Eu a levantar-me e a ir dormir com ela, com um barrigão enorme.

Foto: Rita Ferro Alvim

Nada muito grave, certo? Tantas histórias péssimas de grávidas que sempre me senti uma sortuda! Nada de azias, de grandes dores, de ter de ficar quietinha... senti-me apaparicada e com uma energia diferente. Até a minha pele esteve melhor.

E vocês, quais as queixinhas que fazem?

8 comentários:

  1. Azia e dores nas costas (que se amenizaram com uma cinta) :) foram as únicas "queixas" que tive na gravidez, de resto tudo impecável e fiz a minha vida normal até ao fim!

    ResponderEliminar
  2. Também não me posso queixar. A primeira gravidez o pior foi mesmo a azia. Eu tomava gaviscom como quem fuma cigarros uns atrás dos outros. Agora segunda gravidez sinto-me mais cansada também já tenho 39 anos e deve fazer diferença. Ahh pior sinto-me mm gorda agora.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por aqui igual aos 38... já com 34 semanas...

      Eliminar
  3. Só mesmo insónias e dores nas ancas! Tantas dores nas ancas!

    ResponderEliminar
  4. Patrícia Mestre11:47 da tarde

    Vomitava todas as manhãs até aos 4 meses, passava o resto do dia bem. As cãibras durante a noite, foi horrível, acordava sobressaltada todas as noites. Três lanços de escadas para subir ao final do dia quando chegava a casa davam comigo em doida, entrava em casa desesperada para me sentar. Tirando esses inconvenientes tive uma gravidez Santa. Trabalhei até dia 8, dia 10 fiz a cesariana (miúda preguiçosa que esteve sempre sentada) 🤷🏻‍♀️

    ResponderEliminar
  5. Dores nas ancas a dormir na 1a gravidez... agora estou grávida do 2o e não as tenho pq descobri que a obrigação de dormir para o lado esquerdo é mito então o variar de posição evita isso. Até de barriga para cima durmo e tou quase com 39 semanas. Enjoos durante o 1o trimestre mas controláveis (nunca tomei nausefe).
    Basicamente adoro estar grávida e sou uma sortuda porque os desconfortos são mínimos!

    ResponderEliminar
  6. Adorei estar grávida e correu tudo bem. Mas odiei ter ficado sozinha. Ninguém é obrigado a estar com ninguém, mas se não queria não tinha deixado chegar a esse ponto! Ninguém merece passar a gravidez sozinha....

    ResponderEliminar
  7. Eu também tive imeeeenso sono, mas imenso mesmo. Os meus fins-de-semana eram mais ou menos: acordar às 12h (sendo que raramente me deitava depois das 23h), dormir sesta das 14h às 18h e voltar a dormir por volta das 23h. Adorava! É uma pena o sono não ser cumulativo, nesta época teria feito um bom pé de meia.

    ResponderEliminar