4.23.2018

Será que vou usar aparelho aos 31?

A última vez que tinha ido a um dentista, foi para arrancar um siso e fiquei um bocado traumatizada. Era o terceiro, estava incluso, mas aquilo foi um terror, estive mais de duas horas de volta do desgraçado e no fim, o dentista disse: "o importante foi termos salvado o segundo molar". Eu sentia-me apenas um Joker com os cantos da boca rasgados. Juro-vos; custou-me mais do que um parto. Eu pedia vezes consecutivas por mais anestesias, parecia que nada fazia efeito, e senti-me violentada. Bem, já passou. Mas a verdade é que ficou aqui o 4º siso para que eu me lembre de contar a história ("sim, sim, agendamos o 4º siso" - nunca mais lá pus os pés).
Três anos depois, voltei a um consultório. Conheci o Dr. Eduardo na Terra do Sempre e não pude deixar de corar até à testa quando lhe confessei - a ele e à mulher, Sofia - que já não ia fazer sequer uma limpeza há anos. Não podia passar mais tempo. Fui à clínica deles, a Mint, que cheira a hortelã mal se entra (tem mesmo uma parede cheia de plantas) e ainda nos servem um chá natural - e sem açúcar, claro, antes da consulta. Fiz uma avaliação (tenho uma cárie enorme lá atrás e eu não sabia, socorro!!!) e depois uma limpeza de dentes, que me doeu menos do que eu estava à espera - apesar de quase me ir afogando numa poça de sangue, que eu sangro imeeeenso sempre [que imagem mai linda, não é?]. Na avaliação, falámos da possibilidade - e da minha vontade - em corrigir aqui algumas falhas, com um aparelho. 
Confesso que já tinha pensado em usar algumas vezes, mas adiei, adiei e voltei a adiar. Não sei se foi por ter visto o meu irmão a usar aparelho durante uma mão cheia de anos que me quis escapar, se foi achar que ia doer, que ia ficar a falar à sopinha de massa ou achar que não ia ter tempo para ir a tantas consultas ou ser tão metódica. Mas agora essa hipótese anda a pairar na minha cabeça várias vezes. Ainda por cima, descobri que há agora uns transparentes (que se retiram só na altura das refeições), chamados Invisalign, o que me pareceu uma excelente opção. Tive logo algumas pessoas a dizerem-me que eu não ia ser disciplinada o suficiente para o aparelho fazer efeito, mas eu até acho que ia! 

Contem-me tudo. Há gente que usou aparelho desse lado (e aos 30?)? Já alguém experimentou esta opção do invisalign? Obrigada! 
[Sei que assim parece que não tenho nada para corrigir - e claro que não é nada grave - mas tenho os dentes de baixo bastante tortos, talvez devido aos sisos rrrrrrrr]

[Se depois avançar com o dito, venho pôr-vos a par de tudo].





Nota: o Facebook decidiu mudar o seu algoritmo e a partir de agora vai mostrar-vos mais posts dos vossos amigos e menos de páginas onde fizeram like. Querem saber quando publicamos coisas?
👉 Aqui na página de Facebook da Mãe clicam onde diz “A Seguir” e seleccionam "Ver Primeiro"
Sigam-nos também no Instagram:
E nos nossos pessoais:

16 comentários:

  1. Adorava pôr um invisalign mas ia rebentar com o orçamento. É demasiado caro.

    ResponderEliminar
  2. Tenho 37 anos e acho que este ano vou pôr....ja preciso algum tempo mas o orçamento com duas crianças nunca sobra😔 mas a minha mãe tirou o dela o ano passado e tinha 64 anos😱🤭
    Se precisa e quer resolver não se preocupe com o que vão dizer porque seja como for, a sempre pessoal a criticar.
    Felicidades

    ResponderEliminar
  3. Olá! Tenho 31 anos e coloquei aparelho fixo há um ano. É o normal, fixo, mas destes mais recentes, e não daqueles com elásticos às cores (tem um nome específico mas já não me lembro…). O primeiro orçamento que pedi (curiosamente ao mesmo ortodontista) foi há 10 anos, andava eu na faculdade, mas na altura os meus pais não conseguiam pagar a prestação do mesmo e as propinas, então decidi que quando começasse a trabalhar trataria disso. Entretanto o dinheiro ao início não era muito, fui adiando, convencendo-me que talvez conseguisse viver com estes “defeitos” nos dentes (tinha um canino de cima completamente desviado para dentro e já tinha desviado os dentes de baixo também e em certos ângulos em fotografias parecia que era desdentada…), as pessoas diziam que não notavam nada, mas eu notava. Então, no ano passado decidi-me, fiz um seguro especificamente para isso e, 9 anos depois, voltei ao ortodontista decidida. Arrependimentos? O único que tenho é não o ter feito há mais tempo. Tenho mais um ano a usar aparelho, mas uma coisa digo, e as pessoas também notam: sinto-me melhor mil vezes a sorrir para as pessoas e para as fotografias com aparelho do que sem ele! Nos primeiros 4 meses os dentes foram praticamente ao sítio, agora falta-me corrigir o alinhamento e outros pormenores. Quero la saber se tenho a boca cheia de metal, o que interessa é que o meu sorriso vai ficar mil vezes melhor! Desculpa o testamento, mas isto para dizer que se é o que queres, vai em frente!
    E sim, eu também tirei os 4 dentes do siso, 2 deles inclusos e apesar de não ter custado muito, usar aparelho (pelo menos para mim) é bem mais fácil, não tenho nenhuma das dores horríveis que eu via antigamente noutras pessoas.
    Ah, era para contar experiências com o Invisalign! Sorry, mas eu fico empolgada com isto…

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A.M. conte por favor

      Eliminar
    2. O seu é um autoligável. :)

      Eliminar
  4. Olá
    Desde pequena que tinha manchas nos dentes, devido a antibióticos que tomei quando era mais pequena.
    Eram nos dois dentes de cima e dês baixo.
    Infelizmente, vivi com isso até colocar aparelho até que consegui “ tapar” com um tratamento.
    Tinha muita vergonha de sorrir para as fotos e a falar com as pessoas, porque sabiam que iam perguntar “ O que são essas manchas?”
    Tirei os 4 dentes do siso, sim doeu é muito
    Custa me acreditar que teve tanto tempo sem ir ao dentista, e ainda pior ver que há tanta gente que não trata dos dentes

    ResponderEliminar
  5. Olá :) 31 anos aqui e usei o Invisalign com 28/29 anos! Sempre tive os dentes direitos até um dos sisos (malandro) nascer completamente deitado, tendo empurrado os dentes todos ao ponto de um da frente se encavalitar no outro. Chegou a um ponto em que, a sorrir, não conseguia ver mais nada senão o dente da frente! Por ter uma cara magrinha e por me rir com os "dentes todos", ter um sorriso metalizado nunca foi uma ideia aliciante. Foi então que descobri o Invisalign e, apesar do seu preço (podes sempre optar por pagar parcelado), não podia ter ficado mais satisfeita com o resultado! Custa a adaptação no primeiro mês (cansa a falar, por exemplo), e dependendo do tipo de ajustes que tens que fazer, podes nesse mesmo primeiro mês falar ciciosa! No meu caso, se tinha uma apresentação, tirava o aparelho, simples! Nada que não seja ultrapassável com o tempo. Alias, até começas a sentir a falta se não o usares, e por conseguires mesmo ver os resultados, não te desmotiva a usar! No meu caso, ao fim de 4 meses tinha os dentes da frente direitos. A limpeza dos dentes é muito mais fácil de fazer. Porque mudas as goteiras de 15 em 15 dias, as deslocações são mais suaves que no aparelho convencional (foi o que me disseram), o que faz com que tenhas apenas sensibilidade e dores no primeiro dia (foi mesmo o que senti) e, com o passar do tempo, sendo os ajustes cada vez menores, menos dores se vão sentido. Recomendo ao máximo, pela sua praticabilidade, pela sua "invisibilidade". Recomendo! Boa Sorte!

    ResponderEliminar
  6. Usei os 2(fixo e invisalign). O fixo tem resultados mais rápidos. Pus com brackets transparentes e pouco se notava(excepto quando comi caril e fiquei com os elasticos transparentes amarelos).depois de tirar o fixo,passafo 2 anos os meus dentes estavam piores do que antes porque o retainer não funcionou como esperado e...o meu dentista foi simpático e pos-me o invisalign de graça ( iupiii).tem resultados mais lentos e temos de ser bem disciplinadas...mas vale a pena!

    ResponderEliminar
  7. JPB, já usei aos 26 anos e agora estou em tratamento a nível de oclusão e terei que voltar a usar logo a seguir a terminar a oclusão. Tendo 33 agora a previsão é voltar a.por aos 35 anos...
    Da primeira vez, quando tirei o aparelho até chorei porque naquele momento já fazia parte.de mim e não gostei no imediaro ver-me sem ele 😂
    Marisa F.

    ResponderEliminar
  8. Usei aparelho por quase 10 anos para corrigir falhas severas. O meu conselho para quem quer corrigir coisa pouca é, não vale à pena as dores. Não mesmo. Passar uma semana todo mês sem conseguir comer direito é muito ruim. Só de botar a borrachinha para abrir espaço para colocar as bandas de trás que seguram o fio é uma tortura. Se eu não tivesse falhas tão ruins que realmente atrapalhavam até a mastigação jamais passaria por isso tudo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu primeiro pensamento. Uma semaninha por mês dava-me jeito para perder estes kilinhos a mais que teimam em desaparecer...

      Eliminar
  9. Usei o fixo dos 29 aos 33 e não me arrependo. Ao contrário da maioria das pessoas, não uso um mais nada e eles nunca mais mexeram. Quanto às dores era perfeitamente suportável e sempre comi de tudo. Não emagreci nem uma grama à conta do aparelho. Tinha o mesmo problema de estarem tortos apenas em baixo.

    ResponderEliminar
  10. E preços do Invisalign? Tenho um orçamento de cerca de 3500 euros...

    ResponderEliminar
  11. Eu olho para a foto do seu sorriso e não vejo necessidade de colocar aparelho. Mas a Joana é que sabe. Boa sorte!

    ResponderEliminar
  12. Boa tarde.
    Sou assistente dentária, vejo de todos os aparelhos.
    O invisalign é de facto dispendioso mas óptimo resultafo aliado a uma boa estética.
    No entanto, há outro aparelho que é fixo o damon clear ,também ele transparente que resulta muito bem com uma redução de tempo de tratamento significativa em relação ao normal.
    Vai correr bem joana,��

    ResponderEliminar