9.20.2018

Ela quer umas férias... de auto-caravana!

Aiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii! Por que é que não posso ter uma filha que tenha curiosidade e imensa vontade que seu o pai, ex-marido de sua mãe, ofereça um condomínio fechado à mesma? Ou por que é que não morre de vontade de pôr a loiça na máquina depois de dar uma passagem nos pratos de sopa para não ficar a cheirar a lixo com este calor?

Não. A miúda agora quer é viver à Eminem no filme 8Mile. Claro que sem a parte dos maus tratos e abusos. Bom, se calhar devia riscar este exemplo, mas não estou agora com grandes referências de auto-caravanas na minha vida. 

Ela já me anda a dizer isto há um ano ou dois. Praticamente desde que começou a falar, que graça! Foi a primeira frase que disse: "Mãe, temos de ir viajar de auto-caravana. Vá, um abraço". Foram duas frases, que não sou parva, eu sei. 

Bem, sendo assim, sabendo que ela não sabe bem o que está a pedir. Acho interessante ouvi-la e considerar essa hipótese, até porque acho... à parte dos cocós e xixis em monte para um balde ou para um depósito (não sei bem do qu eestou a falar) até pode ser giro viver uma vida minimalista, desde que devidamente equipada com wi-fi, ben-u-rons, brufens, anti-mosquitos e Uber Eats. 

Ontem, a falar com os meus colegas (ainda falo com eles e eles comigo apesar de trabalhar na empresa há mais de 10 anos - é porque eles vão mudando, vão brotando dos cantos, são sempre malta nova) disseram-me que só se podem estacionar auto-caravanas dentro de parques de Campismo. Isto é verdade? A auto-caravana é, então, só uma tenda montada para todo o lado? 

Tem de haver mais do que isto em relação a auto-caravanas. Brindem-me com informações. Sei que isto não é muito sexy para uma blogger que não seja de viagens e de aventuras, daquelas mães que consegue dar de mamar, num marsúpio, despida enquanto vai numa liana fazer um grande mergulho numa cascata, mas tem de se começar por algum lado. 

Ajudem aqui a... pseudo-beta que se quer auto-caravanar. Alias, nem sou eu... é a filha que estou a educar e que, na volta, quando formos até vai odiar... 



Assim quase que dava, não era? Até ter uma intolerância qualquer e dizer "malta,vão todos lá para fora para o parque de campismo que preciso da sanita só para mim". 







7 comentários:

  1. As leis são bem apertadas, pode estacionar em quase em todo o lado. Atualmente existem zonas (Porto Covo, Nazare) que inclusive proíbem a circulação e paragem de autocaravanas, o que é aparentemente ilegal, pois no código da estrada não existe um sinal de proibição de estacionamento para esses veículos.
    No entanto, existem sítios de acesso interdito.
    Mas pode parar/estacionar em qualquer lado, o proibido é fazer acampamento, ou seja, abrir toldo, colocar mesas, etc e fazer do estacionamento parque de campismo.
    No litoral é mais complicado, mas no interior tem muitos locais e ASAS (área de serviço autocaravanas).
    A pernoita julgo não ser proibida, deste que tudo fechado.
    Pesquise no grupo de facebook ISTAS.

    ResponderEliminar
  2. https://www.facebook.com/familiasobrerodas84/

    ResponderEliminar
  3. Olá!

    Tem de ter em atenção também aos preços do aluguer das autocaravanas... pelo que sei, não são nada acessíveis (se queremos uma coisa minimamente, claro!)

    Boa sorte!

    Bjs
    Margadrida

    https://minhacasadopatio.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Podes sempre usar este "airbnb" de caravanas https://www.yescapa.pt/ e ir passar um fim de semana com a Irene a qualquer lado :)

    ResponderEliminar
  5. Raquel Vale11:40 da manhã

    Nós dormimos sempre em parque de campismo, facilita a higiene e dá jeito para o aluguer da electricidade. Além disso costumam ter piscina e os meus filhos não gostam muito de fazer só praia.

    ResponderEliminar
  6. Olá Joana! Somos um casal com dois filhos (8 e 10 anos).Alugamos uma autocaravana no verão de 2017. No momento em que a entregamos ficamos com a certeza que teríamos que ter uma nossa. Em janeiro começou a aventura!! E isto é a primeira coisa a saber: depois de viver esta experiência dificilmente irá olhar para as autocaravanas da mesma forma. E parece-me que está a querer "fazer a vontade à miúda, a ver se ela se cala"! agora a parte pratica da coisa: pode estacionar em "qualquer" lugar, desde que cumpra ao código. Atenção com as medidas da AC (vê-se muitas vezes a parte traseira das AC´s ocuparem o passeio!). Estacionar não é o mesmo que acampar( nada de toldos abertos, janelas abertas, mesas e cadeiras cá fora). Para isso há locais próprios ( parques de campismo). Hoje em dia já há alguns parques de autocaravanas. A aplicação park4night ajuda muito. No facebook veja "ISTAS - Caravanistas, Autocaravanistas, Campistas e TODOS OS BONS "istas".
    Na Ac pode cozinhar, dormir, tomar banho, usar Wc...pode tudo!
    A sanita tem um depósito (cassete) onde deitamos um liquido cheiroso e que desfaz todos os dejectos. Depois é só calçar umas luvitas, retirar a cassete e despejar.
    Usamos uma mangueira para encher o depósito com água limpa. Para despejar as águas sujas é só abrir uma ou duas torneiras por baixo da AC.
    Resumindo é isto. Aconselho a ler muito e pesquisar bastante.
    Estamos cá par ajudar. https://www.facebook.com/familiasobrerodas84/

    ResponderEliminar
  7. https://worldonmyway.com/
    Vê este site! :)

    ResponderEliminar