5.07.2019

Calma, todos fazem birras!

Ontem estive a falar com uma leitora que me pedia conselhos e que desabafava comigo sobre o facto do filhote dela ter sido um santinho até ter soltado a franga, agora com 22 meses, e de ser uma carga dos trabalhos para vestir, para comer, para tudo basicamente. Que cerra os punhos e que deita a casa abaixo (daqueles espectáculos que nós jurámos que "filho nosso não fará!". E, ainda, sobre a pressão dos outros sobre o facto de ele não comer e ser pequenino.

Ora bem. Tenho uma coisa a dizer: não estão sozinhas. Eu não tenho o hábito de partilhar imagens de birras delas e/ou quando estão a zangar-se uma com a outra ou a bater-se, por respeito pelo momento delas e por elas, mas, apesar de não partilhar, não quer dizer que não as façam. 


Tanto a Isabel como a Luísa tiveram fases "terríveis" (mas normais, acho) para se vestirem. Para saírem do banho. Para irem para a cadeira/ovo no carro: ui o que cada uma estrebuchava, parecia o exorcista! Se calhar fala-se pouco sobre isto, mas não, o vosso filho não está avariado! É normal. Para comer então, ui, super comum. Lembro-me de desabafar por aqui o facto da Isabel ser uma pisca a comer e, de repente, ter centenas de pessoas que partilhavam da mesma frustração. Felizmente tive uma pediatra que sempre desvalorizou e que sempre me acalmou relativamente ao crescimento dela. Percebi, até hoje, que ela é de pouco alimento (felizmente diversifica bastante e gosta - ainda, que eles têm fases - de coisas que eu diria serem improváveis). É dela. E eu respeito-a. Só não a deixo comer outras coisas depois. No outro dia, disse-me que tinha fome antes de ir dormir e eu fui aquecer o prato do jantar e ela comeu, sem protestos alguns (mas outras soluções que funcionem e achem bem serão válidas, digo eu). Obrigar a comer não é bem a minha onda. Negoceio um bocadinho (nem sempre), mas nada que me pareça intrusivo e invasivo. Tento não a comparar com a irmã (mas até isso já me escapou, sim, sim confesso: "olha para a tua irmã a comer tão bem". Mea culpa).

Soluções?

Estamos juntas nas birras, nas personalidades fortes, nos desafios diários e nas frustrações. Eu resolvo muitos dos "nãos" delas com cócegas e brincadeiras / jogos. 

Quando não se querem vestir (mais a filha de dois anos), invento jogos da máquina que faz pipipi quando o braço ou a perna passam. Ou digo as partes do corpo em inglês para ela repetir. Ou faço o jogo dos olhos fechados, em que ela tem de acertar nos buracos (nas mangas e pernas) com o corpo, sem ver. Parece demorar muito mas não, nada - nós é que acertamos. 

Claro que também explico que nos vamos atrasar e que vai perder alguma coisa na escola, mas raramente pega. E, como odeio gritar e stressar-me toda de manhã, opto pela brincadeira. Fiz o mesmo com a mais velha e hoje já não é preciso nada disto, graças a Deus. E não sinto que tenha perdido autoridade, sinceramente.

Para a saída do banho, depois de já ter avisado, digo que o monstro vai atacar. Ou conto até 5 e se ela não sair sozinha, tiro-a eu do banho, ao colo. Tem resultado que ela gosta de sentir que é ELA que está no comando e que sai sozinha. :) 

Para o carro também muito contorcionismo foi preciso, credo. Às vezes parecia que a estava a esfolar viva ao prendê-la no ovinho ou na cadeira. Já passou, felizmente. 

Passa. Vai passando. Outras coisas surgem, mas as outras melhoram. Não comem hoje, comem amanhã (com a Luísa não sofro disto que a miúda deve ter um buraco no estômago, de certeza, mas com a Isabel sei bem o que é...). E as birras? Tudo normal, a sério. Desgastam, mas temos de olhar para eles como seres em construção e que ainda não sabem resolver conflitos e gerir sentimentos. 

Agora, o que os outros nos dizem sobre os nosso filhos? A sério, caguem nisso.



10 comentários:

  1. eu tenho três filhos mas um deles vale por vários... desde que nasceu tudo foi sempre mais complicado com ele: comer, dormir, vestir, doenças, fugir, desobedecer, desafiar, contrariar... enfim, uma trabalheira!
    Demorei muito tempo (demasiado!) a perceber que é o feitio dele, não é culpa nossa nem de ninguém. A solução? Todas as que a Joana falou e mais algumas da minha autoria, até porque agora já é um adolescente de 15 anos e os desafios são outros.
    Cçaro que procurei ajuda mas nunca houve nenhum diagnóstico, só mau feitio...
    Foi e é muito difícil, até pela comparação com os irmãos, que é inevitável, embora (já) raramente verbalizada.
    Cara leitora, tudo passa... tente ver sempre o lado positivo. Aposto que o seu menino é super meiguinho consigo, aproveite para o esborrachar com beijos, que depois já não deixam....
    O nosso papel, enquanto mães, além de ser sairmos vivas desta aventura, é construir pessoas honestas, empáticas, gente como deve ser! Se comem, se choram, se gritam.... não conta muito!
    Abraço solidário!

    ResponderEliminar
  2. Excelente! Gostei da abordagem. Boas ideias.

    ResponderEliminar
  3. Passei pelo mesmo com a minha filha. Eram muito comuns as birras: para vestir, para despir, para entrar no banho, para lavar o cabelo, para sair do banho, para andar de carro (não gostava de sentir-se presa e de ficar imóvel), para lavar os dentes, entre outras. As minhas estratégias baseavam-se também no humor e na brincadeira. Ajudam o cérebro a sair daquele registo.

    Hoje, com quase 4 anos, estas birras deixaram de acontecer. Existem outras, mas com esta idade já é possível falar com ela e ela perceber, explicar, ensinar técnicas para relaxar.

    Para além disso, é preciso uma dose enorme de paciência e, no fundo, de perceber que eles são tão pequeninos. Com essa idade, dos 2 anos, ainda são incapazes de gerir as suas emoções de uma forma, digamos, menos exuberante. As tais birras são normais. São fruto de um cérebro ainda imaturo.

    O que também me ajudou bastante foi ler sobre o tema.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo isso. Paciência e mais paciência!

      Eliminar
  4. Um truque que, comigo, tem resultado sempre muito bem (a partir dos 2 anos, mais ou menos) é o da "birra no lixo". Partilho um texto que escrevi há pouco tempo sobre isso mesmo, por achar que talvez possa ser útil:

    "Hoje queria partilhar uma dica que se refere a esse grande demónio chamado.. 🥁 AS BIRRAS 😅
    Ainda assim, acho que isto das “dicas” é muito relativo: primeiro, porque cada caso é um caso, cada criança é uma criança. Depois, porque não sou mãe (ainda! 😅), as “minhas” crianças acabam por não ser verdadeiramente minhas, o que torna tudo relativamente mais fácil, a verdade é esta.
    Mas sim, é verdade que passo a maioria do meu tempo com pessoas pequeninas e, por isso, vou conseguindo ter experiências únicas, aprendizagens diárias, que me fazem concordar com a ideia de ir partilhando alguns truques, algumas dicas, para quem interessar, para quem possa ser útil.
    Já presenciei um sem-número de birras. Birras pelas mais variadas razões, como é natural, como é saudável. Fui aprendendo a lidar com elas, fui construindo as minhas ideias sobre este “demónio” e fui ganhando alguns truques.
    Um deles, que quero partilhar hoje, é o truque da “birra no lixo” (ou no bolso, ou na gaveta, ou no armário). Tem resultado sempre, sempre, sempre. Porque a birra se vai embora, porque desvia a atenção da criança daquilo que lhe está a causar frustração, porque se sente útil em mandar a birra fora. E orgulhosa. Normalmente, a birra só vai para o lixo depois de muita compreensão e paciência, depois de voz calma (claro que depende do motivo da birra, de vez em quando pode ir direitinha para o lixo, porque é tão parva 😂). afinal de contas, nós, adultos, também fazemos mil birras - eu, pelo menos, faço tantas. Temos é outras ferramentas para saber lidar com elas. Que as crianças não têm - e ainda bem. "

    Obrigada pelo post, Joana! Excelente!

    Teresa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Teresa. Desculpe, mas não percebi bem como é que os leva a porem a birra no lixo. Pode explicar? Ou deixe o link para o post original! Obrigada

      Eliminar
    2. Olá!!

      Desculpe se não me expliquei bem :) ontem já era tarde quando escrevi e já não estava com as "capacidades máximas" ahah ;)

      Então, o que costumo fazer (depende, claro, de cada caso, de cada contexto, de cada birra, mas na maioria resulta muito bem) é mais ou menos isto:
      Depois de tentar perceber os motivos da birra e de perceber que é só mesmo uma birra, evoco o "senhor birra", que chega com gestos da minha mão, por exemplo, e que vai "atacar" com cócegas ou assim... O objectivo é que a criança se distraia do que a levou a fazer a birra e, ao mesmo tempo, se sinta útil: e aqui entra o ir por a birra no lixo. O "senhor birra" pede para guardar a birra no bolso e depois ir pô-la no lixo e... "adeussss birra!"

      Não funciona sempre, é preciso paciência e depende, mesmo, do contexto. mas por aqui tem sido uma boa estratégia!

      Não tenho nenhum blog que acho que não tenho capacidade para isso ahah, mas uma página facebook e instigaram (@diariodeumababysitter) onde partilho o melhor do meu dia-a-dia: as crianças!

      Teresa

      Eliminar
  5. Eu qdo o meu filho fazia birras para se vestir e nc qria o q eu escolhia, metia 2 mudas de roupa em cima da cama e dizia lhe para ser ele a escolher, deixei de me stressar com a muda da roupa. A hora da refeição.. uiii odiava comer, só gostava de sopa, arroz branco e tdas as massas. A carne e o peixe triturava na sopa e dps comia arroz ou massa. Aos 3anos e meio foi pro infantário começou a comer outras coisas e eu comecei a insistir outra vez com ele. Dava nomes divertidos as comidas, almôndegas por exemplo eram bolas saltitantes, lulas eram anéis do Sonic.. percebi q dormir á sesta era outro problema. Qdo acordava.. cruzes.. acordava virado do avesso, chorava e esperneava mais de 1h, optei por n o meter a dormir a sesta, desde os 2 anos e meio q n faz sestas. É viver um dia de cada x e tentar contornar estas birras e fazermos o melhor q conseguir mos. ��

    ResponderEliminar
  6. Ui, também tenho um cromo das birras! O meu segundo filho, em bebé era bem tranquilo, agora com dois anos, senhores, se lhe dá a travadinha (e às vezes é memso por motivo NENHUM), chora baba e ranho (muita baba e ranho, pensava que era uma expressão mas depois o meu filho mostrou quão literal podia ser), esperneia no chão, atira o que apanha (incluindo aquilo que está precisamente a pedir). Às vezes até acho que há algum problema com o rapaz, que fica completamente descontrolado, mas já ouvi relatos semelhantes, tento manter eu a calma e esperar que passe (a birra e a fase das birras ��). O meu primeiro filho nas birraa foi/é um santo! Estamos juntas!

    ResponderEliminar