9.06.2016

Quando a vou buscar chora imenso!

A Irene tem ficado muito muito bem na escola. Nem nos meus sonhos mais selvagens (what?) imaginei que ela ficasse tão tranquila quando nos despedimos dela. Interiormente ainda estou à espera do dia em que ela quebre, mas é só para minha preparação (é feitio). No entanto, já lhe expliquei que aquele é o trabalho dela que ela vai para lá todos os dias e pareceu-me ficar esclarecida. 

Quando a deixamos (agora vai passar a ser sempre o Frederico a ir pô-la de manhã que ele não tem grandes horários a respeitar) ela acena, diz adeus e "bom trabalho" e isto é fabuloso. Somos mesmo uns sortudos por podermos ter protelado a entrada dela na escola até agora. Parece-me realmente o ideal e espero poder vir a fazê-lo com um segundo filho - se calhar recorrendo mais aos avós porque não sei se terei "lata" para pedir uma licença sem vencimento... Apesar de continuar a ter trabalho, sinto que perdi "fôlego" na carreira, enfim. É a vida. Já sabia antes de pôr que seria um risco. 

Quando a vou buscar chora imenso! Isso é que não estava à espera. Já falei com uma mãe de três que diz que não é de estranhar e uma ex-babysitter que também me disse o mesmo. A minha interpretação (projecção, sei lá) é que ela como se porta bem melhor na escola (não faz birras, não "abusa" como faz em casa), acaba por retrair imensas emoções. Não, não é porque não se quer vir embora (antes fosse), acaba por não saber exteriorizar bem as emoções, mas vê-me e descomprime. Ontem até aceitou um abraço prolongado meu enquanto choramingava e isso não é costume nela. 

Não fico preocupada, claro, porque consigo falar com ela, baixar-me ao nível dela e olhar-lhe nos olhos, tentar sossegá-la, etc, mas fico mesmo curiosa para saber que processo é este. Ela adora a educadora e os amigos, por isso não imagino que outra coisa possa ser senão isto.



Fotografia: Yellow Sauvages 
Macacões: Little Jack

Sigam-me no instagram @JoanaGama
e o @aMaeequesabe também ;)

21 comentários:

  1. Joana, tal e qual aqui. Também andei preocupada, mas via que ela estava bem antes de me ver. Acho que é o miminho!! Isto acontecia desde bebé... Era um aperto no coração. Felizmente de um dia para o outro passou, quase meio ano depois.

    ResponderEliminar
  2. Acho que a Necas está a aprender o significado da palavra saudade. :)

    ResponderEliminar
  3. Que engraçado. Pode ser da personalidade da mãe. Eu digo isso porque me identifico muito com a tua personalidade, sou igualmente ansiosa, preocupada, adoro fazer imensas coisas fora de casa... etc... e minha filha também tem esse comportamento. Ontem voltou as aulas e eu quase morri de tanto orgulho com tamanha confiança e independência que ela demonstrou ao chegar, deu tchau, abraçou os amigos e ficou super feliz... Quando a fui buscar parecia que o mundo tinha acabado... Também fiquei me perguntando o porquê... e acho que tem muito com essa coisa de segurar as emoções... Minha filha fora de casa é mega, ultra comportada, todos elogiam imenso, e dentro de casa faz as birras de sempre.... Curioso não é?

    ResponderEliminar
  4. Aqui aconteceu o mesmo no ano passado, com a entrada da C. para a creche. Era assim que me via. Depois com o tempo passou.A educadora dizia que era por conter as emoções.

    ResponderEliminar
  5. Pois aqui com a primeira - já são 4 - foi o mesmo processo, foi com quase 3 anos para a escola, ficava muito bem, gostava de estar na escola, mas quando nos via na hora de ir buscar chorava! Foram só uns dias a educadora dizia que era a emoção de nos rever! Passou e sempre adorou a escola onde está até hoje com 15 anos, sendo uma das melhores alunas! Parabéns Joana ! Tenho acompanhado o seu percurso e acho que se está a sair lindamente com a irene!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá boa tarde , espero que entenda o teor do meu comentário ...
      Mas permita me... Porque é que achou relevante indicar que a sua filha era uma das melhores alunas ? É isso que a define enquanto criança / filha ?
      Este assunto aborrece me imenso , estamos sempre a falar dos filhos como troféus ... A única arte que realmente interessa é se é feliz e se for o caso , a sua filha irá encontrar o caminho para tudo o resto que quer alcançar , nem que seja uma aluna mediana .
      Temos de começar a mudar mentalidades e deixar de usar estas definições para os nossos filhos, estes rótulos que lhes colocamos são fardos muito pesados para eles carregarem .
      Acredito que o seu comentário seja bem intencionado, tal como o meu, só que por vezes , se não formos alertados , não temos noção dos fardos que os nossos filhos carregam só para nos agradar em vez de aprenderem que a primeira pessoa a quem devem agradar são eles próprios .
      Ana Teresa

      Eliminar
  6. Olá! A minha filha faz o mesmo...e está na creche desde os 5 meses de idade. Tem três anos, mas sempre que chego choraminga e dá me um abraço! Como se tivesse estado contida todo o dia e finalmente chegou "aquela" com quem ela pode choramingar e "desabafar". Dura meio minuto e já está!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na minha opinião isso não é bom. A relação com a duradoura deveria promover a cumplicidade e a serenidade, se uma criança chora quando a vão buscar e se não for por "birra" de querer ficar mais yempo na escola, algo está muito errado. Principalmente depois da fase de adaptação passar (que dura uns dois meses, três)

      Eliminar
    2. Na minha opinião isso não é bom. A relação com a duradoura deveria promover a cumplicidade e a serenidade, se uma criança chora quando a vão buscar e se não for por "birra" de querer ficar mais yempo na escola, algo está muito errado. Principalmente depois da fase de adaptação passar (que dura uns dois meses, três)

      Eliminar
  7. são as saudades, também. A minha irmã pequenita adora passar dias e noites na minha casa, mas quando a levo de volta abraça-se à minha mãe a chorar, pq tinha muitas saudades.

    ResponderEliminar
  8. Joana, comigo também aconteceu imensas vezes e interpretei sempre como um "não me quero ir embora", mesmo porque um dia ele me disse isso. Mas agora ao ler o que a Joana escreveu, fez-me pensar que realmente pode ser o pequenino a deitar cá para fora o que ficou retraído durante o dia.. Vou mudar um pouco e deixá-lo chorar agarradinho à mim (tento sempre virar a atenção para qualquer coisa tipo: "hoje a mamã veio de buscar no carro do papá"ou "ainda está um lindo dia de sol para brincarmos" etc)
    Beijinho e obrigada pela partilha ��

    ResponderEliminar
  9. Nem mais, é a descarga! O meu fica lindamente na escola e quando me vê ao fim do dia é que abre o berreiro! Ora uma pessoa passa o dia com o coração apertadinho e depois leva com uma reacção destas... fico em frangalhos!
    Será que ele gosta mais da escola que de mim?!
    Será que se sente melhor aqui que em casa ?!
    O que é que eu fiz de mal para ele não gostar sequer de me ver???
    Ó MEU DEUS SOU UMA MÃE HORRÍVEL!!!
    Portanto, é a descarga emocional! SÓ PODE!!!

    ResponderEliminar
  10. Ainda me falta um tempinho para poder comentar (se passar por essa fase) esta situação. Mas acredito tambem que seja a saudade da mãe ��

    Beijinhos às duas e adoro as vossas roupas de igual!!

    ResponderEliminar
  11. Síndrome de abstinência de mãe, gosta de estar na escola e por isso fica bem, mas quando vê a mãe lembra se como é bom estar com ela. ... Para além de cansaço. ... O ritmo é outro, muitos estímulos e a menina anda cansada, e isto pode traduzir se em ficar mais molinha ou mais agitada.

    ResponderEliminar
  12. Ainda há uns tempos li um artigo (não me recordo quem era o autor) que relatava precisamente essa situação e justificava como sendo uma forma da criança libertar as emoções contidas ao longo do dia com a pessoa em que mais confia :)

    ResponderEliminar
  13. Mariana Viana1:45 da tarde

    É perfeitamente normal, aconteceu-me exactamente o mesmo! A educadora sempre nos tranquilizou pois durante o dia ela estava sempre muito bem, sem choramingar. Acho que é mesmo o miminho dos papás quando vão buscá-la :)

    ResponderEliminar
  14. Cuidado com isso. Fique alerta! Uma criança que descomprime quando vê o Porto seguro não é assim tão normal. Significa que pode estar retraída e ISSO NÃO É O SUPOSTO ACONTECER NUMA CRECHE. Pode ser a adaptação, mas também podem ser as práticas que não são as melhores. Uma criança tem de poder ser exatamente como é em qualquer lugar. Independentemente das regras (elas vão-se adaptar a elas e respeitá-las não se preocupem)uma escola saudável é a que deixa a criança ser ela mesma, é a que deixa a criança cansada e sem repressões. E atenção que o choro compulsivo é só uma das várias formas de expressar emoções reprimidas. Atenção a todos os pormenores, é o que uma educadora que já viu e sabe algumas coisas sugere.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh minha querida, desculpe me a minha ignorancia que sou mae e auxiliar de acçao educativa... Os meus meninos nunca foram mal tratados,ou sofreram de repressao na salinha de aula, nem coisa que se pareca. E tinhamos muitos que na escola eram de um comportamento exemplar e quando chegavam a casa partiam a loiça toda. Se e educadora se calhar devia falar com pediatras ou psicopedagogos para saber que e normal muitas criancas fazerem birras em casa depois da escola porque ainda nao sabem lidar bem com as emoçoes. Muitas ficam b na escolinha e depois quando os vao buscar e que se voltam a questionar o porque de os termos deixado ali o dia todo, etcc. As vezes nao entendo. Parecem que vem para aqui fazer comemtarios para deixarem os pais em panico.

      Eliminar
  15. Tenho a certeza que é isso que dizes, conter as emoções/mimo/conforto de mãe - you name it.

    Eu em pequena, quando ficava em casa com os meus irmãos e por exemplo havia uma zanga, eu não chorava, mas mal via a minha mãe desatava num pranto. E como este, há vários episódios, por exemplo, eu já com 23 anos (!!!!!) estava em Itália e fiquei numa situação de aflição que agr não importa. Estava a gerir a coisa, quando o meu telefone toca e era a minha mãe. Mal lhe atendo desato num pranto - é a mesmissima coisa ahaha.

    Se queres que te diga acho isso muito positivo. Mostra que ela confia muito em ti, mostra que ela sabe que a adoras acima de tudo e que a proteges acima de todos.

    Que ternura <3

    ResponderEliminar
  16. é mimo e é normal, é mesmo assim :) Ou porque conteve emoções e não estava tão à vontade para chorar ou porque quer que a Mãe oiça "estou aqui Mãe e quero toda a atenção, sou bebé e preciso de ti" ou simplesmente porque se emociona. :) faz parte!

    ResponderEliminar
  17. Pois por aqui está a acontecer exatamente o oposto. Choro e birra de manhã para ficar e assim que viro costas fica tudo bem e acaba o choro. Quando a vou buscar esta na maior das calmas. Pega na mochilinha e vamos embora.Tem 3 anos e meio e até agora ficava com os avós.

    ResponderEliminar