9.14.2016

Isto é possível na idade dela?

O pai e eu ficamos boquiabertos! Não estávamos nada à espera disto. Fomos passar um fim-de-semana prolongado há uns tempos a Santiago do Cacém à Quinta da Malmedra (muito giro para ir com mais casais e respectivos filhos) e a Irene ficou muito contente por ter tantos amigos com quem brincar, particularmente com o Ruben - ele que já tem fama de ser muito querido pelas crianças mais novas. 

Queria ir brincar com o Ruben, queria ir brincar com o Ruben e lá brincava. Não muito que o rapaz preferia mais ir brincar para a piscina e fazer bombas com os rapazes, mas a Irene já ficava encantada só de o ver a brincar e a saltar. 

No outro dia, meses e meses depois (ela conheceu o Ruben em Julho), voltou a falar-me do Ruben e, durante uma sesta dela, pedi ao Frederico para pedir ao pai do Ruben para gravar um video para a Irene. Gravou.

E aconteceu a coisa mais querida de sempre. 

Assim que ela percebeu que era o Ruben, atirou-se para cima do sofá e escondeu a cara. Depois, quando o vídeo acabava, olhava para nós a sorrir e dizia "é o Ruben!". 

"Olá Irene, ouvi dizer que tens andado a falar muito de mim. Também tenho saudades tuas. Temos que nos ver em breve. Beijinhos". 

Esconde-se sempre. Põe as mãos à frente da cara e dá gritinhos à miúda. Continua a dizer que é o Ruben e sempre que dá play volta a esconder-se. Meia hora depois, a meio de uma brincadeira, diz Ruben.

A minha filha de 2 anos e meio está apaixonada. 

Que coisa mais deliciosa. 

Não há emoção mais pura que esta e, ainda para mais, nesta idade. 

Vimos a Irene a apaixonar-se pela primeira vez... 

Fotografia por Inês Ferraz - Yellow Savages (site aqui)
Macacão - Little Jack Baby Clothes
Sigam-me no instagram aqui @JoanaGama
e a nós aqui @aMãeéquesabe 

20 comentários:

  1. a Irene não está apaixonada como é óbvio! A Irene está a passar pela fase da vergonha! Acontece com todas as crianças desta idade...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nossa, que violência! Se a linda Irene tem uma paixoneta, é saudável e faz bem! :)

      Eliminar
    2. Nossa, que violência! Se a linda Irene tem uma paixoneta, é saudável e faz bem! ;)

      Eliminar
  2. A minha Matilde teve reacção idêntica com o filho de um casal amigo... Ao inicio estranhámos mas entretanto andei a investigar nos "catrapázios" de pedopsiquiatria e pelos vistos é normal as meninas criarem um laço mais forte com um rapaz mais velho nesta fase... A primeira paixoneta delas para alem da paixoneta pelo papá! :D

    ResponderEliminar
  3. O Amor acontece...em qualquer idade e é lindo!

    ResponderEliminar
  4. Tão bom... sem mais palavras... é tão engraçado... :)

    ResponderEliminar
  5. Oh meu Deus que amor!!!! Que querida :)))))) muitos beijinhos Luísa Maria de Belém

    ResponderEliminar
  6. Não tem que ser necessariamente por um menino,elas sentem admiração por alguém mais velho que elas,ou seja,ainda é criança mas mais velho do que elas. Aconteceu com a minha filha também mas com uma das tias que então tinha apenas 9 anos...ainda hoje as outras tias morrem de inveja.

    ResponderEliminar
  7. Claro que não está apaixonada, é normal na idade dela sentir afeição por meninos (as) mais velhas, e em especial por algum especifico ,por qualquer motivo que só ela saberá, mas apaixonada não!!!!! não se confundam os sentimentos p.f., e as meninas e meninos tem muito ,muito tempo para desenvolver esse tipo de sentimentos.

    ResponderEliminar
  8. A minha filha de 3 anos faz a mesma coisa quando vê os tios no Skype. Não é paixão -.-

    ResponderEliminar
  9. a minha filha tambem teve o 1º "namorado" por volta dos 2 anos! eram da mesma sala na creche e hoje com 7 anos, e já em escolas diferentes (começa amanhã o 2º ano, ui.. que medo!!), ela em Lisboa e ele na Margem Sul, ainda dizem que são namorados!
    ah, acabei de ver no jornal, já devem ter conhecimento desta votação para blogs, mas caso vos tenha escapado e tenham interesse: http://blogsdoano.pt/ concorram!!! eu votava JAAA em voces!! adorooo o blog!! beijinhos as Joanas e as respectivas princesas!

    ResponderEliminar
  10. oh, em continuação do meu comentario anterior, acabei de ler q as inscrições ja terminaram, espero , mesmooo q se tenham inscrito!! ;)

    ResponderEliminar
  11. A minha filha mais velha, nessa idade, tinha a mesma reação sempre que íamos ver os avós...os avós vivem a uns largos kms de distância... Ela adormecia na viagem e quando estávamos a chegar acordava e quando se apercebia onde estávamos,tinha uma reação semelhante em relação ao avô. Eu até costumava dizer que parecia uma adolescente histérica a ver os seus ídolos de Boys banda ao vivo!!!😊😄 Joana

    ResponderEliminar
  12. "como é obvio não está apaixonada..."
    porque é que dizem que uma menina de 2 anos não pode estar apaixonada? Quantas de nós já nos apaixonámos por algo/alguém sem ter uma conotação de relacionamento amoroso?
    Para mim esta paixão pelo menino mais velho é perfeitamente normal e saudável. E não tem que estar relacionada ao acto de namorar... A Irene está a descobrir os sentimentos :)

    ResponderEliminar
  13. A minha irma com essa idade apaixonou se pelo micael carreira. Tinha uma revista com ele na capa e nao a largava. Dizia que era o menino dos caracóis (na altura em que tinha o cabelo Comprido) dava beijinhos na revista e dizia que era dela

    ResponderEliminar