terça-feira, 8 de agosto de 2017

Vai haver um curso Montessori!!!!

Estou que nem posso com tamanha felicidade e por vários motivos. Um deles é por ser muito adepta de Montessori. Parece-me fazer tudo muito sentido. Outra é que vejo as coisas a mexer e, por isso, serão cada vez mais crianças, mais cedo, a tomar partido disso. Gostaria que se estendesse também à primária  - acho eu. 

Vai haver um curso Montessori e, por isso, falei com quem falou comigo para vos contar da novidade, com todo o coração. 


Apresento-vos (novamente para as mais atentas) a Verina Fernandes: 

Nos últimos anos, tem vindo a crescer o número de estabelecimentos de ensino a adoptar modelos pedagógicos que divergem do método educativo convencional, descaracterizado e expositivo. E é fácil perceber porquê, até porque muitos destes projectos educativos foram criados por grupos de pais, interessados em mudar o rumo da educação dos seus filhos.
Os pais querem que os seus filhos absorvam e compreendam o mundo; que explorem e investiguem pelas próprias mãos; que desenvolvam as suas capacidades e talentos naturais. Um único modelo não pode servir para todos, porque não somos todos iguais (na forma física e psíquica).
É aqui que o movimento Montessori (bastante activo e prolífico em todo o mundo, há mais de 100 anos) vem trazer uma abordagem que permite proporcionar o ambiente adequado e os materiais mais interessantes e úteis para que a criança se desenvolva por esforço próprio, no seu ritmo e seguindo seus interesses. A criança cresce por motivação e não por imposição.
As crianças montessorianas questionam, são interessadas e não se conformam com facilidade, sem que isso signifique que se tornam insurrectas ou impertinentes. A pedagogia Montessori está estruturada para que a cordialidade, a partilha e a cooperação sejam assimiladas naturalmente.
Felizmente, são já muitos os seguidores portugueses desta abordagem pedagógica, daí que fez todo o sentido criar a Associação Portuguesa Montessori (APM).
A APM é uma associação sem fins lucrativos que visa criar uma rede de contacto e de cooperação entre pessoas, escolas, grupos e projectos com o interesse comum da pedagogia montessoriana. E é com todo o orgulho que anuncia, pela primeira vez em Portugal, o primeiro curso certificado internacionalmente:
De 18 a 29 de Setembro de 2017
Porto

É uma oportunidade única receber todo o conhecimento de Guadalupe Borbolla, com 30 anos de experiência no âmbito da educação Montessori e uma presença recorrente em conferências internacionais. Tem, inclusivamente, participado na formação de Guias Montessori em vários países do mundo.

A APM tem todo o gosto em receber a Guadalupe e convida todos a participar desta formação pioneira.

Obrigada, Verina!!

Let's go!!! Malta do Porto, façam o favour de se inscrever para que isto haja também em Lisboa, sff. 

✩✩✩✩✩✩✩✩✩✩

Sigam-nos no instagram 
aqui 
a mim também aqui e à outra Joana aqui.
O nosso canal de youtube é este.
Enviem-nos um mail  à vontade.

11 comentários:

  1. Eu sou professora e mãe e também gosto muito de Montessori. A minha filha tem um quarto Montessori e tudo! Mas permite-me fazer uma sugestão... lê um pouco sobre Reggio Emilia (caso não conheças). Acho que ficarás agradavelmente surpreendida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também adoro a pedagogia Reggio Emilia <3

      Eliminar
    2. Subscrevo! ❤️ Reggio Emilia!

      Eliminar
  2. Olá bom dia! Para quando o curso em Lisboa?
    Obrigada
    Att, Sónia Afonso

    ResponderEliminar
  3. Esta é uma oportunidade única. Ainda não há datas para as próximas formações.
    A agenda da formadora é muito preenchida e é difícil trazê-la a Portugal. No entanto, gostávamos de levar a formação para Lisboa, talvez em 2018 seja possível.
    Recomendo que sigam a página da Associação Portuguesa Montessori para receberem todas as novidades

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também tenho interesse no curso de Lisboa! Fico a aguardar ansiosamente que consigam levá-lo a avante. :)

      Eliminar
    2. Também tenho interesse numa formação em Lisboa.

      Eliminar
  4. Lisboa também merece uma oportunidade. ;-)

    ResponderEliminar
  5. É pena ser muito caro e começa logo depois do meu parto, acho que não conseguir mesmo :(

    ResponderEliminar
  6. Joana, a Laura está numa escola Montessori com componente Reggio Emilia. Se nao conheces, lê. Vais gostar! :*

    ResponderEliminar