quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Que nostalgia!

Lembro-me como se fosse hoje. Acordávamos ao sábado de manhã e íamos a correr para sala, colocávamos a VHS pela enésima vez no leitor de cassetes e víamos as gravações em loop. Eu e o meu irmão já sabíamos as falas todas de cor dos nossos desenhos animados preferidos, que a minha mãe gravava do Clube Disney. Não me lembro do Clube Amigos Disney do tempo do tio Julião, com o Júlio Isidro, que começou precisamente no ano em que nasci – 1986 - mas sim dos outros meninos que apresentaram depois e vi até à fase em que Sílvia Alberto apresentar com o José Fidalgo (mas nessa fase já não era bem o tio Patinhas que me despertava interesse, se é que me entendem…).

Além dos desenhos animados gravados e vistos vezes sem conta, de vez em quando recebíamos cassetes dos filmes da Disney - a minha história preferida era a da Cinderela, até chegar o filme do Rei Leão – foi o primeiro que vi no cinema e marcou-me imenso, chorei baba e ranho e ri-me muito com o Timon e o Pumba (adoro a banda sonora!).

Além de todo o universo mágico dos filmes e das músicas, gostava também muito de ver as reportagens nos parques temáticos na Florida e depois em Paris, e sonhava em lá ir. Fomos em 1997, tinha eu 11 anos. Nesse verão, andei pela primeira vez de avião e realizei um sonho enorme: tudo aquilo foi absolutamente mágico, ver as personagens tão de perto naquelas paradas, andar nas montanhas russas e no Small World – inesquecível.


Quando a Isabel, que não era muito apegada a peluches até então, começou a gostar da Minnie, foi, para mim, muito especial. Quando vimos juntas os primeiros episódios a Casa do Mickey Mouse foi como ver nos olhos dela os meus. Quando fez dois e três anos, as festas na escola tiveram esse tema, claro. Mas se dantes andava repartida por mais canais infantis, agora é sem dúvida no Disney Junior que passa mais tempo: gosta da Guarda do Leão, da Doutora Brinquedos, da Caracóis Dourados e Ursinho e do Mickey e os Superpilotos (e da Ladybug no Disney Channel). Gostam as duas. E se dantes eu limitava bastante, agora acho que com conta, peso e medida, são momentos em família muito giros e até educativos, incentivando-os a encontrar formas de superar obstáculos e desafios com imaginação (e dão um jeitão quando precisamos de fazer qualquer outra coisa e elas ficam sossegadinhas – até a Luísa já se aguenta YEAH!). Confio bastante nos conteúdos deste canal.










Estreou esta semana às 20h30 a nova temporada do Mickey e os Superpilotos e lá vamos estar nós com os carros preparados para as corridas. Acho muita piada ao facto delas adorarem as transformações dos carros e de brincarem com as personagens com que eu brinquei (os meus pais chegaram mesmo a fazer umas imagens da Margarida e da Minnie, para decorar o meu quarto, em esferovite e pintadas à mão, lembrei-me agora! Que saudades!!! Agora fiquei nostálgica.)



Estreou agora também no Disney Junior a nova versão dos Marretas Bebés, quase 30 anos após a série original (estamos a ficar velhos, pá!). Elas adoram (e quando veem os mupis na rua ficam malucas: principalmente a Luísa). Não sei se conhecem a série, mas tem as personagens mais queridas, com o Cocas, o líder e a voz da razão do grupo, a Piggy que é destemida aventureira (tipo a Luísa), o Fozzie, o comediante com um grande coração, o Gonzo, que é o malabarista irreverente e o Animal, que é o rebelde, que cria as suas próprias regras (tipo Isabelinha quando parece estar na adolescência com apenas 4 anos). A juntar-se ao grupo, temos a nova Bebé Marreta, a Summer, uma pinguim artística e criativa que adora pintar, desenhar, cantar e dançar. A série é mesmo muito gira, cheia de aventuras e humor, na qual o poder da imaginação os ajuda a superar o medo do escuro, a aprender a não fazer batota, etc, etc. Lições importantes para as crianças apresentadas de uma forma muito simples, de 2ª a 6ª às 15h30.














Continuo a gostar muito de desenhos animados, e assim tenho a desculpa certa para continuar a vê-los! Até temos uma máquina de fazer pipocas (não acrescentamos nem sal nem açúcar e elas gostam), sentamo-nos no sofá e fazemos serões. E vocês? Que desenhos veem os vossos “piquenos”?




Encontram estes brinquedos Mickey e os Superpilotos em www.disneystore.pt/

*Post escrito em parceria com a Disney

8 comentários:

  1. Olá!

    As minhas sobrinhas ainda estão na fase do Ruca...

    Sou um pouco mais velha do que a Joana, e no meu tempo via o Brinca Brincando às 18H na RTP1 de segunda a sexta-feira! O tempo parava para eu ver a Ana dos Cabelos Ruivos, a Heidi, o Marco, os Little Póneis ou a Rua Sésamo...

    Que saudades da minha infância feliz!

    Margarida

    ResponderEliminar
  2. Oh os marretas... (suspiro) não sei se por ser o mais maluco ou por tocar bateria mas a minha filha já diz "Animal mamã.. Os marretas" ..

    Cá por casa vemos essencialmente Disney junior, Dra brinquedos, mickey (seja a casa ou com os super pilotos) o bingo é o roll e a vampirina.. Mas também vamos ao panda espreitar os super wings, a patrulha pata e a masha (uma mafaldinha dos tempos modernos) de vez em quando ainda conseguimos apanhar o tom & Jerry, mas confesso que esse nem sei ao certo em que canal é...


    (é tenho um amigo fantastico que me vai passar a colecção do Era uma vez... (o corpo humano, o espaço ..) mas para vermos mais para a frente, adorava os glóbulos brancos e vermelhos a percorrerem o corpo...

    ResponderEliminar
  3. Aí... Quero tanto mas tanto voltar a trabalhar para a Disney!!! Que saudades da Disney World... Estou desejosa que o Dinis tenha idade para gostar da Disney! Como não há televisão em casa no mínimo vamos ter a APP para o iPad. Ahahahah que pena já não estar algumas coisas no Netflix. Cheguei a ver no Netflix algumas coisas enquanto arrumava a casa. Ahaha

    ResponderEliminar
  4. Nao é saudavel para crianças com menos de 3anos verem televisao. E até aos 6 anos só com supervisao de um adulto sempre.. ..

    ResponderEliminar
  5. Finalmente encontro alguém +/- da minha idade que continua a gostar de desenhos animados. Pois eu também adoro e não sei quem gosta mais se eu que às vezes ate estou vidrada no decorrer da história se a minha filha 😄. A minha gosta de ver vários tanto no Panda, como no Disney Junior ou até no canal 2. Gosta da Masha e do urso, Ruca, Casa do Mickey Mouse, da Abelha Maia, da Dora, dos PJ Mascks, Patrulha Pata, princesa Sofia, e outros que não me lembro do nome. Há pouco tempo vimos as 2 o filme da Frozen e adorou, e queria repetir. Mas vê a TV com conta e peso, de manhã enquanto bebe o leite e um pouco ao final do dia. Tenho pena mas ainda não consegui que se interessa-se por ver a Guarda do Leão, que até eu gosto. Depois tem imensos livros de histórias da Disney e outros. 😘😘😘

    ResponderEliminar
  6. Engraçado como passados 20/30 anos, aquelas figuras míticas continuam a fazer as delícias da criançada! Ainda assim, não acredito que a Luísa tenha conseguido ver um filme até ao fim. 😜

    ResponderEliminar